Modelo de Campanhas de Promoção da Saúde (IWHealth)

 

 

Conceito: Campanhas são processos de divulgação de informações com conteúdo específico relacionadas à promoção e prevenção em saúde.

 

A operacionalização de campanhas envolve as seguintes etapas básicas:

 

·         (1) Triagem : Consiste na identificação de listas de segurados que serão os destinatários da campanha (captura do público alvo).

·         (2) Evento de comunicação : Consiste no contato com os indivíduos do público alvo para divulgação do conteúdo da campanha. Basicamente as seguintes midias de comunicação são tratadas no IW-Health:

§  Call center : Consiste em um contato telefônico realizado pela central de monitoramento telefônico com cada indivíduo do público alvo. Nota: Alguns indivíduos do público alvo podem ser segurados que fazem parte do monitoramento telefônico contínuo. O IW-Health irá tratar de forma diferenciada os indivíduos já que fazem parte desse público monitorado sistematicamente (para esses casos, na interface do tele-monitoramento será sinalizada a existências de “campanhas” em aberto a serem divulgadas para o segurado). Importante: Como ação inerente a determinadas campanhas, pode-se delegar como objetivo da campanha por call center a marcação de consultas ambulatoriais. Para facilitar esse tipo de operação, a interface de call center oferece com um link de chamada da interface de marcação de consultas ambulatoriais para o rápido lançamento dessa interface já devidamente contextualizada no segurado em foco na interface de call center e devidamente posicionada na especialidade da consulta objetivada pelo evento da campanha de promoção da saúde.

§  Consulta interdisciplinar: Consiste na geração de uma consulta planejada no prontuário (painel : Programa de visitas). Essa consulta planejada será tratada normalmente pelas rotinas de agendamento e registro de evolução clínica. O IW reconhece automaticamente quais consultas se referem a eventos de campanhas de promoção da saúde e executa os controle de baixa e seleção do template específico do evento de campanha de forma automatizada.

A título de exemplo, podemos imaginar uma campanha de orientação sobre a importância da prática de atividades físicas para diabéticos. O público objetivado seriam os segurados que possuem o diagnóstico de diabetes. O evento de comunicação poderá ser por exemplo uma campanha onde os operadores do call center estariam ligando para os segurados identificados na triagem passando um conjunto de informações e registrando ralgumas informações essenciais de controle sobre o evento.

 

 

Parametrizando Campanhas de Promoção da Saúde

 

O primeiro passo para configurarmos campanhas de promoção da saúde será criarmos um “Tipo de campanha”. A imagem a seguir ilustra a interface F01623 que administra o cadastramento de tipos de campanha:



Aba : Listagem de Tipos de Campanhas de Promoção da Saúde


 

Nessa aba podemos pesquisar e visualizar os tipos de campanhas cadastrados (botão : Pesquisar) previamente bem como inserir novos tipos de campanha medicante o uso dos botões “Novo” e “Salvar”

 

 

Descrição das Colunas

 

Nome do Tipo de Campanha : (texto : 60 caracteres) Informe o nome do tipo de campanha nessa coluna.

Descritivo do público objetivado : Campo texto para simples documentação do tipo de campanha.

Descritivo do tipo de campanha: Campo texto para simples documentação do tipo de campanha.

DT Validade: Determina o intervalo de tempo em dias após a execução do último evento de uma campanha, a partir da qual o mesmo segurado será aceito pelo IW para participar novamente da mesma campanha. Por exemplo, se um for triado e inscrito para participar de uma campanha de prevenção ao diabetes e efetivar a sua participação nesse campanha. Futuramente, estarão sendo executados filtragens de triagem de indivíduos para participar dessa mesma campanha e é possível que esse mesmo indivíduo seja capturado novamente nessa triagem. Vamos imaginar o valor de “DT Validade” desse tipo de campanha seja valora com 365 dia (1 ano). Nessa condição o IW irá aceitar a inscrição desse segurado nessa campanha somente 1 anos após última participação desse segurado na campanha de prevenção ao Diabetes. Esse recurso é fundamental para inibir contatos repetitivos ao mesmo segurado.


Liberação (sim,não) : (não editável) Campo de liberação do tipo de campanha para entrada em produção no IW-Health.
Importante: Libere o tipo de campanha somente após a minuciosa revisão de seu modelo. Após a liberação o IW irá publicar instantaneamente esse modelo do módulo de gerenciamento de execução da campanha e não será mais possível realizar alterações em seu modelo.

 

Descrição das transações

 

Pesquisar: Apresenta a listagem dos tipos de campanhas previamente cadastrados respeitando os valores dos campos de filtragem do cabeçaho.

 

Salvar : Efetiva a gravação das edições realizadas diretamente no gride.

Liberar: Comuta o status de liberação do tipo de campanha para “sim” (liberado). Importante: Libere o tipo de campanha somente após a minuciosa revisão de seu modelo. Após a liberação o IW irá publicar instantaneamente esse modelo do módulo de gerenciamento de execução da campanha e não será mais possível realizar alterações em seu modelo.

Excluir : Excluir um tipo de campanha. Nota: Tipos liberados não poderão ser excluídos.

 


Aba : Eventos do Tipo de Campanha

 

Selecione um tipo de campanha na primeira aba e navegue para essa aba para proceder o cadastramento da sequência de eventos que fazem parte do tipo de campanha. A figura a seguir ilustra essa interface:

 


 

Descrição da Colunas

 

Seq : Número (inteiro) sequencial que determina a sequência do evento dentro do tipo de campanha. Exemplo: 0,1,2 etc. Importante: Essa sequência deverá começar necessariamente com “0”. Essa é uma condição necessária para o sistema permita a liberação do tipo de campanha para uso em produção. Caso na configuração do tipo de campanha essa premissa não seja obedecida ocorrerá a seguinte mensagem de erro na tentativa de liberação:

 




DT min (dias)
: Intervalo minimo de dias após o evento anterior ou em relação à data de criação da campanha (quando se tratar do primeiro evento da campanha).

DT max (dias) : Intervalo máximo de dias após o evento anterior ou em relação à data de criação da campanha (quando se tratar do primeiro evento da campanha).

ID template : Valore essa coluna com o ID do template que será apresentado ao operador da campanha no momento da abordagem do indivíduo. Tipicamente para cada evento de campanha tem um formulário próprio contendo tanto instruções que deverão ser passadas para o indivíduo quanto perguntas a serem feitas ao mesmo com os devidos campos para registro das respostas coletadas. Veja o tópico “ Orientação Metodológica para a Configuração de Templates Relacionados a Eventos de Campanhas de Promoção da Saúde “ .

 

Tipo de evento: (call center / consulta presencial) Essa coluna determina se o evento de campanha será um evento de call center pró-ativo ou uma consulta interdisciplinar no IW.

 

Especialidade da Consulta: Aplicável somente quando o “Tipo de evento” for “consulta presencial”. Nesse campo deve ser informado o código scc da especialidade da consulta relacionada ao evento da campanha. Nota: Por razões de consistência na configuração nativa do IW esse campo vem configurado no gride como “obrigatório”. No caso de eventos de call center essa informação não será efetivamente utilizada nos processamentos do IW.



Orientação para a Configuração de Templates Relacionados a Eventos de Campanhas de Promoção da Saúde

(a) Os templates relacionados a campanhas devem obrigatoriamente estar relacionados a tabelas dinâmicas, ou seja, deve-se utilizar o modelo de persistência que grava variáveis em tabela dinâmica. Pode-se tanto configurar tabelas exclusivas para cada campanha quanto uma tabela única para armazenamento das variáveis de todas as campanhas. Nesses casos deve-se utilizar um nome de tabela que “não se inicie com TDWD_” (sugestão : usar prefixo : TDCA_ )

 

Uma outra possibilidade seria configurar os templates das campanhas relacionados com a TDWD_PGDC que armazena as informações da medicina preventiva como um todo. O cuidado a ser avaliado nessa alternativa está no fato de haver uma limitação em bancos de dados relacionais com relação ao número máximo de colunas (valor limite tanto para oracle quanto sqlserver é de 1000 colunas).

 

 

(b) É recomendável que a(s) tabela(s) dinâmica(s) da(s) campanha(s) tenha o seguinte conjunto mínimo de colunas:

 

·         (obrigatório) eventdate (tipo = Datetime): coluna para registro da data da realização do evento de campanha

·         (obrigatório) idreference : (tipo = Long)Essa coluna será valorada automaticamente com o IDADMISSION do prontuário eletrônico no IW.

·         (obrigatório) idevolution: (tipo = Long) Essa coluna será valorada com o id do registro na tabela CAPEVOLUTION

·         (recomendável) complete : (tipo = Integer) Essa coluna será associada à variável de template de “nome reservado” = “$evol_complete”. Essa variável, é usadao em templates relacionados a eventos de campanha com forma de abordagem = “call center” e indica para o IW se a ligação foi concluída com sucesso (valor = 0 => ligação incompleta). Ou seja, sempre que na salva do template descer um valor para “$evol_complete = 0” o IW não irá processar a baixa do evento de campanha , nem a baixa do registro na agenda do profissional de call center e nem fará a geração do próximo evento de campanha (quando existir um próximo evento). Caso não desça para o serviço a variável “$evol_complete”) ou essa variável desça com valor diferente de “0” (zero) o IW irá adotar o comportamento “default” que consiste em : efetivar a baixa do evento de campanha, baixar o registro na agenda de call center do profissional e gerar o próximo evento de campanha (quando existir próximo evento). IMPORTANTE : No caso de eventos de campanha com abordagem tipo “consutla presencial” o IW desconsidera a variavel “$evol_complete”. A tratativa no caso de insucesso na aplicação do evento de campanha presencial seria inserir uma evolução clínica na condição de simpes “informação clínica” ou gerar visita avulsa baseada no template do evento de campanha. Nessa condição a consulta programada para o evento continuará ativa e na condição pendente podendo ser re-agendada para outra data e realizada futuramente.

·         (a critério da empresa) classificação do evento de campanha na opinião do segurado:(.,ótimo, boa, regular, ruim)

·         (a critério da empresa) descritivo do que o segurado achou da campanha

·         (a critério da empresa) gostaria de participar de outras campanhas de promoção da saúde? (sim,não)


Nota : Para visualização dos dados referentes à participação em eventos de campanhas dos segurados o IW vem nativamente equipado com a tag $GP{CAMPAIGNEVOL|20|30|50}. Essa tag apresenta basicamente uma síntese do conteúdo dos eventos de campanha dos quais o indivíduo participou.

 

IMPORTANTE: Nos templates relacionados a eventos de campanhas com forma de abordagem = “call center” tipicamente não declaramos campos para a data e hora da realização do evento , pelo motivo que nesse caso a data e hora serão assumidos por default como sendo a data e hora corrente (ou seja, os registros de eventos de campanha de call center sempre ocorrem on-line no sistema. Também nesse caso é comum a declaração de um campo associado à variável “$evol_complete” para indicar se a ligação foi concluída com sucesso ou não (tipicamente essa variável está associada uma pergunta no template do tipo “A ligação foi concluída com sucesso?). Nos casos em se informar “Ligação concluída com sucesso = não” o IW fará a gravação dos dados que estiverem parcialmente preenchidos no template mas não processará a baixa do evento de campanha, nem a baixa do registro na agenda de call center do profissional e também não fará a geração do próximo evento de campanha. A figura a seguir ilustra um template mínimo (meramente hipotético) para uso em um evento de campanha com abordagem por call center:

 


 

Para os eventos de campanha com forma de abordagem igual a “consulta presencial” normalmente são declarados os campos para data , hora de início e término da consulta e “não declare no template o campo “$evol_complete” (nesse contexto o IW irá desconsiderar essa variável). A figura abaixo exemplifica esses conceitos:

 


Nota Técnica: Na interface F01409 de cadastramento dos templates o componente visual de calendário é exibido como um botão de nome IWCalendar. No contexto de inserção ou edição de templates relacionados a evoluções clínicas esse botão é substituído pelo “ícone” de calendário.

 


Gerenciando o andamento das Campanhas de Promoção da Saúde

 

A imagem a seguir ilustra a interface F01620 do IW que oferece um conjunto de funcionalidades que permitem acompanhar o andamento das campanhas de promoção em saúde.

 

Aba : Listagem de Campanhas

 


 

 

Descrição das colunas

 

ID : Identificador unívoco de cada campanha (gerado automaticamente pelo IW).

Status :
indica a situação da campanha. Essa coluna poderá assumir um dentre os seguintes valores (Aguardando liberaçaõ, Ativa, Suspensa, Baixada).

Tipo de campanha : Nome do tipo de campanha (valor atribuído no cadastramento do modelo (tipo) da campanha).

Nome da Campanha : Nome da campanha (valor atribuído no ato da criação da campanha propriamente dita.

Comentários: Campo descritivo sobre a campanha.

Forma de abordagem : Indica o meio de comunicação que será utilizado para abordar o público alvo da campanha. O IW vem nativamente configurado com o tipo de abordagem “Call center / Consulta presencial”. A operacionalização dos eventos desse tipo de abordagem são nativamente integrados ao call center e ao sistema de agendamento e registro de evoluções clinicas do IW
.

 


Descrição das Transações

 

Pesquisar : Pesquisa a relação de campanhas previamente cadastradas obedecendo aos campos de filtragem do cabeçalho.

Novo: Essa opção faz com seja criado uma nova linha no gride para inserção de uma nova campanha de promoção da saúde.

Salvar : Grava no servidor as edições realizadas no gride.

Comutar Status : Permite alterar o status de uma campanha de promoção da saúde.



Aba : Contagem de Eventos

Nessa aba o IW apresenta algumas estatísticas básicas relacionadas com o andamento da campanha. Para visualizar essas estatísticas selecione uma linha na primeira aba e navegue para a aba Contagem de Eventos. A imagem a seguir ilustra essa interface:


 

Descrição das colunas

Sequencial do Evento : Identificada o ordinal do evento dentro da campanha (ex.: 0,1,2 etc) ao qual se refere a contagem apresentada.

Status do Evento: Indica o status do evento ao qual se refere a contagem apresentada

Nº de eventos : Contagem de eventos.

 

 


Aba : Listagem de Eventos da Campanha

Nessa aba pode-se visualizar a relação analítica dos eventos da campanha (selecionada na primeira aba). A figura a seguir ilustra essa interface:

 


 

Campos de filtragem

Status do evento: Permite filtrar eventos pelo status.

Nome do segurado: Permite filtrar evento por nome ou parte de nome do segurado. Nota: Para realizar filtragens por sobrenome utilize o caracter % no começo do filtro. Por exemplo: Se valorarmos esse campo de filtragem com “%Almeida” vamos obter no resultado somente segurados que possuem a palavra “Almeida” dentro do nome.

Sexo: Permitir fazer filtro por gênero.

Nº Carteira: Permite filtrar eventos de campanha de um segurado a partir do seu número de carteira na Operadora.

 

 

Descrição das Colunas do Gride

ID: Identificador únivo de cada evento de campanha.

Seq :
Sequencial do evento na campanha.

Status do Evento: Indica a situação do evento.

Atend. : Identifica o número do atendimento do segurado no prontuário eletrônico do IW.

 

Nome do segurado: Nome do segurado.

Data Criação: Data da criação do evento de campanha.

Data realização: Refere-se à data da realização do evento de campanha (data da abordagem).

Data baixa: Data em que ocorreu o registro da abordagem.

DT Min (dias): Data a partir da qual o evento deverá ocorrer.

DT Max (dias): Data até a qual o evento deverá ocorrer.

Template: Nome do template com o modelo do questionário / orientações que fazem parte da abordagem no evento de campanha.

Profissional (Criação) : Nome do profissional que executou a transação que gerou o evento de campanha.

ID Evolução: ID (identificador) da evolução clínica que formalizou a efetivação de execução do evento de campanha.

 

 

Descrição das Transações

Pesquisar: Pesquisa a relação de eventos de campanhas obedecendo aos campos de filtragem do cabeçalho.

Editar Evento: Lança a caixa de diálogo de edição de evolução clinicas possibilitando visualizar e editar o relatório (template) relacionado ao registro da execução do evento de campanha. IMPORTANTE: Essa transação visa somente visualizar / editar registros de eventos de campanhas que já foram previamente efetivados no sistema (através da execução da agenda de call center ou através ou através do agendamento e execução das consultas presenciais).

 

Comutar Status : Abre caixa de diálogo solicitando novo status e solicitando comentários referente à comutação de status (ex.: motivo da baixa forçada). Notas: (a) A realização dessa transação alimenta o log controle de alterações sobre o evento de campanha. (b) Essa transação apenas comuta o status do evento (não processa a geração de próximo evento. A geração de próximo evento de campanha é realizada somente quando se registra a evolução clínica relacionada ao evento de campanha). O objetivo da disponibilização desse recurso visa basicamente oferecer uma forma de realizar comutações forçadas (diretas) sobre status de eventos de campanhas. A garantia da consistência nos processos a partir do uso dessa transação é de responsabilidade dos usuários do sistema. IMPORTANTE: Nos casos de indivíduos que quando abordados não demonstram interesse ou mesmo se recusam a participar da campanha deve-se utilizar a transação de comutação de status com alteração do status para “Baixa forçada”


Histórico: Permite visualizar o controle de edições realizados sobre o evento de campanha.

 

 

 

Realizando a Execução de Eventos de Campanha

O IW oferece recursos integrados para o registro da realização dos eventos de campanha. Basicamente esse controle integrado ocorre em dois contextos a saber :

·         (a) Registro de execução de evento de campanha cuja forma de abordagem é contato telefônico (call center)

·         (b) Registro de execução de evento de campanha cuja forma de abordagem é consulta presencial


(a) Registro de execução de evento de campanha cuja forma de abordagem é contato telefônico (call center)

Os eventos de campanhas promocionais cuja forma de abordagem é contato telefônico (call center) terão o seu controle operacional integrado ao gerenciamento da agenda dos profissionais de call center. A figura a seguir ilustra a interface de F01185 – Agenda de call center:

 


Note que no cabeçalho dessa interface temos um campo de filtragem denominado “Tipo Evento (IW)” que permite fazer pesquisas seletivas obtendo : (a) Todos os registros da agenda de um profissional ou equipe de call center , (b) somente registros de agenda relacionados a eventos de campanha de promoção da saúde ou (c) somente registros de agenda relacionados a eventos de monitoramento telefônico.

Nota: A segunda coluna da esquerda para a direita na ilustração acima (denominada “Tipo”) realça o tipo de registro na agenda com a seguinte convenção de cores :verde” = (PGDC) evento de call center de monitoramento telefônico e “azul” = (Campanha) evento de campanha de promoção da saúde. Notem que no exemplo acima temos dois registros na agenda do profissional de call center para um mesmo paciente exemplo de nome “Alexandra de Almeida..” sendo um registro do tipo “monitoramento” e outro do tipo “campanha de promoção da saúde”. Essa é uma condição totalmente “normal” que poderá ocorrer com frequência no dia a dia, pelo fato de que pacientes que já vêm sendo monitorados também poderão ser capturados como público alvo de diversas campanhas de promoção / prevenção em saúde. Notem também que a terceira coluna do gride na ilustração acima (da esquerda para a direita) exibe o nome da “campanha de promoção da saúde” relacionada com o registro na agenda de call center.

Nota Técnica: O IW grava o ID do evento de campanha (coluna IDCAMPAIGNITEM) na tabela da agenda de call center (tabela na tabela CAPMONITORING) formalizando assim o relacionamento entre um registro na agenda de call center com o seu correspondente registro na tabela de eventos eventos de campanha de promoção da saúde (tabela CAPCAMPAIGNITEM).

Quando o profissional de call center seleciona um registro na sua agenda e clica no botão “Reg. Chamada” o IW fará o lançamento e/ou navegação para a interface “F01406 – Reg. Chamada” na qual esse profissional fará o registro da chamada. O comportamento do sistema dentro da interface F01406 irá refletir a seguinte inteligência : (a) Caso o profissional tenha selecionado um registro na sua agenda com tipo = “campanha de promoção da saúde” (coluna “Tipo na cor azul”) a F01406 já será instanciada já “posicionada na aba denominada Campanha” e , caso existam também registros do tipo monitoramento (coluna “Tipo na cor verde”) na agenda do profissional ainda não realizados (seja com data programada passada ou futura) então as demais abas da interface F01406 (abas essas destinadas ao registro da chamada de tele-monitoramento do paciente) também estarão habilitadas para edição desse profissional (nessa condição esse profissional deverá observar se a data programada para essa chamada de tele-monitoramento está próxima da data corrente ou não ficando a seu critério aproveitar a chamada telefônica para também registrar a evolução do tele-monitoramento ou não. A imagem a seguir ilustra a interface F01406 instanciada nessa condição:

 


Importante: Notem que nesse caso o sinalizador de cabeçalho denominado campanha estará “aceso” em cor laranja para chamar a atenção do profissional que existe(em) evento(os) de campanha a ser(em) realizado.

Por outro lado, quando o profissional de call center lançar a F01406 partindo de um registro de agenda tipo tele-monitoramento (coluna “Tipo na cor verde”) o sistema terá o seguinte comportamento: A F01406 entrará com todas as abas voltadas ao registro da chamada de tele-monitoramento habilitadas para edição e , a aba denominada campanha será habilitada somente se : “existir um evento de campanha tal que a data corrente pertença ao intervalo de datas indicado pelas colunas “DT Min (dias)” e “DT Max (dias)” do evento de campanha. Em outras palavras o IW verifica se existem eventos de campanha que estejam em tempo de serem realizados (agora) e se encontrar eventos de campanha nessa condição então a aba “Campanha” será habilitada para o profissional e o sinalizador de cabeçalho denominado campanha será aceso na cor laranja para chamar a atenção do profissional de call center para o fato de que existe evento de campanha passível de ser aplicado ao indivíduo.


Para aplicar o evento de campanha ao indivíduo selecione o evento de campanha (vide ilustração acima) e clique no botão “Editar”. O IW irá lançar a caixa de diálogo F01081 (mesma caixa de diálogo utilizada para registrar inserir relatórios de evolução clínica) já devidamente posicionada no template relacionado ao sequencial do evento de campanha que estiver sendo realizado. A imagem a seguir ilustra a caixa de diálogo F01081 instanciada a partir da aba “Campanha” da interface F01406:



Para efetivar o registro da participação do segurado no evento de campanha basta preencher o template e clicar no botão “Salvar” ilustrado logo acima. No ato da salva desse template o IW fará a baixa do evento de campanha , também irá processar a baixa do registro na agenda de call center relacionado a esse evento de campanha e, fará a geração automatizada do próximo evento de campanha (se houver próximo evento de campanha).

 

 

(b) Registro de execução de evento de campanha cuja forma de abordagem é consulta presencial

Os eventos de campanhas promocionais cuja forma de abordagem é “visita presencial” terão o seu controle operacional integrado ao processos de agendamento e realização de consultas da equipe interdisciplinar. Ou seja, sempre que ocorrer a geração de um “evento de campanha” cujo “tipo de abordagem” seja “consulta presencial” o IW irá gerar automaticamente um registro de “consulta planejada” na programação de visitas no prontuário eletrônico do paciente. Essa consulta irá se integrar naturalmente à relação de consultas a serem agendadas e realizadas com aquele paciente.

A figura a seguir ilustra a situação dos eventos de campanha de um paciente logo após o registro da evolução clinica do primeiro evento de campanha:


Nesse exemplo , o primeiro evento de campanha (evento de sequencial = 0) foi um evento de abordagem por call center com id = 79 (notem : coluna ID Evolução está valorada , data da realização também está valorada). Logo após o registro do template referente a esse evento o IW gerou o evento de campanha de id = 80 ilustrado abaixo. Nesse tipo de campanha o segundo evento da campanha é um evento de abordagem por consulta presencial. Notem que no registro de id = 80 de sequencial = 1 a coluna “Tipo Evento (IW)” indica se tratar de um evento de “Consulta presencial”. A figura a seguir ilustra como ficou a situação das consultas programadas para esse paciente no prontuário eletrônico:

 


Notem que foi gerado uma consulta planejada automaticamente relacionada ao ID de evento de campanha = 80. Essa visita irá constar naturalmente na relação de visitas a serem agendadas na especialidade de referência dessa visita (essa especialidade é configurada no cadastramento dos eventos de cada tipo de campanha (vide segunda aba da interface F01632 – Cfg Tipo de Campanha).

Nota Técnica: Nessas consultas planejadas que se relacionam com eventos de uma campanha de promoção da saúde teremos a coluna denominada “ID Ev Campanha” com um valor diferente de null que corresponderá ao ID de identificação desse evento da campanha relacionado com a consulta planejada.

A figura a seguir ilustra o momento de seleção das visita relacionada a um evento de campanha pelo profissional para o qual foi agendada a visita relacionada a evento de campanha (de id = 80 do nossa exemplo). Note que na caixa de seleção denominada “Consulta Agendada” aparece o texto “ - Campanha” (esse sufixo é acrescentado automaticamente pelo IW para diferenciar as consultas programadas de rotina das visitas que fazem parte de uma campanha de promoção da saúde. Ao selecionar a visita programada ligada a um evento de campanha o IW irá obter o sequencial do evento automaticamente bem como o template que deverá ser aplicado. Essa seleção é automática e não existirá possibilidade do profissional alterar o template a ser aplicado garantindo-se assim fidelidade ao modelo elaborado para cada evento de campanha.

 


No momento da efetivação do registro da evolução clínica o IW irá perceber automaticamente quando a consulta programada se trata de uma consulta relacionada a um evento de campanha de promoção da saúde. Ao ser registrada a salva do relatório da visita, o sistema fará automaticamente a baixa do evento de campanha e (quando for o caso) fará a geração também de forma automatizada do próximo evento daquela campanha para o paciente em questão (quando houver um próximo evento de campanha a ser gerado). Se o próximo evento de campanha for um evento de call center será gerado um registro na agenda de call center do profissional responsável pelo monitoramento telefônico do paciente. Se o próximo evento da campanha for do tipo consulta presencial então será gerado automaticamente uma nova consulta programada (vide painel “Programar visitas”) do paciente (a especialidade dessa visita terá a especialidade clínica indicada no sequencial do evento na configuração do “Tipo de Evento” (vide interface F01623 – Cfg Tipo Campanha, aba “Eventos da Campanha” ). As datas de validade da visita planejada serão feitas igual à data corrente acrescida dos intervalos DT Min (dias) e DT Max (dias) também configurados no cadastro do “Tipo de Campanha”.

 

Relação de Constantes que Utilizadas pelo Módulo de Campanhas

As seguintes constantes são utilizadas nesse módulo. Ao publicar as funcionalidades do módulo de gerenciamento de campanhas certifique-se de que essas constantes estão corretamente declaradas:

K_CAP_CAMPAIGN_EVENT_STATUS
K_CAP_CAMPAIGN_STATUS
K_GLB_CAMPAIGN_EVENTTYPE
K_GLB_CAMPAIGN_TYPE

 

 

Como Triar e Incluir Indivíduos em Campanhas de Promoção da Saúde

A inclusão de listas de indivíduos para participação em campanhas de promoção da saúde pode-se dar no IW através de dois mecanismos fundamentais:

 

(a) Triagem de indivíduos através da interface F01521 - Indicadores Estatísticos e Epidemiológicos

(b) Recepção de “Listas de Segurados” em formato eletrônico (arquivos .txt) enviadas por um departamento específico dentro da Operadora

(c) Adição pontual de pacientes a campanhas de promoção da saúde

 

(a) Triagem de indivíduos através da interface F01521 – Indicadores Estatísticos e Epidemiológicos

Nessa forma de triagem são utilizados basicamente o recurso de “Filtragem” de pacientes segundo múltiplos critérios (regras de filtragem são extensíveis) para capturar relações de indivíduos que tenham algum perfil epidemiológico ou algum perfil de utilização da rede credenciada. Os critérios de triagem tipicamente envolvem uma combinação de variáveis relacionadas a: (a) diagnósticos específicos em registros clínicos ou de contas médicas, (b) ao “custo assistencial” capturado através da importação dos dados de contas médicas , (c) à frequência (quantidade) de eventos de atendimento (ex.: número de eventos de atendimento em pronto socorro, ou número de internações ) , (d) presença ou ausência de determinados procedimentos na relação de contas médicas (ex.: indivíduos homens com mais de 50 anos que não fizeram exame PSA, mulheres com mais de 40 que não fizeram mamografia, indivíduos que fizeram exame de hemoglobina glicada etc) ou (e) Perfil de respostas apresentadas pelo paciente em registros de abordagem inicial (captura dos principais hábitos e fatores de risco em saúde) .

A figura a seguir ilustra a aba de seleção de pacientes da interface F01521 após a realização de uma filtragem de pacientes:


Para adicionar segurados em uma campanha de promoção da saúde deve-se selecionar a relação de segurados no gride que se deseja inscrever na campanha e clicar no botão “Adic Campanha”. Nesse momento o IW irá exibir uma caixa de diálogo apresentando a relação de campanhas ativas para o usuário selecione a campanha desejada. A figura a seguir ilustra essa caixa de diálogo:


selecione a campanha na qual se deseja adicionar a relação de segurados e clique no botão ok. Sempre que selecionarmos algum segurado que ainda não possua um número de atendimento o IW irá emitir uma mensagem (id mensagem = 6143) realçando o fato de que os segurados selecionados que não possuam número de atendimento não serão inscritos na campanha. A figura a seguir ilustra essa mensagem :





IMPORTANTE: Somente segurados que já possuem número de atendimento no prontuário eletrônico no IW serão de fato adicionados na campanha. Observe na relação de segurados capturados pelo filtro o valor da coluna denominada “Nr Atend” (essa coluna precisa ser diferente de null). Para os segurados que ainda não possuem um número de atendimento no prontuário e se deseja adicioná-los em uma campanha de promoção de saúde deve-se antes adicionar esses pacientes no prontuário eletrônico indicando um plano de atenção para os mesmos (poderá ser um plano de atenção tipo “inativo” , ou seja, sem eventos sistemáticos de monitoramento). Para executar esses passos, selecione esses segurado no gride e clique no botão denominado “Análise de Carteira” (tenha o cuidado de lançar a interface F01290 antes). Essa ação irá transportar os segurados selecionados para a primeira aba da interface F01290 – Análise de Carteira onde poderá ser acionado o botão denominado “Adic. Paciente” para adicionar esses segurados ao prontuário eletrônico do IW. Após executar essa operação re-execute o filtro e re-adicione esses pacientes na campanha de promoção da saúde desejada.

 

(b) Recepção de “Listas de Segurados” em formato eletrônico (arquivos .txt) enviadas por um departamento específico dentro da Operadora

Nessa modelo de inserção de segurados em campanhas de promoção da saúde a triagem propriamente dita da relação dos segurados que deverão ser inscritos na campanha é realizada pela Operadora. Nessa caso essa relação é enviada para a empresa que fará a implementação da campanha em um algum tipo de media eletrônica (tipicamente arquivos .txt) com os dados cadastrais dos segurados. Nessa abordagem deve-se utilizar a arquitetura de scripts do IW-Health para configurar um driver de leitura do arquivo enviado pela Operadora.

Nota: Para que os segurados citados nessas listas possam participar da campanha de promoção da saúde no IW será fundamental que esses indivíduos sejam adicionados ao prontuário eletrônico no IW. Ou seja, na configuração do script de carga desses segurados deve-se necessariamente configurar a chamada do serviço “Adicionar pacientes” no prontuário eletrônico.

 

(c) Adição pontual de pacientes a campanhas de promoção da saúde

Nessa condição operacional a transação que irá adicionar um paciente em uma ou várias campanhas de promoção da saúde ocorrerá diretamente no prontuário eletrônico do paciente (interface F01039) exclusivamente o painel denominado “Campanha Prom. Saúde”.

A figura a seguir ilustra esse painel:

 


Nesse painel o IW irá apresentar os eventos de campanhas de promoção de saúde nas quais o paciente em foco no prontuário foi inscrito. Através desse painel também será possível inscrever o paciente em foco no prontuário em uma ou em várias campanhas de promoção da saúde.

 

Descritivo dos botões

Pesquisar: O acionamento desse botão faz com que o sistema apresente a relação de eventos de campanhas de promoção da saúde nas quais o paciente está inscrito obedecendo ao filtro de “status do evento” indicado no cabeçalho desse painel.

Editar Evento: O acionamento desse botão irá abrir a interface de edição de templates para que possa ser editado o relatório associado à realização do evento. Essa opção estará disponível naturalmente para eventos que já tenham sido realizados.

Comutar Status: O acionamento desse botão faz com o sistema apresente caixa de diálogo solicitando ao usuário o novo status para o evento uma justificativa (textual) para a comutação forçada do status. IMPORTANTE: Essa transação pode ser utilizada para “interromper a participação de um paciente em uma campanha” (ex.: Nos casos em que o paciente não desejar participar da campanha ou não desejar continuar a participar da campanha). Nesses casos deve-se alterar o status para “Baixa forçada” e anotar para fins de memória o motivo pelo qual a participação desse paciente na campanha está sendo descontinuada.

Adic. Campanha: O acionamento desse botão faz com o IW abra uma caixa de diálogo apresentando todas campanhas em andamento. O usuário poderá selecionar uma ou várias campanhas e clicar no botão “ok” para que o paciente seja adicionado nas campanhas selecionadas. IMPORTANTE: O processamento da transação que irá adicionar o paciente às campanhas o IW irá verificar ainda se esse paciente já participou das campanhas selecionadas em data que esteja dentro do “prazo de validade” dessas campanhas (esse prazo de validade de cada campanha é estabelecido no momento do cadastramento do tipo de cada campanha). Nos casos em que o paciente constar como já tendo participado de alguma campanha selecionada anteriormente em data que esteja dentro da validade da campanha esse paciente “não será registrado novamente na campanha” pelo serviço. Nesses casos o IW emitirá um alerta para o usuário sinalizando que o paciente já participou da campanha “dentro do prazo de validade da campanha” e perguntará para o usuário se ele deseja mesmo assim cadastrar o paciente novamente na campanha. Se o usuário responder que sim o IW fará o cadastramento do paciente na campanha desconsiderando nesse caso o prazo de validade da mesma. Nota complementar: Caso o usuário selecione uma campanha na qual o paciente está correntemente inscrito e a campanha está ativa (ainda existem eventos a realizar) o IW irá emitir mensagem de crítica para o usuário e “não realizará o cadastramento do paciente novamente na mesma campanha” (impedindo assim que sejam gerados registros duplicados de uma mesma campanha para um mesmo paciente. Caso a intenção se de fato fazer nova inscrição na mesma campanha para iniciar um novo processo partindo do 1º evento de campanha novamente o usuário deverá primeiramente “baixar” os eventos pendentes da campanha vigente para somente então reinscrever o paciente na campanha.

A figura a seguir ilustra a crítica emitida pelo IW quando se tenta inscrever um paciente em uma campanha em uma condição onde o paciente ainda possui eventos a realizar nessa campanha:




A figura a seguir ilustra a critica emitida pelo sistema quando tentamos inscrever um paciente em uma campanha na qual o paciente não tem mais atividades pendentes mas teve atividades (realizadas ou mesmo com baixa forçada) dentro do prazo de validade da campanha:





Caso de deseje colocar esse paciente novamente nessa campanha o procedimento a ser adotado seria pesquisar os eventos relacionados a essa campanha nesse paciente e utilizar o botão “Comutar Status” para retornar esses eventos para o status “a realizar”. Nota complementar: Esse comportamento do serviço que cuida do cadastramento de pacientes em campanhas de promoção da saúde visa impedir que um mesmo paciente possa ser inscrito várias vezes em uma mesma campanha gerando problemas de relacionamento com os pacientes.

Histórico: Esse botão irá apresentar o log (registro histórico) de alterações de status realizadas pelos usuários sobre eventos de campanha.