Ficha Individual dos Paciente

A ficha individual constitui um importante instrumento de trabalho para rápida “contextualização” dos profissionais da equipe interdisciplinar sobre a evolução dos pacientes. Através desse instrumento é possível acessar de forma rápida e ágil por exemplo os resumos das evoluções clínicas dos outros profissionais que colaboram para o tratamento do paciente.

Em linhas gerais a ficha individual irá exibir um conjunto sintético e abrangente de informações sobre o atendimento do paciente. O conteúdo a ser exibido na ficha individual é “parametrizável no IW”, ou seja, poderá ser estendido e/ou modificado segundo as diretrizes de implantação do IW na sua empresa. Além de parametrizável esse conteúdo também será “dependente” do tipo de atendimento em foco no prontuário (PGDC (prontuário com cabeçalho “laranja” ou Atenção/Internação domiciliar (prontuário com cabeçalho “azul”) ). Na sua configuração de partida o IW já vem previamente configurado com modelos especializados de conteúdos para a ficha individual dos pacientes para os contextos “PGDC” e “Home Care” bastante abrangentes (mostram uma visão resumida dos diversos aspectos do atendimento tais como: dados cadastrais, diagnósticos ativos do paciente, prescrição médica, resumo das evoluções clínicas da equipe interdisciplinar, registros de ocorrências, registros de intercorrências, exames prescritos com seus resultados apontados etc). Veja o tópico “Exemplos de modelos de ficha individual” nesse documento para ter detalhes dos modelos de referência nativos do IW.

Podemos acessar a “Ficha Individual” dos pacientes no IW nos seguintes contextos:

[1] – Acessando a ficha individual dos pacientes diretamente no prontuário
[2] – Acessando a ficha individual durante a inserção de evoluções clínicas
[3] – Acessando a ficha individual durante a inserção de registros de call center
[4] – Acessando a ficha individual de outro servidor IW no prontuário eletrônico

Nota: Leia também o tópico “Parâmetros Globais que Interferem no Processamento da Ficha Indivual” .


[1] – Acessando a ficha individual dos pacientes diretamente no prontuário

A figura a seguir ilustra a interface F01039 – Prontuário eletrônico do IW posicionado sobre um paciente com tipo de atendimento “Atenção / Internação domiciliar”:





Nota : Quando pesquisamos a ficha individual do paciente diretamente no prontuário eletrônico do IW notem que o IW não apresenta a opção “Editar”. Ou seja, nessa condição a Ficha Individual é exibida apenas no modo de “consulta”.

Na ilustração a seguir apresentamos o mesmo painel “Ficha Individual (viewer) agora com um paciente com tipo de atendimento “PGDC):




Notem que o conteúdo (informações) apresentadas serão diferenciados para pacientes de “Atenção / Internação Domicliar” (prontuário “Azul”) ou pacientes de monitoramento (“PGDC” , prontuário “laranja”).



[2] – Acessando a ficha individual durante a inserção de evoluções clínicas

A figura a seguir ilustra a caixa de diálogo F01081 utilizada para a realização de inserções de evoluções clínicas dos pacientes: Notem o botão situado logo ao lado do nome do paciente no cabeçalho. Esse botão fará o acionamento das “Ficha Individual” do paciente no contexto de inserção de evoluções clínicas.





A figura a seguir ilustra essa ficha individual que acionamos ao clicar no botão ilustrado:





Notas:

(1) A “Ficha individual” que é acionada a partir da caixa de diálogo F01081 (conforme ilustrado acima) em termos do conteúdo exibido é idêntica à ficha individual que é exibida nos demais contextos. Contudo, especificamente quando acionada a partir da caixa de diálogo F01081 a ficha individual tem a característica de ser “
editávelcom relação a “algumas informações exibidas”. Notem a presença do botão “Editarna interface F01471 ilustrada acima. O acionamento desse botão faz com que o IW apresente um popup menu com um conjunto de opções de edição. Nota: As opções de dição que irá aparecer dependerá do tipo de atendimento (PGDC (prontuário “laranja”) ou Atenção/Internação Domiciliar (prontuário “azul”) e também irá depender de parâmetros globais

(2) No momento em lançamos a caixa de diálogo F01081 para inserção das evoluções clínicas o IW inicia a construção da apresentação da ficha individual em “segundo plano”. Sendo assim, é possível que, ao clicarmos no botão de acionamento da “Ficha Individual” seja apresentada a seguinte imagem:



Essa mensagem será exibida apenas “enquanto a ficha individual estiver sendo construída”. Pode-se inclusive fechar a caixa de exibição da ficha individual (clicando-se no “x” no canto superior direito da mesma) e retornar para F01081 e dar andamento à edição do relatório de visita do paciente (a construção da ficha individual continuará ser executado pelo IW em segundo plano) e, a qualquer momento podemos clicar novamente no botão de lançamento da ficha individual para visualizá-la: Após a conclusão da construção da ficha individual em segundo plano o acionamento da ficha individual passará a ser “instantâneo”.

Nota Técnica: O tempo requerido para realização da pesquisa e apresentação da “Ficha Individual” no seu modo editável será maior do que o tempo requerido para a construção da mesma no modo não editável. Essa diferença de tempo se deve ao fato de que, no modo editável, o IW terá que construir uma série de objetitos de controles das edições antes da sua exibição final. Contudo o mecanismo de construção da ficha individual editável através do processamento em segundo plano descrito acima oferece uma forma de absorver esse tempo sem interferência na produtividade dos profissionais da equipe interdisciplinar.


Parâmetros Globais que Interferem no Comportamento da Ficha Individual

Os seguintes parâmetros globais são considerados pelo IW no processamento da “Ficha Individual” (também designada de “Ficha Sintética”) :

Parâmetro

Descrição

CAP_INDIVIDUAL_RECORD_STD_URL

URL da pagina JSP que exibe a Ficha Individual Sintética Padrão do IwCare

Atualmente existem duas URI possíveis:

/IwEvaluation/IwIndividualRecord/actions/getIwIndividualRecord.jsp : Essa URL processa a ficha i usando uma pagina jsp hardcoded.

ou

/IwEvaluation/IwIndividualRecord/actions/getIwIndividualRecord_1.jsp : Essa URL pocessa a ficha sintética do mesmo modo como é feito no painel editável, ou seja usa dinamicamente os templates definidos pelos parâmetros CAP_HOME_IDTEMPL_FICHA_SINTET , CAP_HOSP_IDTEMPL_FICHA_SINTET e CAP_MONIT_IDTEMPL_FICHA_SINTET, como base para modelar a resposta. Essa é a URI recomendada para uso default pela Incoway.

CAP_EVOL_SINTFILE_EDIT_MENU

0 ou parâmetro inexistente: Mantém o comportamento de popup menu de edição sensível ao tipo de atendimento (Home Care, Monitoramento (PGDC) ou Hospital)

1 = Qdo se tratar de paciente de “Monitoramento (PGDC) serão apresentados um menu com a combinação das opções de edição de HOME CARE + MONITORAMENTO. Nos demais tipos de prontuário continuam sendo exibidas as opções particulares de cada tipo (Home care : exibe somente as opções de home care e Hospital : exibe somente as opções de hospital)

CAP_HOME_IDTEMPL_FICHA_SINTET

Identifica o ID do template de base de formatação da FICHA SINTÉTICA HOMECARE apresentada no painel "Ficha Sintética do Prontuário". Painel Editável.

Nota : A consideração desse template na apresentação da ficha sintética ocorre somente se o parâmetro CAP_INDIVIDUAL_RECORD_STD_URL estiver valorado com a opção = /IwEvaluation/IwIndividualRecord/actions/getIwIndividualRecord_1.jsp

CAP_HOSP_IDTEMPL_FICHA_SINTET

Identifica o ID do template de base de formatação da FICHA SINTÉTICA HOSPITALAR apresentada no painel "Ficha Sintética do Prontuário".

Nota : A consideração desse template na apresentação da ficha sintética ocorre somente se o parâmetro CAP_INDIVIDUAL_RECORD_STD_URL estiver valorado com a opção = /IwEvaluation/IwIndividualRecord/actions/getIwIndividualRecord_1.jsp

CAP_MONIT_IDTEMPL_FICHA_SINTET

Identifica o ID do template de base de formatação da FICHA SINTÉTICA apresentada no painel "Ficha Sintética do Prontuário" para atendimentos do tipo “monitoramento (PGDC)”

Nota : A consideração desse template na apresentação da ficha sintética ocorre somente se o parâmetro CAP_INDIVIDUAL_RECORD_STD_URL estiver valorado com a opção = /IwEvaluation/IwIndividualRecord/actions/getIwIndividualRecord_1.jsp

CAP_MONIT_FSINT_NODATAFOUND

Se 1 : no processamento das fichas sintéticas, qdo não forem encontradas informações relacionadas às tags o sistema irá substituir a tag pela frase "não foram encontradas informações referentes à <tag>

Se 0 ou não existir : o sistema irá substituir a tag por null






Exemplos de Templates de Partida para as Fichas Individuais


Tipo de atendimento de “internação/atenção domiciliar”



Na sua configuração de partida o IW vem parametrizado com o seguinte modelo de “Ficha Individual” no contexto de atendimentos do home care (internação / atenção domiciliar) :




Relação de TAG´S de partida:

$DIAGS{}
$GP{HC_RANKING_HC|25|25|70}
$LAST_PRESCRIPTION{}
$GP{EVOL_CLIN_HC|12|8|20|60}
$HC_TESTS{}
$HC_STAFF{}
$HC_NURSING_ASSISTANTS{}
$HC_EQUIPMENTS{}
$HC_GAS_SUPPLY{}
$HC_EXCEPTIONS{}
$I{}


Tipo de atendimento de “Monitoramento (PGDC)”


Na sua configuração de partida o IW vem parametrizado com o seguinte modelo de “Ficha Individual” no contexto de atendimentos de Monitoramento (PGDC) :




Relação de TAG´S de partida:

$DIAGS{}
$MEDIC_USE{}
$MONIT_ADMISSIONS{}
$DIAG_DESCR{}
$CLINDESC{}
$RESULT_TESTS{}
$VARDIN{}
$CONSULINTER{}
$CALLDONE{}
$ACTIVIT_DONE{}
$I{} $EX{}
$PROG_CONSULT{}
$PROG_AVAL{}
$PROG_TESTS{}
$PROG_ACTIVITIES{}
$OTHERMEDICS{}
$QUESTION_DYNAMIC{}
$GP{TAG_LECTURES|55|15|15|15}
$GP{TAG_HC_EM_PGDC|100}



[4] – Acessando a ficha individual de outro servidor IW no prontuário eletrônico

O IW oferece recursos que permitem a configuração de um segundo painel de ficha individual endereçano um “outro servidor da Incoway”. Essa funcionalidade pode ser útil por exemplo em empresas que possuem varios servidores do IW e desejam acessar ficha individual por exemplo dos programs de monitoramento dentro do prontuário de



Painel para consulta de segunda ficha individual (em outro servidor IW)

Para publicar o segundo painel de pesquisa de ficha individual deve-se realizar um registro adicional na tabela CAPNAVIGCONFIG , confome ilustrado abaixo:

Acesse a interface SQL&DEBUG e execute o comando “select * from capnavigconfig” conforme ilustrado abaixo:



Para cadastrar o novo painel , clique no botão “Novo” e forneça valores para os atributos do gride conforme orientação a seguir:


Captionorder : 75 (valor sugerido, esse valor determina a ordenação vetical do painel no prontuário e poderá ser alterado a seu critério).
Navigtype: 0 ( indica prontuário de home care / monitoramento).
Name: Indiv Record (Ext) (valor sugerido)
PanelClassName: com.iw.visualLayer.careProgram.evolutions.IwPanelIndividualRecord13
id: forneça um valor de id que ainda não exista no gride no servidor


Em seguida clique no botão “Salvar”. O sistema deverá emitir a seguinte caixa de diálogo:



Preste atenção se o nome da tabela e nome da coluna ID correspondem exatamente aos valores indicados acima (caso estejam diferentes, nãio clique no botão ok mas refaça o procedimento).




Parametrizando a resolução dos parâmetros de acesso ao segundo servidor

A obtenção dos parâmetros para acessar o segundo servidor utiliza o seguinte parâmetro global (interface 151):

CAP_EXTERNAL_SQL_COMMAND: Esse parâmetro deverá ser valorado com um comando sql que processa uma tag de substituição pré-definida de nome $P{IDADMISSION}. Essa tab será substituída antes da execução do comando pelo ID do atendimento em foco no prontuário do servidor 1. Esse comando deverá retornar necessariamente as seguintes colunas de nomes e funções pré-defnidas: EXT_IDADM_COMMAND , EXT_URL , EXT_PROFILE e EXT_PASSWORD.

Coluna: EXT_IDADM_COMMAND : Nessa coluna deverá retornar um comando sql a ser executado no segundo servidor para obter o IDADMISSION no servidor 2 correspondente ao paciente em foco no servidor 1. Nota: No código fonte desse comando podem constar tag´s de substituição do tipo P{ATRIBUTO_GETADMISSIONFULL}.

Exemplo 1: No comando a seguir está sendo utilizado o CPF do cadastro dos pacientes no servidor 1 como tag de substituição no comando para obtenção da do idadmission correspondente no segundo servidor.

select cast(max(a1.id) as number(17,0)) as idadmission from capadmission a1 , glbpatient b1 , glbperson c1 where a1.admissiontype = 2 and a1.idpatient = b1.id and b1.idperson = c1.id and c1.idnumber1 = '$P{IDNUMBER1}' and a1.status in (1,2)

Nota:
Antes de executar o comando contra o servidor 2 o IW do servidor 1 irá substituir a expressão $P{IDNUMBER1} pelo IDNUMBER1 do paciente em foco no prontuário do servidor 1.

Exemplo 2 : Nesse exemplo estamos usando o próprio IDAdmission no servidor 1 como TAG de substituição. Esse seria o caso de integração entre duas instâncias de IW em uma mesma Operadora que trabalha com identificador único de prontuário.

select $P{ID} as idadmission from dual



Coluna: EXT_URL: Nessa coluna deverá retornar a URL completa de acesso à ficha individual no servidor 2.

Exemplo: http://IP_SERVIDOR_2:9090/IwEvaluation/IwIndividualRecord/actions/getIwIndividualRecord_External.jsp


Notas:

(a) Basicamente a parte final dessa Url (todo o texto após :9090/) deve ser mantido, variando-se apenas o IP:PORTA para endereçamento do servidor 2.

(b) Também pode ser usado protocolo HTTPS para essa requisição. Para isso basta trocar a palavra "http" por "https" no início da URL, e também trocar o numero da porta onde as requisições serão submetidas. No caso de instalação mono-server no servidor 2, a porta https é 8443 (corresponde à porta https no jboss0 do IW). Em casos de instação tipo multserver no servidor 2 , se for usado o JBoss1 para obter a ficha individual no servidor 2 então a porta padrão para https é 8543 , se for usado o JBoss2 a porta https deverá ser 8643 e se for usado o JBoss3 a porta https será 8743.


Coluna: EXT_PROFILE: Nessa coluna deverá retornar o profile para acesso ao banco de dados no servidor 2.

Coluna: EXT_USER: Nessa coluna deverá retornar o nome do usuário que será utilizado para o acesso IW no servidor 2.

Coluna: EXT_PASSWORD: Nessa coluna deverá retornar a senha de acesso do usuário que retornar na coluna anterior.


Exemplo de comando sql: Tipicamente na utilização desse recurso cria-se uma tabela estendida (TD_CAP_EXTERNAL) contendo minimamente a colunas enumeradas acima. Nesse caso o comando sql a ser cadastrado no parâmetro
CAP_EXTERNAL_SQL_COMMAND seria:

Select EXT_IDADM_COMMAND , EXT_PROFILE , EXT_USER , EXT_PASSWORD FROM TD_CAP_EXTERNAL WHERE ID = ( SELECT MIN(ID) FROM TD_CAP_EXTERNAL )

Também é possível utilizar formas mais sofisticadas onde em função do ID da admissão em foco no prontuário do servidor 1 os demais parâmetros (
EXT_IDADM_COMMAND , EXT_URL , EXT_PROFILE e EXT_PASSWORD ) serão dinamicamente resolvidos pelo comando sql cadastrado no parâmetro CAP_EXTERNAL_SQL_COMMAND , podendo variar de paciente para paciente. Exemplo de uso de uma arquitetura com essas caractéristicas seria aplicável em um IW de Operadora (auditoria) a possibilidade de consultar on-line a ficha individual dos pacientes nos IW´s de diversos prestadores de serviços que atendem a essa Operadora.