Configurando Materiais Tipo Kit (Materiais compostos)

O IW oferece uma modalidade específica de gerenciamento da produção de materiais tipo Kit (itens compostos). Um exemplo de um material tipo kit seria um “KIT para acesso venoso periférico geriátrico”, conforme ilustrado na figura abaixo:

 

 

Para configurar um material do tipo “kit” deve-se valorar a coluna “Item Tipo Kit” na F01032 com o valor “sim” e salvar. Em seguida selecionamos esse item na 1º e navegamos para a aba denominada “Composição de Kits” (ou Itens Compostos), conforme ilustramos a seguir:


Nessa aba deve-se cadastrar a relação de materiais que compõem o kit com suas respectivas quantidades.

Após a configuração da composição do kit os Kits propriamente ditos deverão ser produzidos e essa produção deverá ser registrada no IW através da interface F01173 que ilustramos a seguir:

 

Para efetivar o registro da produção dos itens tipo kit informe o código do item tipo kit a ser produzido no campo “Código Kit  a Produzir” e digite a tecla “Tab”. O sistema irá validar o código do item informado e valorar o campo SCC com o nome do kit correspondente. No campo “Qtde” informa a quantidade de kits a serem produzidos.

O próximo passo será efetivar o registro do consumo dos materiais e/ou medicamentos que farão parte dos kits a serem produzidos. Para realizar essa operação clique no botão “Gerar Mov”.  O IW fará a geração das movimentações de consumo dos materiais de acordo com a configuração das quantidades requeridas dos materiais (realizada na interface F01032).

Logo após a execução da operação “Gerar Mov”, o IW irá popular o gride de baixo com a relação de materiais que foram consumidos na produção dos novos kits conforme ilustrado abaixo:


Para  concluir a produção dos kits, realize a leitura dos códigos de barra dos materiais separados para a produção dos kits informando a quantidade de cada item no campo “Qtde” que será habilitado ao realizarmos a leitura do código de barras. Notem que o IW fará a “ticagem de conferência dos materiais marcando a coluna “Check” nas linhas correspondentes a esses materiais. A figura a seguir ilustra essa interface logo após termos efetivada a leitura do código de barras do item “ALCOOL SWABS:

 

Após a efetivação da leitura dos códigos de barras de conferência de todos os itens  utilizados na produção dos kits, o botão “Prod. Kits” será habilitado conforme ilustrado a seguir:

 

Nessa condição acione o botão “Prod. Kits” para que seja efetivada a produção dos novos kits (registro do lançamento dos novos kits no saldo do estoque no IW).  Nota: Utilize o botão “Impressos” para emitir as etiquetas de códigos de barras dos materiais tipo kit.

Você poderá consultar os kits produzidos através da segunda aba denominada “Listagem Produções Kits” que ilustramos a seguir:

 

NOTAS IMPORTANTES:

(a)    Materiais compostos recebem códigos SCC próprios no IW distintos naturalmente dos materiais utilizados para a sua produção

(b)   Materiais tipo kit devem ser  “produzidos” previamente no IW através da interface F01173  (serão registrados consumos dos materiais que fazem parte do material tipo kit e haverá a produção de lotes do material tipo kit devidamente registrada no saldo do estoque no IW.

(c)    A dispensação dos itens tipo kit ocorrerá normalmente , como se fosse materiais normais

(d)   O lançamento na conta de faturamento será realizado no código do material tipo kit (e não no código dos materiais originais).

(e)   Notem que essa abordagem se torna viável somente quando é permitido apresentar faturas expressas em códigos de materiais tipo kit. Tipicamente a precificação desses materiais será realizada pelo preço de custo mais um margem (uma vez que não existirão referências de preços para os kits em tabelas comerciais como Brasindice ou Simpro.

 

 

Configurando a acesso à Interface F01173

 

Para o lançamento da interface F01173 utilize a seguinte configuração de menu:

 

Nome da classe: com.iw.visualLayer.material.IwFormExeMatFraction