Padronização do Processo de Solicitação de Exames

O IW oferece recursos que permitem otimizar e evitar erros em lançamentos de solicitação de exames realizados pela equipe interdisciplinar (fundamentalmente médicos que cuidam da assistência ao paciente). Basicamente esse recurso passa pela “ativação” do parâmetro global CAP_TEST_ACTIVE_STANDARDENROLL na interface 151 do IW.

Se o parâmetro global CAP_TEST_ACTIVE_STANDARDENROLL
estiver ativo (valorado com 1) o sistema muda a forma de busca de exames deixando de fazer uma busca direta no SCC (cadastro de todos exames codificados) e passa a buscar informações do cadastro de "Exames Padronizados" (tabela GLBTESTSTANDARD). Essas informações ficam igualmente armazenadas em cache para agilizar os lançamentos.

Nessa condição a interface exibe uma caixa de seleção ao lado do Campo “Pesquisar” denominado : “Somente exames padronizados”. Essa caixa de seleção deverá entrar ticada por default. Nessa condição as buscas no cadastro de exames estarão limitadas aos exames que fazem parte do cadastro de exames com coluna “Exame padronizado = sim”. Se o usuário desmarcar essa caixa de seleção o sistema passará a buscar no cadastro completo de exames. Nota: No gride passam a ser exibidos também os atributos que fazem parte do cadastro padronizado de exames ( “Exame padronizado (sim,não) , “Laboratório padronizado” (quando houver), “Intervalo mínimo (dias)” e “Resultado em (Dias)“).

A figura a seguir ilustra como fica a configuração da interface F01460 de apoio ao lançamento de exames no prontuário eletrônico do IW:

Registrando_Solicitacao_Exames_III_html_mca05e48


O IW também permitirá a ativação de um comportamento adicional onde o sistema passará a verificar pró ativamente se os exames estão sendo solicitados de modo a satisfazer critérios padronizados de intervalos de tempo mínimos entre duas solicitações consecutivas de um mesmo exame. Para isso deve-se ativar o parâmetro global (interface 151) denominado CAP_TEST_MININPERIOD : Se esse parâmetro existir e estiver valorado com 1 então o sistema irá implementar uma crítica sobre os exames selecionados cujos intervalos de tempo entre a data da solicitação atual e a data última solicitação do mesmo exame for menor do que “Intervalo Mínimo (Dias)” da linha selecionada. O processamento dessa crítica resulta na exibição de caixa de diálogo especializada conforme ilustrado a seguir:

Registrando_Solicitacao_Exames_III_html_m54adfb8c


Nota técnica
: A mensagem orientativa apresentada no cabeçalho dessa caixa de diálogo poderá ser customizada por cada cliente. O conteúdo exibido fica cadastrado na mensagem de id = 12532.

Ou seja, para aqueles exames que estiverem sendo solicitados com interface menor do que o mínimo estipulado do cadastro padronizado o prescritor do exame terá que fornecer valores para os seguintes atributos:

Classificação da justificativa:
Campo tipo combo box contendo uma lista de opções pré-definidas de motivos que justifiquem a solicitação do exame com frequência maior do que a determinada pelo intervalo mínimo (dias) padronizado.

Descrição da justificativa:
Campo texto livre para o prescritor esclarecer o motivo pelo qual o exame está sendo prescrito.




Para Efetivar o cadastramento da padronização de lançamento de Exames Laboratoriais

A figura a seguir ilustra a interface F-01752 – Cfg Padronização Exames:

Nota: Caso essa interface ainda não esteja publicada na sua instalação do IW utilize as orientações contidas no tópico “Configurando o link de lançamento da Interface F01752” descrito nesse manual.

Registrando_Solicitacao_Exames_III_html_m340f702d



Descritivo das colunas do cadastro padronizado
:


Código do exame: ID do exame no IW (código SCC : interno do IW).

Código Original: Trata-se do código do exame em tabela comercial (ex.: AMB, CBHPM , TUSS etc). O tipo de tabela comercial adotado pode variar de empresa para empresa. Na instalação default do IW o código original vem valorado com o código correspondente do exame em tabela AMB.

Nome do Exame:
Nome do exame (conforme cadastrado do tipo SCC : Exames do IW).

Laboratório padrão: Nos casos específicos onde, nos processos da sua empresa, existir uma regra comercial de direcionamento (padronizado) de um exame para um laboratório específico valore esse atributo selecionando esse laboratório padrão. Isso fará com que, ao ser solicitado esse exame no prontuário o sistema irá valorar o “laboratório” automaticamente com esse laboratório padrão determinado no cadastro.

Exame Padronizado
(sim,não) : Determina se o exame pertence ou não à lista de exames padronizados.

Resultado em (Dias): Esse campo determina um período de tempo nominal decorrido entre o evento de solicitação do exame até a disponibilização do resultado do exame. Para os exames padronizados que possuírem esse atributo valorado , no momento do registro da solicitação dos exames no prontuário eletrônico o IW irá adotar um comportamento diferenciado no que se refere à valoração da coluna “Dt Prog. Resultado” (data programada do resultado) passando a valorar essa informação automaticamente com a data da solicitação (data corrente) acrescido do valor de “Resultado em (Dias)”. Dessa forma é possível padronizar e automatizar os tempos de processamento nominais de determinados exames orientando as equipes sobre a existência de metas e atenção ao seu cumprimento.



Descritivo dos botões:

Pesquisar: O gride superior nessa interface oferece campos para “filtragem (localização)” de exames: Informe o código do exame ou parte da descrição (nome do exame) e clique no botão “Pesquisar”. Nesse condição de pesquisa serão exibidos “somente aqueles exames que satisfizerem ao critério de filtragem informado pelo usuário. Nota Técnica: Na execução da pesquisa o IW irá “automaticamente” cadastrar qualquer exame que existir no cadastro de códigos de exames (tipo SCC = Exames) e que ainda não conste no cadastro de exames padronizados. Os exames inseridos automaticamente pelo sistema terão os seguintes valores default :

Salvar: Salva as edições realizadas no gride.

Excluir: Exclui a(s) linha(s) selecionada(s) do gride do cadastro de exames padronizados. Nota: Isso fará com os exames removidos sejam “reinseridos” com valores “default” no cadastro. Para remover definitivamente um exame é necessário “remover” também o seu registro do sistema de codificação (SCC : Tipo = Exames).

 

Configurando o link de lançamento da Interface de Cadastramento Padronizado de Exames

Para configurar o link de lançamento da interface F01752 – Cfg Padronização Exames” utilize os seguintes parâmetros de menu:

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Classe: com.iw.visualLayer.careProgram.careProgram.IwFormCfgStandardTests
Parâmetros: deixar em branco




Monitorando o Processo Completo da Solicitação até a Baixa dos Exames

O IW oferece interfaces voltadas ao gerenciamento completo do ciclo de vida dos exames laboratoriais desde a solicitação pelos médicos, passando pela emissão das guias de solicitação , registro dos resultados , visualização dos resultados e baixa pelos médicos que solicitaram os exames.

Para essa finalidade existe duas interfaces implementadas no IW a saber:

[1] – Central de Controle de Exames
[2] – Central de Controle de Exames (Avançado)



[1] – Central de Controle de Exames (básico)

A ilustração a seguir apresenta a interface F01423 – Central de Exames Essa interface apresenta os exames agrupados por situação e serve ao propósito de oferecer um bom gerenciamento do processo completo de realização dos exames , identificando as pendências e necessidades de acompanhamento do processo:

 

Registrando_Solicitacao_Exames_html_39d1a886

Para obter a relação dos exames por situação marque a situação desejada no cabeçalho da interface e clique no botão “Pesquisar”. Nos casos específicos em for selecionada a opção “Processo concluído” o IW irá exigir que sejam informados valores para os campos “Data início” e “Data fim”.

Nota técnica: Para configurar a interface F01423 na sua base do IW utilize os seguinte parâmetros de link:

Registrando_Solicitacao_Exames_III_html_34776464


Classe: com.iw.visualLayer.careProgram.careProgram.IwFormCapPendingTests

Parâmetros
: |CAPCARESTAFF|||||select a.name Paciente, g.name Categoria, i.translation Programa, j.name Convenio, e.name Responsavel from glbperson a, glbpatient b, capadmission c, capcarestaff d, glbperson e, glbhealthprovdep f, glbhealthprovider g, ifrconstantitem h, ifrtranslateditem i, ctrcontract j where c.idcontract=j.id and c.idhealthprovdep=f.id and f.idhealthprovider=g.id and h.idconstant='100032' and h.idtranslated=i.idtranslated and h.keyindex=c.attendanceprogram and a.id=b.idperson and b.id=c.idpatient and c.id=d.idadmission and e.id=d.idprofessional and d.leader=1 and (c.status=0 or c.status=2) group by a.name, e.name, g.name, i.translation, j.name order by a.name, e.name||||||||




[2] – Central de Controle de Exames (Avançado)

A figura a seguir ilustra a interface F01755 que implementa um controle avançado sobre o processo de solicitação dos exames até suas respectivas “baixas” (a baixa deve de exame ocorre quando o médico solicitante visualiza e formaliza essa condição). Através dessa interface será possível não somente visualizar a relação de exames que estão “em processo” (exames que ainda não foram baixados) bem como dar andamento aos registros de transações relacionadas com o ciclo de vida dos exames tais como : Registrar realização de coleta, Registrar resultado PDF , Baixar os exames etc.

Registrando_Solicitacao_Exames_III_html_664b36e5


Nesse interface podemos observar um gride na parte superior : Esse é um gride contendo campos para “filtragemnas pesquisas a serem realizadas. Em sua configuração nativa o IW oferece os seguintes campos de filtragem:

Descritivo dos Campos de Filtragem:

Tipo de Serviço: Selecione um “Tipo de Serviço” específico para filtragem quando for desejado. Caso contrário deixe o campo em branco para que sejam apresentados no resultado registros com qualquer “Tipo de Serviço”.

Programa de Atenção:
Selecione um “Programa de atenção” específico para filtragem quando for desejado. Caso contrário deixe o campo em branco para que sejam apresentados no resultado registros com qualquer “Programa de Atenção”.

Laboratório:
Selecione um “Laboratório” específico para filtragem quando for desejado. Caso contrário deixe o campo em branco para que sejam apresentados no resultado registros associados a qualquer “Laboratório”.

CRM Médico: Digite nesse campo um CRM de um médico específico quando desejar obter no resultado da pesquisa somente solicitações de exames realizadas por esse medido. Ao digitar o CRM do médico e comutar de campo o sistema irá valorar automaticamente o nome do médico. Para visualizar registros de exames solicitados por todos os médicos da equipe interdisciplinar deixe esse campo em branco.

Médico Solicitante:
Esse campo será valorado automaticamente pelo sistema após a digitação do campo anterior (CRM Médico).

Data Início e Data Fim:
Informe valores de datas para restringir o período de tempo da pesquisa. Nota: O intervalo de datas de filtragem irá atuar sobre a coluna “data da solicitação dos exames” (coluna REQUESTDATE da tabela CAPTEST).

Urgência : Informe uma classificação de “urgência” desejada para pesquisa ou deixe esse campo em branco para obter solicitações de exames de todas classificações de urgência.

Status Registro Resultado/Baixa
: Esse campo permite filtrar registros de ID Coleta em função do status do ciclo de vida dos exames. Esse campo de filtragem poderá assumir um dos valores definidos pela constante : K_CAP_TESTSAMPLE_STATUS a saber:

0 Aguardando coleta
1 Coleta realizada aguardando resultado
2 Resultado parcialmente registrado
3 Resultado registrado aguardando baixa do médico
4 Parcialmente baixado
5 Baixado

Nota: Para realizar pesquisas por “Status Registro Resultado/Baixa” = 5 = “Baixado” o próximo atributo de filtragem denominado “Baixados” terá que ser alterado para “sim”.


Baixados (sim,não): Permite pesquisar ID Coleta que já tenham sido baixados. Por default o IW valora esse campo com o valor “Baixado = não”. Para pesquisar registros passados que já foram baixados altere esse atributo para “sim” e esteja atendo para fornecer valores para os campos “Data Início” e “Data Fim” para limitar o volume de dados que poderá retornar na pesquisa.




Descritivo dos Botões:

Botão: Pesquisar: Realizar a pesquisa na base de dados considerando a valoração dos campos de filtragem do gride superior da F01755.
Nota Técnica: Vide “Notas Técnicas Avançadas” para ter mais informações sobre aspectos técnicos de processamento da interface F01755

Botão: Coleta: Esse botão se desdobra em um popup menu com as seguintes opções: (a) Registrar realização da coleta ou (b) Desfazer registro de realização de coleta. Ao executar a operação “Registrar realização de coleta” o abrir a caixa de diálogo ilustrada abaixo:

Registrando_Solicitacao_Exames_III_html_m4c74b355

Informe a data da realização da coleta e “importante” deixe anotados os valores de “ID Resultado” e “Senha resultado” fornecidos pelo laboratório que serão essenciais para a acessar o site do laboratório pela internet e obter os resultado dos exames em arquivo .PDF.

Botão: Exames da Coleta: Ao clicarmos nesse botão o IW irá abrir uma caixa de diálogo apresentado todos os exames que foram agrupados no ID Coleta da linha selecionada no gride pelo usuário.

Botão: Ver Resultado: O acionamento desse botão fará com que o IW apresente os resultados dos exames (agrupados no ID Coleta da linha selecionada no gride). Dependendo da dinâmica de liberação dos resultados pelo laboratório é possível que tenha sido registrado um único arquivo .PDF contendo o resultado de todos os exames da coleta ou é possível que tenham sido registro mais de um arquivo .PDF (um arquivo principal e um ou vários arquivos de “complementação” do resultado). Nos casos em que existirem mais um arquivo .PDF associado à coleta o IW irá apresentar uma mensagem orientativa ao usuário chamando a atenção ao fato que de que serão abertos mais de um arquivo .PDF. A figura a seguir ilustra essa mensagem:

Registrando_Solicitacao_Exames_III_html_m5c56eaf

Em seguida o IW irá “abrir uma instância (ou utilizar uma pré-existente) no navegador de internet na sua estação de trabalho” e irá lançar cada arquivo .PDF associado à Coleta em uma “página distinta” no navegador de internet contendo a visualização do PDF com os resultados dos exames.

Botão: Resultado PDF : Esse botão se desdobra em um popup menu com as seguintes opções : (a) Registrar Arquivo PDF ou (b) Apagar Arquivo PDF. O acionamento desse da opção “Registrar Arquivo PDF” fará com que seja lançada uma caixa de diálogo de navegação da estrutura de diretórios de arquivos na sua estação de trabalho. O usuário deverá localizar o arquivo (armazenado previamente) contendo o resultado dos exames associados à Coleta e clicar no botão denominado “Upload”. Para as coletas que já possuírem um arquivo PDF de resultado associado esse botão será habilitada a opção (b) Apagar Arquivo PDF: O acionamento dessa opção irá naturalmente remover o arquivo PDF associado à coleta.

Botão : Complem. Resultado: Esse botão permite que sejam registrados arquivos PDF (um ou vários) contendo complementações de resultados de exames associados à coleta. Basicamente o acionamento desse botão fará com que o IW abra a seguinte caixa de diálogo F01753 ilustrada abaixo:

Clique no botão “Novo” para que seja aberta uma nova caixa de diálogo contendo um navegador na estrutura de arquivos da sua estação de trabalho para você localize o arquivo .PDF contendo o complemento de resultado a ser anexado à coleta. Você poderá também selecionar uma ou várias linhas no gride e clicar no botão “Visualizar”: O IW irá abrir ou usar sessão de navegado de internet para lançar cada arquivo de complemento selecionado em uma página distinta do navegador apresentando o conteúdo PDF dos complementos selecionados.


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Botão: Formalizar Resultado: Essa operação é fundamental para o bom controle do status do ciclo de vida dos exames. Ao clicarmos nesse botão o IW irá abrir uma caixa de diálogo de apoio para que o profissional registre “quais exames associados à coleta” já estão com seu resultado devidamente registrado.

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Nota: A coluna Dt Realiz. Resultado, para os exames que ainda não possuírem registro formal de resultado virão valoradas automaticamente com “data corrente. Esse campo é editável , ou seja, o usuário poderá corrigir o seu valor e salva (clicando no botão “ok”) a qualquer momento.

Para
desfazer o registro formal de resultados de exames basta ativar o check box denominado “Estonar registro” situado na parte superior da caia de diálogo. Ao executar essa operação a interface comuta para o modo de “estorno”. O usuário deverá “marcar” (ativar o check box) dos exames que terão o seu “registro formal de resultado” estornado e clicar no botão “OK”.

IMPORTANTE: Ao registrar a formalização do registro de resultado de exames o IW emite notificação automatizada (id mensagem 12535) endereçada ao médico responsável pelo paciente cadastro no painel “Equipe” do prontuário eletrônico. (Nota técnica: Para identificar quem são os médicos de referência do paciente a serem notificados o IW executa um comando pré-configurado (tabela IFRSQLCOMMAND com FORMID = 1755 e KEYINDEX -1: Esse comando deve recebe em tempo de execução o “ do atendimento” como parâmetro).

Botão: Baixar Exames Essa é última etapa no ciclo de controle dos exames laboratoriais e deverá ser desempenhada essencialmente pelo médico que registrou a solicitação do exame. Após visualizar o resultado o médico deverá “Baixar” os exames cujos resultados já foram vistos concluindo assim o ciclo de vida daquele exame. No acionamento desse botão o sistema irá abrir a caixa de diálogo que apresentamos a seguir:

Registrando_Solicitacao_Exames_III_html_m121fa537

Para desfazer a baixa de exames” basta ativar o check box denominado “Estonar registro” situado na parte superior da caia de diálogo. Ao executar essa operação a interface comuta para o modo de “estorno”. O usuário deverá “marcar” (ativar o check box) dos exames que terão o seu “registro de baixa” estornado e clicar no botão “ok”.


Nota técnica: Para configurar a interface F01423 na sua base do IW utilize os seguinte parâmetros de link:

Registrando_Solicitacao_Exames_III_html_3ac3a90c

Classe: com.iw.visualLayer.careProgram.careProgram.IwFormExeTestsManagement
Parâmetros: deixe em branco



Nota Técnica Incoway

(1) Ao implantar a interface F01755 para o “controle formal do ciclo de vida dos exames” com versão do IW anterior à versão 9.05 é recomendável que: (a) No painel de exames do prontuário eletrônico, na aba “Coleta” (1° sub aba) a coluna “Dt Realiz. Coleta” seja configurado como “não editável” e o botão “Baixar” seja desabilitado (usando recursos de parametrização do sistema de segurança) de modo que o controle do status da Coleta passe a ser executado exclusivamente através da interface F01755. A partir da versão 9.05  a sub aba “Coleta” do painel de exames do prontuário passou a apresentar a transação “Registrar Realização Coleta (Estornar Reg. Realização Coleta)” de modo que essa operação poderá ser realizada tanto através da F01755 quanto diretamente pelo Prontuário Eletrônico.

(2) Para que os exames solicitados sejam visíveis na interface F01755 é necessário que:

(a) Os exames tenham sido agrupados em um evento de coleta (botão : Agrupar da primeira aba do painel de exames no prontuário eletrônico).

(b) Tenha sido designado o “médico solicitante dos exames (ou seja, exames registrados no prontuário eletrônico “sem um médico solicitante não são tratados pela central de controle do ciclo de solicitação e baixa de exames (ou seja, exames solicitados no prontuário nessa condição (“sem médico solicitante designado”) podem ser registrados no prontuário eletrônico apenas para fins de documentação clínica do paciente não tendo efeito sobre o processo de controle de baixa dos mesmos.