Gerenciamento de Grupos e Palestras (GAPS)

Grupos de Atividades/Palestras constituem um importante instrumento na estruturação dos programas de promoção da saúde. Em linhas gerais o objetivo desses processos é transferir conhecimento e promover a transformação dos hábitos pessoais nas populações gerenciadas objetivando a redução dos fatores de risco e promovendo aumento da qualidade de vida. Os grupos de atividades/palestras em sua estruturação de assemelham bastante a mini-cursos ministrados por especialistas interdisciplinares a grupos de indivíduos (turmas).

O módulo de gerenciamento dos grupos de atividades/palestras (GAPS) auxilia na identificação de
necessidades e/ou oportunidades para implementação de novos tipos de grupos de atividades/palestras a serem oferecidos à população gerenciada conforme demanda re-ativa ou pró-ativa.


O gerenciamento dos grupos de atividades e palestras através do IW envolve as seguintes etapas:

[1] – Configurando tipos GAP
[2] –
Gerenciando operacao GAP
[3] –
Parametros Globais


Nota : Acesse o tópico “Anexo A“ nesse tópico para ver a descrição de alguns cadastros básicos utilizados no módulo de grupos/palestras.


[1] – Configurando Tipos de GAPS

Tipos de GAPS definem basicamente “modelos” de GAPS. A figura a seguir ilustra a interface F01524 utilizada para o cadastro dos tipos de GAPS :



Para cadastrar um novo tipo de GAP clique no botão “Novo” , o IW abrirá uma nova linha editável no gride. Informe valores para os atributos e clique no botão “Salvar”.


Descritivo das Colunas


Tipo:
Campo tipo caixa de seleção que estabelece uma designação genérica para “tipos” de GAPS. As opções de valores para esse atributo podem se customizados pela sua empresa . Exemplos de tipos de GAPS seriam: “Grupos de Atividades”, “Palestras”, “Cursos”, “Preparação para cirurgias” etc.

Nome do Tipo de GAP: Informe o nome para o tipo de GAP (campo texto livre)

Cor : Selecione uma cor para o tipo de GAP. Essa cor será utilizada em pesquisas em lista de GAPS como um atributo de fácil visualização dos tipos de GAPS.

Descrição: Campo texto livre, informe uma breve descrição do conceito do tipo de GAP.

Classificação: Campo tipo caixa de seleção para cadastramento de um classificador customizável para os tipos de GAPS. Exemplos de classificações de tipos de GAPS seriam: Diabetes, Cardiovascular, Atividade Física, Obesidade etc.

Público Alvo: Campo descritivo. Informe uma descrição do público-alvo do grupo de atividades/palestras.

Min Particip.: N° mínimo de participantes do tipo de GAP.

Max. Particip.: N° máximo de participantes do tipo de GAP.



Descritivo dos Botões

Pesquisar: Exibe no gride a relação de Tipos de GAP cadastrados no sistema obedecendo os campos de filtragem “Tipo de GAP” (caso o mesmo tenha sido valorado). Nota : Para visualizar GAPS inativos ative o check box “Inativos” situado na parte superior da interface.

Novo: Abre uma nova linha editável no gride.

Salvar: Grava no servidor as edições realizadas no gride.

Inativar: Marca um Tipo de GAP como inativo. Nota: Para re-ativar um Tipo de GAP realize a pesquisa com check box “Inativos” ticado. Nessa condição o IW comutará o botão “Inativar” para “Ativar”.

Excluir: Remove um Tipo de GAP do cadastro no IW. Nota: Essa operação somente é permitida para Tipos de GAP que não tenham sido ainda operacionalizados de fato no IW.

Limpar: Limpa os filtros da interface.



Aba Eventos

Na aba Eventos do Tipo de GAP vamos declarar o número de eventos que compõem o Tipo de GAP. Para cadastrar os eventos de um tipo de GAP selecione uma linha no gride da primeira aba da interface F01523 e navegue para a aba denominada “Eventos”. A figura a seguir ilustra essa navegação:




Para cadastrar os eventos que fazem parte de um Tipo de GAP clique no botão “Novo” para que sejam abertas novas linhas editáveis no gride. Informe os valores para as colunas e clique no botão “Salvar”.

No exemplo acima configuramos o Tipo de GAP denominado “Grupo de Yoga” composto por 7 eventos semanais com duração de 60 minutos.

Descritivo das Colunas

Seq:
Trata-se de um número sequencial que informa a ordem (sequência) dos eventos

Dias de Ref.: (dias de refereência) Informe nesse campo o número de dias a partir da data de início do Tipo de GAP no qual deverá ocorrer cada evento.

Duração Min: Duração mínimo do evento. Informe a duração do evento em minutos.



Aba Check List

Na aba Check list deve-se cadastrar a relação de itens a serem checados na abertura de um cada novo grupo de atividades/palestras . Para cadastrar o check list do Tipo de GAP selecione uma linha no gride da primeira da aba interface F01524 e navegue para a aba check list. A figura a seguir ilustra essa navegação:




Para cadastrar os itens que fazem parte do check list clique no botão “Novo” para que o IW crie novas linhas editáveis no gride, informe a descrição de item e clique no botão “Salvar”.




Aba: Atividades do Evento


Nessa aba pode-se cadastrar , a título de documentação, a relação de atividades que serão desempenhadas em cada “evento” integrante de um GAP. Para cadastrar as atividades de um evento selecione uma linha no gride da aba “Eventos” e navegue para a aba “Atividades do Evento”. A figura a seguir ilustra essa navegação:




Para cadastrar as atividades integrantes de cada evento clique no botão “Novo” para que o IW abra novas linhas editáveis no gride, digite a descrição de cada atividade e clique no botão “Salvar”.


[2] – Gerenciando a Operacionalização de GAPS

O IW oferece um conjunto de funcionalidades que irão nos apoiar no controle e no gerenciamento da operacionalização dos Grupos de Atividades e Palestras. Os tópicos a seguir enumeram os recursos gerenciais disponibilizados pelo IW:

[2.1] – Administrando a Lista de Espera
[2.2] – Abrindo novos GAPS
[2.3] – Formando a lista de participantes dos GAPS
[2.4] – Controlando Presença nos GAPS
[2.5] – Administrando a concessão de bônus
[2.6] – Visualizando as participações dos beneficiários em GAPS na ficha individual dos beneficiários



[2.1] – Administrando a Lista de Espera

A lista de espera de interessados em participar dos GAPs no IW é gerenciada a através da interface F01536. Para lançar essa interface faça a seguinte navegação : menu – Execução – (14) Gestão de GAPs - (03) Lista de Espera. A figura a seguir ilustra essa interface :



Para localizar interessados cadastrados previamente na lista de espera utilize o botão “Pesquisar” informando os atributos de filtragem desEjados :

-
N° de Carteira: Digite o número de carteira completo do beneficiário da operadora para localizar um indivíduo específico.
-
Nome do interessado cadastrado: Pode ser informado parte do nome. No exemplo acima informamos como filtro “ABEL”, nesse caso o sistema retornará todos interessados cadastrados cujos nomes se iniciam com “ABEL”. Pode-se também utilizar o caracter especial “%” (porcentagem) para buscar partes de textos no meio do nome. Exemplo: %SILVA retornará todos os interessados que possuem o texto “SILVA” no nome.
-
Caixa de seleção: Inativos. Quando marcada essa caixa de seleção fará com que o sistema traga no resultado da pesquisa registros relacionados a interessados que constam correntemente como “inativos” na lista de espera (a ativação /inativação de interessados na lista de espera é realizada na própria interface F01536 através do botão “Ativar / Inativar”.

Descritivo dos Botões

Inativar (**): Marca o interessado na lista de espera como “inativo”. Uma vez inativado esse botão comutará para a transaçãoAtivar” que ativará o interessado no cadastro na lista de espera.

Atualizar Status (**): Esse botão atualiza o status (referente ao cancelamento do beneficiário no cadastro da operadora) no cadastro da lista de espera. Nota: Essa transação leva em consideração o parâmetro global (interface 151) denominado GLB_CANCELED_COLUMN (esse parâmetro armazena o nome da coluna na GLBINSURANCEENROLL (cadastro dos beneficiários importado da Operadora) que corresponde à coluna que indica o “cancelamento do beneficiário na Operadora”). O acionamento desse botão fará basicamente com que o IW sincronize o valor dessa coluna nas tabelas de cadastro de beneficiários (glbinsuranceenroll: importação do cadastro da operadora) com a tabela de cadastro dos interessados na lista de espera (tabela: GlbLectureWaitList)

Alt. Matrícula (**): O acionamento desse botão permite alterar o número de carteira do beneficiário na operadora no cadastro na lista de espera.

(**) Nota: Essas transações são disponibilizadas para uso em instalações onde não foi implementada uma integração completa entre o cadastro da operadora e o IW.



Inserindo Beneficiários na Fila de Espera

Para cadastrar novos interessados na lista de espera clique no botão “Novo”. O IW abrirá a caixa de diálogo que ilustramos abaixo:




Para cadastrar um “Beneficiário” de uma “Operadora” selecione a Operadora no combo box “Empresa” situado no canto superior da caixa de diálogo e digite o número da carteira do beneficiário. O IW iprocessar
á a busca do beneficiário (no contexto de análise de carteira : Vide interface F01290) e populará automaticamente os campos da caixa F01537. O campo “Meio de comunicação” deverá ser preenchido no ato do cadastro do beneficiário na fila de espera (trata-se de um campo tipo caixa de seleção para registrar através de qual meio de comunicação o beneficiário obteve informações sobre os Grupos / Palestras ofertados).


Notas:

(a) O campo Cad An. Carteira (no canto superior direito) indica se o beneficiário que está sendo cadastrado na fila de espera foi obtido do cadastro de beneficiários da Análise de Carteira do IW (interface F01290).

(b) O campo “Canc. Operadora” é utilizado para apresentar ao usuário o status do beneficiário na Operadora (ex.: No caso de estarmos inserindo na fila de espera um beneficiário que esteja cancelado na Operadora o IW mostrar
á “Canc. Operadora” = sim, instruindo adequando o operador). Nota Técnica: Para valora essa coluna o IW obtém o valor de uma coluna denominada CANCELADOUP na tabela GLBINSURANCEENROLL. Caso essa coluna exista: Se ela estiver valorada com “0” será exibido “Canc. Operadora” = “não” e caso ela esteja valorada com “1” será exibido “Canc. Operadora” = “sim”.

IMPORTANTE: O parâmetro Global (interface 151) denominado GAPS_BLOCK_WITHOUT_ENROLL determina o comportamento do sistema no que se refere à possibilidade de inserção de indivíduos na lista de espera que não sejam segurados da Operadora da seguinte forma: Quando esse parâmetro existir e estiver valorado com “1” se não for informado um número de carteira válido que permita ao IW localizar o registro do indivíduo no ambiente de “Análise de Carteira” (F01290) o sistema bloqueará a transação e emitirá mensagem do tipo: "Não foi localizado o registro desse beneficiário no cadastro da operadora. Transação não autorizada".


Registrando os GAPs de Interesse dos Beneficiários na Fila de Espera

Para declarar quais são os Tipos de GAPs de interesse dos beneficiários que estão na fila de espera selecione o beneficiário no gride da primeira aba e navegue para a segunda aba denominada “Interesse”. A figura a seguir ilustra essa aba:




Para cadastrar os GAPs de interesse do beneficiário utilize o botão “Novo” para que o IW apresente uma caixa de diálogo para o cadastramento dos GAP´s x Locais de interesse. A figura a seguir ilustra essa interface:





No gride de cima temos a relação de tipos de GAP ativos e no gride de baixo temos a relação dos locais onde esses GAP´s são realizados. Marque a relação de GAP´s de interesse do beneficiário no gride de cima e no gride de baixo marque os locais onde ele poderá participar dos GAP´s e em seguida clique no botão “Salvar”. O sistema cadastrar
á o resultado da combinação dos GAP´s de interesse versus locais e fará o cadastramento dessa combinação na listagem de GAP´s / locais de interesse do beneficiário.

Nota: A caixa de checagem “Interessado em Bônus” indicará se o beneficiário tem interesse em matricular-se em GAPs na condição de “Bônus”. Se matricular em um GAP na condição de Bônus significa ocupar a vaga de um outro beneficiário que abandonou um GAP em andamento. Esse abandono gera uma “vaga” que pode ser direcionada a outros beneficiários que podem estar na fila de espera daquele GAP ou já participaram daquele GAP mas gostariam de participar novamente do GAP.

IMPORTANTE: Para visualizar os GAPs dos quais o beneficiário já participou navegue para a sub-aba denominada “GAPs dos quais já participou”: Algumas empresas (Operadoras) colocam o limite de que um beneficiário pode participar uma única vez de um GAP, nesses casos é importante que o usuário verifique se o beneficiário já participou de algum GAP no qual ele esteja se declarando interessado na fila de espera).


Registrando os horários de disponibilidade dos Beneficiários na Fila de Espera

Para declarar a disponibilidade de horários dos beneficiários que estão na fila de espera selecione o beneficiário no gride da primeira aba e navegue para a terceira aba denominada “Disponibilidade de horário”. A figura a seguir ilustra essa aba:




Conforme pode ser observado na ilustração acima as disponibilidades de horários dos beneficiário consiste na declaração de quais opções cadastradas na “grade de horários” (vide item A.1 acima) o beneficiário está disponível para participar de GAPs em cada dia da semana. Nota: No campo denominado “Comentários gerais” pode-se cadastrar comentários complementares textuais sobre a disponibilidade cada beneficiário.

Notem que existem alguns recursos facilitadores para o cadastramento da grade de disponibilidades de horários dos instrutores nos diversos dias da semana tais como :

(a) Para ticar todos os dias da semana referentes a uma opção na grade de horários utilize a coluna “Marcos todos dias”. Analogamente, para desmarcar todos os dias relacionados a uma opção na grade de horários utilize a coluna “Desmarcar todos dias”.

(b) Para ticar todas as opções da grade de horários em um determinado dia da semana utilize a linha “Marcar todos horários”. Analogamente para desmarcar todos os horários em um determinado dia da semana utilize a linha “Desmarcar todos horários”.

(c) Para copiar as disponibilidades de horários cadastradas para um determinado dia da semana para outros dias da semana utilize o recurso “Copiar”. Selecione um único dia da semana a ser tomado como “origem da cópia” através do radio bottom situado ao lado do texto “Copiar” e em seguida tique um ou vários check boxes associados aos dias da semana que receberão a cópia da disponibilidade de horários e , em seguida, clique no botão “Copiar”.



Matriculando Interessados em GAP´s

No ato do cadastramento de um interessado na lista de espera já será possível efetivar a sua matrícula na própria interface F01536. Para isso navegue para a aba denominada “GAP´s abertos e de interesse” que ilustramos a seguir:




Nessa interface teremos basicamente dois grides com as seguinte informações:

Gride 1 (de cima): GAPs abertos : Nesse gride são exibidos os GAPs abertos com suas datas de início e término bem como o n° máximo de participantes e n° de vagas em aberto.

Gride 2 (de baixo): São exibidos todos os Tipos de GAP nos quais o beneficiário contatado se declarou como interessado juntamente com algumas estatísticas da espera desse beneficiário tais como:

Matriculado: (sim,não) Indica se o beneficiário já foi matriculado no GAP de interesse exibido no gride.
Espera (dias) : Trata-se do tempo de espera em dias desse beneficiário no GAP de interesse
Part. na lista espera : Indica o n° de participantes que estão na fila de espera do GAP.
Tempo médio de espera (dias) : Trata-se do tempo médio de espera na fila para aquele GAP.
Cancelado (sim,não) : Indica se o beneficiário contatado já realizou um cancelamento de participação no GAP. Nota: Algumas operadoras adotam a regra de que se um beneficiário cancelou a sua participação em um GAP ele não poderia mais se matricular nesse GAP.
Motivo cancelamento : Apresenta o motivo do cancelamento do beneficiário no GAP.


Para proceder o cadastramento do interessado em um GAP proceda da seguinte forma: Primeiramente clique (no gride de baixo) em um GAP de interesse, isso fará com que o sistema “oculte” no gride cima todos os GAP´s que “não são do Tipo de GAP selecionado no gride de baixo. Esse comportamento objetiva evitar erros involuntários por parte do operador do sistema. Após selecionar um “Tipo de GAP de interesse” no gride baixo selecione o GAP no gride de cima no qual o interessado será efetivamente matriculado e clique no botão “Registrar.

Nota complementar : Quando executamos um duplo clique com o botão esquerdo do mouse sobre uma linha do gride 1 (GAPs abertos) o IW irá abrir uma caixa de diálogo exibindo os detalhes dos eventos que compõem aquele GAP, bem como mostrando o local de execução e o nome do instrutor que fará a condução do GAP.

Parâmetros Globais (interface 151) determinantes do comportamento da transação de matrícula em um GAP´s

Os seguintes parâmetros globais são determinantes nesse contexto:

GLB_GAP_BLOCK_DUPLICATE_TYPE: Bloqueia o cadastramento de um mesmo interessado em dois GAP´s ativos que sejam de mesmo “Tipo de GAP”.

GLB_GAP_BLOCK_DUPLICATE: Bloqueia o cadastramento de um mesmo interessado dua vezes em um mesmo GAP (Nota: A possibilidade de duplo cadastramento de um mesmo interessado em duplicidade em um mesmo GAP pode parecer uma inconsistência que não deveria ser permita pelo sistema, mas existem algumas empresas que admitem essa condição porque permit, por exemplo, que um “acompanhante de um idoso” (que não é beneficiário da Operadora possa contar na lista de matriculados nessa condição (sem que o mesmo seja cadastrado formalmente no sistema)).


[2.2] – Abrindo novos GAPS

A abertura de novos GAPs no IW é feita através da interface F01532 que ilustramos abaixo:



Para efetivar a abertura de um novo GAP utilize o botão “Novo” para que o IW abra uma nova linha editável no gride informe valores para os campos descritos abaixo e clique no botão “Salvar”.

Tipo de GAP : campo tipo caixa de seleção populado com todos os Tipos de GAP previamente cadastrados.

Nome do GAP : Campo tipo texto livre , informe uma designação (nome) para o GAP. Nota: Informe um nome significativo para o GAP , tipicamente incluindo no nome a data de início do GAP como um sufixo para diferenciar futuramente de GAPs de mesmo tipo executados em momentos diferenciados.

Status : Campo tipo caixa de seleção previamente populado com os possíveis valores de “status” de um GAP (na criação de novos GAPs o status deve ser “Em formação”).

Local : Campo tipo caixa de seleção populado com os “locais” de execução dos eventos de GAPs previamente cadastrados.

Data : Data do início (data do primeiro evento) do GAP.

Antes de criar um novo GAP será fundamental consultar a aba denominada “Indicadores” na própria F01532. Nessa aba o IW irá apresentar algumas estatísticas importantes tais como : número de interessados registrados em fila de espera por Tipo de GAP bem como tempo médio de espera dos beneficiários na fila. Essas informações irão auxiliá-los na decisão de “quais GAPs” deverão ser priorizados para abertura (considerando que os recursos de sua empresa para conduzir GAPs é finito e precisa ser otimizado).


A figura a seguir ilustra essa interface :




Nessa interface de indicadores podemos observar 4 grides com as seguintes informações:

Gride 1 : Situado no quadrante superior esquerdo da interface: Mostra a “Quantidade de Interessados x Tipo de GAP”
Gride 2 : Situado no quadrante superior direito da interface: Mostra o tempo médio de espera dos beneficiários x Tipo de GAP.
Gride 3 : Situado no quadrante inferior esquerdo: Mostra a distribuição de n° de interessandos x horário de interesse x dia de semana de interesse
Gride 4 : Situado no quadrante inferior direito: Mostra a distribuição de Instrutores x Tipo de GAP x Disponibilidade de horários.

O gestor dos processos de GAPs na sua empresa deverá contrabalançar essas informações no momento da abertura de novos GAPs priorizando os GAPs de maior criticidade (aqueles com o maior número de interessados ou com maior tempo de espera levando em consideração horários de interesse e disponibilidade dos instrutores credenciados.


[2.3] – Formando a lista de participantes dos GAPS

Um vez aberto um novo GAP o próximo passo será fazer a inscrição formal dos interessados no mesmo. Para a administração dessa atividade o IW oferece a interface F01541 que ilustramos abaixo:




Em linhas gerais a dinâmica de funcionamento dessa interface consiste em selecionar um
GAP objetivado na caixa de seleção posicionada na parte superior dessa interface e realizamos uma pesquisa. O IW irá mostrar no gride a relação dos interessados em participar do “GAP objetivado” ordenados por “tempo de espera na filia” decrescente. Os dados para contato com o beneficiário interessado já constam no gride de modo que o profissional que estiver conduzindo o preenchimento da lista de participantes do GAP objetivado poderá contatar o beneficiário interessado e já efetivar a sua inscrição nesse GAP.

Uma vez que um beneficiário interessado é contatado com sucesso o procedimento será selecionar a linha referente a esse beneficiário no gride da primeira aba e navegar para a segunda aba denominada “GAPs abertos e de interesse”. A figura a seguir ilustra essa navegação:




Nessa interface teremos basicamente dois grides com as seguinte informações:

Gride 1 (de cima): GAPs abertos : Nesse gride são exibidos os GAPs abertos com suas datas de início e término bem como o n° máximo de participantes e n° de vagas em aberto.

Gride 2 (de baixo): São exibidos todos os Tipos de GAP nos quais o beneficiário contatado se declarou como interessado juntamente com algumas estatísticas da espera desse beneficiário tais como:

Matriculado: (sim,não) Indica se o beneficiário já foi matriculado no GAP de interesse exibido no gride.
Espera (dias) : Trata-se do tempo de espera em dias desse beneficiário no GAP de interesse
Part. na lista espera : Indica o n° de participantes que estão na fila de espera do GAP.
Tempo médio de espera (dias) : Trata-se do tempo médio de espera na fila para aquele GAP.
Cancelado (sim,não) : Indica se o beneficiário contatado já realizou um cancelamento de participação no GAP. Nota: Algumas operadoras adotam a regra de que se um beneficiário cancelou a sua participação em um GAP ele não poderia mais se matricular nesse GAP.
Motivo cancelamento : Apresenta o motivo do cancelamento do beneficiário no GAP.

O modelo dessa interface propicia que o profissional que estiver realizando o contato com o beneficiário tenha visibilidade não somente do GAP objetivado mas também de outros GAPs que estejam abertos e que possam ser de interesse daquele beneficiário.

Para proceder o cadastramento do interessado em um GAP proceda da seguinte forma: Primeiramente clique (no gride de baixo) em um GAP de interesse, isso fará com que o sistema “oculte” no gride cima todos os GAP´s que “não são do Tipo de GAP selecionado no gride de baixo. Esse comportamento objetiva evitar erros involuntários por parte do operador do sistema. Após selecionar um “Tipo de GAP de interesse” no gride baixo selecione o GAP no gride de cima no qual o interessado será efetivamente matriculado e clique no botão “Registrar.


Nota complementar : Quando executamos um duplo clique com o botão esquerdo do mouse sobre uma linha do gride 1 (GAPs abertos) o IW irá abrir uma caixa de diálogo exibindo os detalhes dos eventos que compõem aquele GAP, bem como mostrando o local de execução e o nome do instrutor que fará a condução do GAP.

IMPORTANTE : Note que o IW oferece uma sub-aba denominada “GAPs dos quais já participou” . Navegue para essa aba para ter uma visualização do histórico de participação do beneficiário contatado no roll de GAPs oferecidos pela Operadora. A figura a seguir ilustra essa interface:




No detalhamento dos GAPs dos quais o beneficiário contatado já participou são exibidas informações sobre “Quantidade de presenças” e “N° de eventos do GAP” bem como uma indicação se houve cancelamento ou não por parte do beneficiário bem como o motivo desse cancelamento.



[2.4] – Controlando a Presença de Beneficiários nos GAPS

O controle das Operações de um GAP, notadamente o controle de presença dos beneficiários inscritos será realizado através da interface F01532 que ilustramos abaixo :




Para visualizar a lista de participantes de um GAP , selecione a linha no gride referente ao GAP desejado e navegue para a aba “Lista de Participantes”. A figura a seguir ilustra essa navegação:




Para efetivar o controle de presença dos beneficiários nos eventos do GAP, selecione o GAP desejado e navegue para a aba denominada “Eventos”. A figura a seguir ilustra essa navegação:




Selecione o evento do GAP no qual se deseja registrar o controle de presença e navegue para a sub-aba “Registro de presença”. A figura a seguir ilustra essa navegação:





Edite a coluna “Presença” (sim,não) para cada participante (eventualmente digite comentários sobre a participação do beneficiário) e clique no botão “Salvar”.

IMPORTANTE: O IW também oferece recursos que permitem a inserção de “Evoluções Clínicas de grupo” de forma automatizadas no prontuário eletrônico de participantes dos grupos e palestras. Por exemplo em um grupo de “Reedução Alimentar” a cada evento será importante atualizar o prontuário eletrônico dos participantes com informações pertinentes ao programa. Para maiores detalhes acesse o tutorial “Configurando o IW para o registro de evoluções clínicas de grupo em GAPS”.

Notem na presença da sub aba denominada “Evolução Clínica” ilustrada na figura acima. A figura a seguir ilustra essa sub aba:



No exemplo ilustrado acima para o grupo de Reedução Alimentar foram configurados dois modelos de evolução clínica de grupo para esse GAP. Justamente no cabeçalho dessa interface teremos um combo box populado com os tipos de evolução clínica de grupos (podem existir vários modelos associado a um tipo de GAP) que foram configurados para tipo de GAP em questão. Ao selecionarmos um tipo de evolução clínica e grupo o IW populará o gride para preenchimento das informações relacionadas com a evolução clínica de grupo que foi selecionada. A figura a seguir ilustra o resultado da seleção do tipo de evolução clínica de grupo “PRA01 – Geral”:



Notem que as colunas do gride que serão exibidas irá variar para modelo de evolução clínica de grupo. Nesse exemplo o modelo de evolução clínica de grupo adotado está relacionado ao seguinte “template” :




Trata-se de um modelo de evolução clínica que basicamente irá monitorar a evolução da circunferência abdominal dos paciente juntamente com o valor calórico do cardápio sugerido e a descrição textual das orientações sobre o cardápio. Também fazem parte do escopo acompanhar aspectos relacionados à prática de atividades físicas. Notem as informações pertinentes a esse template estão automaticamente dispostas no gride. Basicamente o profissional que estiver ministrando a atividade do GAP poderá anotar diretamente os valores para as informações de entrada para o template no gride e posteriormente irá clicar uma única vez no botão “
Reg Evoluçãopara que sejam inseridas automaticamente evoluções clínicas nos prontuários eletrônicos de todos os pacientes.

IMPORTANTE: Na prática o processo de apontamento dessas informações pode envolver cálculos de funções e também obtenção de informações do prontuário do paciente pelo profissional que estiver ministrando o evento. De forma general o profissional poderá clicar no botão “Ficha Individual” para consultar a ficha sintética de informações clínicas da medicina preventiva do paciente (essa pesquisa é individual, pesquisa-se naturalmente as informações de um paciente de cada vez. Existem também outros mecanismos disponíveis na arquitetura do IW que permitem que o processo de obtenção de informações do prontuário eletrônico dos participantes do GAP possa ser realizado em lista de forma mais otimizada. Notem na presença dos botões “Obter Dadose “Calcular Dadosna ilustração mais acima. O IW irá exibir esse botões “somente para aqueles tipos de evolução clínica de grupo que na sua configuração foram associados a ID´s de função plugada java para serem executadas nesse contexto”. Quando clicarmos no botão “Obter Dados” será executada a função plugada cadastra no contexto de “Obtenção de Dados” e ao clicarmos no botão “Calcular Dados” será executa outra função configurada no contexto de “calculo de informações”. A correta utilização desse mecanismo pode otimizar e melhorar a produtividade dos profissionais que operacionalizam o GAP.

Após preencher as informações no gride e clicar o no botão “Reg. Evolução” o IW fará a inserção das evoluções clínicas nos prontuários eletrônicos de todos os pacientes citados na lista de presença . A figura a seguir ilustra uma evolução clinica que foi inserida através desse mecanismo:




Movimentando Participantes entre GAP´s Ativos

O IW oferece recursos que permitem o remanejamento em lista dos participantes entre GAP´S ativos. Essa tipo de situação pode ocorrer por exemplo quando dois GAP´s forem unificados (unificação de duas turmas) ou em outras situações onde faz parte da dinâmica do GAP iniciar um grupo maior que será posteriormente desdobrado em GAP´s distintos em função de uma operação de “triagem” realizada no início do GAP.


Cadastramento Prévio de Autorizações de Movimentações de Matriculados entre Tipos de GAP

Para operacionalizar esse tipo de transação no IW será necessário previamente cadastrar “autorizações de movimentações entre tipos de GAP”. O cadastro prévio dessas autorizações tem como objetivo evitar que por um erro operacional possam ocorrer movimentações em lista indevidas. Para proceder o cadastramento das autorizações de movimentações de participantes entre GAP´s lance a interface : Menu – Configuração - (7) Cfg Palestras e Grupos - (07) Cfg Autoriz Mov Part GAP.

A figura a seguir ilustra essa interface :




A execução desse cadastramento é bem simples e direta: Clique no botão “Novo” para que o sistema abra uma linha editável no gride, informe o Tipo de GAP origem da movimentação autorizada e o Tipo de GAP destino da movimentação autorizada. O Sistema irá levar em consideração esse cadastro prévio de autorizações para garantir a integridade das movimentações de matriculados entre GAP´s.

Executando a Movimentação de Matriculados entre GAP´S

A execução da movimentação de matriculados entre GAP´s em lista poderá ser executada na própria interface F01532 conforme ilustramos a seguir:




Para proceder a movimentação de matriculados em lista selecione no gride a relação de participantes que serão movimentados para outro GAP e clique no botão “Mov. Lista” ilustrado acima. O sistema irá lançar a seguinte caixa de diálogo de apoio à movimentação em lista de participantes:



Nota: O Check box denominado “Apresentar GAP´s em andamento” poderá ser ticado para que sejam exibidos GAP´s que já se encontram em andamento ou não (caso desticado) na relação de GAP´s destino selecionáveis. Nota: Somente GAP´s que foram previamente autorizados no cadastro de autorizações de movimentação de participantes entre “Tipos de GAP” (descrito anteriormente) serão apresentados no gride de cima.

Para proceder a movimentação de participantes entre GAP´s em lista siga os seguintes passos:

(1) Selecione o GAP destino desejado no gride de cima.

(2) Em seguida selecione no gride de baixo a relação dos participantes que serão migrados para GSP destino selecionado no passo 1. (***)

(3) Clique no botão denominado “
Setar GAP Destino. Essa operação fará com que o sistema valore a coluna “GAP Destino” nas linhas selecionadas no gride de baixo. Nota: É possível realizar esses passos várias vezes de modo a direcionar os participantes citados no gride baixo para 1 ou várias GAP´s destino distintos. Importante: (***) Ao realizar essa operação o sistema irá verificar se o número de participantes sendo movimentados para o GAP destino irá ultrapassar o número de vagas do mesmo. Se ocorrer será emitida mensagem de alerta ao usuário solicitando que ele confirme a operação ou a cancele. A figura a seguir ilustra a mensagem de alerta emitida pelo sistema:




(4) Finalmente clique no botão “Mov. Lista”. Essa operação fará com todos os participantes citados no gride de baixo que tenham um GAP destino designado sejam efetivamente transferidos para o GAP destino indicado.

Nota: Após realizar a transferência dos participantes entre os GAP´s os participantes que foram transferidos irão constar na lista de participantes do GAP origem da transferência na condição de “participantes” cancelados. A figura a seguir ilustra essa condição:






[2.5] – Administrando a concessão de bônus

Na operacionalização dos processos de Grupos de Atividades / Palestrar surgem frequentemente situações onde um beneficiário que se matriculou em um GAP , inicia a sua participação no mesmo e por diversos motivos não poderá continuar a frequentar os eventos daquele GAP. Vamos supor que em um Grupo de Atividades de Yoga composto por 10 eventos (aulas de Yoga) um dos participantes se desligue do grupo após a 4 aula. Surge uma “vaga parcial” para as próximas 6 aulas de Yoga. Essas vagas parciais constituem um “recurso” disponível que poderá ser direcionado para outro beneficiário otimizando o uso da infra estrutura da sua empresa. Esse recurso (vagas parciais em GAPs) são denominados genericamente de “Bônus”.

Os Bônus disponíveis nos processos de GAPs podem ser utilizados de forma bastante positiva em situações tais como :

(a) Podem existir beneficiários interessados em participar de um GAP , que estejam na fila de espera já algum tempo e gostariam de se matricular nesse GAP mesmo ele já estando em andamento. Nesses casos , tipicamente a Operadora interpreta que esse Bônus não constituirá uma participação integral no GAP e portanto o beneficiário que receber o Bônus nessa condição poderá continuar registrado na lista de espera como interessado nesse GAP e poderá participar de outro GAP igual no futuro integralmente.

(b) Podem existir beneficiários que já participaram do GAP (no nosso exemplo: aulas de Yoga) e que , devido às regras da Operadora não poderiam participar novamente do mesmo GAP, mas gostariam de poder receber esses 6 aulas de Yoga restantes.

O uso do Bônus é importante também para preservar o número de participantes dos GAPs evitando o esvaziamento das turmas que poderiam trazer desmotivação para o grupo de atividades.

O IW oferece recursos de gerenciamento voltados à otimização do processo de concessão de Bônus aos beneficiários. A gestão desses processos no IW são realizados através da interface F01541 que ilustramos abaixo:




Para realizar a concessão de bônus primeiramente selecione um GAP objetivado para bônus. Clique no botão “...” situado ao lado do campo denominado “GAP Bônus” . Isso faz com que o IW abra uma caixa de diálogo exibindo GAPs que possuem Bônus a serem concedidos (GAPs em andamento nos quais houve cancelamento de algum inscrito). Selecione um GAP objetivado para concessão de bônus. Isso fará com que o IW já execute automaticamente uma pesquisa (que poderá ser refeita novamente através do botão “Pesquisar”) e apresente os beneficiários que possuem interesse declarado em receber bônus no GAP selecionado.

Ao exibir os beneficiários candidatos ao bônus o IW apresentar
á os dados para contato com os mesmos (ex.: telefone) juntamente com os seguintes atributos de apoio: (1) N° de GAPs dos quais o beneficiário já participou , (2) A porcentagem de presença do beneficiário nos eventos , (3) Flag indicativa se o beneficiário já participou do GAP objetivado na concessão do bônus , (4) Comentários que podem ser registrados pelo usuário do IW , (5) GAP .

Para registrar um beneficiário em um GAPs na condição de recebedor de bônus basta selecionar o beneficiário no gride e clicar no botão “Registrar”. O IW fará a inscrição desse beneficiário GAP bônus.
Nota: Nesse caso esse beneficiário irá constar na “lista de presença somente dos eventos posteriores ao seu registro no GAP”.

Notas: Para gravar algum comentário sobre um beneficiário relacionado ao processo de concessão de bônus basta digitar diretamente sobre o campo “comentários gerais” as informações desejadas e clicar no botão “Salvar”.



[2.6] – Visualizando as participações dos beneficiários em GAPS na ficha individual dos beneficiários



Anexo A : Cadastros Básicos


A.1 – Cadastro de Grades de Horários

Na abertura de novos GAPS é importante estabelecer uma padronização de grade de horários disponíveis para os GAPS. Para cadastrar os horários padronizados para realização dos GAPS acesse a interface : menu – Configuração – (7) Cfg Palestras e Grupos - (01) Cfg Grade de Horários. A figura a seguir ilustra essa interface :




A.2 – Cadastro de Instrutores x GAPS

Para cadastrar os instrutores dos GAPS acesse : menu – Configuração – (7) Cfg Palestras e Grupos - (03) Instrutores x Tipo GAP. A figura a seguir ilustra essa interface :




Basicamente no gride de cadastramento do instrutores x Tio de GAP temos das colunas a serem valoradas:

Tipo de GAP : Campo tipo caixa de seleção valorado com todos os Tipos de GAP cadastrados na primeira aba da F01524.

Instrutor: Campo tipo caixa de seleção populado com o cadastro de instrutores. Nota: Os instrutores dos GAPS devem ser cadastrados como “profissionais” no IW especificamente com a coluna denominada “Palestrante / Instrutor” = sim. A figura a seguir ilustra o cadastramento de um “instrutor” de GAPS no IW.




A.3 – Cadastro de Disponibilidades dos Instrutores

Para cadastrar as disponibilidades de horários dos instrutores acesse : menu – Configuração – (7) Cfg Palestras e Grupos - (04) Disp. Horários x Instrut. A figura a seguir ilustra essa interface:



Ao lançamos essa interface e clicarmos no botão “Pesquisar” o IW já irá exibir no gride todos os profissionais cadastrados como instrutores de GAPS. Para configurar a disponibilidade de horários de cada instrutor selecione uma linha no gride ilustrado acima e navegue para a segunda aba denominada “Disponibilidade de horário”. A figura a seguir ilustra essa navegação:



Conforme pode ser observado na ilustração acima as disponibilidades de horários dos instrutores consiste na declaração de quais opções cadastradas na “grade de horários” (vide item A.1 acima) o instrutor está disponível para ministrar GAPS em cada dia da semana. Nota: No campo denominado “Comentários gerais” pode-se cadastrar comentários complementares textuais sobre a disponibilidade cada instrutor.

Notem que existem alguns recursos facilitadores para o cadastramento da grade de disponibilidades de horários dos instrutores nos diversos dias da semana tais como :

(a) Para ticar todos os dias da semana referentes a uma opção na grade de horários utilize a coluna “Marcos todos dias”. Analogamente, para desmarcar todos os dias relacionados a uma opção na grade de horários utilize a coluna “Desmarcar todos dias”.

(b) Para ticar todas as opções da grade de horários em um determinado dia da semana utilize a linha “Marcar todos horários”. Analogamente para desmarcar todos os horários em um determinado dia da semana utilize a linha “Desmarcar todos horários”.

(c) Para copiar as disponibilidades de horários cadastradas para um determinado dia da semana para outros dias da semana utilize o recurso “Copiar”. Selecione um único dia da semana a ser tomado como “origem da cópia” através do radio bottom situado ao lado do texto “Copiar” e em seguida tique um ou vários check boxes associados aos dias da semana que receberão a cópia da disponibilidade de horários e , em seguida, clique no botão “Copiar”.


A.4 – Cadastro de Locais para Realização de GAPs

Para cadastrar os locais utilizados para a realização dos eventos dos GAPs lance a seguinte interface : menu – Configuração – (7) Cfg Palestras e Grupos - (05) Cadastro de Locais. A figura a seguir ilustra essa interface :




O uso dessa interface é bem simples e direto. Utilize o botão “Novo” para que sejam abertas novas linhas editável no gride, informe os atributos requeridos para o cadastro dos locais de realização dos eventos dos GAPs e clique no botão “Salvar”.

A.5 – Configurando Tipos de Evoluções Clínicas de Grupo

Evoluções clínicas de grupo são registros de evolução clínica realizados a partir da interface de controle de presença de participantes de GAP´s. A figura a seguir ilustra a interface onde podem ser criados novos “Tipos de evoluções clínicas de grupo” (navegação: menu – Configuração – (7) Cfg Palestras e Grupos - (06) Tipos Evol Clín. de Grupo) :




Para cadastrar um novo tipo de “Evolução Clínica de Grupo” informe valores para os atributos obrigatórios: (a) Nome para a evolução clínica de grupo; (b) Template (caixa de seleção) : selecione o template que será associado às evoluções clínicas de grupo (que deverá ter sido configurado previamente) e (c) Tabela estendida que será utilizada pelo sistema no processo de apontamento e registro das listas de presença com geração de evoluções de grupo automatizadas (**).

(**) Nota: Essa tabela estendida deverá ter obrigatoriamente uma coluna de nome reservado = LASTCHANGEDATE que é utilizada pelo sistema no controle de edições sobre os atributos das evoluções clínicas de grupo. Essa tabela associada à “Evolução clínica de grupo” é utilizada pelo sistema para identificar quais atributos deverão ser apontados e posteriormente inseridos nas evoluções clínicas de grupo e também como área de trabalho para o armazenamento desses atributos. Ao inserir as evoluções clínicas de grupo os atributos dessas evoluções serão armazenados “diretamente na tabela estendida declarada no cadastro do template”. No exemplo acima estamos declarando um “Tipo de evolução clínica de grupo” denominado “PRA01-Geral” associado a uma tabela estendida auxiliar denominada TDGAPS_PRA01 e associado a um template denominado “GAP – Prog. Reeduc Alimentar”. A figura a seguir ilustra esse template:





Note que o template GAP – Prog. Reeduc Alimentar está associado à tabela TDWD_PGDC (que corresponde ao repositório principal de armazenamento das informações sobre medicina preventiva e monitoramento do paciente). Ou seja, nesse exemplo a tabela auxiliar TDGAPS_PRA01 desempenha a função de declaração das colunas no gride para apontamento durante o registro de presenças no GAP e também servirá como estrutura de dados para armazenamento intermediário de dados, mas as informações das evoluções clínicas de grupo inseridas estarão gravadas diretamente na tabela TDWD_PGDC.

Nota: Ao cadastrar tabelas estendidas auxiliares para uso no contexto de registro de evoluções clínicas de grupo adote como prefixo no nome da tabela “TD_” e não “TDWD_” para facilitar o diferenciação dessas tabelas utilizadas no módulo de GAP´s em relação às tabelas que são utilizadas no contexto de registro de evoluções clínicas no prontuário eletrônico (que utilizam prefixo TDWD_).


Associando Funções Plugadas no Contexto de Edição da Lista de Presença do GAP

Notem que na interface de de cadastramento do “Tipo de Evolução Clínica de Grupo” ilustrada anteriormente aparecem duas colunas as seguintes colunas:

ID Função Obter Dados: Corresponde a um ID de uma função plugada Java que será executada no momento da realização dos apontamentos referentes às evoluções clínicas de grupo no momento do registro da lista de presença (na interface F01532 – Grupo de Ativi(GAP). Para os tipos de evolução clínica de grupo que possuírem esse campo valorado o IW irá exibir um botão “Obter Dados: quando o usuário clicar nesse botão a função cujo ID está declarado nessa coluna será executada. Esse recurso é bastante útil para preencher automaticamente um conjunto de informações importantes para o profissional que estiver ministrando o GAP no momento de registrar as evoluções clínicas de grupo.

ID Função Calcular Dados: Corresponde a um ID de uma função plugada Java que será executada no momento da realização dos apontamentos referentes às evoluções clínicas de grupo no momento do registro da lista de presença (na interface F01532 – Grupo de Ativi(GAP). Para os tipos de evolução clínica de grupo que possuírem esse campo valorado o IW irá exibir um botão “Calcular Dados: Quando o usuário clicar nesse botão a função cujo ID está declarado nessa coluna será executada . Esse recurso é bastante útil para calcular automaticamente valores de informações que fazem parte do conteúdo das evoluções clínicas de grupo a serem gravadas.


A.6 – Configurando Tipos de Evoluções Clínicas de Grupo x GAPS

Os “Tipos de evolução clínica de grupo” deverão ser formalmente associados ao(s) seu(s) respectivo(s) GAPS. Para cadastrar essa associação acesse a interface (navegação: menu – Configuração – (7) Cfg Palestras e Grupos - (07) Tipo Evol.Clín. xTipo GAP ilustrada abaixo:




Para cadastrar os relacionamentos entre “Tipos de evolução clínica de grupo” com seus respectivos GAPS clique no botão “Novo” e informe valores para as colunas : (a) Tipo GAP e (b) Tipo de evolução clínica de grupo e clique no botão “Salvar”.


Parâmetros Globais (Interface 151)

Os seguintes parâmetros globais estão relacionados com o módulo de gestão de GAP´s:

GAP_BLOCK_WITHOUT_ENROLL: Se esse parâmetro existir e estiver valorado com 1 : O IW irá bloquear o registro de indivíduos na lista de espera que não tenham registro na tabela GLBINSURANCEENROLL (vide interface F01290). Algumas operadoras utilizam o módulo de GAP´s do IW permitindo que indivíduos que não sejam segurados possam ser inscritos e participarem dos GAPs. Nesses casos esse parâmetro deve ser "inativado" (valorado com zero). Quando esse parâmetro estiver ativo, ao tentar registrar um indivíduo na lista de espera de algum GAP que não possua registro na F01290 o sistema irá emitir mensagem do tipo "Não foi localizado o registro desse beneficiário no cadastro da operadora. Transação não autorizada".

GLB_GAP_BLOCK_DUPLICATE_TYPE: Bloqueia o cadastramento de um mesmo interessado em dois GAP´s ativos que sejam de mesmo “Tipo de GAP”.

GLB_GAP_BLOCK_DUPLICATE: Bloqueia o cadastramento de um mesmo interessado dua vezes em um mesmo GAP (Nota: A possibilidade de duplo cadastramento de um mesmo interessado em duplicidade em um mesmo GAP pode parecer uma inconsistência que não deveria ser permita pelo sistema, mas existem algumas empresas que admitem essa condição porque permit, por exemplo, que um “acompanhante de um idoso” (que não é beneficiário da Operadora possa contar na lista de matriculados nessa condição (sem que o mesmo seja cadastrado formalmente no sistema)).