Configurando Scripts para Customização de Regras de Faturamento / Orçamentação


Nota
: Esse tópico é destinado a usuários administradores com status de desenvolvedores no IW.

O IW oferece na sua arquitetura de processamento recursos de extensão de regras comerciais através da possibilidade de se plugar scripts customizados em determinados contextos de processamento específicos (exemplo: Cálculo de orçamento, cálculo de faturamento, geração TISS).

Para efetivar a configuração de scripts deve-se basicamente realizar os seguintes passos:

Passo 1: Implementar o script contendo as regras customizadas no contexto de orçamento ou faturamento para uma data “Operadora” específica e publicá-lo através da seguinte interface : Menu – Administrador - (12) Importar / Exportar – (4) Export para Banco.

A figura a seguir ilustra a interface F00163:



Para cadastrar um novo script clique na opção <edit> na caixa de seleção no canto superior esquerdo da interface , conforme ilustrado acima. O IW irá lançar a caixa de diálogo ilustrada abaixo:




Para cadastrar o script clique no botão “Novo” e informe valores para os atributos obrigatórios que descrevermos a seguir:

Nome : Informe um nome para o script sendo criado
Diretório: Esse atributo não será utilizado nesse contexto (pode valorar por com “...”)
Nome Tabela: Esse atributo não será utilizado nesse contexto (pode selecionar uma tabela default, por exemplo TD_DUMMY__01 conforme ilustrado acima).
Comandos sql: Esse atributo é o mais importante, e é onde devem ser declarado o código “fonte” (comandos sql etc) do script.
Tipo Script : Informe “Banco de dados”.


IMPORTANTE:

(I) Exclusivamente nos contextos de cálculo de faturamento
o IW nativo passará os seguintes parâmetros para o script:

$P(1): ID: Corresponde ao ID do documento de faturamento sobre o qual o script deverá atuar.

$P(2): IDAdmission: Corresponde ao IDADMISSION (N° do atendimento no IW). Esse parâmetro será passado quando se tratar da transação de “recalcular o faturamento por atendimento” (transação gatilhada na F01126 especificamente na aba “Detalhe sintético” através do botão : “Calcular por atendimento

$P(3): Evaluate: Corresponde ao “regime de cálculo do faturamento” que foi originalmente utilizado na geração do DOC de faturamento. Nota: Nem sempre esse parâmetro terá uso prático na lógica de processamento do script (a passagem desse parâmetro para o script visa permitir customizações diferenciadas em função do tipo regime de cálculo sendo executado).



(II) Exclusivamente nos contextos de Cálculo de orçamento
o IW nativo passará o seguinte parâmetros para o script:

$P(1): ID: Corresponde ao ID do orçamento sobre o qual o script deverá atuar.



Passo 2: Após publicar e “realizar testes que garantam a exatidão e a robustez” do script , para que o script seja executado automaticamente deve-se cadastrar o ID desse script no cadastro de “Pessoas Jurídica” no registro referente à “Operadora”. O IW oferece um conjunto de atributos no cadastro de Pessoa Jurídica (tabela GLBENTERPRISE) para receber o ID do script que será executado automaticamente pelo IW em diferentes contextos. A tabela a seguir apresenta esses atributos:


Nome da Coluna

Conceito

IDLOADTABLE

Essa coluna recebe o ID do script que deverá ser executado no contexto da geração do TISS (Interface F01447 , ao clicarmos no botão “Gerar TISS”)

IDBUDGETSCRIPT

ID do script que será executado automaticamente pelo IW na transação “calcular orçamento”

IDPAYMENTSCRIPT

ID do script que será executado automaticamente pelo IW na transação “calcular faturamento” (Interface F01126 : Tanto na primeira aba (botões “Gerar Doc” e “Simular Doc” , quanto na segunda aba (botão “Recalcular”) , quanto na aba de detalhe analítico (“Calcular por Atendimento”).