Escala de equilíbrio funcional de Berg - Versão Brasileira
Descrição
do item ESCORE (0-4)
1 . Posição sentada para posição em pé _____
2 . Permanecer em pé sem apoio _____
3 . Permanecer sentado sem apoio _____
4 . Posição em pé para posição sentada _____
5 . Transferências _____
6 . Permanecer em pé com os olhos fechados _____
7 . Permanecer em pé com os pés juntos _____
8 . Alcançar a frente com os braços estendidos _____
9 . Pegar um objeto do chão _____
10. Virar-se para olhar para trás _____
11. Girar 360 graus _____
12. Posicionar os pés alternadamente no degrau_____
13. Permanecer em pé com um pé à frente _____
14. Permanecer em pé sobre um pé _____
Instruções gerais
Por
favor, demonstrar cada tarefa e/ou dar as instruções
como estão descritas. Ao pontuar, registrar a categoria de
resposta mais baixa, que se aplica a cada item. Na maioria dos itens,
pede-se ao paciente para manter uma determinada posição
durante um tempo específico. Progressivamente mais pontos são
deduzidos, se o tempo ou a distância não forem
atingidos, se o paciente precisar de supervisão (o examinador
necessita ficar bem próximo do paciente) ou fizer uso de apoio
externo ou receber ajuda do examinador. Os pacientes devem entender
que eles precisam manter o equilíbrio enquanto realizam as
tarefas. As escolhas sobre qual perna ficar em pé ou qual
distância alcançar ficarão a critério do
paciente. Um julgamento pobre irá influenciar adversamente o
desempenho e o escore do paciente. Os equipamentos necessários
para realizar os testes são um cronômetro ou um relógio
com ponteiro de segundos e uma régua ou outro indicador de: 5;
12,5 e 25 cm. As cadeiras utilizadas para o teste devem ter uma
altura adequada. Um banquinho ou uma escada (com degraus de altura
padrão) podem ser usados para o item 12.
1.
Posição sentada para posição em pé
Instruções:
Por
favor, levante-se. Tente não usar suas mãos para se
apoiar.
( ) 4 capaz de levantar-se sem utilizar as mãos e
estabilizar-se independentemente
( ) 3 capaz de levantar-se
independentemente utilizando as mãos
( ) 2 capaz de
levantar-se utilizando as mãos após diversas tentativas
( ) 1 necessita de ajuda mínima para levantar-se ou
estabilizar-se
( ) 0 necessita de ajuda moderada ou máxima
para levantar-se
2.
Permanecer em pé sem apoio
Instruções:
Por
favor, fique em pé por 2 minutos sem se apoiar.
( ) 4
capaz de permanecer em pé com segurança por 2 minutos
( ) 3 capaz de permanecer em pé por 2 minutos com
supervisão
( ) 2 capaz de permanecer em pé por 30
segundos sem apoio
( ) 1 necessita de várias tentativas
para permanecer em pé por 30 segundos sem apoio
( ) 0
incapaz de permanecer em pé por 30 segundos sem apoio Se o
paciente for capaz de permanecer em pé por 2 minutos sem
apoio, dê o número total de pontos para o item No. 3.
Continue com o item No. 4.
3.
Permanecer sentado sem apoio nas costas, mas com os pés
apoiados no chão ou num banquinho
Instruções:
Por
favor, fique sentado sem apoiar as costas com os braços
cruzados por 2 minutos.
( ) 4 capaz de permanecer sentado com
segurança e com firmeza por 2 minutos
( ) 3 capaz de
permanecer sentado por 2 minutos sob supervisão
( ) 2
capaz de permanecer sentado por 30 segundos
( ) 1 capaz de
permanecer sentado por 10 segundos
( ) 0 incapaz de permanecer
sentado sem apoio durante 10 segundos
4.
Posição em pé para posição sentada
Instruções:
Por
favor, sente-se.
( ) 4 senta-se com segurança com uso
mínimo das mãos
( ) 3 controla a descida utilizando
as mãos
( ) 2 utiliza a parte posterior das pernas contra
a cadeira para controlar a descida
( ) 1 senta-se
independentemente, mas tem descida sem controle
( ) 0 necessita
de ajuda para sentar-se
5.
Transferências
Instruções:
Arrume
as cadeiras perpendicularmente ou uma de frente para a outra para uma
transferência em pivô. Peça ao paciente para
transferir-se de uma cadeira com apoio de braço para uma
cadeira sem apoio de braço, e vice-versa. Você poderá
utilizar duas cadeiras (uma com e outra sem apoio de braço) ou
uma cama e uma cadeira.
( ) 4 capaz de transferir-se com
segurança com uso mínimo das mãos
( ) 3
capaz de transferir-se com segurança com o uso das mãos
( ) 2 capaz de transferir-se seguindo orientações
verbais e/ou supervisão
( ) 1 necessita de uma pessoa para
ajudar
( ) 0 necessita de duas pessoas para ajudar ou
supervisionar para realizar a tarefa com segurança
6.
Permanecer em pé sem apoio com os olhos fechados
Instruções:
Por
favor, fique em pé e feche os olhos por 10 segundos.
( ) 4
capaz de permanecer em pé por 10 segundos com segurança
( ) 3 capaz de permanecer em pé por 10 segundos com
supervisão
( ) 2 capaz de permanecer em pé por 3
segundos
( ) 1 incapaz de permanecer com os olhos fechados
durante 3 segundos, mas mantém-se em pé
( ) 0
necessita de ajuda para não cair
7.
Permanecer em pé sem apoio com os pés juntos
Instruções:
Junte
seus pés e fique em pé sem se apoiar.
( ) 4 capaz
de posicionar os pés juntos independentemente e permanecer por
1 minuto com segurança
( ) 3 capaz de posicionar os pés
juntos independentemente e permanecer por 1 minuto com supervisão
( ) 2 capaz de posicionar os pés juntos independentemente
e permanecer por 30 segundos
( ) 1 necessita de ajuda para
posicionar-se, mas é capaz de permanecer com os pés
juntos durante 15 segundos
( ) 0 necessita de ajuda para
posicionar-se e é incapaz de permanecer nessa posição
por 15 segundos
8.
Alcançar a frente com o braço estendido permanecendo em
pé
Instruções:
Levante
o braço a 90º. Estique os dedos e tente alcançar a
frente o mais longe possível. (O examinador posiciona a régua
no fim da ponta dos dedos quando o braço estiver a 90º.
Ao serem esticados para frente, os dedos não devem tocar a
régua. A medida a ser registrada é a distância
que os dedos conseguem alcançar quando o paciente se inclina
para frente o máximo que ele consegue. Quando possível,
peça ao paciente para usar ambos os braços para evitar
rotação do tronco).
( ) 4 pode avançar à
frente mais que 25 cm com segurança
( ) 3 pode avançar
à frente mais que 12,5 cm com segurança
( ) 2 pode
avançar à frente mais que 5 cm com segurança
(
) 1 pode avançar à frente, mas necessita de supervisão
( ) 0 perde o equilíbrio na tentativa, ou necessita de
apoio externo
9.
Pegar um objeto do chão a partir de uma posição
em pé
Instruções:
Pegue
o sapato/chinelo que está na frente dos seus pés.
(
) 4 capaz de pegar o chinelo com facilidade e segurança
(
) 3 capaz de pegar o chinelo, mas necessita de supervisão
(
) 2 incapaz de pegá-lo, mas se estica até ficar a 2-5
cm do chinelo e mantém o equilíbrio independentemente
( ) 1 incapaz de pegá-lo, necessitando de supervisão
enquanto está tentando
( ) 0 incapaz de tentar, ou
necessita de ajuda para não perder o equilíbrio ou cair
10.
Virar-se e olhar para trás por cima dos ombros direito e
esquerdo enquanto permanece em pé
Instruções:
Vire-se
para olhar diretamente atrás de você por cima do seu
ombro esquerdo sem tirar os pés do chão. Faça o
mesmo por cima do ombro direito. (O examinador poderá pegar um
objeto e posicioná-lo diretamente atrás do paciente
para estimular o movimento)
( ) 4 olha para trás de ambos
os lados com uma boa distribuição do peso
( ) 3
olha para trás somente de um lado, o lado contrário
demonstra menor distribuição do peso
( ) 2 vira
somente para os lados, mas mantém o equilíbrio
( )
1 necessita de supervisão para virar
( ) 0 necessita de
ajuda para não perder o equilíbrio ou cair
11.
Girar 360 graus
Instruções:
Gire-se
completamente ao redor de si mesmo. Pausa. Gire-se completamente ao
redor de si mesmo em sentido contrário.
( ) 4 capaz de
girar 360 graus com segurança em 4 segundos ou menos
( ) 3
capaz de girar 360 graus com segurança somente para um lado em
4 segundos ou menos
( ) 2 capaz de girar 360 graus com segurança,
mas lentamente
( ) 1 necessita de supervisão próxima
ou orientações verbais
( ) 0 necessita de ajuda
enquanto gira
12.
Posicionar os pés alternadamente no degrau ou banquinho
enquanto permanece em pé sem apoio
Instruções:
Toque
cada pé alternadamente no degrau/banquinho. Continue até
que cada pé tenha tocado o degrau/banquinho quatro vezes.
(
) 4 capaz de permanecer em pé independentemente e com
segurança, completando 8 movimentos em 20 segundos
( ) 3
capaz de permanecer em pé independentemente e completar 8
movimentos em mais que 20 segundos
( ) 2 capaz de completar 4
movimentos sem ajuda
( ) 1 capaz de completar mais que 2
movimentos com o mínimo de ajuda
( ) 0 incapaz de tentar,
ou necessita de ajuda para não cair
13.
Permanecer em pé sem apoio com um pé à frente
Instruções:
(demonstre
para o paciente) Coloque um pé diretamente à frente do
outro na mesma linha; se você achar que não irá
conseguir, coloque o pé um pouco mais à frente do outro
pé e levemente para o lado.
( ) 4 capaz de colocar um pé
imediatamente à frente do outro, independentemente, e
permanecer por 30 segundos
( ) 3 capaz de colocar um pé um
pouco mais à frente do outro e levemente para o lado,
independentemente, e permanecer por 30 segundos
( ) 2 capaz de
dar um pequeno passo, independentemente, e permanecer por 30 segundos
( ) 1 necessita de ajuda para dar o passo, porém permanece
por 15 segundos
( ) 0 perde o equilíbrio ao tentar dar um
passo ou ficar de pé
14.
Permanecer em pé sobre uma perna
Instruções:
Fique
em pé sobre uma perna o máximo que você puder sem
se segurar.
( ) 4 capaz de levantar uma perna independentemente e
permanecer por mais que 10 segundos
( ) 3 capaz de levantar uma
perna independentemente e permanecer por 5-10 segundos
( ) 2
capaz de levantar uma perna independentemente e permanecer por mais
que 3 segundos
( ) 1 tenta levantar uma perna, mas é
incapaz de permanecer por 3 segundos, embora permaneça em pé
independentemente
( ) 0 incapaz de tentar, ou necessita de ajuda
para não cair
Observação:
( ) Escore total (Máximo = 56).
Interpretação:
O escore entre 56 e 54 cada ponto a menos está associado a um
aumento de 3 a 4 % no risco de queda; escore entre 53 e 46, cada
ponto está associado a um aumento de 6 a 8% de chance de queda
, sendo que abaixo de 36 o risco é quase 100%. Pesquisas
posteriores demonstraram que o melhor modelo para predizer queda
considera um escore abaixo de 45 (Shumway-Cook A, Baldwin M, Polissar
NL, Gruber W. Predicting the probability for falls in
commnit-dwelling older adults. Phys Therapy 1997; 77: 812-819
Referências:
S.T.
Miyamoto1,I. Lombardi Junior1,K.O. Berg3,L.R. Ramos2 and J.
Natour1Brazilian Journal of Medical and Biological Research (2004)
37: 1411-1421 ; Brazilan version of Berg balance scale ;
Berg
K, Wood-Dauphine S, William JI. The Balance scale : Reliability
assessment for elderly residents and patients with an acute stroke.
Scand J Rehab Med 1995:7;27-36 Shumway-Cook A, Baldwin M, Polissar
NL, Gruber W. Predicting the probability for falls in
commnit-dwelling older adults. Phys Therapy 1997; 77: 812-819
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