Alertas
de Interações Medicamentosas
O IW oferece recursos de processamento proativo das interações medicamentosas entre os diversos medicamentos prescritos para cada paciente. Esse processamento se baseia em um cadastro prévio de interações medicamentosas entre fármacos (os temos “moléculas” ou “sais” são também comumente utilizados para designar o princípio ativo dos medicamentos). O cadastramento das interações medicamentosas poderá ser tanto realizado manualmente no IW-Health por especialistas (farmacêuticos) ou pode-se também adquirir cadastros de interações medicamentosas comerciais (disponíveis no mercado) para importação no IW (consulte a Incoway a respeito da compatibilidade dos driver´s de leitura automatizados dos cadastros de interações medicamentosas caso deseje adquirir um cadastro comercial).
Cadastrando
Interações Medicamentosas no IW
Para
realizar o cadastro das interações medicamentosas manualmente acesse a
interface F01567 (menu – configuração – (2) Cadastros – (3) Materiais - (4) Cfg Interações Medicament)
ilustrada abaixo:
Para realizar edições nessa interface utilize os conceitos clássicos de edição (botão Novo para inserir novas linhas, edite as colunas diretamente no gride e clique no botão Salvar para efetivar a transação).
Descrição das colunas:
ID: Identificador automático gerado pelo sistema.
Sal 1: Nome do fármaco [1] no cadastro da interação medicamentosa. Nota: As colunas com os nomes de “Sal” são caixas de seleção (combo box) populadas automaticamente com todos os nomes de sal cadastrados no SCC (sistema de codificação) no tipo “Medicamentos”. Ou seja, nunca deverá ser digitado o nome de um fármaco, mas sim selecioná-lo na lista (combo box) previamente cadastrada de modo que possíveis erros de digitação não interfiram no processamento. IMPORTANTE: A valoração dos nomes dos fármacos (sais) no cadastramento dos medicamentos no SCC do IW segue uma padronização na qual medicamentos compostos por mais de um sal terão os nomes dos mesmos cadastrados utilizando-se um dígito separador (configurado no parâmetro global “SCC_MEDICAMENT_SEPARATOR”). Para popular as caixas de seleção dos atributos Sal1, Sal2, Sal3 e Sal4 o IW fará a decomposição dos nomes dos fármacos referenciados em todo o universo de medicamentos cadastrados. Exemplo: Um medicamento que faz a combinação de “Clavulanato de Potassio \ Amoxicilina” será decomposto em dois fármacos separados “Clavulanato de Potassio” e “Amoxicilina”.
Sal 2: Nome do fármaco [2] no cadastro da interação medicamentosa.
Sal 3: Nome do fármaco [3] no cadastro da interação medicamentosa.
Sal 4: Nome do fármaco [4] no cadastro da interação medicamentosa.
O IW fará o processamento das interações medicamentosas varrendo combinações de fármacos (1 a 1), (2 a 2), (3 a 3) e até (4 a 4) dos itens declarados na prescrição médica. Esse processamento se dará no momento da liberação de qualquer prescrição médica no prontuário eletrônico.
Nota: Combinações (1 a 1) são tipicamente utilizadas para registrar possíveis interações medicamentosas entre um fármaco versus outros itens que possam fazer parte do plano de cuidados do paciente como por exemplo “interações entre fármaco e a dieta do paciente”.
Processando as Interações Medicamentosas no
Contexto de Edição de Prescrições Médicas
O IW está preparado para processar as interações medicamentosas de forma automatizada no contexto de “liberação de prescrições médicas”. Para que o processamento das interações medicamentosas seja ativado deve comutar o parâmetro global (acessível através da interface 151) denominado CAP_ACTIVATE_INTER_MEDIC para o valor 1 . Quando ativamos esse parâmetro, a partir do próximo login realizado no sistema por qualquer usuário o IW passará a efetivar o processamento automatizado das interações medicamentosas sempre que for realizada a transação de “liberação de qualquer prescrição médica”.
A figura a seguir ilustra o painel de prescrição médica do prontuário eletrônico onde se dá o contexto de edição e liberação de prescrições médicas:
Uma vez que se tenha editado uma prescrição médica a liberação da mesma deverá ser feita através do botão “Liberar” ilustrado acima. Quando clicarmos nesse botão o sistema fará a análise da prescrição médica procurando pela presença das combinações de fármacos declarados no banco de regras de interações medicamentosas. Todas as combinações de fármacos para as quais exista documentação de relato de interação medicamentosa será exibida para o profissional que estiver operando o sistema (tipicamente a liberação da prescrição médica no prontuário eletrônico é realizada on-line pelo próprio médico responsável pelo paciente no atendimento domiciliar).
A figura a seguir a caixa de diálogo emitida pelo sistema:
Para executar uma leitura sistematizada das interações medicamentosas recomenda-se utilizar o modo fichário (execute um duplo clique com o botão esquerdo do mouse sobre a linha de cabeçalho do gride) e com extensão dos campos descritivos (aperte a tecla shift (esquerda no teclado) e execute um clique simples com o botão esquerdo do mouse sobre o cabeçalho do gride. A figura a seguir o resultado dessas operações sobre o gride:
Clique nos botões situados à esquerda do gride vertical ilustrado acima para navegar pelos registros das interações medicamentosas capturadas entre os fármacos prescritos para o paciente .
Botão: “<<”: recuar para a primeira interação medicamentosa
Botão: “<”: recuar para a interação medicamentosa anterior
Botão: “>”: avançar para a próxima interação medicamentosa
Botão: “>>”: avançar para última interação medicamentosas
Conforme pode ser observado na ilustração acima cada registro de interação medicamentosa irá exibir para o médico prescritor as seguintes informações:
(a) A relação dos fármacos que apresentam a interação medicamentosa.
(b) A classificação do risco da interação medicamentosa.
(c) As orientações para o profissional responsável pela prescrição a respeito da interação medicamentosa.
(d) A descrição técnica do mecanismo da interação medicamentosa.
Diante das informações referentes às interações medicamentosas o médico prescritor terá duas alternativas possíveis:
· [1]: Clicar no botão “Estou ciente das recomendações apresentadas” e dar prosseguimento na transação de liberação da prescrição médica ou
· [2]: Cancelar a liberação da prescrição e retornar para a edição da mesma procedendo eventuais ajustes que julgar apropriados.
As interações medicamentosas exibidas para o profissional que executou a liberação da prescrição médica ficam gravadas (anexadas) ao prontuário eletrônico do paciente vinculadas a “cada prescrição médica” que venha a ser liberada. Observem que no painel de prescrições médicas, na segunda aba (ilustrada mais acima) existe um botão denominado “Interações”. Clique nesse botão para fazer uma pesquisa do conteúdo das interações medicamentosas exatamente como elas foram apresentadas para o profissional no momento da liberação da prescrição médica.
Ou seja: ser o cadastro das interações medicamentosas venha a ser atualizado recebendo relatos de novas interações medicamentosas esses novos registros não influenciam o conteúdo das informações que ficaram anexadas ao prontuário eletrônico de cada paciente “antes do seu cadastro no banco de interações medicamentosas”. As próximas prescrições médicas que venham a ser liberadas no sistema futuramente, estas sim , passarão a receber a citação do novo relato de interação medicamentosa.