Operações do Monitoramento (PGDC)
Solicitando Avaliações de Especialistas
Em muitos casos a frequência de consultas interdisciplinares de um paciente deverá sair de um padrão nominal de repetição. Isso ocorre quando em algum evento de atenção àquele paciente ocorre algum "achado" que torna necessária a avaliação de um especialista (nutricionista, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, médico especialista etc).
Para tratar esses casos o IW oferece uma aba dentro do painel "Programa Monitoramento" do prontuário eletrônico denominada "Frequência de consultas". Nesse painel temos uma sub-aba denominada “Frequência consultas” que ilustramos a seguir:
Conforme
pode ser observado, nesse painel são exibidos dois grides :
(a) um gride que mostra o programa de consultas regulares de
consultas e call center pró-ativo e um (b) um gride onde são
registradas as solicitações de avaliações
de especialistas. Ao inserir no gride (b) um registro por exemplo
referenciando uma especialidade "nutricionista" por
exemplo, o IW fará a geração de uma consulta
"planejada" de nutricionista para o paciente. Essa consulta
planejada aparecerá na central de agendamento de consultas
automaticamente.
Nota:
Para efetivar o registro de solicitações de avaliações
de especialistas o IW oferece também acessos otimizados à
interface acima a partir da "Ficha Sintética" do
paciente que fica acessível na caixa de diálogo de
inserção de relatórios de visitas. Ou seja, no
ato do registro das evoluções clínicas o
profissional que estiver inserindo o relatório da consulta
terá um acesso ágil a esse painel. A figura a seguir
ilustra o que foi dito :
IMPORTANTE: As consultas registradas através desse recurso ficam gravadas no painel “Programar visitas” do prontuário como visitas do tipo “Avaliação”. Essas consultas não são consideradas no algoritmo automatizado de geração das próximas consultas de monitoramento, ou seja, o IW irá interpretar essas consultas de avaliação como sendo consultas “adicionais” ao plano de atenção do paciente e não irá considerar esse tipo de consulta como uma “consulta substitutiva de uma consulta do plano automatizado de monitoramento”. Deve-se, portanto estar consciente na utilização desse recurso de modo a ter como resultante o plano de visitas realmente intencionado (ou seja, nos casos em que se deseja solicitar uma avaliação de um especialista “dentro do plano de cuidados automatizado do PGDC” deve-se usar o recurso de “solicitação de alteração da especialidade da próxima consulta” descrito a seguir nesse manual. )
Administrando
Solicitações de Alterações no Plano de
Atenção dos Pacientes
O IW-Health implementa um modelo de gerenciamento das solicitações de alterações no “Plano de atenção” dos pacientes com as seguintes características:
Nos templates de evolução existem variáveis pré-determinadas “com nome reservado” que fazem exclusivamente parte desse processo. Essas variáveis são as seguintes :
$evol_riskclas_sug : (Tipo: Integer (number(5,0)) Novo plano de atenção sugerido pelo profissional
$evol_ obs_classrisco : (Tipo: string(4000) Campo descritivo no qual o profissional irá registrar a justificativa que fundamenta a sugestão de alteração no plano de atenção do paciente
$evol_ flag_an_alt_plcuid : (1=sim,0=não) (Tipo : integer (number(5,0))Flag que registra se o gestor já analisou ou não a solicitação de alteração no plano de atenção do paciente
$evol_ data_an_alt_plcuid : (tipo: datetime) date Data e hora na qual o gestor analisou e registrou a resolução sobre a solicitação de alteração no plano de atenção
$evol_riskclas_new_ges : (Tipo: integer:number(5,0)) Novo plano de atenção designado pelo gestor (o gestor poderá naturalmente acatar ou não a solicitação de alteração no plano de atenção
$evol_ obs_classrisco_ges : (Tipo string 4000) Campo descritivo no qual o gesto irá registrar as suas considerações / justificativas para estar acatando ou não a solicitação de alteração no plano de atenção do paciente.
$evol_riskclas_sug_orig : (Integer) Campo onde será gravada o keyindex do “Plano de Atenção” sugerido pelo profissional solicitante na evolução clínica que é inserida automaticamente pelo IW na transação “Registrar tratativa” (na interface F05057)
$evol_riskclas_sug_prof
:
(String(40)) Campo tipo texto preenchido automaticamente com o
nome do profissional solicitante na evolução
clínica que é inserida automaticamente pelo IW na
transação “Registrar tratativa” (na
interface F05057)
O IW-Health oferece uma interface F01557 (menu-execução – (12) Gestão do monitoramento – (3) Gestão Alt. Pl. Cuidados) voltada ao gerenciamento dessas solicitações de alterações em planos de atenção.
Ou
seja, os profissionais visitadores, que “não possuem
autorização para alteração direta do
plano de atenção do paciente” mas possuem
autorização para “solicitar formalmente
alterações no plano de atenção dos
pacientes deverão ter , nos seus templates de registro de
evolução clínica dos pacientes acesso às
variáveis “$evol_riskclas_sug” e “$evol_
obs_classrisco” . A figura a seguir ilustra um o template
denominado “PGDC – Sugestão de Alteração
de Plano de Atenção”:
Nesse exemplo : O campo “Novo plano de atenção sugerido” está mapeado na variável “$evol_riskclas_sug” e o campo “Observações” está mapeado na variável “$evol_ obs_classrisco”. Ao realizar a salva de uma evolução clínica no template ilustrado acima (ou em qualquer template que faça referência à variável “$evol_riskclas_sug” ) o sistema fará automaticamente a inserção de um registro na agenda do gestor, referente à análise dessa solicitação de alteração no plano de atenção do paciente.
A figura a seguir, ilustra a interface F01557 na qual o gestor terá acesso a todas as solicitações de alteração no plano de cuidados dos pacientes e poderá analisar e deliberar sobre elas:
Descritivo do cabeçalho da interface :
Os campos do cabeçalho dessa interface permitem fazer pesquisas com os seguintes filtros:
Tipo de serviço : Permite pesquisar somente registros de um tipo de serviço específico ou todos (deixando-se o campo em branco)
Empresa : Permite pesquisar somente registros relacionados a uma determinada operadora específica ou todas (deixando-se o campo em branco)
Data início e data fim : Esses campos são habilitados quando o caixa de checagem “Somente solic. não analisados” estiver desmarcado. Nessa condição os campos “Data início” e “Data fim” são obrigatórios. Informe o intervalo de datas desejado para pesquisa e clique no botão “Pesquisar”. O sistema irá trazer no resultado da pesquisa todas as sugestões de alterações em planos de atenção registradas pela equipe interdisciplinar do PGDC tais que a data da visita estiver dentro do intervalo de datas fornecido (independentemente se elas já foram tratadas ou não pelo gestor). Essa é a melhor opção de pesquisa para se consultar o “histórico das solicitações de alteração nos planos de atenção dos pacientes com as suas respectivas tratativas formalizadas pelo gestor”.
Somente solicitações ainda não analisadas : Quando ticamos nessa caixa de checagem o sistema desabilita automaticamente os campos de datas no cabeçalho e fará a pesquisando trazendo “todas as solicitações de alteração em plano de atenção que ainda não foram analisadas pelo gestor”. Essa é a melhor opção de pesquisa para o gestor ter acesso a todas as suas pendências.
Descritivo das colunas do gride :
id solic. : Identificador , único e gerado automaticamente pelo sistema , da solicitação de alteração do plano de atenção.
ID Evolução : Identificador da evolução clínica na qual foi registrada a solicitação de alteração no plano de atenção
Nº Atend : Número do atendimento no IW-Health
Data Solicitação : Data da evolução clínica (data da visita) na qual o profissional solicitou a alteração no plano de atenção do paciente
Plano de atenção atual : Plano de atenção atual do paciente
Plano de atenção recomd. : Novo plano de atenção recomendado pelo profissional visitador.
Justificativa do solicitante : Campo textual contendo as considerações/justificativas do profissional que está solicitando a alteração no plano de atenão do paciente.
Novo plano de atenção : Esse coluna deverá ser utilizada pelo gestor para alterar o plano de atenção do pacientes (através do botão : ). Ou seja, o gestor deverá valorar essa coluna com o novo plano de atenção para o paciente e clicar no botão “Registrar Trat”). Notas: (a) Pode-se editar várias linhas , selecioná-las e clicar no botão “Registrar Trat.” para registrar a tratativa para vários pacientes na mesma transação. (b) O botão denominado “Assumir Pl. Atenção” simplesmente transfere o valor da coluna “Plano Atenção Recomend” para a coluna “Novo plano de atenção”.
Novo plano de atenção após análise do gestor : Nessa coluna fica gravado o novo plano de atenção designado pelo gestor.
Justificativa do gestor : Campo textual contendo as considerações / justificativas do gestor.
Analisado pelo gestor : (sim,não) Flag que indica se a solicitação de alteração de plano de atenção já foi analisada pelo gestor.
Data da análise : Data na qual o gestor executou a transação “Registrar Trat.” . Caso o gestor execute essa transação por mais de uma vez ficará gravada a data mais recente.
Carteira monitorada : Nome da carteira monitorada à qual pertence o paciente.
Tipo de serviço : Nome do tipo de serviço no qual o paciente está cadastrado.
Nome Contrato : Nome do contrato no qual o paciente está cadatrado.
Descrição das transações (botões):
Pesquisar : Executa a pesquisa dos registros de solicitação de alteração de plano de atenção respeitando os campos de filtragem do cabeçalho da tela.
Prontuário : Lança o prontuário eletrônico já posicionado no paciente citado na linha selecionada pelo usuário. Esse é um facilitador de navegação com o objetivo de agilizar o acesso do gestor às informações clínicas sobre o paciente citado na solicitação de alteração de plano terapêutico.
Ficha sintética : Exibe a ficha sintética do paciente citado na linha selecionada pelo usuário. Esse é um facilitador de navegação com o objetivo de agilizar o acesso do gestor às informações clínicas sobre o paciente citado na solicitação de alteração de plano terapêutico.
Assumir Pl. Atenção : Esse botão é apenas um facilitador de edição para o gestor. Para aqueles pacientes sobre os quais o gestor concordar com o novo plano de atenção sugerido, o gestor irá selecionar a(s) linha(s) referente(s) a esse(s) paciente(s) no gride e clicar no botão “Assumir Pl Atenção”. O sistema irá valorar a coluna “Novo Plano de Atenção” com o plano de atenção recomentado pelo profissional solicitante.
Registrar Trat. : O gestor deverá designar o novo plano de atenção para os pacientes analisados, selecionar uma ou várias linhas referentes aos pacientes já analisados e clicar nesse botão para efetivar a alteração do plano de atenção para os pacientes referenciados nas linhas selecionadas.
Importante : Na execução dessa transação o IW-Health irá registrar automaticamente uma nova evolução clinica no prontuário do(s) paciente(s). O id do template utilizado nessa evolução deve ser configurado como “parâmetro” no menu de lançamento da interface F01557. A figura abaixo ilustra essa configuração :
Selecionando
a opção de menu como indicado acima e clicando no
botão “Editar” do menu ilustrado acima o IW irá
exibir a interface com os parâmetros de lançador dessa
interface , conforme ilustrado abaixo :
Note que nesse exemplo foi configurado o parâmetro “IDTEMPLATE=377”. Isso significa que, nas evoluções clínicas inseridas automaticamente pelo IW-Health na execução da transação “Registrar Trat.” na interface F01557 , o template utilizado pelo IW-Health será o template de id = 377.
A figura a seguir ilustra uma pesquisa sobre uma evolução clínica gerada automaticamente pelo IW-Health na execução da transação “Registrar Trat” da F01557 :
Síntese dos Parâmetros que Interferem no Comportamento da Interface
CAP_TD_MONITPROTOCOL : Indica o nome da tabela dinâmica na qual será gravado o registro de variáveis clínicas relacionados à evolução clínica gerada automaticamente pelo IW sempre que for realizada transação “Registrar Tratativa”.
CAP_IDHEALTHPROVIDER_FILTERING : Quando esse parâmetro existir e estiver valorado com 1 o sistema passará a exigir que seja realizada uma seleção no combo box denominado “Tipo de serviço” posicionado no canto superior esquerdo da interface F01557. Essa opção pode ser combinada com configurações de restrição via sistema de segurança do IW para distribuir as tarefas entre diferentes gestores em condições onde determinados gestores possam visualizar e atuar somente pacientes de determinados tipos de serviço.
Parâmetro
de Menu: IDTEMPLATE: ID do template que será vinculado à
evolução clínica inserida automaticamente pela
interface F01557 no ato da execução da transação
“Registrar tratativa”.
Administrando Indicações da Especialidade Clínica das Próxima Consulta Planejada
O IW-Health disponibiliza um ambiente para administração da especialidade planejada/programada para a próxima visita dos pacientes. Em linhas gerais cada plano de atenção já traz consigo um “padrão de repetição de consultas multidisciplinares” . O IW-Health cuida da geração automatizada da(s) próxima(s) visita planejada(s) em obediência a esse padrão de repetição, ou seja, as consultas planejadas geradas automaticamente pelo IW-Health irão seguir as especialidades gravadas na “frequência composta” relacionada ao plano de atenção do paciente. Tipicamente, nessas frequências compostas cadastradas são configuradas as especialidades clínicas nominais ou básicas para a condução dos programas de monitoramento (tipicamente “enfermagem” e/ou “médico” dependendo do conceito clínico de cada programa). Contudo, durante a condução do programa de monitoramento podem ser identificadas necessidades de avaliações ou acompanhamentos especializados envolvendo “nutricionista”, “psicólogos” , “fisioterapeutas”, “assistentes sociais”, “fonoaudiólogos” etc). A demanda para esse tipo de acompanhamento parte das condições “clínicas” particularizadas de cada paciente.
O IW-Health oferece um conceito, onde cada profissional visitador pode “sugerir uma especialidade para a próxima consulta planejada”. Para isso existe um conjunto de variáveis de template pré-definidas (nomes reservados) através das quais um profissional visitador poderá registrar uma “solicitação formal de alteração na especialidade da próxima consulta planejada” dos pacientes. As seguintes variáveis de template pré-definidas fazem parte desse modelo:
$evol_espec_sugerida: Especialidade sugerida para a próxima consulta. Quando essa variável é declarada em um template de registro de evolução clínica o profissional visitador poderá registar nesse campo a especialidade clínica recomendada para a próxima consulta. Para citar um exemplo clássico : em um programa de monitoramento que envolve nutricionistas na equipe interdisciplinar, durante a realização da visita de acompanhamento de enfermagem o enfermeiro(a) visitador identifica que o paciente está subnutrido e irá sugerir que a próxima visita de acompanhamento daquele paciente seja realizada por um nutricionista da equipe. Nota : Essa variável é do tipo (integer) e normalmente é configurada no template como uma caixa de seleção contendo os nomes das especialidades sugeríveis.
$evol_just_alt_espec: Campo textual (tipicamente com 220 caracteres) no qual o profissional visitador irá registrar as considerações / justificadas para a alteração da especialidade cliínica da próxima visita para aquele paciente.
A figura a seguir ilustra um trecho de template onde aparecem esses campos :
Nesse exemplo o campo “Especialidade sugerida” está mapeado na variável “$evol_espec_sugerida” e o campo “Justificativa” está mapeado na variável “$evol_just_alt_espec”. Sempre que um profissional visitador registrar uma evolução clínica valorando o campo “Especialidade sugerida” com um valor válido (diferente de “.”) o IW-Health irá registrar automaticamente uma “indicação da especialidade da próxima consulta planejada”. Todas essas indicações podem ser acessada se gerenciadas a através da interface F01562 (menu-execução- (12) Gestão do Monitoramento – (04) Gestão Espec. Prx. Cons.) . A figura a seguir ilustra a interface F01562:
F01562
: Aba “Gerenciamento Especialidade Próxima Visita”
Descritivo do cabeçalho da interface :
Data início e data fim : Campos “obrigatórios” nos quais o gestor deverá informar o intervalo de datas que definem o período no qual serão analisadas as alterações da especialidade da próxima consulta. Tipicamente no final de um período de exercício do programa de monitoramente (tipicamente mensal) o gestor irá analisar todas as indicações da especialidade da próxima consulta. Exemplo: No final do mês de janeiro de janeiro (antes ou logo no início do próximo período (fevereiro) o gestor irá lançar a interface F01562 e realizar a pesquisa considerando o período de 01/02 até 28/02.
Tipo de serviço : Permite filtrar somente pacientes cadastrado em um tipo de serviço específico.
Contrato : Permite filtrar somente pacientes de um determinado contrato
Cod. Especialidade : Permite filtrar somente consultas planejadas de uma determinada especialidade.
Caixa de checagem : Mostrar somente solicitação de alteração . Quando esse campo for “ticado” o sistema irá trazer no resultado da pesquisa somente consultas planejadas de pacientes tais que : “existe indicação de especialidade da próxima consulta” e “a especialidade que foi indicada não consta na relação de especialidades das consultas planejadas para o paciente no intervalo de tempo da pesquisa”. Ou seja: Essa é a melhor opção de pesquisa para o gestor analisar os casos onde solicitação de alteração da(s) especialidade(s) planejada(s) para a(s) próxima(s) consulta(s).
Parâmetros
que Interferem no Comportamento da Interface :
Parâmetro global : CAP_IDHEALTHPROVIDER_FILTERING : Quando esse parâmetro existir e estiver valorado com “1” o combo box de filtragem “Tipo de serviço” fica visível no cabeçalho da interface e será obrigatório para a pesquisa.
Parâmetro de menu : IDHEALTHPROVIDER=n : Quando esse parâmetro existir no menu de lançamento da interface e o parâmetro global CAP_IDHEALTHPROVIDER_FILTERING também existir e estiver valorado com “1” o sistema irá lançar a interface com o combo box “Tipo de serviço” visível e valorado com o valor com o tipo de serviço de id=n.
F01562 : Aba “Análise de Capacidade”
Essa interface analisa, em um intervalo de tempo fornecido pelo usuário (*), a quantidade de consultas planejadas a serem agendadas versus o número de horários livres nas agendas dos profissionais por especialidade clínica.
(*) São adotados os valores fornecidos para os campos “Data início” e “Data fim” da primeira aba como sendo o intervalo de tempo de análise.
O objetivo desse recurso é oferecer um instrumento de balanceamento entre demanda (quantidade de consultas a agendar por especialidade) versus capacidade instalada (quantidade de horários disponíveis nas agendas dos profissionais visitadores por especialidade) da seguinte forma:
Tipicamente ao final de cada período (mês) deve-se solicitar a pesquisa de “Análise da capacidade” (segunda aba) fornecendo intervalo de datas iguais ao dia primeiro e último dia do próximo mês. O resultado dessa análise irá indicar se existe ultrapassagem da capacidade de atendimento em alguma especialidade. Por exemplo : é possível que existam 1000 consultas planejadas de enfermagem e somente 900 horários livres nas agendas dos profissionais “Enfermeiros(as)”. Nesse caso existe uma deficiência de 100 consultas de enfermagem. A primeira ação no sentido de “corrigir” o desbalanceamento será analisar os casos de registros de “solicitação de alteração da especialidade da próxima consulta” (apresentados na primeira aba dessa interface). É possível que existam justamente pacientes cuja especialidade da próxima consulta será “Enfermeiro(a)” e existe uma demanda clínica para que a próxima consulta seja realizada por um nutricionista por exemplo. Após análise e tratativa de todas as solicitações de alteração de especialidade da próxima consulta deve-se retornar à segunda aba e solicitar nova análise de capacidade. Se persistir a ultrapassagem da capacidade o gestor deverá adotar um dentre os seguintes caminhos possíveis :
realizar alterações (não demandadas clinicamente) da especialidade da próxima consulta para alguns pacientes : Alguns modelos de gerenciamento de crônicos tem como “essência” serem modelos “interdisciplinares”. Nesse conceito o compromisso do prestador do serviço é o monitoramento periódico dos pacientes crônicos respeitando uma frequência (rígida de acordo com a complexidade de cada indivíduo) mas flexível quanto à especialidade. Nesses casos , o gestor poderá alterar a especialidade da próxima consulta como uma “ato de planejamento” e não motivado por alguma característica da clínica dos pacientes.
Aumentar a capacidade : contratar mais horas de atendimento da equipe ou estender a equipe de visitadores nas especialidades com deficiência de capacidade
Ou “assumir” que o plano de visitas do próximo período não poderá ser cumprido : Nesses casos o IW fará os expurgos do faturamento dos pacientes que não tiverem recebido o serviço de monitoramento no período (vide regras de faturamento de programas de gerenciamento de crônicos nos manuais do IW).
A figura a seguir ilustra esse conceito :
Descrição das colunas do gride :
Código da especialidade : código SCC da especialidade clínica
Especialidade : Nome da especialidade clínica
Nº de consultas a agendar (A) : Trata-se do número de consultas planejadas por especialidade que “ainda não foram agendadas” no intervalo de tempo de análise.
Nº de horários livres na agenda (B) : Trata-se do número de horários livres nas agendas de todos os profissionais de cada especialidade.
Taxa de ocupação : Corresponde à relação (A) / (B) * 100 %, ou seja, essa coluna demonstra quantos por cento da capacidade de realização de consultas por especialidade está ocupada no intervalo de tempo da análise.
Folga (B-A) : Essa coluna mostra quantos horários livres (em número absoluto) por especialidade ainda restam no intervalo de tempo de análise. Valores negativos indicam que a capacidade foi ultrapassada. Nesses casos o gestor terá que adotar alguma ação de balanceamento (ex.: alterar a especialidade da próxima visita de alguns pacientes , que está sendo atendidos em modelos de gerenciamento flexível que permite a substituição da especialidade).
Parâmetros que Interferem no Comportamento da Interface :
Parâmetro global : CAP_IDHEALTHPROVIDER_FILTERING : Quando esse parâmetro existir e estiver valorado com “1” o combo box de filtragem “Tipo de serviço” fica visível no cabeçalho da interface e será obrigatório para a pesquisa.
Parâmetro
de menu : IDHEALTHPROVIDER=n : Quando
esse parâmetro existir no menu de lançamento da
interface e o parâmetro global CAP_IDHEALTHPROVIDER_FILTERING
também existir e estiver valorado com “1” o
sistema irá lançar a interface com o combo box “Tipo
de serviço” visível e valorado com o valor com o
tipo de serviço de id=n.
Descritivo do Algoritmo de Geração Automatizada das Consultas Interdisciplinares no PGDC
Nesse
tópico apresentamos uma descrição um pouco mais
técnica de forma algoritmo da rotina que implementa a geração
automatizada das próximas consultas planejadas para os
pacientes ativos em programas do PGDC.
Sobre o
Gatilhamento da Geração Automatizada de Visitas
Planejadas:
A geração automatizada das
visitas planejadas para os pacientes do PGDC é gatilhada
através da salva de evoluções clínicas do
paciente. Ou seja, a cada novo registro de evolução
clínica no prontuário eletrônico dos pacientes do
PGDC o IW irá executar o algoritmo de geração
automatizado das próximas visitas planejadas”. Nota:
Registros de evoluções clinicas “retroativos”
(*) não gatilham (propositalmente) o algoritmo de geração
automatizado de visitas planejadas.
(*) Registros de evolução clinica retroativos são aqueles onde o usuário explicitamente ativa a caixa de checagem denominada “registro retroativo” na caixa de diálogo F01081 de inserção dos relatórios de visitas. A figura a seguir ilustra a caixa de diálogo F01081 :
Descritivo
do Algoritmo de Geração Automatizado Visitas Planejadas
Em linhas gerais, podemos descrever o algoritmo de geração automatizada de consultas da seguinte forma:
O
IW irá remover o planejamento de visitas do plano de atenção
anterior e gerar um novo planejamento com base no novo plano de
atenção (notem que o novo plano de atenção
poderá ser igual ou diferente do plano de atenção
anterior, isso será indiferente para o algoritmo). Os passos
executados serão os seguintes:
Passo1
: Remoção das visitas planejadas do plano de atenção
anterior
Inicialmente são removidas todas as
consultas geradas que satisfaçam às seguintes
condições:
-
(1) sejam consultas do tipo monitoramento geradas automaticamente
pelo IW (Tipo de consulta (CONSULTTYPE) = 3) (**)
- (2)
não tenham confirmação de agendamento pelo
paciente (PATIENTCONFIRM = 0)
- (3) não tenham sido
agendadas
- (4) não tenham registro de evolução
clinica relacionada à consulta
- (5) não tenham
marcação de "consulta realizada" = sim
(REALIZED = 0 )
(**) Consultas inseridas
manualmente por usuários (como por exemplo no caso de
solicitação de avaliação do paciente por
profissional de alguma especialidade específica) nunca são
removidas pelo IW.
Passo
2 : Geração
das visitas agendadas com base no novo plano de atenção
Para
proceder a geração do novo planejamento o IW irá
obter a “primeira data de início do ciclo do plano de
atenção anterior” que seja menor do que a data
corrente no servidor e irá gerar o novo planejamento de
visitas (considerando o período de ciclo do novo plano de
atenção) partindo dessa data. Esse comportamento é
fundamental para preservar a “memória do ciclo de
atendimento do paciente”. Por exemplo, vamos imaginar que um
paciente esteja sendo atendido por uma frequência cíclica
com frequência de 4 meses (visita de enfermagem como exemplo) e
esteja agora no mês 2 desse ciclo (ou seja, a próxima
visita planejada está prevista para o mês 4 , portando
daqui a 2 meses no futuro. Vamos supor que esse paciente sofra uma
alteração de plano de atenção na data
corrente comutando para uma frequência de 6 meses. Note que na
geração do novo plano de atenção o IW irá
obter a data de início de ciclo (na frequência anterior
= 4 meses) retroagindo ao mês 1 ( corresponderá ao mês
-2 (menos dois) em relação à data corrente) e
fará o novo planejamento com frequência de 6 meses
gerando uma nova visita planejada em -2 + 6 = 4 (ou seja, a nova
visita planejada passará ser daqui a 4 meses. Ou seja, não
houve uma comutação brusca, apenas a próxima
data planejada que seria para daqui a 2 meses foi postergada para
daqui a 4 meses. Podemos agora supor que esse paciente sofra nova
alteração de plano de atenção novamente
na data corrente comutando novamente para uma frequência de
ciclo = 4 meses. Irá ocorrer que a data da próxima
visita voltará a estar planejada para daqui a 2 meses. Notem
que não houve alterações bruscas no
planejamento. Se o sistema não preservasse essa memória,
ou seja, gerasse sempre um novo planejamento a cada comutação,
no nosso exemplo a cada comutação seria gerada uma nova
visita planejada no mês corrente (provocando aumento não
intencional na frequência de atendimento do paciente).
Importante:
O IW sempre gera um planejamento para um horizonte de tempo futuro
maior ou igual ao período de ciclo do novo plano de atenção.
Ou seja : Na geração das próximas consultas
planejadas o IW irá sempre garantir que ao menos um ciclo
(período) completo da frequência composta seja gerado
garantindo um horizonte mínimo de planejamento nunca menor do
que um período da frequência composta.
Detalhando
ainda melhor a lógica de geração das visitas
planejadas : Notem que a lógica de remoção das
visitas planejadas do plano de atenção tem vários
condicionantes “ex.: visitas já agendadas não
serão removidas etc”. Ou seja, podem restar resíduos
de visitas planejadas do plano de atenção anterior.
Sendo assim, no processamento das geração das novas
visitas planejadas o IW irá realizar uma comparação
entre plano de consultas a ser gerado (com base no novo plano de
atenção) versus as visitas planejadas residuais do
plano de atenção anterior. Nessa comparação
o IW irá considerar somente visitas com CONSUTTYPE=3, ou seja,
visitas de geração automatizada que não foram
removidas de acordo com as regras de remoção citadas no
passo 1 (ou seja, visitas geradas manualmente pelos usuários
não são consideradas nessa comparação).
Se for encontrado matching (coincidência) de “especialidade
direta” ou de “especialidade equivalente” para um
período de tempo (mês) então a consulta planejada
não será gerada para aquele mês (para evitar
geração de eventos duplicados), caso contrário,
será gerada automaticamente a consulta de monitoramento
planejada no período correspondente com especialidade igual à
especialidade ditada pela frequência composta ativa para o
paciente. Nota:
Na análise que identifica se existem visitas planejadas na
especialidade da frequência composta o IW considera o
cadastramento de “equivalências” de especialidades.
Monitorando
o Cumprimento do Plano de Monitoramento
O IW-Health oferece um conjunto de ferramentas de apoio administrativo desenvolvidas para a apoiar os gestores na avaliação do cumprimento do plano de monitoramento estabelecido para o universo de pacientes gerenciados. Basicamente os seguintes instrumentos de apoio são oferecidos:
[1] - Relatório de avaliação do cumprimento do plano de visitas por especialidade / profissionais
[2] - Tela para acompanhamento ativo da pontualidade da execução das visitas planejadas / agendadas
[3] - Relatório de avaliação do cumprimento do programa de chamadas pró-ativas (call center) : Mede uma fotografia da fila de chamadas programadas de call center indicando o índice de chamadas em atraso no instante da emissão do relatório.