Cadastro de Atendimentos
[01] – Descrição
das operações de cadastro e manutenção de cadastro de atendimentos no
prontuário
[02] – Configurando o IW para
armazenar históricos de edições realizadas sobre atributos controlados
[01] – Descrição das operações de cadastro e manutenção de cadastro de
atendimentos no prontuário
Para cadastrar novos atendimentos no IW clique com o mouse sobre o painel
'Cadastrar Paciente'. O sistema irá exibir o painel de consulta/cadastro de
pacientes ilustrado abaixo:
O
sistema irá posicionar o painel no modo de cadastramento de novos pacientes.
Para cadastrar o novo paciente basta digitar os dados cadastrais do paciente na
Aba 'Paciente', os dados da Fonte Pagadora na Aba 'Respons
Pagamento' e os dados do cuidador na Aba 'Cuidador', conforme
ilustração abaixo e acionar o botão 'Salvar'.
Aba 'Respons Pagamento'
Aba 'Cuidador'
NOTA: O botão 'Salvar' só será
liberado para salvar, somente depois que todas as colunas
obrigatórias (em cor verde) estiverem devidamente preenchidas das 3 abas
referenciadas anteriormente.
O IW permite que para pacientes, cujos custos do tratamento não sejam
totalmente cobertos pela Seguradora/Operadora, a parte não coberta pode ser
controlada e devidamente faturada, desde que as informações da quarta aba 'Respons. Pagto de Itens não
Cobertos' do Cadastro de Pacientes sejam preenchidas, conforme mostra a
ilustração a seguir:
Após
a salva, os dados cadastrais permanecerão na tela e será informado no
Cabeçalho, o número do atendimento do Paciente e seu Status ficará na condição
“Em Avaliação”. Para se cadastrar novos atendimentos clique no botão 'Novo
Cadastro', isso faz com os dados na interface sejam limpos e mesma se posicione
na condição adequada para registro de outro atendimento.
Para evitar que um mesmo paciente seja cadastrado duas vezes ao digitar o nome
do paciente pressione o botão “Localiz. Pessoa”. Se
houver pacientes já cadastrados anteriormente com esse nome a tela F01422 será
apresentada com a lista de nomes semelhantes:
Se este paciente estiver retornando após uma Alta, com o mouse clique na linha
desejada e pressione o botão “Gerar novo Atend”. O IW
irá gerar um novo registro de atendimento mantendo a mesma chave de
identificação do paciente (campo N° Prontuário que é exibido no canto superior
direito do cabeçalho será o mesmo do(s) atendimento(s) anterior(es) desse
paciente). Os dados cadastrais do paciente serão transportados automaticamente
para o registro do novo atendimento.
Caso
o paciente desejado não esteja na lista apresentada clique no botão Criar novo
Paciente. Nessa condição será gerado automaticamente um “N°
de Prontuário” novo para esse paciente e será gerado um “N°
de atendimento” relacionado a esse novo prontuário.
Se houver o cadastramento em duplicidade de um paciente, pressione o botão “Cancelar”. Isso fará com que o sistema
mostre a caixa de diálogo que ilustramos abaixo solicitando que seja informado
o motivo pelo qual o atendimento está sendo cancelado. Escolha a opção adequada
e clique no botão “ok” para efetivar o cancelamento do atendimento no sistema.
Quando um paciente é registrado como Cancelado ou Reprovado, a cor de fundo do botão Status, localizado na parte superior à esquerda da tela fica na cor preta, para destacar que nenhum outro processo, tais como registrar evolução, criar prescrição de enfermagem, etc... seja efetuado neste paciente, pois não terá validade, visto que ele se encontra na condição de reprovado ou cancelado.
Iniciando o Atendimento dos Pacientes
O
IW oferece em dois pontos da aplicação a transação de comutação do status de um
atendimento de “Em Avaliação” para “Em Atendimento” a saber:
(a) No “Painel de Cadastro” do paciente
através do botão “Início Atend” que ilustramos
abaixo:
Ao
acionarmos a opção “Iniciar Atendimento” o IW irá apresentar a caixa de diálogo
ilustrada abaixo, solicitando a formal do início do atendimento e também uma
data de término estimada da proposta original do atendimento que poderá servir
para apurar indicadores.
(b) No painel
“Orçamentos” através do botão “Edit. Status” que
ilustramos abaixo
O
acionamento da opção “Iniciar Atendimento” irá abrir a mesma caixa de diálogo
ilustrada no caso (a) acima.
IMPORTANTE: No momento da realização
da transação “Iniciar Atendimento” o IW poderá realizar “críticas” sobre a
valoração de determinados atributos do cadastro dos pacientes. Por exemplo, é possível que no momento do
“cadastramento do paciente” não se tenha ainda acesso ao CPF do paciente ou “Nº
da carteira” do paciente na Operadora contratante, razões pelas quais esses
atributos “não podem ser configurados no IW como atributos “Obrigatórios” (para
a realização da salva do cadastro do paciente). Mas poderemos configurar esses
atributos com sendo “obrigatórios para que o paciente possa ter o seu
atendimento iniciado no IW”.
Para
configurar quais atributos serão obrigatórios para o “início do atendimento do
paciente” acesse a interface ilustrada abaixo:
O
IW irá apresentar a seguinte interface:
Você
poderá marcar quais atributos do cadastro dos pacientes deverão ser
considerados “atributos obrigatórios” (não poderão ter valor em branco (null) ou terá que ter um valor maior do que um valor
ordinal informado na coluna “Valor Mínimo” ilustrada acima. Por exemplo, a coluna “Programa de Atenção”
no exemplo acima está configurada de modo que o ser valor terá que ser maior ou
igual (>=) a “1”. Notem que no cadastro do paciente esse atributo está
associado a uma constante no IW cujo valor “0 = “.” (indeterminado).
Configurando esse atributo dessa forma “em tempo de cadastramento do paciente
poderemos valorar esse atributo com o valor = 0 “.”, mas no momento de
registrar o “início do atendimento do paciente no prontuário o sistema irá
emitir uma crítica para o usuário e não permitirá o registro do início do
atendimento se for alterado o cadastro do paciente informando um “Programa de
Atenção” válido.
Nota Técnica: As informações acima ficam registradas na tabela CAPADMCONSISTENCY.
Consultando o Histórico de Edições Realizadas sobre o Cadastro do Paciente
O
IW oferece recursos de rastreabilidade sobre diversas edições realizadas sobre
os cadastros dos pacientes. Basicamente no contexto do cadastro dos pacientes
teremos duas opções disponíveis a saber:
(a) Botão Histórico
A figura a seguir ilustra a pesquisa do histórico básico de edições:
Nessa
estrutura o sistema irá exibir o “Tipo” de edição realizada, bem como qual
transação foi realizada com sua respectiva data e profissional que realizou a
operação. Você poderá selecionar uma linha no gride
ilustrado acima e navegar para a aba “Detalhes” para ter acesso a “alguns
detalhes nativamente registrados nas transações” pelo sistema.
Essa
modalidade de rastreabilidade é genérica e estará disponível em praticamente
todos os painéis do prontuário do IW e oferecerá um bom nível de informações de
apoio à rastreabilidade das operações registradas no prontuário.
(b) Histórico Edições
Esse
recurso de rastreabilidade irá oferecer um detalhamento preciso sobre os
históricos de valores dos atributos do cadastro do paciente “que tenham sido
configurados como atributos a serem rastreados pelo sistema”. O acionamento desse botão fará o lançamento de
uma caixa de diálogo com a apresentação de todo os registros de histórico de
edições gravados na tabela CAPADMHISTORY.
Sempre que existir a tabela declarada o sistema todas as colunas cujos nomes
forem coincidentes com nomes de colunas na tabela de cadastro do paciente
(CAPADMISSION) o IW irá: (a) No ato do cadastramento de um novo paciente,
inserir um registro na tabela CAPADMHISTORY com a cópia dos valores de todas as
colunas rastreadas. (b) A cada realização de alterações no cadastro do paciente
o IW fará a atualização no cadastro do paciente e fará inserção de novo
registro na tabela CAPADMHISTORY com os novos valores das colunas rastreadas
que foram alteradas.
A
figura a seguir ilustra a caixa de diálogo exibida quando clicamos no botão “Histórico Edições”: Observando-se os
valores da coluna “Programa Atenção” de cima para baixo podemos ver que essa informação
nasceu no cadastro do paciente com o valor “HC – Antibioticoterapia”
e na data “06/02/218” foi alterada.
IMPORTANTE:
Veja o tópico [02] a seguir com os detalhes de como declarar os atributos do
cadastro cujas edições serão rastreadas.
[02] – Configurando o IW para armazenar
históricos de edições realizadas sobre atributos controlados
O IW pode ser parametrizado de modo a gravar históricos de edições detalhados
sobre determinados atributos (colunas da tabela CAPADMISSION). Para “ativar” a
gravação desses históricos deve-se declarar as colunas da CAPADMISSION cujo
histórico de alterações se deseja gravar diretamente na tabela denominada CAPADMHISTORY.
Por exemplo, se desejarmos gravar um histórico de edições sobre o atributo
“Classificação do atendimento” (correspondente à coluna ATTENDANCEPROGRAM da
tabela CAPADMISSION basta que seja declarada uma coluna idêntica na tabela CAPADMHISTORY
(a coluna deverá ser criada exatamente com mesmo nome e mesmo tipo).
IMPORTANTE: Essa funcionalidade se restringe exclusivamente aos
atributos dos atendimentos armazenados na tabela principal do cadastro de
atendimentos CAPADMISSION.
Nota: As configurações relacionadas com esse recurso devem ser
realizadas apenas por usuários avançados (administradores do IW).