Central de Liberação para Cobrança para Processos ILPI e Pacientes Particulares de Home Care / Clínica de Transição


Os documentos gerados pelo módulo de faturamento do IW para pacientes particulares ou residentes de ILPI, através da interface F01126), deverão passar ainda por etapas formais de “Emissão da Nota Fiscal do Serviço (NFS)” bem como deverá ser realizada ainda uma ação de “liberação para cobrança” para que os esses documentos sejam enviados para o módulo financeiro (Contas a Receber do IW-FOC).


A figura a seguir ilustra a interface F01126 na qual são realizados os cálculos dos valores a receber pelos serviços prestados.


Interface gráfica do usuário, Aplicativo, Tabela, Excel

Descrição gerada automaticamente

 

Antes que um DOC de faturamento seja visto na “Central de Controle de Liberação para Cobrança” você deverá efetivar a “Aprovação” do DOC (através do botão “Aprovação”) ilustrado acima. Note que após a aprovação esse botão irá comutar para cor de fonte “verde” sinalizando que o DOC de faturamento em foco já foi aprovado.

Você poderá pesquisar somente DOC´s já aprovados ticando o check box “Aprovados”: Nessa condição no resultado da pesquisa retornarão somente DOC´s já aprovados.



IMPORTANTE:


[a] - Deve-se verificar no cadastro do atendimento se os Responsáveis Financeiros foram corretamente declarados no cadastro do paciente / residente e se o “contrato” com as regras comerciais está corretamente configurado para cobrança contra um pagador “Pessoa Física”.  Veja as pontuações abaixo:

Cadastramento dos Responsáveis Financeiros pelo Paciente/ Residente

[1] – O Contrato vinculado ao residente / paciente deve ser declarado com o atributo “Contrato particular” (CHARGEPERSONRESP) valorado com “sim”.
[2] – O Responsável financeiro principal precisa ser declarado (veja 3ª aba da esquerda para a direita do painel “Cadastro” do Prontuário (F01182, F01155 ou F01039). Modelo de dados: GLBPERSONKINSHIP.ID = CapAdmission.IDPersonKinShip e GLBPERSONKINSHIP.IDPERSONREF = GLBPERSON.ID do responsável financeiro principal.
[3] – Os demais responsáveis financeiros, quando houver, deve-se cadastrá-los na aba “Visitantes / Responsáveis” com atributo “Responsável financeiro” (FINRESPONSIBLE) = sim. Modelo de dados: GLBPERSONVISITOR.IDPERSON = GLBPERSON.ID do(s) responsável(eis) financeiros do Residente / Paciente.

 

[b] - No cadastro da pessoa jurídica associado ao contrato particular o atributo “Politica Fech. Conta (BILLINGPOLICY)” deve estar valorado com a opção “Por paciente”, conforme ilustrado abaixo:


Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente

 


[c] -
O IW implementa um parâmetro de menu (SENIORCARE=1) que permite lançar a interface F01126 com um layout otimizado para empresas ILPI (IW-SeniorCare) conforme apresentado na ilustração acima.

Para proceder a parametrização do link de lançamento da F01126 nesse modo deve-se, na interface de configuração dos painéis de navegação realizar a declaração do lançamento da interface conforme descrito na ilustração a seguir:

Interface gráfica do usuário, Aplicativo, Tabela, Word, Excel

Descrição gerada automaticamente


Ao lançar a interface F01126 através desse link de menu (contendo a diretiva SENIORCARE=1) a interface F01126 irá omitir abas, atributos de filtragem e botões que não se aplicam aos processos de empresas ILIP>

Nota complementar: Além da ativação do parâmetro de menu SENORCARE=1, devemos também inativar o parâmetro global denominado FIN_PAYMENT_AUTO_TISS_LIBERATE. Esse parâmetro não se aplica a processos de empresas ILPI.


Os Documentos de faturamento que forem “Aprovados” estarão disponíveis na interface F02057 que ilustramos abaixo:


Interface gráfica do usuário, Aplicativo, Word

Descrição gerada automaticamente

 

Descrição das Colunas

Prestador do Serviço: (SERVICEPROVIDER) Corresponde ao nome da empresa ou filial do grupo que está gerando a cobrança (é o recebedor da cobrança).

ID Fatura: (ID) Identificador unívoco da Fatura gerado automaticamente pelo IW.

Nº Atend: (IDADMISSION) Corresponde ao ID do atendimento no prontuário do IW.

Residente / Paciente: (PATIENTNAME) Corresponde ao nome do Residente / Paciente no IW.

Responsável Pago (Sacado): (FINRESPONSIBLE) Corresponde ao responsável financeiro pelo Residente / Paciente.  Essa informação fica gravada na interface de prontuário do IW no Painel “Cadastro” na 3º aba denominada “Responsável Principal” ou “Cuidador”.

Data Início: (STARTDATE) Data de início do período de vigência do DOC de Faturamento no IW.

Data Fim: (ENDDATE) Data de término do período de vigência do DOC de Faturamento no IW.

Valor a Faturar (R$): (RECOGVALUE) Corresponde ao valor (bruto) a ser faturado (cobrado).

Data Vencimento: (LAYAWAYDATE) Data do vencimento da cobrança. Essa data será gerada automaticamente pelo sistema na geração da Fatura com base nas regras de negócio de cada processo. Tipicamente em ILPI a data de vencimento corresponde à “Data Início” do período sendo faturado (cobrança antecipada). Para “Clínicas de transição” ou “Home Care” essa data será determinada pelo “Regime de Cobrança” configurado no cadastro da “Empresa” vinculada ao Contrato de Prestação de serviço (nesse regime se define uma data nominal de vencimento (ex.: dia 10) e uma latência (ex.: 5 dias). Ao gerar uma Fatura o IW irá posicionar a data de vencimento na data nominal de vencimento do mês corrente (se essa data estiver a frente da data corrente) ou a data de vencimento será a data corrente mais a latência se a data nominal for anterior à data corrente).

Observações:
(COMMENTS) Esse atributo armazena informações gerais sobre a “Fatura”. Nota: No ato da geração da “Fatura” o IW valora automaticamente esse atributo indicando o nome do Residente / Paciente, número do atendimento no prontuário do IW bem como o período ao qual ser refere a cobrança.

Instruções p/ Cobrança:
(PAYMENTINSTRUCTION) Esse atributo armazena instruções complementares para cobrança. Você poderá editar esse campo diretamente nessa interface e salvar. Essa instrução estará visível no IW-FOC bem como estará visível também através do IW-Family para orientações ao(s) sacado(s). Um exemplo: Em alguns casos a fatura será rateada por alguns familiares do Residente / Paciente (veja descrição da transação “Sub-dividir Fatura”). Nesses casos em cada parte da fatura original poderá ser gravada o nome do responsável por cada parte.


NFS Emitida: (INVOICEGENERATED) Esse atributo estará valorado com “sim” quando a NFS já tiver sido emitida.

Nº NFS: (BSNUMBER) Essa coluna armazena o nº da Nota Fiscal de Serviço (NFS).

Série NFS: (BSSERIE) Essa coluna armazena a série da Nota Fiscal de Serviço.

Data Emissão NFS: (BSDATE) Essa coluna armazena a data da emissão da NFS.

Liberada Cobr: (LIBERATED) Essa será valorada com “sim” quando o registro já tiver a sua “Cobrança liberada”. IMPORTANTE: Essa liberação fará com que a Fatura seja enviada para módulo financeiro (IW-FOC). Uma vez efetivada essa liberação para cobrança, existirá ainda a possibilidade de estorno dessa liberação (note que o botão “Liberar” comuta automaticamente para “Estornar Lib.”), mas essa operação estará sujeita a “autorização por parte do módulo financeiro IW-FOC” (para esse estorno seja autorizado, será necessário que o título a receber não tenha recebido ainda movimentações no sistema financeiro). Caso já existam movimentações no sistema financeiro que impeçam o estorno da liberação da cobrança, ocorrerá uma mensagem de erro e o estorno da liberação não será efetivado. Nesses casos você deverá cancelar o registro no sistema financeiro e depois efetivar novamente a operação “Estornar liberação da cobrança”.

Data Liberação: (LIBERATIONDATE) Esse atributo grava a data da efetivação da liberação para cobrança da Fatura.

Cancelado: (CANCELED) Esse atributo estará valorado com “sim” se foi efetivado o cancelamento da Fatura.

IRRF (R$): (INVCTAXVALUE1) Valor do Imposto de Renda em R$.

INSS (R$): (INVCTAXVALUE2) Valor do INSS em R$.

PIS (R$): (INVCTAXVALUE3) Valor do PIS em R$.

CSLL (R$): (INVCTAXVALUE5) Valor do PIS em R$.

ISS (%): (INVCTAXVALUE6) Valor da alíquota de ISS (%). IMPORTANTE: Somente o ISS tem um tratamento diferenciado nessa interface, pelo fato de que processo de integração para emissão da NFS com os sites das prefeituras deverá ser sempre fornecido o valor da alíquota (uma vez que o cálculo do imposto será realizado no sistema da prefeitura. Todos os demais impostos são passados com base em seus valores em R$.


Nota:
Esses atributos são calculados automaticamente no ato da geração da Fatura no IW. Os valores das alíquotas incidentes são configurados no cadastro da sua Filial no IW.


 


Erro Emissão NFS: (INVOICEGENERROR) Esse atributo poderá ser valorado com a mensagem de erro ocorrido na integração automatizada de emissão da NFS junto ao site da prefeitura.

Status Canc. NFS: (INVOICECANCELSTATUS) Esse atributo será valorado com status de uma solicitação de cancelamento de emissão de uma NFS pela integração com o site da prefeitura.

Erro Cancelamento NFS: (INVOICECANCELRROR) Esse atributo será valorado com erro retornado pelo site da prefeitura em uma operação de solicitação de cancelamento de uma NFS.

ID Pre Fat Orig: (IDDOCSPLITORIG) Esse atributo será valorado automaticamente pelo IW nos casos em que for realizada uma operação de “Sub-dividir Fatura”. Nessa campo ficará gravado o ID da Fatura original.

Cobrança sem NFS: (BILLWITHOUTINVOICE) Esse atributo é obtido automaticamente do cadastro da sua filial (vide interface F02064). O IW irá considerar o valor desse atributo para permitir ou não a liberação para cobrança de uma Fatura sem passar pela emissão da NFS.

Data Geração Fatura: (CREATIONDATE) Data em que foi realizada a “Liberação Interna” do DOC de faturamento na interface (F01126) do IW.

ID Prof. Lib. Cobr.: (IDPERSONLIBERATE
) Esse atributo armazena o ID do profissional que efetivou a liberação da cobrança da Fatura.

 

Descrição dos Botões


Botão Emissão NFS: O acionamento desse botão fará com que o IW apresente um menu de operações conforme ilustração abaixo:

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, Word

Descrição gerada automaticamente

 

 

Botão Emissão NFS: Transação: Emitir NFS

Essa transação irá acionar o mecanismo para emissão da NFS. O comportamento do IW nessa operação irá depender se está ativa ou não o processo de integração automatizado via WEBSEVER com a prefeitura onde está situada a sua filial. No cadastro da filial realizado através da interface F02064 existem as operações ativar a integração (veja descrição da interface F02064 nesse documento).

Se a sua empresa ainda não tiver ativado a integração:

Nessa condição, a emissão da Nota Fiscal de Serviço (NFS) deverá ser realizada manualmente acessando diretamente o site da prefeitura para emitir a nota fiscal de serviço. Após ter efetiva a emissão da NFS no site da prefeitura acione o botão “Emitir NFS” no IW e será apresentada interface ilustrada abaixo:

Interface gráfica do usuário, Aplicativo, Tabela, Excel

Descrição gerada automaticamente


Informe os valores para os atributos “Nº NFS”, “Série NFS” e “Data emissão NFS” e acione o botão “Ok” para que essas informações sejam gravadas no sistema.

Se a sua empresa já tiver ativado a integração:

Nessa condição o IW Irá acionar a interface WEBSERVER com o site da prefeitura para solicitar a emissão da Nota Fiscal de Serviço. Importante: O acionamento dessa transação não fará com que a NFS seja gerada imediatamente (dentro da própria transação). Em caso de sucesso nesse acionamento o site da prefeitura irá devolver informações indicando que a solicitação foi realizada com sucesso (podendo devolver um RPS: Recibo Provisório que poderá ser substituído pelo Nº da NFS propriamente dito em caso de sucesso na emissão completa da NFS). Nota: Você poderá consultar o andamento do status da emissão da NFS através da operação “Verificar emissão NFS”.

IMPORTANTE: Verifique se o parâmetro global “FIN_IW_FOC_ACTIVE” está ativo na sua instalação. A ativação desse parâmetro será determinante para ativar o modo de interoperação via integração com WEB SERVICES das prefeituras.

IMPORTANTE: Essa operação poderá ser realizada em lista da seguinte forma: Selecione várias linhas no gride e acione essa operação.

O sistema irá abrir uma caixa de diálogo um gride que terá uma linha para cada registro selecionado. Você poderá valorar os atributos para emissão da NFS para todas as linhas (utilize recursos de edição em lista do IW para otimizar essa operação).

 

Tabela

Descrição gerada automaticamente

Após preencher os atributos acione o botão “OK”, o sistema irá processar a integração com o WEBERVSER da prefeitura enviando “lotes” de registros para emissão da NFse.

Você poderá consultar o “Status” de evolução das emissões das NFSe´s refazendo a pesquisa na interface anterior.



Botão Emissão NFS: Transação: Verificar emissão NFS

Essa transação irá acionar o mecanismo de integração com o site da prefeitura para obter o status de emissão de uma NFS. Quando a integração retornar que a NFS foi emitida com sucesso o irá alterar automaticamente a coluna NFS Emitida: (INVOICEGENERATED) para “sim”.

 

 

 

Botão Emissão NFS: Transação: Carregar PDF NFS

Essa transação irá funcionar de modo diferenciado dependendo se o a sua filial está configurada emitir NFS automaticamente via integração ou não.

Se a sua empresa ainda não tiver ativado a integração:

Será aberta interface para você selecionar um arquivo presente na sua estação de trabalho com o PDF da NFS. Esse PDF será gravado no sistema.


Se a sua empresa já tiver ativado a integração:

Será acionada a interface de integração com o site da prefeitura para obter o PDF da NFS automaticamente.



Botão Emissão NFS: Transação: Visualizar PDF NFS

Essa transação irá lançar um visualizador PDF com a imagem da NFS.

 

 

Botão Emissão NFS: Transação: Solicitar cancelamento NFS

Essa transação irá acionar o mecanismo para cancelamento de uma da NFS. O comportamento do IW nessa operação irá depender se está ativa ou não o processo de integração automatizado via WEBSEVER

Se a sua empresa ainda não tiver ativado a integração:

Será efetivado o cancelamento do registro de emissão da NFS no IW. O Status de emissão da nota retornará para “não” e, as informações inseridas sobre a nota fiscal (Nº, série e data de emissão) serão valoradas com “null”. O sistema também perguntará se você deseja importar um PDF com a imagem de cancelamento da NFS (poderá ser válido para casos em que a Fatura estiver sendo integralmente cancelada). Para casos em que será emitida uma outra NFS a imagem do PDF da nova nota emitida será naturalmente sobreposta.

Nota: Todo cancelamento de NFS grava informações em uma tabela de histórico (
FINRECOGBILLCANCEL) para fins de memória dessas operações. Esse histórico poderá ser consultado através da opção “Consultar NFS cancelada”.


Se a sua empresa já tiver ativado a integração:

Será acionada a interface de integração com o site da prefeitura para solicitar o cancelamento da NFS.

Nota: Todo cancelamento de NFS grava informações em uma tabela de histórico (FINRECOGBILLCANCEL) para fins de memória dessas operações. Esse histórico poderá ser consultado através da opção “Consultar NFS cancelada”.

 

IMPORTANTE: No acionamento dessa operação o IW apresentar caixa de diálogo perguntando:

[1] – Código do motivo do cancelamento
[2] – Descrição do motivo do cancelamento (campo texto).

Nota: Nem todas as prefeituras exigem essas informações de modo que esses atributos são não obrigatórios.
No cadastramento dos dados para integração por empresa, existem atributos para registrar essas informações. Se forem cadastrados valores para esses atributos na F02064 eles serão valorados automaticamente na caixa de diálogo emitida pelo IW.
Os códigos de motivos de cancelamento podem variar de prefeitura para prefeitura. Essa informação, quando exigida deverá ser obtida junto à prefeitura em questão.



Botão Emissão NFS: Transação: Verificar cancelamento NFS

Essa transação será procedente somente a sua filial está configurada para operar via integração com site da prefeitura. Nesse caso o IW irá acionar a integração para obter o status do cancelamento da NFS e irá atualizar automaticamente o status de cancelamento da nota no IW (atributo Status Canc. NFS: (INVOICECANCELSTATUS)). Nota: Em caso de retorno de erro na operação de cancelamento a descrição do erro (retornado pela integração) será gravado no atributo Erro Cancelamento NFS: (INVOICECANCELRROR).

 


Botão Emissão NFS: Transação: Consultar NFS cancelada


Essa transação irá exibir a caixa de diálogo F02098 para visualizar Notas Fiscais de Serviço que tenham sido canceladas. Você poderá nessa interface gravar comentários sobre o motivo do cancelamento da NFS.

Nota: Todo cancelamento de NFS grava informações em uma tabela de histórico (
FINRECOGBILLCANCEL) para fins de memória dessas operações.

 

Botão Emissão NFS: Transação: Subdividir Fatura

Essa operação permitir subdividir uma “Fatura” em partes a serem cobradas de pessoas distintas. Exemplo: Casos de ILIPI ou “Clínica de transição” onde a conta será subdividida entre alguns familiares. Para realizar a subdivisão selecione uma “Fatura” (que ainda não tenha sido liberada e não tenha sido subdividida) e acione essa operação. O IW irá exibir a interface que ilustramos abaixo:

 

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, Email

Descrição gerada automaticamente

 

No gride será exibia uma linha citando o “Responsável financeiro principal” (*) com a coluna “Valor a faturar” valorada inicialmente com o valor total da fatura.
(*) O Responsável financeiro principal é aquele cadastrado na interface do prontuário eletrônico (F01182 – IW Senior Care ou F01155 – IW Hospice u F01030 – IW Care) na 3º aba.

Você poderá alterar o valor a ser pago pelo responsável financeiro principal (reduzindo esse valor) para permitir o lançamento de outras parcelas.

A figura a seguir ilustra a interface após termos reduzido o valor da fatura do responsável financeiro principal: Notem que o valor “Total” no cabeçalho é exibido em cor “vermelha” indicando que a soma das parcelas da subdivisão não correspondente ao valor total da fatura.

 

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, Email

Descrição gerada automaticamente


Agora você poderá adicionar novas linhas no gride. Nessas novas linhas note a presença da coluna denominada “Selecione outro responsável financeiro”: Essa coluna é uma caixa de seleção populada com a relação de “Visitantes / Responsáveis” cadastrados que estejam marcados como “Responsável Financeiro” pelo paciente.  (**)


Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, Word

Descrição gerada automaticamente               

 

Selecionamos um segundo responsável financeiro e digitamos o valor a ser pago por ele. Sempre que soma dos valores digitados na coluna “Valor a Faturar” for igual ao valor total a faturar a campo “Total” no cabeçalho da interface será exibido com o valor em fonte na cor “azul” e sempre que essa soma não for exatamente igual ao valor total da fatura o valor será exibido com fonte em cor “vermelha” e não será permitida efetivação da subdivisão.

 

 

(*) Nota: O Responsável financeiro principal é aquele cadastrado na interface do prontuário eletrônico (F01182 – IW Senior Care ou F01155 – IW Hospice u F01030 – IW Care) na 3ª aba.

A figura abaixo ilustra essa interface no contexto do IW-SeniorCare:

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente com confiança média

 

(**) Nota: Os demais responsáveis financeiros são cadastrados na interface que ilustramos abaixo: Os registros com a coluna “Resp. Financeiro” serão apresentados na caixa de seleção.

Interface gráfica do usuário, Aplicativo, Tabela, Word, Excel

Descrição gerada automaticamente

 

Na interface ilustrada abaixo, você deverá informar as quantidades das partes (nota: a soma das partes deverá ser igual ao valor da “Fatura” original. Feito isso clique no botão “Sub-dividir”.

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, Word

Descrição gerada automaticamente



Nota: Uma parte de uma “Fatura” que foi subdividida não poderá ser novamente subdividida. Em casos em que se deseja realizar algum tipo de alteração na forma de subdividir uma “Fatura” o processo a ser executado será “Estornar a subdivisão” e refazer novamente a operação.

 


IMPORTANTE
: Todas as operações que implicam em alterações em atributos de uma “Fatura” serão bloqueadas para os registros que já tiverem liberação de cobrança. Quando houver necessidade de alguma correção o processo deverá ser “Estornar a liberação da cobrança” (que terá que ser autorizada pelo IW-FOC: se houver bloqueio pelo IW-FOC será necessário cancelar o título a receber no IW-FOC e processar novamente o estorno da liberação da cobrança), fazer as alterações e liberar novamente a cobrança.


 


Botão: Editar Impostos

Esse botão permitirá editar (corrigir) valores de impostos no faturamento. Essa operação nominalmente nunca deverá ser executada (se as parametrizações das alíquotas estiverem corretas e o método de cálculo dos impostos devidamente homologados). Contudo existem muitas regras específicas de cada prefeitura que podem acarretar necessidades de adequações em alíquotas ou sobretudo na marcação da flag de retenção do ISS que podem exigir algum tipo de ajuste.


Botão: NFS Manual


Esse botão permitirá registrar que no sistema os dados da NFS emitida manualmente diretamente no site da prefeitura. Seu acionamento fará com que o sistema apresente um popup menu conforme ilustrado abaixo:


Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, Word

Descrição gerada automaticamente


Utilize essas operações para realizar manualmente os registros de emissão, carregamento de PDF, visualização do PDF bem como registrar e consultar cancelamentos das notas fiscais de serviços que forem emitidas manualmente.

 

Botão: Anexos

Esse botão permitirá gerenciar o registro de documentos anexos à NFS. Seu acionamento fará com que o sistema apresente o popup menu ilustrado abaixo:

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, Word

Descrição gerada automaticamente


Utilize essas operações para anexar documentos complementares relacionados com a NFS.


Botão: Enviar Doc´s

Esse botão fará o acionamento do envio de documentação (PDF da NFS, Espelho da Fatura, Boleto para pagamento) por e-mail de forma automatizada em lista.
Para utilização desse recurso devemos selecionar uma ou várias linhas no gride e acionar esse botão.

O sistema irá apresentar a seguinte caixa de diálogo:


Interface gráfica do usuário, Aplicativo, Word

Descrição gerada automaticamente

Note que serão sinalizadas as pendências documentais para cada registro relacionado. Somente registros sem pendências serão efetivamente processados.

 


Botão: Liberar


Esse botão fará a liberação do Doc para cobrança.

IMPORTATE: Para empresas que operam com IW-FOC essa operação fará com que os DOC´s selecionados sejam integrados ao IW-FOC gerando os “Documentos A Receber” no sistema financeiro de forma automatizada. Consulte o manual do IW-FOC especificamente o tópico “Integrações” para ver os detalhes desse processamento.



Botão: Cancelar

Esse botão fará o cancelamento em definitivo da “Fatura”, ou seja, implica em completa renúncia à cobrança dos serviços prestados.
IMPORTANTE: Para empresas que operam com IW-FOC essa “Fatura” não será encaminhada para a integração com o sistema financeiro.

Quando acionamos essa operação o sistema apresentará a seguinte mensagem de alerta:

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente



Botão: Alterar Emissor

Essa operação permitirá alterar a empresa emissora da NFS (coluna IDHOMECARE) na “Fatura”.
Essa operação é disponibilizada no sistema para permitir alguns regimes operacionais atípicos, onde a prestação dos serviços é realizada por uma filial do grupo, mas o faturamento será realizado por outra filial.

 

IMPORTANTE:

(a) Por se tratar de operação com implicações fiscais a visualização desse botão será limitada a usuários (não administradores de sistema no IW) que possuírem a diretiva de segurança global
FinBlockChangeInvoiceIssuerCompany na condição disabled.

(b) Para fins de rastreabilidade, ao realizarmos essa operação, ficarão gravados dados na “Fatura” indicando qual o usuário que efetivou a troca do emissor, a empresa substituída e a empresa substituta.






Parâmetros 151 Relacionados à Interface F02057

FIN_IW_FOC_ACTIVE

Habilita a possibilidade de interoperação via WEBSERVICE com sites das prefeituras para emissão das Notas Fiscais de Serviços (NFS-e). Além de ativar esse parâmetro será necessário configurar os demais parâmetros de integração através da interface F02064.

Nota: A ativação desse parâmetro é mandatória para empresas que utilizam o IW-FOC para gestão e operação dos processos financeiros da empresa.  Mas esse parâmetro poderá ser eventualmente ativado por empresas que não utilizam o IW FOC caso os comportamentos acima descritos sejam desejados.






Anexo A


O módulo de faturamento do IW está preparado para operar de forma integrada (via WEBSERVER) com os sites das prefeituras de diversos municípios para emissão da NFS-e (Nota fiscal e serviço eletrônica).
Nota: Essa funcionalidade estará habilitada somente para empresas que utilizam o módulo financeiro (IW-FOC) do IW.

Para tanto são necessárias parametrizações que devem ser realizadas através da interface F02064 do IW. Para lançar essa interface utilize o link de menu ilustrado abaixo:

Uma imagem contendo Texto

Descrição gerada automaticamente


Parametrização Prévia Requerida


Antes de iniciar a utilização da interface F02064 será necessário realizar o cadastramento do registro na tabela IFRWEBSERVICE do IW com os parâmetros de acesso à infraestrutura de integração para emissão automatizada das Notas Fiscais de Serviço:

Para isso, deve-se:
Verificar previamente se esses parâmetros já se encontram cadastrados: Para isso execute o seguinte comando:

 

select A.* from IFRWEBSERVICE A  where (( A.NAME =   'TECNOSPEED_NOTAFISCAL' and A.ACTIVE =   1))


Caso o comando não retorne nenhum registro então execute o seguinte comando:

INSERT INTO IFRWEBSERVICE (NAME, SERVERURL, IWURL, ACTIVE) VALUES ('TECNOSPEED_NOTAFISCAL', 'https://api.plugnotas.com.br','http://<ip_interno_servidor_aplcacao_IW>:9090/IwTecnospeed/notafiscal', 1)

Onde <ip_interno_servidor_aplcacao_IW_DotNet> deve ser substituído pelo IP interno do servidor de aplicação IW (dot.net).

Nota: Verificar se tabela específica para gravação de log (FININTEGRATIONLOG) está declarada na base do cliente. Essa tabela armazeno os históricos das chamadas à infraestrutura de emissão automatizada de NFSe, e servirá de apoio em casos de análise técnica.



Após nos certificarmos que a parametrização acima tenha sido realizada corretamente, ao lançarmos a interface F02064 será exibida a interface ilustrada com 2 abas:


O 1º passo, antes de proceder o cadastro complementar das empresas na 2ª aba, será importar o “Certificado Digital” da empresa na 1ª aba da F02024:


Interface gráfica do usuário, Aplicativo, Word

Descrição gerada automaticamente

 

Na primeira aba dessa interface você deverá importar para o sistema o “Certificado digital” da sua empresa. Esse certificado será exigido na integração WEBSERVER com os sites das prefeituras.

Para importar o certificado digital acione o botão denominado “Carregar Certificado” ilustrado abaixo:
Nota: O Certificado digital carregado estará associado à “filial” em foco no IW.

Quando acionamos o botão “Carregar Certificado” o IW irá lançar a interface do Windows Explorer para você selecionar o “arquivo” contendo o certificado.

A figura a seguir ilustra essa navegação:

 

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, Word

Descrição gerada automaticamente

 

Após selecionar um arquivo válido do certificado a ser carregado o IW irá exibir a caixa de diálogo abaixo:

 

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, Word

Descrição gerada automaticamente


Informe a senha do certificado e e-mail (opcional) e acionar o botão “ok”.
IMPORTANTE: Após a carga o certificado o IW fará o cadastro automatizado da empresa (obtendo o CNPJ diretamente do certificado).

Você poderá a qualquer momento pesquisar os certificados digitais previamente carregados no sistema acionando o botão “Pesquisar”.
Importante: Serão exibidos no resultado dessa pesquisa somente certificados digitais associados a filiais no IW às quais você tem direito de acesso.

Para concluir o cadastramento da empresa / filial navegue para a 2ª aba denominada “Configurações Empresa”.

 

IMPORTANTE: Quando ocorrer a expiração da data de validade dos certificados cadastrados você deverá carregar um novo certificado válido.
Após carregar o novo certificado você deverá navegar para a segunda aba e efetivar a substituição do certificado associado às empresas (acionando o botão “Cadastrar Empresa”

 

 


Aba: Cadastro e Configurações da Filial Fiscal no IW


A figura a seguir ilustra a 2ª aba da interface F02064: Nela você complementará as parametrizações requeridas para o funcionamento da interface de integração (WEBSERVER) com os sites das prefeituras:

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, Word

Descrição gerada automaticamente

 

Acione o botão “Importar” para que o IW insira automaticamente os registros da “Filiais contábeis” referenciadas no cadastro de filiais na sua base de dados.
IMPORTANTE: Você terá acesso somente a filiais cadastradas na base de dados que o seu usuário tenha direito de acesso.


Após ter realizado a operação “Importar” com sucesso você poderá utilizar os botões “Cadastrar Empresa” para efetivar formalmente o cadastramento da sua empresa na infraestrutura que fará a integração com o site da prefeitura.



Descrição dos atributos do gride:


Permite Cobrança sem Emissão de NFS: (sim,não) Esse atributo irá determinar se o IW irá permitir a geração de cobrança sem a correspondente emissão de NFS. Algumas empresas admitem operações de cobrança contra emissão de recibo simples. Se sua empresa não permitir emissão de documento de cobrança sem a correspondente emissão de Nota Fiscal de Serviço valores esse atributo “não”.


Emissão de NFS via Integração:
(sim,não) Esse atributo determina se sua instalação está configurada para interoperar via integração com API de emissão de NFS via WebServer com o site da prefeitura. Valorando esse atributo com “sim” fará com que o IW ative um conjunto de funcionalidades de emissão de NFS em processo automatizado junto ao site a prefeitura.


ID Certificado:
(sim,não) Refere-se a um ID de cadastramento do certificado digital da sua empresa para permitir a operação automatizada de emissão de Notas Fiscais de Serviço através de integração com o site da prefeitura. Nota: O cadastramento do certificado será exigido no momento do cadastramento da Empresa (Filial Fiscal IW) na infraestrutura de integração com o site da prefeitura (via WEBSEVER).


Descrição dos Botões:

Cadastrar Empresa: O acionamento desse botão fará com que o IW lance a caixa de diálogo ilustrada abaixo: Preencha todos os atributos obrigatórios e acione o botão “OK”. Essa operação fará o cadastramento da filial fiscal IW na infraestrutura de integração com o WEBSERVER das prefeituras. Você poderá utilizar essa operação tanto para o cadastramento de uma nova empresa quanto para alterações sobre atributos previamente cadastrados.

 

Interface gráfica do usuário, Aplicativo, Tabela, Excel

Descrição gerada automaticamente

 

Note a presença do atributo denominado “CERTIFICADO” obrigatório. Para valorar esse atributo com um “Certificado digital” (que deve ter sido importado anteriormente na 1ª aba) execute um duplo clique com o botão esquerdo do mouse diretamente sobre a célula do gride. O IW Irá exibir a interface ilustrada abaixo:

 

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente

 

A caixa de diálogo F01864, ilustrada acima, exibirá o(s) certificado(s) digital (ais) previamente importado com o CNPJ da filial selecionada. Você deverá selecionar um certificado válido na caixa de diálogo para valorar corretamente o atributo “CERTIFICADO” para efetivar o cadastro da empresa.

 

 

Descritivo de Alguns Atributos Chaves


Acesse a URL: https://tecnospeed.com.br/plugdfe/nfse/#homologacao  para ter informações de como valorar esses atributos para cada prefeitura.

 

 

Atributos: RPS.NUMERACAO.NUMERO.1 e RPS.NUMERACAO.SERIE.1:

Esses são atributos obrigatórios. RPS significa “Recibo Provisório de Prestação de Serviço” é um documento que oferece um "comprovante" para o prestador do serviço, demonstrando que houve a solicitação da emissão da NFS-e pelo mesmo junto à prefeitura (do domicílio fiscal). o RPS é o instrumento comprobatório válido no intervalo de tempo que se estende do "instante da solicitação da emissão da NFS-e" até a "aprovação e emissão propriamente dita da NFS-e pela prefeitura".  EO RPS poderá ser inclusive impresso e entregue ao cliente enquanto não ocorre a emissão da NFS-e.  O layout de impressão de um RPS é quase idêntico ao layout da NFE-e. A numeração do RPS é sequencial (não é possível utilizar um número de RPS se o número exatamente anterior ainda não foi utilizado (é como se fosse um bloco pré-impresso em papel). Exemplo: Se tentarmos registrar um RPS de número 100 e o nº 99 ainda não foi utilizado a solicitação será recusada).  Portando para iniciar o uso da emissão de NFS-e pela API (via Web Service) será necessário casar essa numeração de forma precisa (tratamento análogo para o atributo "série" do RPS).

 

Nota complementar:

Sobre a série do RPS: Cada cidade utiliza séries distintas de RPS.
Quanto à numeração: Caso a filial já tenha emitido RPS através de outros sistemas utilizados anteriormente: Nesse caso a filial dever consultar junto sua contabilidade ou na prefeitura para saber qual seria a próxima numeração. Observação: Caso não se consiga obter essa numeração: Uma tentativa válida será cadastrar RPS.NUMERACAO.NUMERO.1  = 1  e RPS.NUMERACAO.SERIE.1 = 1. Caso a prefeitura não aceite esses valores haverá uma mensagem de erro clara (esse é o caso em que de fato já houve emissão de RPS por algum sistema anterior e será de fato necessário obter a numeração e série corretos antes de prosseguir com o processo.

 

Atributos: PREFEITURA.LOGIN e PREFEITURA.SENHA

Esses atributos poderão ser obrigatórios ou não dependendo de cada prefeitura.
Acesse a URL https://tecnospeed.com.br/plugdfe/nfse/#homologacao  para ter detalhes a respeito da valoração desses atributos na sua prefeitura.

 

 

Botão: Info Empresa: O acionamento desse botão fará com que o IW acione a interface com a infraestrutura de integração WEBSERVER com as prefeituras e recupere os atributos cadastrados para fins de consulta apenas.

 

Botão: Retorno WEB: Esse botão permite realizar operação de ativação ou remoção do “Servidor de Retorno WEB” relacionados com a infraestrutura de integração WEBSERVER com os sites das prefeituras para emissão automatizada da NFS. O ‘Servidor de Retorno WEB (WebHook) oferece uma infraestrutura que “monitora o andamento” da emissão das NFS nos servidores das prefeituras e retorna de forma automatizada ao IW o status da emissão da NFS (sem que seja necessário que o usuário do IW acione manualmente a opção de “Verificação do status de emissão da NS”. Nominalmente, sempre que cadastramos uma nova empresa devemos executar a operação “Instanciar Servidor Retorno WEB” para “ativar essa automação”.

O acionamento desse botão promoverá a abertura do popup menu ilustrado abaixo:

 

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, Word

Descrição gerada automaticamente

 

Pesquisar Servidor Retorno WEB: Retorna valores de atributos do “Servidor de Retorno WEB”.


Instanciar Servidor Retorno WEB:
Efetiva a ativação do “Servidor de Retorno WEB”.

Remover Servidor Retorno WEB: Efetiva a remoção (inativação do “Servidor de Retorno WEB”. Essa operação poderá ser executada em conjunto com “Instanciar Servidor WEB” em seguida para interromper e reiniciar esse servidor. Poderá ser útil para tratar situações de falhas de infraestrutura ou em casos de alterações em parametrizações básicas (URL etc).

Verificar Servidor Retorno WEB: Efetiva uma verificação do status do “Servidor de Retorno WEB”.


 



Processo para Ativação da Integração WEBSERVER com Sites da Prefeituras


O IW oferece recursos que possibilitam a automatização do processo de emissão das Notas Fiscais de Serviço via integração com API WEBESRVER junto aos sites das prefeituras.

Esse recurso está baseando na integração com provedores de serviços de integração. O IW possui integrações homologadas com o provedor “TecnoSpeed” que oferece integração com os sites de diversas prefeituras em nível nacional.

Nota: Embora essa API já tenha homologada a interoperação com uma grande quantidade de prefeituras (por volta de 2.000), nem todas estão homologadas nessa infraestrutura. Sempre que se for ativar o processo de integração para emissão de NFS automatizado deve-se consultar se a prefeitura correspondente ao domicílio fiscal dessa filial consta na relação de prefeituras homologadas. 

Consulte a seguinte URL para ter acesso à relação de prefeitura homologadas:
https://tecnospeed.com.br/plugdfe/nfse/#homologacao

Nota: Essa lista de prefeituras vem sendo ampliada sistematicamente.

 

A ativação da automatização da emissão de NFS via integração (API Webeserver) envolverá basicamente os seguintes passos:

Passo 0: Verificar se a prefeitura do domicílio fiscal da filial sendo cadastrada já consta na relação de prefeituras homologadas. Em caso afirmativo dar sequência nos demais passos.

Passo 1:
Importação do Certificado Digital da Filial para permissão da interoperação WEBSERVER com o site da prefeitura (F02064 IW).

Passo 2:  Registro da filial do provedor da API de integração (F02064 IW)

Passo 3: Tramitação da autorização para interoperação via API WEBSERVER para emissão as Notas Fiscais de Serviço para a filial junto à prefeitura (domicílio fiscal da filial). Acesse o site da prefeitura do seu domicílio fiscal para obter informações de como ativar a integração (esse processo poderá variar de prefeitura para prefeitura).

Passo 4: Ativar o processo de emissão de NFS por API de integração (F02064 IW).

Passo 5: Realizar casos reais de emissão de NFS via integração. i


IMPORTANTE: Quando rodamos a interface configurada para ambiente de “homologação” as operações de verificar emissão de NF darão erro pois nesses casos não irá funcionar a o processo de baixar o PDF da NF. Nesses casos ocorrerá erro tipo 404 (Exemplo:
Falha baixa pdf nota 404 (Not Found) ERROR=Not Found MESSAGE=Esta rota não existe no serviço). Quando já consegue emitir a NF em homologação, o processo recomendado será chavear para produção para conclusão final da homologação em produção. Vejam se chaveia a integração do ambiente de homologação para o ambiente de produção na figura abaixo:






Nota: Durante as etapas de homologação poderá ser útil consultar informações na tabela FININTEGRATIONLOG (Essa tabela armazena os registros de envio e retorno realizado pelo IW contra o WEBSERVER da infraestrutura de integração com os sites das prefeituras.

Uma outra forma de obter informações de apoio a diagnóstico, em casos em que não constarem os registros na FININTEGRATIONLOG seria solicitar o arquivo de log do WILFLY da porta 9290 para análise técnica.

 

 




 

Anexo A – Informações Técnicas


[1] – Documentação Técnica API de Integração Webserver

Acesse o link abaixo para ter acesso a documentação técnica referente à API de integração WEBSERVER:

https://docs.plugnotas.com.br/#tag/NFSe/operation/post-nfse

[2] – Tabela de log de transações de Integração

Todo acionamento para emissão de emissão de NFS-e via integração grava registros de log na tabela FININTEGRATIONLOG.
A data da solicitação ficará gravada na coluna “EventDate” e ficam armazenados os XML´s de envio e retorno da solicitação ao WEBERSVER.

 

 

Anexo B – Configurando o IW para Gerar Faturamentos Subdivididos por Grupo Fiscal e Parametrização de Datas de Vencimento Customizadas

 

No caso de faturamento para clientes Particulares, como é comum geral em ILPI´s, poderá ser necessário subdividir a fatura em partes seja por terem “características fiscais” distintas (nº CNAE ou alíquotas de impostos municipais diferentes) ou seja por exigência do sacado (ele poderá solicitar faturas e emissões de NFS-e diferentes para o pagamento da mensalidade e de sessões de terapias (ex.: fisioterapia) pelo fato de que ele poderá ter o direito de reembolso junto ao plano de saúde dos gastos com as  sessões de terapias. Além disso, poderá haver um tratamento diferenciado no que se refere às datas de vencimento das faturas de cada paciente/residente.


O IW permite a automatização dessas subdivisões utilizando os seguintes recursos:

b.1 – Configuração de “Grupos Fiscais” no IW (Interface: F02110)
b2 – Configuração de Regras de Cobrança por Filial
b.3 – Configuração de Regras de Cobrança Diferenciados por Residente / Paciente


b.1 – Configuração de “Grupos Fiscais” no IW (Interface: F02110)

Acesse o seguinte link no menu em árvore do IW:


Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente


A figura a seguir ilustra a interface F02110 utilizada para configuração dos “Grupos Fiscais”:

Interface gráfica do usuário, Tabela

Descrição gerada automaticamente

 

IMPORTANTE: Devemos configurar um “Código de Grupo Fiscal” para cada um dos tipos SCC.
Nota: O código do grupo fiscal tem seu domínio de valores determinado pela constante IW denominada: K_TAX_SCC_CLASSIFICATION_CODE.

Nos casos em que dentro da relação de códigos de um “Tipo SCC” existirem elementos que devam ser associados a “Códigos de Grupo Fiscal” distintos, deve-se valorar a coluna “Exige Partição” = sim, em seguida, navegar para a 2ª aba e cadastrar os “códigos de grupo fiscal para cada um dos códigos desse tipo SCC (formando uma “Partição” (todo código SCC abaixo desse tipo estará associado univocamente a um código de grupo fiscal).

Notas conceituais:

[a] - No exemplo acima configuramos em um grupo fiscal diferenciado o tipo SCC “37: Class. Profissionais”: Dessa forma teremos o faturamento das sessões de terapias (fisio, fono etc) destacados em um faturamento a parte permitindo emissão de NFS diferenciada (por exemplo para envio ao responsável pelo paciente / residente para fins de reembolso junto ao plano de saúde).

[b] No exemplo acima configuramos também em um grupo fiscal diferenciado os tipos SCC “71:Dietas”; “56: Mat. Enfermagem”; “55:Medicamentos” e “57:Materiais Diversos”) permitindo gerar fatura diferenciada para os materiais lançados na conta do residente / paciente. Para essa fatura é comum não emitir NFS de serviço (em ILPI´s) por se tratar tão somente de uma operação de reembolso. 

 

Nota Técnica: Caso na sua instalação os dados apresentados na interface F02110 ainda não tenham sido inicializados, deve-se a acionar a IW para que essa efetivar essa inicialização.

Para gerar os registros de base na tabela TAXCLASSIFXSCCTABLE utilize o comando abaixo:

-- INSERE TIPOS SCC PRINCIPAIS;

insert into TAXCLASSIFXSCCTABLE (IDTABLE,TAXSCCCLASSIFCODE, REQUIREDSCCCLASSIF)
SELECT ID AS IDTABLE, 0 AS TAXSCCCLASSIFCODE, 0 AS REQUIREDSCCCLASSIF
FROM SCCTABLE WHERE IDSYNONYM IN (9,31,37,23,3,10,16,11,21,12,30,5,8,4,13,17,64,65,77,66,70,67,78,68,69,76,74,73,71,72,75)
AND NOT EXISTS (
  SELECT 1 FROM TAXCLASSIFXSCCTABLE B
   WHERE
         B.IDENTERPRISE IS NULL
         AND B.IDTABLE = SCCTABLE.ID
);

 

-- INSERE SUBTIPOS DE REG. COBRA DIÁRIAS / MENSALIDADES;

INSERT INTO TAXCLASSIFXSCCTABLE (IDTABLE,TAXSCCCLASSIFCODE, REQUIREDSCCCLASSIF)
SELECT ID AS IDTABLE, 0 AS TAXSCCCLASSIFCODE, 0 AS REQUIREDSCCCLASSIF
FROM SCCTABLE
WHERE
   IDANCESTRAL = ( SELECT ID FROM SCCTABLE WHERE IDSYNONYM = 8 ) ;

 

 

b2 – Configuração de Regras de Cobrança por Filial


Acesse a seguinte interface no menu em árvore do IW:

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente



Será lançada a interface ilustrada abaixo:


Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente



Nota: Caso essa interface ainda não esteja declarada no menu da sua instalação seguem os parâmetros efetivar essa declaração:

 

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, Email

Descrição gerada automaticamente


Classe: com.iw.visualLayer.application.IwFormStartEditDialog
Parâmetros: |GLBTAXCLASSIFDET||||||||||||||0|1|1|1||||

 

Nessa interface devemos configurar para cada filial / Código de Grupo Fiscal o seguinte conjunto de atributos:

Filial: Filial IW.

Cod. Grupo Fiscal: Código do grupo fiscal. Nota: O código do grupo fiscal tem seu domínio de valores determinado pela constante IW denominada: K_TAX_SCC_CLASSIFICATION_CODE.

Código CNAE: Codificação Nacional de Atividades Econômicas. Esse atributo será utilizado no processo de emissão da NFS.

Exige emissão de NFS: (sim,não): Determina o comportamento do sistema referente à  exigência de emissão da NFS para liberação da fatura para cobrança.

Delay Geração Fatura (n. dias): Esse atributo participa do algoritmo automático de valoração da “Data de Vencimento” das faturas. Nos casos em que a “data parametrizada para vencimento” for anterior à data de geração do faturamento, o sistema valorará a data de vencimento como sendo a data corrente acrescido do valor desse atributo. Nota: A Data de vencimento das faturas dos pacientes / residentes é configurada no painel do prontuário “

IRRF (%): Alíquota para IRRF.
INSS (%): Alíquota para INSS.
PIS (%): Alíquota para PIS.
COFINS (%): Alíquota para COFINS.
CSLL (%): Alíquota para CSLL.
ISS (%): Alíquota para ISS.
Reter IRRF: Reter IRRF.
Reter INSS: Reter INSS.
Reter PIS: Reter  PIS.
Reter COFINS: Reter COFINS.
Reter CSLL: Reter CSLL.
Reter ISS: Reter ISS.




b.3 – Configuração de Regras de Cobrança Diferenciados por Residente / Paciente (Painel do Prontuário “Parâmetros de Cobrança).

A figura a seguir ilustra essa interface: Nela vamos parametrizar as regras de cobrança para cada residente determinando se deverá haver a quebra do faturamento por grupos fiscais ou não , bem como poderemos determinar a data de vencimento nominal das faturas de forma customizada para cada residente.

 

Interface gráfica do usuário, Aplicativo, Word

Descrição gerada automaticamente

 

Nota Técnica: O painel “Instruções de Cobrança” verificar se na sua base existe a declaração do painel :
Tabela CapNaviConfig: ID = 2893, NavigType=4, CaptionOrder=18, Name=’Payment Instructions’, PanelClassName=’com.iw.visualLayer.global.IwPanelCfgPaymentInstruction’.


 

Descrição dos Atributos:

Cod. Grp Fiscal: Código do Grupo Fiscal. Nota: O código do grupo fiscal tem seu domínio de valores determinado pela constante IW denominada: K_TAX_SCC_CLASSIFICATION_CODE.
Dia de Vencimento: Corresponde ao dia do vencimento nominal das faturas.


Nota: Nessa interface temos o botão “Ativar Quebra Fat. p/ Grupo Fiscal” (que comutará para “Desativar Quebra Fat. p/ Grupo Fiscal”).
O acionamento da transação “Ativar Quebra Fat. p/ Grupo Fiscal” abrirá caixa de diálogo para que você informe a “Data de vencimento” das faturas de cada “Grupo Fiscal”. Os pacientes / residentes que estiverem marcados para geração de faturamento com quebra por “Grupo Fiscal”, sempre que for realizada uma “Aprovação interna” do DOC na interface F01126 o sistema irá “subdividir” a fatura em gerando um registro de faturamento (tabela FINRECOGBILL) distinto para cada “Grupo Fiscal”. Você poderá ainda editar as datas de vencimento das faturas de cada “Grupo Fiscal” diretamente no gride e acionar o botão “Salvar”.

Quando acionamos a opção “Desativar Quebra Fat. p/ Grupo Fiscal” o sistema abrirá caixa de diálogo para que você informe a “Data de Vencimento” da fatura do Paciente / Residente.

Nota Técnica:
O sistema irá valorar a “Data de Vencimento” com um valor default obtido a partir da “Política de Cobrança” configurada no cadastro da “Pessoa Jurídica” vinculada à admissão (GlbEnterprise.IDPayPolicy que aponta para um registro na tabela CTRPAYPOLICY.LAWAYMONTHDAY (Dia de Vencimento)).

Nota Complementar: Sempre que navegarmos para esse painel do prontuário pela 1ª vez, o sistema irá automaticamente registrar o residente na condição “Não Gerar Quebra de Faturamento por Grupo Fiscal” que corresponde à condição default adotada pelo sistema. Nessa condição você poderá ainda editar o “Dia de Vencimento” da fatura para o paciente / residente.

A título de ilustração, na figura abaixo apresentamos como ficará a interface após acionarmos o botão “Ativar Quebra Fat. p/ Grp Fiscal”: Notem que o botão comutará para “Desativar Quebra Fat. p/ Grp Fiscal”.

 

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente

 


Critério de Valoração da “Data de Vencimento” das faturas:


Primeiramente o sistema verificará se se existe “Instrução de cobrança” para o Paciente / Residente cadastrada no painel “Instrução de Cobrança” do prontuário. Se encontrar valor registrado será adotado o “Dia de Vencimento” indicada nesse painel. A data de vencimento propriamente dita da fatura irá depender da “Data corrente” e do “Dia de Vencimento” cadastrada para o Paciente / Residente da seguinte forma: Se data corrente corresponde um dia no mês que é maior ou igual ao “Dia de Vencimento” cadastrado para o Paciente / Residente então a “Data de Vencimento da Fatura” será igual à “Data correspondente ao dia Vencimento no mês corrente”. Se a data corrente apontar para um dia maior do a “Dia de Vencimento” cadastrada para o Paciente / Residente” então a “Data de Vencimento” da Fatura será feita igual à “Data corrente” + “Nº de dias de Latência” (obtido da “Política de Cobrança (Tabela CTRPAYPOLICY. LayAwayDelay). Note que essa regra se aplica tanto a casos com ou sem quebra de faturamento por “Grupo Fiscal”.

Se não existir “Instrução de cobrança” para o Paciente / Residente” o sistema irá adotar os atributos da política de cobrança indicada no cadastro da “Pessoa Jurídica” associada à admissão (coluna GlbEnterprise.IDPAYPOLICY que aponta para um registro na CTRPAYPOLICY. Serão adotados os atributos CTRPAYPOLICY. LAWAYMONTHDAY (Dia do mês do Vencimento) e CTRPAYPOLICY.LayAwayDelay Nº de Dias de Latência).

Se não existir um registro válido na CTRPAYPOLICY com colunas CTRPAYPOLICY. LAWAYMONTHDAY e CTRPAYPOLICY.LayAwayDelay valoradas, a data de vencimento da fatura será igual a “data corente + 1 dia”.