Organizando os Indicadores para Plotagem de Gráficos e Relatórios Avançados
Para organizar as os indicadores visando tanto a seleção de variáveis para plotagem em gráficos diretos ou preparação para emissão de relatórios avançados o IW oferece uma interface para o cadastramento prévio de um conjunto de atributos relacionados aos indicadores. Através desse cadastramento prévio é possível por exemplo : (a) estabelecer a ordenação desejada (customizável) para os indicadores , (b) realizar algumas customizações ou adequações na nomenclatura dos mesmo , (c) influenciar na forma como os indicadores serão agrupados para exibição em relatórios avançados etc.
Para acessar a interface de organização das variáveis para filtragem acesse : menu – execução – (10) Gestão de Monitoramento – (6) Análise de Carteira – (0) Cfg Variáveis para Gráfico (em algumas instalações do IW vem instalado um painel de navegação denominado “Apresentação – PGDC” que ilustramos a seguir com um link de acionamento dessa interface : Na imagem abaixo selecione a opção [0] Cfg Variáveis p/ Gráficos para lançar a interface do organizador de variáveis.
A
imagem a seguir ilustra a interface do organizador das variáveis
:
Descrição das colunas:
ID :
Identificador
único gerado automaticamente pelo IW.
Seq
(ordenador):
Essa coluna determina a ordem de apresentação das
variáveis na caixa de diálogo de marcação
das variáveis para plotagem de gráficos.
Nome
Tabela: Refere-se
ao nome da tabela que armazena os dados de detalhe dos indicadores.
Basicamente no IW são utilizadas as seguintes tabelas :
-
TDINDTRIAG_DETAIL : Refere-se a indicadores no contexto de “Análise
de Contas Médicas”
- TDIND_ABORD_DETAIL : Refere-se a
indicadores no contexto de “Abordagem Inicial (Screening)”
-
TDIND_PGDC_DETAIL : Refere-se a indicadores no contexto de
Monitoramento (PGDC)” e
- TD_INDIC_HC_DETAIL : Refere-se a
indicadores no contexto de Home Care”
Variável:
Refere-se ao nome da variável. Nota:
Tem que ser digitado o nome exato da variável relacionada a
cada indicador.
Numeração
e Descrição do Indicador :
Trata-se da descrição
referente ao indicador que será apresentada na caixa de
diálogo de filtragem de varáveis para plotagem de
gráficos e relatórios. Nota:
Tipicamente nesse descrição acrescentamos um prefixo de
numeração (Exemplo: 1.01 - Nº Indivíduos
Ativos (no mês de referência)) idêntico ao
apresentado no template de exibição dos indicadores no
formato html para facilitar a rápida localização
do indicador desejado.
Sessão
Template:
Refere-se ao nome de um capítulo na organização
do template que faz a exibição dos indicadores em
formato html. Exemplo: No template de indicadores no contexto de
contas médicas : “01 - Indicadores Demográficos e
Geo-Referenciais” ou “02 - Indicadores Financeiros”
seriam exemplos de “sessões no template”. Nota: A
valoração correta dessa coluna será utilizada na
apresentação do relatório avançado na
“ordenação” (ou seja, sequência de
apresentação) dos indicadores.
Sub-Relatório
– Template:
Alguns templates de apresentação de indicadores
apresentam sub-relatórios. Um exemplo seria o template de
indicadores de desempenho do PGDC que exibe um sub-relatório
com valores de indicadores contemplando toda a carteira monitorada e
outro sub-relatório com a valoração dos
indicadores considerando somente os indivíduos que já
participam do programa de monitoramento a mais de um 1 ano (carteira
consolidada).
Grupo
de Variáveis :
Informe um nome de um grupo de variáveis nos casos em que for
desejado ter o agrupamento de indicadores em uma única tabela
e/ou gráficos de apresentação.
Lable
: Aplicável
aos indicadores que forem agrupados para apresentação.
Informe o nome (sintético – abreviatura mnemônica)
do indicador no gráfico e/ou tabelas agrupadas.
Modelo
de Apresentação Gráfica :
(Múltiplas variáveis, Variável individual) :
Esse atributo determina a forma como o IW irá trabalhar as
informações desse indicador no relatório
avançado. No modo “Múltiplas Variáveis”
o IW irá combinar os indicadores que possuem mesmo valor para
a coluna “Grupo Variáveis” em uma única
página combinando os valores de todos os indicadores do grupo
em uma mesma tabela e um mesmo gráfico. Como exemplo típico
podemos citar os indicadores de distribuição por sexo
nas diferentes faixas etárias da população
(tipicamente esses indicadores são agrupados para que o IW
exiba em um único gráfico de barras a distribuição
de gênero x faixa etária.
Expurgar PU –
EU : (sim,não) Essa flag determina se o indicador deverá
ser expurgado de relatórios avançados cujo modelo de
seleção dos relatórios de indicadores a serem
apresentados seja “Período Único” e “Escopo
Único”.
Expurgar PM –
EU :
(sim,não) Essa flag determina se o indicador deverá ser
expurgado de relatórios avançados cujo modelo de
seleção dos relatórios de indicadores a serem
apresentados seja “Período Múltiplo” e
“Escopo Único”.
Expurgar PU –
EM :
(sim,não) Essa flag determina se o indicador deverá ser
expurgado de relatórios avançados cujo modelo de
seleção dos relatórios de indicadores a serem
apresentados seja “Período Único” e “Escopo
Múltiplo”.
Para cadastrarmos um indicador no organizador de variáveis basta clicar no botão “Novo” , preencher os campos editáveis e obrigatórios e clicar no botão “Salvar”.
Visualizando a Ordenação dos Indicadores na Seleção de Variáveis para Plotagem de Gráficos Customizados
Como um exemplo do uso do organizador de indicadores , ilustramos abaixo a aba “Detalhes e Gráficos” da interface F01521 : Quando clicamos no botão “...” ao lado do campo “Variáveis de Filtragem” o IW irá exibir uma caixa de diálogo (F01587) contendo a relação de indicadores precedidos de uma check box para que o usuário possa selecionar um sub-conjunto de variáveis para visualização em tabela ou para plotar determinados gráficos específicos.
Propositalmente,
no exemplo acima executamos essa navegação “sem
termos configurado previamente” todos os indicadores
disponíveis no ambiente de organização das
variáveis. Notem que, na ilustração acima, temos
variáveis com prefixo “1.09 - “ (variáveis
que já foram cadastradas no organizador de variáveis) e
na sequência aparecem variáveis sem prefixo como por
exemplo: “Nº de segurados que entraram no mês de
referência” (essas ainda não foram cadastradas no
organizador das variáveis).
A
seguir, realizamos o cadastramento, no organizador das variáveis
indicadas na ilustração abaixo (a imagem abaixo é
uma cópia de parte do template de exibição dos
indicadores de contas médicas:
A
figura a seguir ilustra a edição do cadastro dos
indicadores no organizador:
Após após o cadastramento das novas variáveis no organizador clicamos novamente no botão “...” na aba “Detalhes e Gráficos” da interface F01521 e obtivemos a seguinte visualização :
Notem agora que as novas variáveis estão corretamente posicionadas de acordo com a numeração de seus tópicos no template de exibição dos indicadores.
Visualizando
a Ordenação dos Indicadores em Relatórios
Avançados
A figura a seguir ilustra a página de exibição de um relatório avançado. Devemos ter em mente quer diversos aspectos da forma como o IW ordena , organiza e exibe os indicadores são determinados pelos atributos gravados no organizador das variáveis dos indicadores.