Edições Complementares em Prescrições Médicas


O IW oferece recursos de edição complementar abrangendo tanto a prescrição médica quanto as prescrições de enfermagem e prescrição de materiais.

A edição complementar sobre uma prescrição médica permite editar prescrições médicas que já foram previamente liberadas para a dispensação. Essa funcionalidade oferece as seguintes possibilidades:

(a) Suspender um item de uma prescrição médica
(b) Introduzir uma nova medicação em uma prescrição vigente
(c) Alterar um item de uma prescrição médica (dosagem, frequência, instruções etc)


IMPORTANTE
:

(a) A realização de “Edições complementares” sobre prescrições previamente liberadas será permita “somente sobre prescrições” que estejam correntemente vigentes ou que entrarão ainda em vigência (ou seja, a data de “término de vigência da prescrição não poderá ser menor do que a data e hora correntes).

(b) As edições complementares realizadas são propagadas automaticamente para a guia de dispensação no ato da salva dessas edições complementares sem a necessidade de realização de nenhum processo posterior (geração de lista de verificação ou liberação). Nota: No caso de adição de uma nova medicação “referenciando um kit de materiais” o sistema fará também o registro automatizado desse kit na prescrição de materiais e também irá gerar as movimentações de dispensação dos materiais desse kit (dessa forma é possível por exemplo adicionar uma nova medicação com via de acesso EV (endovenosa) de forma simples e direta com a geração das necessidades de dispensação complementares completas (tanto o medicamento como os materiais e diluentes requeridos que integram o kit de aplicação desse medicamento serão devidamente adicionados na guia de dispensação para envio ao domicílio).

(c) Esse recurso quando bem aplicado simplifica bastante o processo de gestão de antibioticoterapias e alterações de conduta medicamentosa em geral eliminando a necessidade de geração de prescrições de substituição. A adoção da prática de edições complementares em prescrições possibilita a manutenção dos ciclos de prescrição bem definidos e inalterados ao longo de todo o atendimento dos pacientes. Nota: O parâmetro global (interface 151) denominado CAP_PRESC_OVERLAP_BLOCK poderá ser ativado para bloquear o registro de prescrições de substituição no sistema.

(d) O IW implementa um sistema de intertravamento para “impedir que ocorram simultaneamente: (a) edições complementares
sobre uma mesma prescrição por dois usuários distintos e (b) transações de dispensaçãosobre uma prescrição que estiver sendo editada. Por exemplo: Caso um prescritor tente realizar uma edição complementar sobre uma prescrição que esteja correntemente sendo dispensada (quando a caixa de diálogo de registro de dispensação F01515 estiver aberta sobre essa prescrição indicando que existe uma atividade de dispensação em andamento) será emitida mensagem orientativa ao prescritor informando o nome do profissional do dispensário que está “locando” a prescrição. Esse intertravamento funcionará também no sentido oposto da seguinte forma: Se um profissional do dispensário tentar lançar a caixa de diálogo F01515 para realizar a dispensação de uma prescrição que esteja sendo editada pelo prescritor (esteja com a caixa de diálogo F01580 aberta sobre essa prescrição indicando que existe uma atividade de edição complementar em andamento sobre essa prescrição) será emitida mensagem de orientação ao profissional do dispensário informando o nome do usuário prescritor que está “locando” essa prescrição. Esse intertravamento também ocorrerá caso dois usuários “distintos” tentem entrar para realizar edições complementares sobre uma mesma prescrição ao mesmo tempo. Nota (1): O Intertravamento não será ativado caso “um mesmo usuário” acesse duas instâncias distintas do IW e se posicione para editar a mesma prescrição (nessa condição o intertravamento não fará sentido). Nota (2): Para desbloquear possíveis ocorrências de “bloqueio” (deadlock) relacionadas ao inter-travamento de prescrições o IW oferece “no painel de prescrição do prontuário” um botão denominado “Desbloquear que irá retirar as marcações de intertravamento da prescrição liberando a prescrição para operações normais (esse tipo de situação poderá ocorrer em situações atípicas como por exemplo: um profissional bloquear uma prescrição e se ausentar longamente da empresa sem desfazer o bloqueio).

(e) O IW implementa duas notificações automatizadas de apoio à gerenciamento das edições complementares a saber: (e.1) Notificação de ID = 12362: Essa notificação é emitida sempre que ocorrerem edições complementares sobre “Prescrição Médica” ou “Prescrição de Materiais”. A incidência dessas edições gera naturalmente uma demanda por “liberação das edições complementares” antes que os efeitos das mesmas sejam percebidos pela central de dispensação na farmácia. Será importante configurar os gestores que desempenham a função de liberação das edições complementares em prescrições como destinatários dessa notificação. (e.2) Notificação de ID = 12343: Essa notificação é gerada sempre que se realiza a liberação de prescrições para o dispensário (atua em liberações normais de prescrições e também atua sobre liberações de “edições complementares em prescrições”. É fundamental que os gestores da central de dispensação recebam essa notificação com uma forma de alerta complementar (além das pesquisas na central de controle da dispensação F01069) para melhorar eficiência no atendimento das dispensações complementares.


IMPORTANTE: A liberação dessa funcionalidade no IW depende de ativação de parâmetro global (interface 151) denominado CAP_PRESC_COMPLEMENT_ENABLED. Esse parâmetro deverá existir na base de dados e estar valorado com 1 para que o modo de edição complementar de prescrições seja ativado (a ativação desse parâmetro com valor 2 também é permitida oferecendo um modo de edição que permitirá realizar edições complementares em prescrições pregressas e não somente prescrições que estejam correntemente vigentes. Esse modo especial de ativação não é recomendado pela Incoway, e deverá ser utilizado somente excepcionalmente para realizar correções pontuais relacionadas a erros de processo).

 

Realizando Edições Complementares em Prescrições

A figura a seguir ilustra o momento em um usuário do IW clicou no botão “Editar” do painel “Prescrição Médica” no prontuário eletrônico (em uma condição onde o parâmetro está ativo). Nessa condição o IW irá avaliar de forma automatizada se a prescrição selecionada ainda está vigente, ou seja, somente prescrições vigentes ou futuras podem nominalmente receber edições complementares.

 


Conforme ilustrado acima, se a prescrição em foco de edição puder receber edições complementares o IW irá emitir a mensagem explicativa para o usuário perguntando se ele deseja realizar uma edição complementar. Quando o usuário clicar no botão “Sim” ilustrado acima o IW lançará a mesma caixa de diálogo “F01580 – Edição de Prescrições Médicas” rotineiramente utilizada para editar prescrições médicas, em geral, porém essa interface estará operando no modo especial de “Edição complementar”.

A figura, a seguir, ilustra a interface F01580 no modo especial de “Edição Complementar”:


Notem a presença dos botões “Alterar Iteme “Suspender Item” posicionados na barra de botões no centro da interface. Além disso todas as colunas no gride que apresenta os itens da prescrição ficam “não editáveis” (não será possível realizar edições complementares diretamente no gride mas sim através dos botões “Alterar Item” e “Suspender Item”. O botão “Novo Item” também fica habilitado para permitir a introdução de novas medicações em prescrições complementares).



Suspendendo uma Medicação

Para suspender uma medicação selecione o item da prescrição que será suspenso no gride e clique no botão “Suspender Item” (esse botão será automaticamente habilitado quando houver uma seleção válida no gride). Ao clicamos no botão “Suspender Item” o IW irá emitir a caixa de diálogo ilustrada a abaixo:


O usuário deverá informar data e hora do “início de vigência da suspensão do item” (se refere à data a partir da qual o item deixará de ser administrado no paciente). O usuário (prescritor) deverá também informar em um campo descritivo alguns comentários (justificativa) sobre a suspensão do item de prescrição. Essa informação ficará gravada nos registros de controle do sistema. Após valorar os campos “Data Suspensão” e “Comentários Gerais” o usuário deverá clicar no botão “ok”, o sistema então apresentará a caixa de diálogo ilustrada abaixo para identificação formal do “prescritor responsável” pela suspensão do medicamento na prescrição:


Na grande maioria das vezes o prescritor das alterações de conduta é o próprio usuário (médico) logado no IW, mas podem ocorrer situações onde o médico do paciente passe por telefone uma alteração de conduta que será registrada no sistema por outro profissional (outro médico ou mesmo um profissional administrativo). Caso o “prescritor” seja diferente do profissional logado clique no botão “Selecionar Profissional” ilustrado na interface acima para localizar o profissional que será registrado como sendo o “prescritor responsável pela alteração de conduta na prescrição médica do paciente”.

Nota: Observem a presença da coluna “Tipo Edição” no gride da prescrição médica. No caso de “interrupção de uma medicação” a coluna “Tipo edição” será valorada com 1 = “Item Suspenso” conforme pode ser observado na figura abaixo:




Adicionando uma nova medicação

Para introduzir uma nova medicação na prescrição do paciente clique no botão “Novo item” na caixa de diálogo de edição da prescrição. O IW irá abrir a caixa de diálogo ilustrada abaixo:


Informe o “esquema” de prescrição da nova medicação e clique no botão “Ok” e o IW irá exibir a seguinte caixa de diálogo:


Informe a data e hora do início da nova medicação e informe o motivo pelo qual essa medicação está sendo introduzida (campo “Comentários gerais”) e clique no botão ok. Em seguida o IW irá abrir a caixa de diálogo correspondente ao “esquema” selecionado no passo anterior. Por exemplo, no caso de esquema “medicação / dieta industr.” seria exibida a caixa de diálogo abaixo:


Informe todos os atributos referentes à prescrição da nova medicação e clique no botão “ok”. O IW irá transportar o novo item para o gride de edição da prescrição médica conforme ilustrado abaixo:


Para concluir a inserção da nova medicação na prescrição clique no botão “Salvar”.

Nota: Observem a presença da coluna “Tipo Edição” no gride da prescrição médica. No caso de “inserção de nova medicação” a coluna “Tipo edição” será valorada com 4 = “Item adicionado”.


Alterando a prescrição de uma medicação

Para “alterar” um item da prescrição selecione um item no gride correspondente ao medicamento cuja conduta será alterada e clique no botão “Alterar Item” (esse botão será automaticamente habilitado quando houver uma seleção válida no gride). Ao clicamos no botão “Alterar Item” o IW irá emitir a caixa de diálogo ilustrada a abaixo:

 


O usuário deverá informar data e hora do início de vigência da “alteração do item”. O usuário (prescritor) deverá também informar um campo textual com comentários (justificativa) sobre a alteração do item de prescrição. Essa informação ficará gravada nos registros de controle do sistema e estará diponível em relatórios e no próprio layout impresso da prescrição que sofreu a edição complementar. Após valorar os campos “Data Alteração” e “Comentários Gerais” o usuário deverá clicar no botão “ok”, o sistema irá então apresentar a caixa de de diálogo típica de edição do “esquema” correspondente ao item sendo editado. No exemplo acima estamos editando um item cujo “esquema” é “medicamento / dieta”, nessa condição o IW irá emitir a caixa de diálogo que ilustramos a seguir:




O usuário deverá efetivar as alterações sobre o item na caixa de diálogo e clicar no gotão “ok”. Nesse momento o IW irá exibir retornar fechará a caixa de edição do item e habilitará o botão “ (ficará acesso em cor vermelha). Ao clicar no botão “Salvar” o IW exibirá a caixa de diálogo para identificação do “prescritor responsável pela alteração da conduta” conforme ilustrado a seguir:




Informe o profissional prescritor responsável pela alteração de conduta e clique no botão “ok” para que a alteração seja efetivamente salva no sistema.

Notas: (a) Internamente o IW, sempre que for registrada uma “alteração” em um item de prescrição o IW registrará automaticamente a “suspensão” do item na condição de prescrição anterior e adicionará um item (relacionado ao item suspenso) com os novos valores de atributos do item após a alteração.

(b) Notem a presença da coluna “Tipo Edição” no gride da prescição médica. No caso de “alteração de um item prescrito” o item “anterior à alteração” ficará com “Tipo edição = 2 = Alteração (Item suspenso)” e o item após a alteração ficará com “Tipo edição = 3 = Alteração (Item adicionado)”. A figura a seguir ilustra essas informações:


IMPORTANTE:  Sempre que realizamos uma edição complementar em prescrições o IW irá gerar uma notificação automática (id mensagem = 12362). Será importante acessar o cadastro de mensagem e direcionar como destinatários da mesma os gestores do paciente e do dispensário para que os mesmos sejam alertados sobre a ocorrência da edição complementar na conduta medicamentosa do paciente.

A figura a seguir ilustra a interface de configuração das notificações automáticas no IW: Na segunda aba dessa interface você deverá inserir a relação de profissionais destinatários dessa notificação.


A figura a seguir ilustra um caso de envio da notificação automatizada de alerta de ocorrência de prescrições complementares:





Removendo Edições Complementares sobre Prescrição Médica

O IW irá permitir a remoção de edições complementares desde que obedecendo às seguintes regras:

(a) Somente edições complementares que ainda não foram liberadas podem ser removidas
(b) Somente itens “adicionados” podem ser removidos

Essa funcionalidade é particularmente útil em casos onde ao adicionar um medicamento através de uma edição complementar comete-se um equívoco e é adicionado um medicamento errado e se deseja simplesmente “desfazer a operação” para que não fique registrado o item equivocado na prescrição.

Essa operação não poderá ser adotada sobre itens suspensos uma vez que a suspensão do item já se traduz na alteração dos cronogramas da prescrição com efeitos sobre a guia de dispensação (mesmo que ainda não tenham sido liberadas). A figura a seguir ilustra uma situação onde selecionamos um item “suspenso” através de edição complementar e o tentamos remover (clicamos no botão “Excluir”), notem a mensagem de crítica emitida e a operação não será permitida.

 

No nosso exemplo selecionamos o item com cor azul “item adicionado” e clicamos no botão “Excluir”, nesse momento o IW irá emitir mensagem de alerta ilustrada abaixo:

Se clicamos no botão “Sim” confirmando que desejamos continuar com a operação o item será removida da prescrição conforme ilustramos abaixo:

 



Impressão da Prescrição Médica com Edições Complementares

A figura a seguir ilustra a prescrição impressa após o registro da alteração na prescrição médica. Notem que o cronograma de administração da “Ceftriaxona” foi interrompido automaticamente (não contendo mais doses com administração após o dia 18/02/2016 às 08:00 que foi a data de vigência da alteração). O cronograma de administração da “Clindamicina” também irá se iniciar a partir da data de vigência da alteração.

Notem também a presença automatizada de um sub-relatório com os detalhes das edições realizadas com informações do tipo: data da edição complementar, usuário que realizou a edição, médico responsável pela alteração de conduta, tipo de edição realizada, flag indicando se a prescrição complementar foi assinada pelo médico responsável etc. A figura a seguir ilustra esse sub-relatório que apresenta os controles sobre edições realizadas em prescrições médicas:

 

 

Para cada grupo de edições (**) será gerado um ID de controle diferenciado.

(**) Um “grupo de edições” consiste no conjunto de edições realizadas pelo usuário antes de clicar no botão salvar”. Ou seja, o usuário poderá realizar várias edições complementares, deixando as informações das alterações em memória, e depois clicar no botão “Salvar” para persitir todas as edições complementares de uma única vez. Esse conjunto de “edições complementares” receberá um mesmo “ID Controle”, conforme pode ser observado na imagem acima. Cada “ID Controle” irá gerar um “cabeçalho de identificação das edições complementares” (com cor de fundo verde) e logo abaixo do cabeçalho serão exibidos os detalhes das edições complementares realizadas pelo prescritor.

Nos casos em que o “médico responsável pela alteração de conduta do paciente” tiver assinado a edição complementar será emitida a frase “Assinado Eletronicamente por “<nome do médico>”. Se a imagem da assinatura desse médico tiver sido cadastrada no IW essa imagem será exibida ao lado desse texto (vide ilustração acima).



Liberação das Edições Complementares Realizadas para Dispensação

As edições complementares realizadas em prescrições médicas serão percebidas no dispensário somente após a liberação para dispensação dessas edições complementares. A liberação para dispensação é uma etapa importante na qual podem ocorrer ainda análises contratuais para certificar, principalmente nos casos onde novas medicações estarão sendo introduzidas no tratamento dos pacientes, que todos os medicamentos que serão dispensados estão cobertos contratualmente pelo plano de saúde do paciente.

Para efetivar a liberação das edições complementares acesse a aba “Lista de Verificação” do painel “Prescrições” (as liberações de prescrições complementares também poderão ser realizadas através da interface F01823).

A figura a seguir ilustra o processo de liberação de prescrição complementar através da aba “Lista de Verificação” do painel “Prescrições” do prontuário eletrônico:


Notem a presença do botão “Lib. Presc. Compl.” presente na ilustração acima. Clique nesse botão para que o sistema lance a interface F01823 devidamente posicionada sobre edições complementares exclusivas da prescrição médica em foco no prontuário. A figura a seguir ilustra a interface F01823 lançada a partir do prontuário eletrônico do paciente:



Notem que no cabeçalho da interface o campo “ID Prescrição” estará devidamente valorado com a prescrição em foco no prontuário eletrônico. Para proceder a liberação da prescrição complementar basta selecionar a linha no gride desejada e clicar no botão “Liberar”.

A figura a seguir ilustra a interface “F01823 – Lista de Edições Complementares” lançada diretamente do menu ou de um painel de navegação do IW. Notem que nessa forma de navegação o campo “ID Prescrição” presente no cabeçalho estará em branco e estará editável. Você poderá digitar um ID de uma prescrição específica ou simplesmente informar um período de tempo para filtragem (valorando os campos Data Início e Data Fim) e sem seguida clique no botão “Pesquisar”.

O processo de liberação é bastante simples, basta selecionar a edição complementar desejada para liberação e clicar no botão “Liberar”.

Nota: A liberação incidirá sobre todos as linhas do gride que estiverem associados a um mesmo “ID Ctr. Edição Presc. Médica” ou a um mesmo “ID Ctr Edição Presc. Materiais”.

IMPORTANTE:

(a) Itens que estiverem sendo “suspensos” terão suas quantidades a serem dispensadas (na guia de dispensação) instantaneamente reduzidas (mesmo antes da liberação da prescrição complementar). Esse mecanismo visa, nos casos em ainda existirem pendências de dispensação, que essas pendências sejam rapidamente atualizadas (abatendo as quantidades dos itens suspensos) para evitar dispensações desnecessárias de itens que teriam que ser devolvidos ao dispensário futuramente. Já os itens que estiverem sendo “adicionados” na prescrição: esses itens somente ficarão visíveis para o dispensário após a “liberação da prescrição complementar” (esse comportamento tem como objetivo evitar que sejam dispensados itens que ainda não passaram por aprovação contratual evitando possíveis glosas).

(b) Sempre que forem liberadas edições complementares no IW será gerada uma notificação automatizada de ID = 12343: Essa notificação é gerada sempre que se realiza a liberação de prescrições para o dispensário (atua em liberações normais de prescrições e também atua sobre liberações de “edições complementares em prescrições”. É fundamental que os gestores da central de dispensação recebam essa notificação com uma forma de alerta complementar (além das pesquisas na central de controle da dispensação F01069) para melhorar eficiência no atendimento das dispensações complementares.

 

 

 

Aspectos Relacionados com a Dispensação de Edições Complementares de Prescrições Médicas

Em caso de edição complementar no que se refere à dispensação de medicamentos teremos os seguintes cenários possíveis:

(a) Houve aumento de dosagem de um medicamento prescrito

a.1 – O medicamento já havia sido dispensado integralmente

Nesse caso será gerado uma nova movimentação na guia de dispensação com a quantidade complementar requerida do medicamento que teve o aumento de dosagem na prescrição.


a.2 – O medicamento já havia sido dispensado parcialmente

Nesse caso o sistema irá aumentar a quantidade do movimento contendo o saldo a dispensar da medicação que teve o aumento de dosagem na prescrição.

a.3 – O medicamento ainda não tinha sido dispensado

Nesse caso o sistema irá aumentar a quantidade a ser dispensada com a quantidade complementar requerida devido ao aumento da dosagem do medicamento na prescrição.


(b) Houve redução de dosagem de um medicamento prescrito

b.1 – O medicamento já havia sido dispensado integralmente

Nesse caso não será realizada nenhuma compensação de quantidade na dispensação. O excesso do medicamento no domicílio deverá retornar pela logística natural de recuperação dos itens excedentes no domicílio. Após o registro da devolução as quantidades excedentes serão abatidas automaticamente no faturamento.

b.2 – O medicamento já havia sido dispensado parcialmente

Nesse caso o IW irá abater a quantidade excedente da quantidade da movimentação contendo o saldo a dispensar. Dependendo da redução da quantidade e do saldo a dispensar esse saldo poderá ser zerado ou apenas reduzido.

b.3 – O medicamento ainda não tinha sido dispensado

Nesse caso o sistema irá alterar a quantidade do movimento ainda a dispensar na guia de dispensação.



(c) Houve introdução de uma nova medicação

Nesse caso o sistema irá gerar uma nova movimentação na guia de dispensação com a quantidade requerida da nova medicação.

 

(d) Houve suspensação de uma medicação

b.1 – O medicamento já havia sido dispensado integralmente

Nesse caso não será realizada nenhuma compensação de quantidade na dispensação. O excesso do medicamento no domicílio deverá retornar pela logística natural de recuperação dos itens excedentes no domicílio. Após o registro da devolução as quantidades excedentes serão abatidas automaticamente no faturamento.

b.2 – O medicamento já havia sido dispensado parcialmente

Nesse caso o saldo a dispensar do medicamento será zerado (eliminação da pendência da guia de dispensação).

b.3 – O medicamento ainda não tinha sido dispensado

A guia de dispensação será atualizada eliminando-se a pendência de dispensação desse item.

 

 

Casos de Uso (Exemplos) de Edições Complementares de Prescrições


(a) Procedendo a Troca de uma Medicação

(a.1) – Processo de Edição da Prescrição Médica

Vamos supor a data corrente seja 11/02/2016 às 09:25 e que tenha sido prescrita a medicação “Ceftriaxona” (Rocefin) 1g de 12/12 horas, 24 doses a partir do dia 08/02/2016 00:00 A figura a seguir ilustra essa prescrição:

 


No nosso exemplo, vamos admitir a hipótese de que o tratamento com esse antimicrobiano não estivesse surtindo efeito e o médico optasse por substituir “Ceftriaxona” por “Clindamicina”. Note que o prescritor terá que decidir a “partir de quando deverá valer a alteração de conduta”. Notem que no nosso exemplo a próxima aplicação de “Ceftriaxona” correntemente prescrita seria na data corrente (11/02/2016) às 12:00. Se o médico optar por substituir o medicamento a partir da “data e hora correntes” então a próxima aplicação da “Ceftriaxona” já seria substituída por “Clindamicina”: Isso implicará em um esforço logístico importante de enviar o novo medicamento ao domicílio antes das 12:00 da data corrente. Uma outra decisão também aplicável, seria o médico optar por estabelecer a “data a partir da qual valerá a alteração ser o dia seguinte (dia 12/02/2016 às 08:00): Nessa hipótese a equipe de logística teria um prazo de até amanhã às 12:00 para enviar a nova medicação. No nosso estudo de caso vamos adotar a segunda opção, ou seja, na data corrente (11/02/2016) o paciente ainda tomará “Ceftriaxona” às 12:00 e às 24:00 e a partir do dia seguinte às 12:00 passará a ser administrada a “Clindamicina”.

Para proceder a edição complementar sobre essa prescrição selecionamos a mesma no gride da primeira aba do painel “Prescrições” do prontuário eletrônico e clicamos no botão “Editar”, o IW emitirá a seguinte mensagem de orientação:


Clicamos na opção “Sim” para realizar a edição complementar fazendo com o que o IW emita a caixa de diálogo F01580 que ilustramos a seguir:



Notem a presença dos botões “Alterar Item
e “Suspender Item” posicionados na barra de botões no centro da interface. Clicamos no botão “Alterar Item” fazendo que o IW emita a seguinte caixa de diálogo:

 


Informamos os seguintes valores: Data da Alteração = 12/02/2016 08:00 e comentários: “Substituição do antibiótico devido a não eficácia da medicação anteriorconforme ilustrado. Clicamos no botão “ok”. Nesse momento o IW irá abrir a caixa de diálogo para “edição” das alterações propriamente ditas conforme ilustrado a seguir:

 



Fizemos as seguintes edições:

(a) Substituímos o medicamento “Ceftriaxona 1gr” por “Clindamicina 600mg”
(b) Substituímos a dosagem de 1gr para 600 mg


Em seguida clicamos no botão “ok”. O IW irá emitir caixa de diálogo ilustrada abaixo solicitando que seja informado o “prescritor responsável pela alteração de conduta:


Na grande maioria das vezes o prescritor é o próprio usuário logado no IW, mas podem ocorrer situações onde o médico do paciente passe por telefone, por exemplo, uma alteração de conduta que será registrada no sistema por outro profissional (outro médico ou mesmo um profissional administrativo). Caso o “prescritor” seja diferente do profissional logado clique no botão “Selecionar Profissional” ilustrado na interface acima para localizar o profissional que será registrado como sendo o “prescritor responsável pela alteração de conduta na prescrição médica do paciente”.

Após a realização da salva da alteração veremos que o IW irá sinalizar as edições complementares realizadas na prescrição conforme pode ser observado através da ilustração abaixo:


Em seguida clicamos no botão “Salvar” para efetivar a alteração na prescrição médica.

Observem como ficaram os cronogramas de aplicação dos medicamentos:

Cronograma de aplicação da Ceftriaxona: Notem que foram mantidas as doses anteriores a “12/02/2016 08:00”


Cronograma de aplicação da “Clindamicina”: Notem que esse cronograma se inicia após a data de início de vigência da alteração:




(a.2) - Obtendo a Impressão da Prescrição após a alteração da medicação

Notem que o cronograma da “Ceftriaxona 1gr” foi corretamente interrompido na data de vigência da alteração e o item “Clindamicina
600mg” teve seu cronograma iniciado também na data de vigência da alteração que realizamos. Além disso, notem que foi acrescentado um novo “Capítulo” no modelo da prescrição impressa contendo os detalhes da “edição complementar” que foi realizada contendo informações como: data e hora da vigência da alteração, médico responsável pela alteração, profissional que registrou a alteração, data e hora do registro da edição complementar e justificativa referente à alteração de conduta medicamentosa do paciente.


(a.3) – Procedendo da liberação da prescrição complementar para dispensação

Acesse o aba “Lista de Verificação” especificamente a sub aba “Todos Materiais”. Nessa aba você verá o botão denominado “Lib. Presc. Compl”. Acione esse botão efetive a liberação da edição complementar realizada.

IMPORTANTE: Somente após a liberação da prescrição complementar os itens que foram adicionados na edição complementar estarão visíveis para dispensação na interface F01069 / F01515 (central de controle de dispensação). O processo de “liberação da prescrição complementar é particularmente importante para empresas que operam o processo de dispensação com regras de bloqueio de liberação de itens sem lastro orçamentário (pois nessa etapa será verificado se os itens adicionados já foram devidamente aditivados.

 

 

(a.4) - Processo de Dispensação da Prescrição Complementar

Nesse exemplo será gerada uma dispensação complementar sobre a mesma prescrição no que se refere ao medicamento “Levofloxacino 500mg” que não existia na guia de dispensação previamente gerada. Com relação ao medicamento “Ceftriaxona 1gr” o comportamento na dispensação irá depender se esse medicamento já havia sido dispensado parcial ou integralmente até o momento anterior ao registor da edição complementar no IW da seguinte forma: Caso o medicamento “Ceftriaxona 1gr” não tivesse sido dispensado totalmente, o IW faria a compensação de quantidade “reduzindo a quantidade a ser dispensada” de modo a corrigir a quantidade necessária desse medicamento (note que no nosso exemplo fizemos a substituição da “Ceftriaxona 1gr” pelo “Levofloxacino 500mg” com início de vigência em “20/11/2015 00:00:00” , ou seja, permaneceu um cronograma ainda vigente com aplicações de “Ceftriaxona 1gr” que foi encurtado no tempo mas não foi extinguido). Caso a “Ceftriaxona 1gr” já tivesse sido dispensada integralmente não haveria nenhuma “compensação possível” a ser realizada não havendo alteração sobre item no que se refere à dispensação (esse item será recuperado pela logística e dará entrada futuramente no estoque abatendo do faturamento quando calculado pelo “realizado” e, quando se opera em regime de faturamento pelo “orçado” o cálculo automatizado dos aditivos fará a correção das quantidades a valores orçados/aditivados (redução da quantidade de “Ceftriaxona 1gr” e acréscimo das quantidades de “Levofloxacino 500mg”.

 

 

 

(b) Suspendendo uma Medicação

(b.1) – Processo de Edição da Prescrição Médica

Para suspender uma medicação, na interface F01580 deveremos utilizar o botão “Suspender Item” conforme ilustração abaixo:

Note que a coluna “Tipo de Edição” (EDITIONTYPE) nesse caso ficará valorado com “1 = Item suspenso”.

A figura a seguir ilustra esse tipo de edição:

No nosso exemplo estaremos tratando de uma prescrição médica que cita uma medicação “Ceftriaxona (Rocefin) 1 gr” iniciando no dia “05/02/2016 às 00:00 horas sendo prescritas 24 doses com frequência de 12/12 horas:



A figura a seguir ilustra o cronograma de aplicação dessa medicação:




Nesse caso já houve geração da lista de verificação e liberação para a dispensação pela farmácia, mas a dispensação “ainda não ocorreu”. Se observarmos a aba “Lista de verificação” teremos a seguinte imagem:



Notem que temos uma quantidade de 24 unidades de “Ceftriaxona” a serem dispensadas. Na interface de gerenciamento do dispensário teríamos a seguinte visão:



Igualmente observamos naturalmente a pendência de 24 unidades de “Ceftriaxona” aguardando a dispensação.

Vamos supor que nesse exato momento o prescritor opte por suspender essa medicação. Para proceder a suspensão o prescritor deverá simplesmente selecionar novamente a prescrição desse paciente no prontuário eletrônico, navegar para a segunda aba e clicar no botão “Editar” , o IW irá emitir a seguinte caixa de diálogo:


O prescritor deverá clicar no botão “Sim” para entrar justamente no modo de “edição complementar” dessa prescrição e o IW irá abrir a caixa de diálogo F01580 que ilustramos a seguir:


Notem a presença do botão “Suspender item”, o prescritor deverá selecionar a linha referente ao medicamento a ser suspenso e clicar nesse botão fazendo com que o IW apresente a seguinte caixa de diálogo:


Informe a data da suspensão (data a partir da qual o paciente não deverá mais tomar a medicação “Ceftriaxona 1 gr” do nosso exemplo) e o motivo pelo qual o medicamento está sendo suspenso. No exemplo acima estaremos interrompendo o uso da “Ceftriaxona” pelo paciente a partir do dia “06/02/2016 06:00”. Em seguida clicamos no botão “ok” e o IW irá fechar a caixa de diálogo acima e exibirá a seguinte posição de dados na interface de F01580:


Notem a coluna “Tipo edição” sinalizada na cor vermelha informando “Item suspenso”. Em seguida clique no botão “Salvar” para proceder a suspensão da “Ceftriaxona”. Se observamos agora o cronograma de aplicações desse item veremos:

 



Notem que nas doses com data de aplicação posteriores a “06/02/2016 06:00” ficaram todas com a coluna “Qtde Ajustada” (quantidade expressa na unidade de medida de estocagem de cada aplicação programada) igual a zero.



(b.2) - Processo de Dispensação da Prescrição Complementar

Se verificarmos no momento corrente desse exercício a posição da guia de dispensação teríamos a seguinte imagem:



Notem antes tínhamos uma guia de dispensação com quantidade = “24” unidades da “Ceftriaxona” e agora passamos a ter automaticamente uma guia de dispensação com quantidade corrigida automaticamente para “3” unidades (justamente a quantidade necessária para administrar Ceftriaxona até a última dose anterior à data de suspenção da mesma (06/02/2016 06:00).

Nota: Essa correção “automatizada de quantidades a serem dispensadas de itens suspensos” incidirá naturalmente somente sobre “saldos ainda dispensados” pela farmácia. Nos casos onde a farmácia já tiver dispensado o medicamento suspenso o sistema não fará nenhuma compensação automatizada (esses casos entrarão no fluxo nominal de retirada dos itens excedentes no domicílio e registro de devolução no dispensário do Home Care).



Aspectos Técnicos e Parametrizações Relacionados com Edições Complementares em Prescrições


(a) Aspectos relacionados a traduções e configurações de gride requeridos para ativação do modo de edição complementar

Ao habilitar a edição complementar em prescrições médicas, na configuração do gride superior exibido a coluna “EDTIONTYPE” deverá ser configurada como visível (preferencialmente posicionado logo no início do gride).

Essa coluna deverá ser associada à constante padronizada denominada K_CAP_PRESC_EDITION_TYPE, cujos valores de referência citamos abaixo:

Valores de referência:

0 Item original
1 Item suspenso
2 Alteração (Suspenso)
3 Alteração (Adicionado)
4 Item adicionado



(b) Aspectos referentes à modelagem de dados para controle das edições complementares realizadas:

Sempre que forem realizadas edições complementares em uma prescrição o IW gravará informações sobre todas essas edições complementares de modo a garantir total rastreabilidade sobre essas edições. Para realizar pesquisa on-line referente aos dados de controle sobre edições complementares o IW oferece mais uma opção no popup menu exibido quando selecionamos uma linha no gride de cima da F01580 (caixa de diálogo de edição da prescrição médica) e clicamos com o botão direito do mouse denominada “

A figura a seguir ilustra essa edição:



Ao clicarmos nessa opção de popup “Visualizar Detalhes Edições” o IW irá abrir a seguinte caixa de diálogo:



IMPORTANTE: Ao ativar a edição complementar de prescrições será importante copiar a tradução do banco de referência da Incoway dessa caixa de diálogo F01812.



Edições Complementares em Prescrições de Enfermagem

O recurso de edição complementar em prescrições de enfermagem, analogamente ao descrito anteriormente no contexto de prescrição médica, permitirá alterar prescrições de enfermagem que já foram liberadas previamente para a dispensação. Basicamente as seguintes edições complementares são autorizadas sobre prescrições de enfermagem:

(a) Suspender um procedimento na prescrição de enfermagem
(b) Introduzir um novo procedimento na prescrição de enfermagem

A figura a seguir ilustra a interface de edição de prescrições de enfermagem especificamente na condição onde temos em foco uma prescrição que já foi liberada para dispensação anteriormente:

Notem a presença dos botões “Adic. Item” e “Suspender Item” presentes na figura acima. Para “suspender” proce

 

 

Edições Complementares em Prescrições de Materiais

O recurso de edição complementar em prescrições de materiais, analogamente ao descrito anteriormente no contexto de prescrição médica, permitirá alterar prescrições de materiais que já foram liberadas previamente para a dispensação. Basicamente as seguintes edições complementares são autorizadas sobre prescrições de materiais:

(a) Suspender um material relacionado a um item de prescrição médica ou de enfermagem
(b) Introduzir um material associado a um item de prescrição médica ou de materiais


A figura a seguir ilustra a interface de edição de prescrição de materiais associados a itens de prescrição médica especificamente na condição onde a prescrição em foco já foi liberada anteriormente para dispensação:


Notem a presença dos botões “Adic. Item” e “Suspender Item” presentes da ilustração acima.

(a) Suspendendo um item na prescrição de materiais

Para suspender um item na prescrição de materiais selecione um único item no gride e clique no botão “Suspender Item”. O sistema irá exibir a caixa de diálogo que ilustramos abaixo:



Informe a data e hora da suspensão do item e um texto descritivo do motivo pelo qual o material está sendo suspenso no campo “Comentários gerais” e clique no botão “ok”. A figura a seguir ilustra como ficará a interface do sistema:

Notem que o item ficou na cor vermelha com tipo de edição = “Item suspenso” e o botão “Salvar Ed. Compl” foi habilitado no sistema. Antes de concluirmos as edições podemos realizar outras edições complementares. Por exemplo, vamos introduzir um novo material na prescrição clicando agora no botão “Adic. Item”. Quando clicarmos no botão “Adic. Item” o sistema irá igualmente emitir nova caixa de diálogo solicitando que seja informada a data de vigência do novo item e um campo textual de justificativa e, ao clicarmos no botão “ok” a interface do sistema ficará conforme ilustrado abaixo:

Você poderá realizar diversas edições nessa interface antes de clicar no botão “Salvar Ed. Compl” para efetivar a salva de todas as edições complementares em um único bloco de controle.

IMPORTANTE: Itens que estiverem sendo “suspensos” terão suas quantidades a serem dispensadas (na guia de dispensação) instantaneamente reduzidas. Esse mecanismo visa, nos casos em ainda existirem pendências de dispensação, que essas pendências sejam rapidamente atualizadas (abatendo as quantidades dos itens suspensos) para evitar dispensações desnecessárias de itens que teriam que ser devolvidos ao dispensário futuramente. Já os itens que estiverem sendo “adicionados” na prescrição: esses itens somente ficarão visíveis para o dispensário após a “liberação da prescrição complementar” (esse comportamento tem como objetivo evitar que sejam dispensados itens que ainda não passaram por aprovação contratual evitando possíveis glosas).