Operações do Monitoramento (PGDC)

Solicitando Avaliações de Especialistas

Em muitos casos a frequência de consultas interdisciplinares de um paciente deverá sair de um padrão nominal de repetição. Isso ocorre quando em algum evento de atenção àquele paciente ocorre algum "achado" que torna necessária a avaliação de um especialista (nutricionista, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, médico especialista etc).

Para tratar esses casos o IW oferece uma aba dentro do painel "Programa Monitoramento" do prontuário eletrônico denominada "Frequência de consultas". Nesse painel temos uma sub-aba denominada “Frequência consultas” que ilustramos a seguir:


 

Conforme pode ser observado, nesse painel são exibidos dois grides : (a) um gride que mostra o programa de consultas regulares de consultas e call center pró-ativo e um (b) um gride onde são registradas as solicitações de avaliações de especialistas. Ao inserir no gride (b) um registro por exemplo referenciando uma especialidade "nutricionista" por exemplo, o IW fará a geração de uma consulta "planejada" de nutricionista para o paciente. Essa consulta planejada aparecerá na central de agendamento de consultas automaticamente.

Nota: Para efetivar o registro de solicitações de avaliações de especialistas o IW oferece também acessos otimizados à interface acima a partir da "Ficha Sintética" do paciente que fica acessível na caixa de diálogo de inserção de relatórios de visitas. Ou seja, no ato do registro das evoluções clínicas o profissional que estiver inserindo o relatório da consulta terá um acesso ágil a esse painel. A figura a seguir ilustra o que foi dito :




IMPORTANTE: As consultas registradas através desse recurso ficam gravadas no painel “Programar visitas” do prontuário como visitas do tipo “Avaliação”. Essas consultas não são consideradas no algoritmo automatizado de geração das próximas consultas de monitoramento, ou seja, o IW irá interpretar essas consultas de avaliação como sendo consultas “adicionaisao plano de atenção do paciente e não irá considerar esse tipo de consulta como uma “consulta substitutiva de uma consulta do plano automatizado de monitoramento”. Deve-se, portanto estar consciente na utilização desse recurso de modo a ter como resultante o plano de visitas realmente intencionado (ou seja, nos casos em que se deseja solicitar uma avaliação de um especialista “dentro do plano de cuidados automatizado do PGDC” deve-se usar o recurso de “solicitação de alteração da especialidade da próxima consulta” descrito a seguir nesse manual. )


Administrando Solicitações de Alterações no Plano de Atenção dos Pacientes

O IW-Health implementa um modelo de gerenciamento das solicitações de alterações no “Plano de atenção” dos pacientes com as seguintes características:


Ou seja, os profissionais visitadores, que “não possuem autorização para alteração direta do plano de atenção do paciente” mas possuem autorização para “solicitar formalmente alterações no plano de atenção dos pacientes deverão ter , nos seus templates de registro de evolução clínica dos pacientes acesso às variáveis “$evol_riskclas_sug” e “$evol_ obs_classrisco” . A figura a seguir ilustra um o template denominado “PGDC – Sugestão de Alteração de Plano de Atenção”:






Nesse exemplo : O campo “Novo plano de atenção sugerido” está mapeado na variável “$evol_riskclas_sug” e o campo “Observações” está mapeado na variável “$evol_ obs_classrisco”. Ao realizar a salva de uma evolução clínica no template ilustrado acima (ou em qualquer template que faça referência à variável “$evol_riskclas_sug” ) o sistema fará automaticamente a inserção de um registro na agenda do gestor, referente à análise dessa solicitação de alteração no plano de atenção do paciente.

A figura a seguir, ilustra a interface F01557 na qual o gestor terá acesso a todas as solicitações de alteração no plano de cuidados dos pacientes e poderá analisar e deliberar sobre elas:




Descritivo do cabeçalho da interface :

Os campos do cabeçalho dessa interface permitem fazer pesquisas com os seguintes filtros:



Descritivo das colunas do gride :



Descrição das transações (botões):

Note que nesse exemplo foi configurado o parâmetro “IDTEMPLATE=377”. Isso significa que, nas evoluções clínicas inseridas automaticamente pelo IW-Health na execução da transação “Registrar Trat.” na interface F01557 , o template utilizado pelo IW-Health será o template de id = 377.

A figura a seguir ilustra uma pesquisa sobre uma evolução clínica gerada automaticamente pelo IW-Health na execução da transação “Registrar Trat” da F01557 :




Síntese dos Parâmetros que Interferem no Comportamento da Interface

CAP_TD_MONITPROTOCOL : Indica o nome da tabela dinâmica na qual será gravado o registro de variáveis clínicas relacionados à evolução clínica gerada automaticamente pelo IW sempre que for realizada transação “Registrar Tratativa”.

CAP_IDHEALTHPROVIDER_FILTERING : Quando esse parâmetro existir e estiver valorado com 1 o sistema passará a exigir que seja realizada uma seleção no combo box denominado “Tipo de serviço” posicionado no canto superior esquerdo da interface F01557. Essa opção pode ser combinada com configurações de restrição via sistema de segurança do IW para distribuir as tarefas entre diferentes gestores em condições onde determinados gestores possam visualizar e atuar somente pacientes de determinados tipos de serviço.

Parâmetro de Menu: IDTEMPLATE: ID do template que será vinculado à evolução clínica inserida automaticamente pela interface F01557 no ato da execução da transação “Registrar tratativa”.


Administrando Indicações da Especialidade Clínica das Próxima Consulta Planejada

O IW-Health disponibiliza um ambiente para administração da especialidade planejada/programada para a próxima visita dos pacientes. Em linhas gerais cada plano de atenção já traz consigo um “padrão de repetição de consultas multidisciplinares” . O IW-Health cuida da geração automatizada da(s) próxima(s) visita planejada(s) em obediência a esse padrão de repetição, ou seja, as consultas planejadas geradas automaticamente pelo IW-Health irão seguir as especialidades gravadas na “frequência composta” relacionada ao plano de atenção do paciente. Tipicamente, nessas frequências compostas cadastradas são configuradas as especialidades clínicas nominais ou básicas para a condução dos programas de monitoramento (tipicamente “enfermagem” e/ou “médico” dependendo do conceito clínico de cada programa). Contudo, durante a condução do programa de monitoramento podem ser identificadas necessidades de avaliações ou acompanhamentos especializados envolvendo “nutricionista”, “psicólogos” , “fisioterapeutas”, “assistentes sociais”, “fonoaudiólogos” etc). A demanda para esse tipo de acompanhamento parte das condições “clínicas” particularizadas de cada paciente.

O IW-Health oferece um conceito, onde cada profissional visitador pode “sugerir uma especialidade para a próxima consulta planejada”. Para isso existe um conjunto de variáveis de template pré-definidas (nomes reservados) através das quais um profissional visitador poderá registrar uma “solicitação formal de alteração na especialidade da próxima consulta planejada” dos pacientes. As seguintes variáveis de template pré-definidas fazem parte desse modelo:

A figura a seguir ilustra um trecho de template onde aparecem esses campos :




Nesse exemplo o campo “Especialidade sugerida” está mapeado na variável “$evol_espec_sugerida” e o campo “Justificativa” está mapeado na variável “$evol_just_alt_espec”. Sempre que um profissional visitador registrar uma evolução clínica valorando o campo “Especialidade sugerida” com um valor válido (diferente de “.”) o IW-Health irá registrar automaticamente uma “indicação da especialidade da próxima consulta planejada. Todas essas indicações podem ser acessada se gerenciadas a através da interface F01562 (menu-execução- (12) Gestão do Monitoramento – (04) Gestão Espec. Prx. Cons.) . A figura a seguir ilustra a interface F01562:


F01562 : Aba “Gerenciamento Especialidade Próxima Visita”




Descritivo do cabeçalho da interface :


Parâmetros que Interferem no Comportamento da Interface :

Parâmetro global : CAP_IDHEALTHPROVIDER_FILTERING : Quando esse parâmetro existir e estiver valorado com “1” o combo box de filtragem “Tipo de serviço” fica visível no cabeçalho da interface e será obrigatório para a pesquisa.

Parâmetro de menu : IDHEALTHPROVIDER=n : Quando esse parâmetro existir no menu de lançamento da interface e o parâmetro global CAP_IDHEALTHPROVIDER_FILTERING também existir e estiver valorado com “1” o sistema irá lançar a interface com o combo box “Tipo de serviço” visível e valorado com o valor com o tipo de serviço de id=n.

F01562 : Aba “Análise de Capacidade”

Essa interface analisa, em um intervalo de tempo fornecido pelo usuário (*), a quantidade de consultas planejadas a serem agendadas versus o número de horários livres nas agendas dos profissionais por especialidade clínica.

(*) São adotados os valores fornecidos para os campos “Data início” e “Data fim” da primeira aba como sendo o intervalo de tempo de análise.

O objetivo desse recurso é oferecer um instrumento de balanceamento entre demanda (quantidade de consultas a agendar por especialidade) versus capacidade instalada (quantidade de horários disponíveis nas agendas dos profissionais visitadores por especialidade) da seguinte forma:

Tipicamente ao final de cada período (mês) deve-se solicitar a pesquisa de “Análise da capacidade” (segunda aba) fornecendo intervalo de datas iguais ao dia primeiro e último dia do próximo mês. O resultado dessa análise irá indicar se existe ultrapassagem da capacidade de atendimento em alguma especialidade. Por exemplo : é possível que existam 1000 consultas planejadas de enfermagem e somente 900 horários livres nas agendas dos profissionais “Enfermeiros(as)”. Nesse caso existe uma deficiência de 100 consultas de enfermagem. A primeira ação no sentido de “corrigir” o desbalanceamento será analisar os casos de registros de “solicitação de alteração da especialidade da próxima consulta” (apresentados na primeira aba dessa interface). É possível que existam justamente pacientes cuja especialidade da próxima consulta será “Enfermeiro(a)” e existe uma demanda clínica para que a próxima consulta seja realizada por um nutricionista por exemplo. Após análise e tratativa de todas as solicitações de alteração de especialidade da próxima consulta deve-se retornar à segunda aba e solicitar nova análise de capacidade. Se persistir a ultrapassagem da capacidade o gestor deverá adotar um dentre os seguintes caminhos possíveis :

A figura a seguir ilustra esse conceito :




Descrição das colunas do gride :

Parâmetros que Interferem no Comportamento da Interface :

Parâmetro global : CAP_IDHEALTHPROVIDER_FILTERING : Quando esse parâmetro existir e estiver valorado com “1” o combo box de filtragem “Tipo de serviço” fica visível no cabeçalho da interface e será obrigatório para a pesquisa.

Parâmetro de menu : IDHEALTHPROVIDER=n : Quando esse parâmetro existir no menu de lançamento da interface e o parâmetro global CAP_IDHEALTHPROVIDER_FILTERING também existir e estiver valorado com “1” o sistema irá lançar a interface com o combo box “Tipo de serviço” visível e valorado com o valor com o tipo de serviço de id=n.


Descritivo do Algoritmo de Geração Automatizada das Consultas Interdisciplinares no PGDC

Nesse tópico apresentamos uma descrição um pouco mais técnica de forma algoritmo da rotina que implementa a geração automatizada das próximas consultas planejadas para os pacientes ativos em programas do PGDC.

Sobre o Gatilhamento da Geração Automatizada de Visitas Planejadas:

A geração automatizada das visitas planejadas para os pacientes do PGDC é gatilhada através da salva de evoluções clínicas do paciente. Ou seja, a cada novo registro de evolução clínica no prontuário eletrônico dos pacientes do PGDC o IW irá executar o algoritmo de geração automatizado das próximas visitas planejadas”. Nota: Registros de evoluções clinicas “retroativos” (*) não gatilham (propositalmente) o algoritmo de geração automatizado de visitas planejadas.

(*) Registros de evolução clinica retroativos são aqueles onde o usuário explicitamente ativa a caixa de checagem denominada “registro retroativo” na caixa de diálogo F01081 de inserção dos relatórios de visitas. A figura a seguir ilustra a caixa de diálogo F01081 :




Descritivo do Algoritmo de Geração Automatizado Visitas Planejadas

Em linhas gerais, podemos descrever o algoritmo de geração automatizada de consultas da seguinte forma:

O IW irá remover o planejamento de visitas do plano de atenção anterior e gerar um novo planejamento com base no novo plano de atenção (notem que o novo plano de atenção poderá ser igual ou diferente do plano de atenção anterior, isso será indiferente para o algoritmo). Os passos executados serão os seguintes:

Passo1 : Remoção das visitas planejadas do plano de atenção anterior

Inicialmente são removidas todas as consultas geradas que satisfaçam às seguintes condições:

- (1) sejam consultas do tipo monitoramento geradas automaticamente pelo IW (Tipo de consulta (CONSULTTYPE) = 3) (**)
- (2) não tenham confirmação de agendamento pelo paciente (PATIENTCONFIRM = 0)
- (3) não tenham sido agendadas
- (4) não tenham registro de evolução clinica relacionada à consulta
- (5) não tenham marcação de "consulta realizada" = sim (REALIZED = 0 )

(**) Consultas inseridas manualmente por usuários (como por exemplo no caso de solicitação de avaliação do paciente por profissional de alguma especialidade específica) nunca são removidas pelo IW.

Passo 2 : Geração das visitas agendadas com base no novo plano de atenção

Para proceder a geração do novo planejamento o IW irá obter a “primeira data de início do ciclo do plano de atenção anterior” que seja menor do que a data corrente no servidor e irá gerar o novo planejamento de visitas (considerando o período de ciclo do novo plano de atenção) partindo dessa data. Esse comportamento é fundamental para preservar a “memória do ciclo de atendimento do paciente”. Por exemplo, vamos imaginar que um paciente esteja sendo atendido por uma frequência cíclica com frequência de 4 meses (visita de enfermagem como exemplo) e esteja agora no mês 2 desse ciclo (ou seja, a próxima visita planejada está prevista para o mês 4 , portando daqui a 2 meses no futuro. Vamos supor que esse paciente sofra uma alteração de plano de atenção na data corrente comutando para uma frequência de 6 meses. Note que na geração do novo plano de atenção o IW irá obter a data de início de ciclo (na frequência anterior = 4 meses) retroagindo ao mês 1 ( corresponderá ao mês -2 (menos dois) em relação à data corrente) e fará o novo planejamento com frequência de 6 meses gerando uma nova visita planejada em -2 + 6 = 4 (ou seja, a nova visita planejada passará ser daqui a 4 meses. Ou seja, não houve uma comutação brusca, apenas a próxima data planejada que seria para daqui a 2 meses foi postergada para daqui a 4 meses. Podemos agora supor que esse paciente sofra nova alteração de plano de atenção novamente na data corrente comutando novamente para uma frequência de ciclo = 4 meses. Irá ocorrer que a data da próxima visita voltará a estar planejada para daqui a 2 meses. Notem que não houve alterações bruscas no planejamento. Se o sistema não preservasse essa memória, ou seja, gerasse sempre um novo planejamento a cada comutação, no nosso exemplo a cada comutação seria gerada uma nova visita planejada no mês corrente (provocando aumento não intencional na frequência de atendimento do paciente). Importante: O IW sempre gera um planejamento para um horizonte de tempo futuro maior ou igual ao período de ciclo do novo plano de atenção. Ou seja : Na geração das próximas consultas planejadas o IW irá sempre garantir que ao menos um ciclo (período) completo da frequência composta seja gerado garantindo um horizonte mínimo de planejamento nunca menor do que um período da frequência composta.

Detalhando ainda melhor a lógica de geração das visitas planejadas : Notem que a lógica de remoção das visitas planejadas do plano de atenção tem vários condicionantes “ex.: visitas já agendadas não serão removidas etc”. Ou seja, podem restar resíduos de visitas planejadas do plano de atenção anterior. Sendo assim, no processamento das geração das novas visitas planejadas o IW irá realizar uma comparação entre plano de consultas a ser gerado (com base no novo plano de atenção) versus as visitas planejadas residuais do plano de atenção anterior. Nessa comparação o IW irá considerar somente visitas com CONSUTTYPE=3, ou seja, visitas de geração automatizada que não foram removidas de acordo com as regras de remoção citadas no passo 1 (ou seja, visitas geradas manualmente pelos usuários não são consideradas nessa comparação). Se for encontrado matching (coincidência) de “especialidade direta” ou de “especialidade equivalente” para um período de tempo (mês) então a consulta planejada não será gerada para aquele mês (para evitar geração de eventos duplicados), caso contrário, será gerada automaticamente a consulta de monitoramento planejada no período correspondente com especialidade igual à especialidade ditada pela frequência composta ativa para o paciente.
Nota: Na análise que identifica se existem visitas planejadas na especialidade da frequência composta o IW considera o cadastramento de “equivalências” de especialidades.


Monitorando o Cumprimento do Plano de Monitoramento

O IW-Health oferece um conjunto de ferramentas de apoio administrativo desenvolvidas para a apoiar os gestores na avaliação do cumprimento do plano de monitoramento estabelecido para o universo de pacientes gerenciados. Basicamente os seguintes instrumentos de apoio são oferecidos: