Aba: Categorias de Atendimento


O termo categoria no IW significa tipos diferenciados de contrato no que se refere às regras de inclusão ou exclusão de medicamentos, materiais de enfermagem e dietas nos pacotes. Nos casos em que as regras de inclusão/exclusão de materiais/medicamentos/dietas nos tipos de diárias é sempre a mesma devemos cadastrar uma única categoria no contrato. Nas situações onde dependendo do tipo de diária (nível de complexidade) a relação de materiais/medicamentos/dietas inclusas em diária variam deve-se cadastrar uma categoria para cada tipo diferenciado de tratamento de exclusão de materiais/medicamentos/dietas.

A figura abaixo ilustra essa aba da F01040:


A edição nessa aba segue os moldes tradicionais de edição no IW, ou seja, clique no botão “Novo” para adicionar novas linhas no gride, preencha a coluna “Nome da Categoria” e clique no botão “Salvar” para inserir e/ou alterar edições realizadas.

 

Sub Aba: Nível de Complexidade x Categoria

Nessa aba devemos cadastrar quais tipos de diárias de home care se relacionam com quais “categorias” de regras de inclusão/exclusão de materiais/medicamentos/dietas.

IMPORTANTE: Deve-se estar atento para o valor do atributo “Tipo cálculo categoria” informado na primeira aba da F01040 que é determinante do método que será utilizado pelo sistema para a obtenção da categoria.

A figura a seguir ilustra essa aba da interface F01040:

  

 

Descrição das colunas

Nível de complexidade: combo Box populado com os tipos de diárias do regime de atendimento do contrato

Categoria: combo Box populado com as categorias cadastradas no contrato

Cobrar Diária / Mensalidade: determina se a orçamentação e cobrança será baseada em diárias ou em mensalidade

Regime de cobrança: determina o comportamento que o sistema irá assumir em relação às regras de inclusão de materiais/medicamentos/dietas e serviços nos tipos de diária de home care. Essa coluna poderá assumir um dentre os seguintes valores:

·         Pacote: nesse caso o IW irá considerar os recursos inclusos em diária declarados na aba “Pacote” bem como as regras de inclusão/exclusão de materiais/medicamentos/dietas declarados na categoria relacionada ao nível de complexidade (= tipo de diária).

·         Cobrar tudo: utiliza-se essa opção para os tipos de diárias em regime “aberto” (onde se cobra tudo da fonte pagadora)

·         Não cobrar nada: utiliza-se essa opção para regimes de pacote onde “tudo está incluso na diária”. Note: que o uso dessa opção simplifica bastante a configuração de pacotes nos quais cobra-se um valor de diária fixo com todos os itens do orçamento/faturamento inclusos na diária.

Não Cobrar medicamentos abaixo de: (Regra de exclusão de medicamentos de pacotes por limite de valor): Esse parâmetro permite determinar que não sejam cobrados “todos os medicamentos cujo valor de um unidade de medida de referência (*) seja menor do que o valor cadastrado nesse atributo.

(*) unidade de medida de referência é determinada pela coluna “
Qtde Ref. Calc. Valor Limite” (BUDGETDISCOUNTREF) configurado na 1ª aba da F01040 (e poderá ser 'unidade de medica de estoque” ou “quantidade de embalagem”)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Notas:

(a) Para ativar essa modalidade terá que ser configurado um valor maior do que zero para essa coluna. Exemplo: Para configurar um contrato com base em uma regra negociada onde “não serão cobrados medicamentos com valor abaixo de” 10 reais deveríamos valorar essa coluna com o valor 10.

(b) Para obter o valor de uma “unidade de medida de referência” o IW levará em consideração o desconto principal sobre a tabela de preços (configurado na aba “Tabelas de Preços” da F01040). Por exemplo: Vamos supor que a coluna “Qtde Ref. Calc. Valor Limite” esteja valorado com ‘unidade de medida de estoque’. Se o contrato está configurado para cobrar medicamentos por Brasíndice menos 10 % e um item tem valor de tabela Brasíndice 100,00 R$ para uma embalagem que contém 10 unidades de estocagem. Nesse caso o valor de uma unidade de estocagem seria 100 / 10 = 10. Aplicados os 10% de desconto principal teremos um valor de uma unidade de estocagem = 10 * 0,9 = 9,00 R$. Esse é o valor que será comparado com o limite de cobrança = 10,00 R$ para determinar se será realizada a cobrança ou não desse medicamento. Ou seja, nesse exemplo, estaríamos comparando 9,00 contra 10,00 R$ e, portanto, o item “não seria cobrado”.   Caso a coluna “Qtde Ref. Calc. Valor Limite” estivesse valorada com ‘quantidade de embalagem’ então o valor a ser comparado com o valor limite de cobrança seria o valor de uma embalagem, que nesse exemplo seria R$ 90 (100 menos 10% de desconto) e nessa condição esse medicamento não cairia na regra “não cobrar”. O fato do medicamento “não cair na regra de não cobrar medicamentos com valor abaixo denão implica necessariamente que o item será cobrado, nesse caso o IW irá processar as regras cadastradas na aba “parâmetros de responsabilidade” para calcular se o item deverá ser cobrado ou não.

Importante: Note que essa regra determina exclusivamente que “itens com valor abaixo do valor limite” não serão cobrados. Os itens com valor acima do limite de cobrança serão tratados de acordo com a regra que estiver configurada na aba “parâmetros de responsabilidade mat/med”.

Não Cobrar Mat. Enfermagem abaixo de: (Regra de exclusão de materiais de enfermagem de pacotes por limite de valor): Esse parâmetro tem um conceito análogo ao do parâmetro “Valor limite cobrança medicamentos” descrito acima com a única diferença que ele se aplica somente aos materiais de enfermagem.

Nota: O tratamento da “Regra de exclusão de medicamentos e materiais de enfermagem” admite que sejam configurados itens a serem expurgados da regra. Por exemplo: se existirem medicamentos e/ou materiais de enfermagem cujo valor de uma unidade de medida de referência (*) seja menor do que o valor limite, mas por algum motivo esses medicamentos “deverão ser cobrados da fonte pagadora” então esses itens deverão ser cadastrados na aba denominada “Exceções à regra Mat / Med”. O cadastramento desses itens nessa aba instrui o IW a simplesmente desconsiderar esses itens no tratamento da “Regra de não cobrar medicamentos ou materiais de enfermagem com valor abaixo de”. O que determinará se esses itens serão ou não cobrados da operadora serão os parâmetros configurados na aba denominada “Parâmetros Responsabilidade” da F01040”.


Atributos Relacionados a Descontos Diários por Franquia de Mat/Med


Existem alguns acordos comerciais onde o Home Care concede à Operadora um desconto diário fixado em reais sobre medicamentos, materiais de enfermagem, dietas ou sobre 2 ou 3 dessas categorias de recursos simultaneamente. Por exemplo, se for concedido um desconto de até 20 reais por dia em medicamentos isso significa que o home irá repassar para a Operadora somente a cobrança do que exceder ao valor de 20 reais por dia. Exemplo: Se um paciente for internado por 10 dias, então o sistema irá entender que até 200 reais (10 dias x 20 reais por dia) estarão inclusos na diária. Se a conta de medicamentos desse paciente atingir 240 reais então o IW irá lançar no orçamento / faturamento o valor integral de 240 reais e será realizado um outro lançamento com o valor do desconto (valor negativo, nesse exemplo igual a R$ -200,00).

IMPORTANTE: Os itens lançados no orçamento / faturamento como inclusos na diária (coluna quantidade inclusa na diária > 0) “não participam do cálculo da contabilização dos descontos por franquia diária. Tipicamente nesse tipo de regra comercial não são configurados ou lançados itens como inclusos na diária deixando que a contabilização dos descontos seja integralmente calculada pela regra de franquia diária. 

Para ativar a regra de cálculo de descontos por franquia diária os seguintes atributos devem ser valorados:

Tipo Recurso Incluso: Informe nessa coluna o “Tipo de Recurso” ou os “Tipos de Recurso” combinados sobre os quais irá incidir o desconto por franquia de valor diário. Abaixo exemplos das possíveis formas de valorar esse atributo:

·         0 – Quando o desconto for somente sobre medicamentos

·         1 – Quando o desconto for somente sobre Materiais de enfermagem

·         2 – Quando o desconto for somente sobre Dietas

Nota: Se o desconto for concedido para mais de um recurso, os códigos dos mesmos deverão ser configurados, conforme abaixo, separados pelo caracter “|” (pipeline):

·         0|1 – Quando o desconto incidir sobre medicamentos e materiais de enfermagem

·         0|2 – Quando o desconto incidir sobre medicamentos e dietas

·         1|2 – Quando o desconto incidir sobre materiais de enfermagem e dietas e

·         0|1|2 – Quando o desconto incidir sobre medicamentos, materiais de enfermagem e dietas

 

Código do Desconto: Esta coluna será valorada com o código SCC do desconto que será lançado na conta. Nota:  Utilizem nomenclatura que deixe claro quais categorias de materiais (medicamentos, materiais de enfermagem ou dietas) estão inclusos na regra do desconto. Exemplo: “Desconto Franquia Diária de Medicamentos” (caso o atributo “Tipo de Recurso” tenha sido valorado com “0” indicando que o desconto incide somente sobre “Medicamentos”); ou “Desconto Franquia Diária de Medicamentos / Mat Enfermagem” (caso o atributo “Tipo de Recurso” tenha sido valorado com “0|1” indicando que o desconto incide somente sobre “Medicamentos e Materiais de Enfermagem conjuntamente”.

Valor Incluso Diária: Informar o valor da franquia diária em R$ do desconto que está sendo concedido à Operadora.


IMPORTANTE
: Nos casos em que a contabilização / lançamento do desconto por franquia for diferenciado para as diferentes categorias “Medicamentos”, “Materiais de Enfermagem” OU “Dietas” utilizem os seguintes atributos complementares:


Código Desconto Mat. Enfermagem
:
Esta coluna será valorada com o código SCC que será utilizado para o lançamento do desconto no orçamento / faturamento exclusivamente para a categoria “Materiais de Enfermagem”. Nota: Escolha uma descrição para esse código que deixe claro a qual categoria de materiais o desconto de aplica. Exemplo: “Desconto Franquia Diária Materiais de Enfermagem”. IMPORTANTE: Diferentemente do 1º desconto descrito acima (que poderá incidir sobre mais de uma categoria de materiais dependendo do valor do atributo “Tipo Recurso Incluso”, esse desconto incidirá somente sobre “Materiais de Enfermagem”.


Valor de Mat. Enf incluso na Diária:
Informar o valor da franquia diária em R$ referente ao desconto incidente somente “Materiais de Enfermagem” exclusivamente.


Código Desconto Dieta:
Esta coluna será valorada com o código SCC que será utilizado para o lançamento do desconto no orçamento / faturamento exclusivamente para a categoria “Dietas”. Nota: Escolha uma descrição para esse código que deixe claro a qual categoria de materiais o desconto de aplica. Exemplo: “Desconto Franquia Diária Dietas”. IMPORTANTE: Diferentemente do 1º desconto descrito acima (que poderá incidir sobre mais de uma categoria de materiais dependendo do valor do atributo “Tipo Recurso Incluso”, esse desconto incidirá somente sobre “Dietas


Valor de Dieta incluso na Diária:
Informar o valor da franquia diária em R$ referente ao desconto incidente somente “Dietas” exclusivamente.

IMPORTANTE: Estejam atentos para não configurarem descontos de franquia em duplicidade. Por exemplo: Se o atributo “Tipo de Recurso Incluso” for valorado com “0|1” (incidência sobre Medicamentos e Materiais de Enfermagem) os atributos
Código Desconto Mat. Enfermagem e Valor de Mat. Enf incluso na Diária precisam ser deixados “em branco” caso contrário ocorrerá dupla contabilização de desconto sobre Materiais de Enfermagem.





Aba: Exceções Regra Mat/Med

Essa aba é utilizada para declarar exceções à “Regra de não cobrar medicamentos ou materiais com valor abaixo de um valor limite”. Lembrando que essa regra é ativada quando na aba “categorias de atendimento, (sub aba) Categorias x nível de complexidade” ao menos uma das colunas “Não cobrar medicamentos abaixo de (BILLINGMEDMINVALUE)” ou “Não cobrar materiais de enfermagem com valor abaixo de (BILLINGMATMINVALUE)” estiver valorada com um número maior do que zero.

Caso existam medicamentos e/ou materiais de enfermagem cujo comportamento comercial deva ser diferente do estipulado pela regra de limite de valor, exemplo: Para um contrato com unidade de medida de referência = “Embalagem” e que esteja com a regra de não cobrar materiais de enfermagem cujo valor de uma unidade de medida de embalagem seja menor do que R$ 10,00. E vamos supor que nesse acordo comercial um item tipo “Alcool SWAB” deverá ser cobrado (supondo que uma embalagem de Alcool Swab custe menos de R$10,00). Notem que, a aplicação da regra de valor (não cobrar itens cujo preço de uma unidade de medida de embalagem seja menor do que R$10,00 fará com que o sistema classifique o Alcool Swab como incluso no pacote. Para possibilitar a cobrança do Alcool Swab será necessário cadastrá-lo na aba “Exceções Regra Mat/Med”. A figura abaixo ilustra essa aba da F01040:

http://200.161.143.128:9090/IwHelp/Contratos_html_29ae4b56.jpg

IMPORTANTE
: Mais uma vez, reforçamos o fato de que, ao cadastrarmos o “Alcool swab” nessa aba da F01040 estamos “expurgando” o item “Alcool Swab da regra que determina “a não cobrança de itens cujo valor da embalagem custar menos de R$ 10,00”. Quando fazemos isso o comportamento comercial desse item passa a ser ditado pelas configurações realizadas na aba denominada “Parâmetros Responsabilidade”. Ou seja, para que o Alcool Swab seja efetivamente cobrado da Operadora será ainda necessário que as regras configuradas na aba “Parâmetros Responsabilidade Mat/Med” determinem que o mesmo seja cobrado da operadora.



Aba: Parâmetros de Responsabilidade

Essa aba é utilizada para declarar as regras de inclusão/exclusão de materiais/medicamentos/dietas no IW. A figura a seguir ilustra essa aba da interface F01040:

 

http://200.161.143.128:9090/IwHelp/Contratos_II_a_html_245ae4b9.jpg

O  botão de rádio (radio Bottom) situado no cabeçalho comuta a edição entre parâmetros de responsabilidade de “Medicamentos/Dietas” para parâmetros de responsabilidade de “Materiais de Enfermagem”.

A edição dos parâmetros de responsabilidade no IW envolve o preenchimento das seguintes sub abas:

 

Sub-aba: Responsabilidade pelo Fornecimento:

Nessa aba devem ser configurados os itens que são ou que não são fornecidos pelo home care. A edição desses itens envolve o preenchimento dos seguintes campos:

Medicamentos fornecidos pela Nossa Empresa: Esse campo normalmente é preenchido com um código de um “conjunto no scc” que expresse de forma o mais exta possível a relação de itens fornecidos pelo home care. Exemplo: Existem casos onde um home fornece todos os medicamentos prescritos menos as medicações VO. Pode-se declarar um código de conjunto no SCC do IW que expressse exatamente essa cláusula. Nota: Esse campo pode assumir valor null (significando que não existe um conjunto de itens fornecidos pelo home care)

Responsávei Fornec. Padrão”: Esse campo deve ser preenchido com o responsável pelo fornecimento default para todos os itens que fazem parte do conjunto declarado no campo “Medicamentos fornecidos pela Nossa Empresa”.

Caixa de Checagem (check-box): Dieta Inclusa”: se checado significa que, por default, todas as dietas são fornecidas pelo home care.

A declaração das informações descritas acima estabelece uma regra que abrange todos itens que fazem parte do cadastro do home care. Deve-se agora preencher o gride com as “exceções”, ou seja, com a enumeração dos itens que fogem à regra de conjunto estabelecida pelos parâmetros acima.

A edição nessa aba segue os moldes tradicionais de edição no IW, ou seja, clique no botão “Novo” para adicionar novas linhas no gride, preencha as colunas no gride e clique no botão “Salvar” para inserir e/ou alterar edições realizadas.



Sub aba: Responsabilidade pelo Pagamento

Nessa sub aba devem ser configurados os itens fornecidos pelo home care que devem ser cobrados ou não fonte pagadora (ou seja, itens inclusos ou não no pacote da diária). A figura a seguir ilustra essa sub aba:

 

http://200.161.143.128:9090/IwHelp/Contratos_II_a_html_mba6e27e.jpg

A edição desses itens envolve o preenchimento dos seguintes campos:

Medicamentos Inclusos em Pacote”: Esse campo normalmente é preenchido com um código de um “conjunto no scc” que expresse, de forma mais exata possível, a relação de itens fornecidos pelo home care que estão inclusos na diária. Nota: Esse campo pode assumir valor null (significando que não existe um conjunto de itens inclusos na diária do home care)

Responsável Pagto. Padrão: Esse campo deve ser preenchido com o responsável pelo pagamento default para todos os itens que fazem parte do conjunto declarado no campo “Medicamentos Inclusos em Pacote”.

Check-box”: se checado significa que, por default, todas as dietas fornecidas pelo home care estão inclusas em pacote (são seriam cobradas).

A declaração das informações descritas acima estabelece uma regra que abrange todos itens que fazem parte do cadastro do home care. Deve-se agora preencher o gride com as “exceções”, ou seja, com a enumeração dos itens que fogem à regra de conjunto estabelecida pelos parâmetros acima.

A edição nessa aba segue os moldes tradicionais de edição no IW, ou seja, clique no botão “Novo” para adicionar novas linhas no gride, preencha as colunas no gride e clique no botão “Salvar” para inserir e/ou alterar edições realizadas.