Padronização do Processo de Solicitação de Exames
O IW oferece
recursos que permitem otimizar e evitar erros em lançamentos de solicitação de exames
realizados pela equipe interdisciplinar (fundamentalmente médicos que cuidam da
assistência ao paciente). Basicamente esse recurso passa pela “ativação” do
parâmetro global CAP_TEST_ACTIVE_STANDARDENROLL na interface 151 do IW.
Se o parâmetro global CAP_TEST_ACTIVE_STANDARDENROLL estiver ativo
(valorado com 1) o sistema muda a forma de busca de exames deixando de fazer
uma busca direta no SCC (cadastro de todos exames codificados) e passa a buscar
informações do cadastro de "Exames Padronizados" (tabela GLBTESTSTANDARD).
Essas informações ficam igualmente armazenadas em cache para agilizar os
lançamentos.
Nessa condição a interface exibe uma caixa de seleção ao lado do Campo “Pesquisar” denominado : “Somente exames padronizados”. Essa
caixa de seleção deverá entrar ticada por default. Nessa condição as buscas no
cadastro de exames estarão limitadas aos exames que fazem parte do cadastro de
exames com coluna “Exame padronizado =
sim”. Se o usuário desmarcar essa caixa de seleção o sistema passará a buscar
no cadastro completo de exames. Nota: No gride
passam a ser exibidos também os atributos que fazem parte do cadastro
padronizado de exames ( “Exame
padronizado (sim,não) , “Laboratório padronizado” (quando houver), “Intervalo mínimo (dias)”
e “Resultado em (Dias)“).
A figura a seguir ilustra como fica a configuração da interface F01460 de apoio
ao lançamento de exames no prontuário eletrônico do IW:
O IW também
permitirá a ativação de um comportamento adicional onde o sistema passará a
verificar pró ativamente se os exames estão sendo solicitados de modo a
satisfazer critérios padronizados de intervalos de tempo mínimos entre duas
solicitações consecutivas de um mesmo exame. Para isso deve-se ativar o
parâmetro global (interface 151) denominado CAP_TEST_MININPERIOD : Se esse parâmetro existir e estiver valorado com 1 então o
sistema irá implementar uma crítica sobre os exames selecionados cujos
intervalos de tempo entre a data da solicitação atual e a data última
solicitação do mesmo exame for menor do que “Intervalo Mínimo (Dias)” da linha selecionada. O processamento
dessa crítica resulta na exibição de caixa de diálogo especializada conforme
ilustrado a seguir:
Nota técnica: A mensagem orientativa apresentada no cabeçalho dessa caixa
de diálogo poderá ser customizada por cada cliente. O conteúdo exibido fica
cadastrado na mensagem de id = 12532.
Ou seja, para aqueles exames que estiverem sendo solicitados com interface
menor do que o mínimo estipulado do cadastro padronizado o prescritor do exame
terá que fornecer valores para os seguintes atributos:
Classificação da justificativa: Campo tipo
combo box contendo uma lista de opções pré-definidas de motivos que justifiquem
a solicitação do exame com frequência maior do que a determinada pelo intervalo
mínimo (dias) padronizado.
Descrição da justificativa: Campo
texto livre para o prescritor esclarecer o motivo pelo qual o exame está sendo
prescrito.
Para Efetivar o
cadastramento da padronização de lançamento de Exames Laboratoriais
A figura a seguir ilustra a interface F-01752 – Cfg
Padronização Exames:
Nota: Caso essa interface ainda não esteja publicada na sua instalação
do IW utilize as orientações contidas no tópico “Configurando o link de lançamento da Interface
F01752” descrito nesse manual.
Descritivo das colunas do cadastro padronizado:
Código do
exame: ID
do exame no IW (código SCC : interno do IW).
Código Original: Trata-se do código do exame em tabela comercial (ex.:
AMB, CBHPM , TUSS etc). O tipo de tabela comercial
adotado pode variar de empresa para empresa. Na instalação default do IW o
código original vem valorado com o código correspondente do exame em tabela
AMB.
Nome do Exame: Nome
do exame (conforme cadastrado do tipo SCC : Exames do IW).
Laboratório padrão: Nos casos específicos onde, nos processos da sua
empresa, existir uma regra comercial de direcionamento (padronizado) de um
exame para um laboratório específico valore esse atributo selecionando esse
laboratório padrão. Isso fará com que, ao ser solicitado esse exame no
prontuário o sistema irá valorar o “laboratório” automaticamente com esse
laboratório padrão determinado no cadastro.
Exame Padronizado (sim,não) : Determina se o exame pertence ou não à lista de
exames padronizados.
Resultado
em (Dias):
Esse campo determina um período de tempo nominal decorrido entre o evento de
solicitação do exame até a disponibilização do resultado do exame. Para os
exames padronizados que possuírem esse atributo valorado , no momento do
registro da solicitação dos exames no prontuário eletrônico o IW irá adotar um comportamento
diferenciado no que se refere à valoração da coluna “Dt Prog. Resultado” (data programada do resultado) passando a valorar
essa informação automaticamente com a data da solicitação (data corrente)
acrescido do valor de “Resultado em (Dias)”. Dessa forma é possível padronizar
e automatizar os tempos de processamento nominais de determinados exames
orientando as equipes sobre a existência de metas e atenção ao seu cumprimento.
Descritivo dos botões:
Pesquisar: O gride superior nessa interface
oferece campos para “filtragem (localização)” de exames: Informe o código do
exame ou parte da descrição (nome do exame) e clique no botão “Pesquisar”.
Nesse condição de pesquisa serão exibidos “somente aqueles exames que
satisfizerem ao critério de filtragem informado pelo usuário. Nota Técnica: Na
execução da pesquisa o IW irá “automaticamente” cadastrar qualquer exame que
existir no cadastro de códigos de exames (tipo SCC = Exames) e que ainda não conste no cadastro de exames padronizados.
Os exames inseridos automaticamente pelo sistema terão os seguintes valores
default :
Salvar: Salva as edições realizadas no gride.
Excluir: Exclui
a(s) linha(s) selecionada(s) do gride do cadastro de
exames padronizados. Nota: Isso fará com os exames removidos sejam
“reinseridos” com valores “default” no cadastro. Para remover definitivamente
um exame é necessário “remover” também o seu registro do sistema de codificação
(SCC : Tipo = Exames).
Configurando o link de lançamento da
Interface de Cadastramento Padronizado de Exames
Para
configurar o link de lançamento da interface F01752 – Cfg
Padronização Exames” utilize os seguintes parâmetros de menu:
Classe:
com.iw.visualLayer.careProgram.careProgram.IwFormCfgStandardTests
Parâmetros: deixar em branco
Monitorando o Processo Completo da Solicitação até a Baixa dos Exames
O IW oferece interfaces voltadas ao
gerenciamento completo do ciclo de vida dos exames laboratoriais desde a
solicitação pelos médicos, passando pela emissão das guias de solicitação ,
registro dos resultados , visualização dos resultados e baixa pelos médicos que
solicitaram os exames.
Para essa finalidade existe duas interfaces implementadas no IW a saber:
[1] – Central de Controle de
Exames
[2] – Central de Controle de Exames
(Avançado)
[1] – Central de Controle de Exames (básico)
A ilustração a seguir apresenta a interface F01423 – Central de Exames Essa
interface apresenta os exames agrupados por situação e serve ao propósito de
oferecer um bom gerenciamento do processo completo de realização dos exames ,
identificando as pendências e necessidades de acompanhamento do processo:
Para obter a relação dos exames por situação marque a situação desejada no cabeçalho da interface e clique no botão “Pesquisar”. Nos casos específicos em for selecionada a opção “Processo concluído” o IW irá exigir que sejam informados valores para os campos “Data início” e “Data fim”.
Nota técnica: Para configurar a interface F01423 na sua base do IW utilize os seguinte parâmetros de link:
Classe: com.iw.visualLayer.careProgram.careProgram.IwFormCapPendingTests |
[2] –
Central de Controle de Exames (Avançado)
A figura a seguir ilustra a interface F01755 que implementa um controle
avançado sobre o processo de solicitação dos exames até suas respectivas “baixas” (a baixa deve de exame ocorre
quando o médico solicitante visualiza e formaliza essa condição). Através dessa
interface será possível não somente visualizar a relação de exames que estão “em processo” (exames que ainda não
foram baixados) bem como dar andamento aos registros de transações relacionadas
com o ciclo de vida dos exames tais como : Registrar
realização de coleta, Registrar
resultado PDF , Baixar os exames etc.
Nesse interface podemos observar um gride na parte superior : Esse é um gride
contendo campos para “filtragem” nas
pesquisas a serem realizadas. Em sua configuração nativa o IW oferece os seguintes campos de filtragem:
Descritivo dos Campos de Filtragem:
Tipo de Serviço: Selecione um “Tipo
de Serviço” específico para filtragem quando for desejado. Caso contrário
deixe o campo em branco para que sejam apresentados no resultado registros com
qualquer “Tipo de Serviço”.
Programa de Atenção: Selecione um “Programa de atenção” específico para filtragem quando for desejado.
Caso contrário deixe o campo em branco para que sejam apresentados no resultado
registros com qualquer “Programa de Atenção”.
Laboratório: Selecione um “Laboratório” específico
para filtragem quando for desejado. Caso contrário deixe o campo em branco para
que sejam apresentados no resultado registros associados a qualquer
“Laboratório”.
CRM Médico: Digite nesse campo um CRM de um médico específico quando
desejar obter no resultado da pesquisa somente solicitações de exames
realizadas por esse medido. Ao digitar o CRM do médico e comutar de campo o
sistema irá valorar automaticamente o nome do médico. Para visualizar registros
de exames solicitados por todos os médicos da equipe interdisciplinar deixe
esse campo em branco.
Médico Solicitante: Esse campo será valorado automaticamente pelo sistema
após a digitação do campo anterior (CRM Médico).
Data Início e Data Fim: Informe valores de datas para
restringir o período de tempo da pesquisa. Nota: O intervalo de datas de
filtragem irá atuar sobre a coluna “data da solicitação dos exames” (coluna
REQUESTDATE da tabela CAPTEST).
Urgência : Informe uma classificação de “urgência” desejada para
pesquisa ou deixe esse campo em branco para obter solicitações de exames de
todas classificações de urgência.
Status Registro Resultado/Baixa : Esse campo permite filtrar registros
de ID Coleta em função do status do
ciclo de vida dos exames. Esse campo de filtragem poderá assumir um dos valores
definidos pela constante : K_CAP_TESTSAMPLE_STATUS a saber:
0 Aguardando coleta
1 Coleta realizada aguardando resultado
2 Resultado parcialmente registrado
3 Resultado registrado aguardando baixa do médico
4 Parcialmente baixado
5 Baixado
Nota: Para realizar pesquisas por “Status
Registro Resultado/Baixa” = 5 = “Baixado”
o próximo atributo de filtragem denominado “Baixados” terá que ser alterado para “sim”.
Baixados (sim,não): Permite pesquisar ID
Coleta que já tenham sido baixados. Por default o IW valora esse campo com o
valor “Baixado = não”. Para
pesquisar registros passados que já foram baixados altere esse atributo para
“sim” e esteja atendo para fornecer valores para os campos “Data Início” e “Data Fim” para limitar o volume de dados que poderá retornar na
pesquisa.
Descritivo dos Botões:
Botão: Pesquisar: Realizar a pesquisa na base de dados considerando a
valoração dos campos de filtragem do gride superior
da F01755.
Nota Técnica: Vide “Notas
Técnicas Avançadas” para ter mais informações sobre aspectos técnicos de
processamento da interface F01755
Botão: Coleta: Esse botão se desdobra em um popup
menu com as seguintes opções: (a)
Registrar realização da coleta ou (b)
Desfazer registro de realização de coleta. Ao executar a operação “Registrar realização de coleta” o abrir
a caixa de diálogo ilustrada abaixo:
Informe a data da realização da coleta
e “importante” deixe anotados os valores de “ID Resultado” e “Senha
resultado” fornecidos pelo laboratório que serão essenciais para a acessar
o site do laboratório pela internet e obter os resultado dos exames em arquivo
.PDF.
Botão: Exames da Coleta: Ao clicarmos nesse botão o IW irá abrir uma caixa de diálogo
apresentado todos os exames que foram agrupados no ID Coleta da linha selecionada no gride
pelo usuário.
Botão: Ver Resultado: O acionamento desse botão fará com que o IW apresente os resultados dos exames
(agrupados no ID Coleta da linha selecionada no gride).
Dependendo da dinâmica de liberação dos resultados pelo laboratório é possível
que tenha sido registrado um único arquivo .PDF contendo o resultado de todos
os exames da coleta ou é possível que tenham sido registro mais de um arquivo
.PDF (um arquivo principal e um ou vários arquivos de “complementação” do
resultado). Nos casos em que existirem mais um arquivo .PDF associado à coleta o IW
irá apresentar uma mensagem orientativa ao usuário chamando a atenção ao fato
que de que serão abertos mais de um arquivo .PDF. A figura a seguir ilustra essa mensagem:
Em seguida o IW
irá “abrir uma instância (ou utilizar uma pré-existente) no navegador de
internet na sua estação de trabalho” e irá lançar cada arquivo .PDF associado à
Coleta em uma “página distinta” no navegador de internet contendo a
visualização do PDF com os
resultados dos exames.
Botão: Resultado PDF : Esse botão se desdobra em um popup
menu com as seguintes opções : (a)
Registrar Arquivo PDF ou (b) Apagar
Arquivo PDF. O acionamento desse da opção “Registrar Arquivo PDF” fará com que seja lançada uma caixa de
diálogo de navegação da estrutura de diretórios de arquivos na sua estação de
trabalho. O usuário deverá localizar o arquivo (armazenado previamente)
contendo o resultado dos exames associados à Coleta e clicar no botão
denominado “Upload”. Para as coletas
que já possuírem um arquivo PDF de
resultado associado esse botão será habilitada a opção (b) Apagar Arquivo PDF: O acionamento dessa opção irá naturalmente
remover o arquivo PDF associado à
coleta.
Botão : Complem.
Resultado: Esse botão permite que sejam
registrados arquivos PDF (um ou
vários) contendo complementações de resultados de exames associados à coleta.
Basicamente o acionamento desse botão fará com que o IW abra a seguinte caixa
de diálogo F01753 ilustrada abaixo:
Clique no botão “Novo” para que seja
aberta uma nova caixa de diálogo contendo um navegador na estrutura de arquivos
da sua estação de trabalho para você localize o arquivo .PDF contendo o
complemento de resultado a ser anexado à coleta. Você poderá também selecionar
uma ou várias linhas no gride e clicar no botão “Visualizar”: O IW irá abrir ou usar sessão de navegado de internet para lançar
cada arquivo de complemento selecionado em uma página distinta do navegador
apresentando o conteúdo PDF dos
complementos selecionados.
Botão: Formalizar Resultado: Essa operação é fundamental para o bom controle do status
do ciclo de vida dos exames. Ao clicarmos nesse botão o IW irá abrir uma caixa
de diálogo de apoio para que o profissional registre “quais exames associados à
coleta” já estão com seu resultado devidamente registrado.
Nota:
A coluna Dt Realiz.
Resultado, para os exames que ainda não possuírem registro formal de resultado
virão valoradas automaticamente com “data corrente. Esse campo é editável , ou
seja, o usuário poderá corrigir o seu valor e salva (clicando no botão “ok”) a
qualquer momento.
Para “desfazer o registro formal” de resultados de exames basta ativar o
check box denominado “Estonar registro” situado na
parte superior da caia de diálogo. Ao executar essa operação a interface comuta
para o modo de “estorno”. O usuário deverá “marcar” (ativar o check box) dos exames que terão o seu “registro formal de
resultado” estornado e clicar no botão “OK”.
IMPORTANTE: Ao registrar a formalização do registro de resultado de
exames o IW emite notificação automatizada (id mensagem 12535) endereçada ao
médico responsável pelo paciente cadastro no painel “Equipe” do prontuário
eletrônico. (Nota técnica: Para identificar quem são os médicos de
referência do paciente a serem notificados o IW executa um comando pré-configurado (tabela IFRSQLCOMMAND com FORMID = 1755 e
KEYINDEX -1: Esse comando deve recebe em tempo de execução o “N° do atendimento” como parâmetro).
Botão: Baixar Exames Essa é última etapa no ciclo de controle dos exames
laboratoriais e deverá ser desempenhada essencialmente pelo médico que
registrou a solicitação do exame. Após visualizar o resultado o médico deverá
“Baixar” os exames cujos resultados já foram vistos concluindo assim o ciclo de
vida daquele exame. No acionamento desse botão o sistema irá abrir a caixa de
diálogo que apresentamos a seguir:
Para “desfazer a baixa de exames” basta ativar o check box
denominado “Estonar registro”
situado na parte superior da caia de diálogo. Ao executar essa operação a
interface comuta para o modo de “estorno”. O usuário deverá “marcar” (ativar o check box) dos exames que terão o seu “registro de baixa”
estornado e clicar no botão “ok”.
Nota técnica:
Para configurar a interface F01423 na sua base do IW utilize os seguinte
parâmetros de link:
Classe: com.iw.visualLayer.careProgram.careProgram.IwFormExeTestsManagement
Parâmetros: deixe em branco
Nota Técnica
Incoway
(1) Ao implantar a interface F01755 para o “controle
formal do ciclo de vida dos exames” com versão do IW anterior à versão 9.05 é recomendável que: (a) No painel de
exames do prontuário eletrônico, na aba “Coleta”
(1° sub aba) a coluna “Dt Realiz. Coleta”
seja configurado como “não editável”
e o botão “Baixar” seja desabilitado
(usando recursos de parametrização do sistema de segurança) de modo que o
controle do status da Coleta passe a
ser executado exclusivamente através da interface F01755. A partir da versão 9.05
a sub aba “Coleta” do painel
de exames do prontuário passou a apresentar a transação “Registrar Realização Coleta (Estornar Reg. Realização Coleta)” de
modo que essa operação poderá ser realizada tanto através da F01755 quanto diretamente pelo
Prontuário Eletrônico.
(2) Para que os exames solicitados
sejam visíveis na interface F01755 é
necessário que:
(a) Os exames tenham sido
agrupados em um evento de coleta (botão : Agrupar da primeira aba do painel
de exames no prontuário eletrônico).
(b) Tenha sido designado o “médico solicitante” dos exames (ou
seja, exames registrados no prontuário eletrônico “sem um médico solicitante
não são tratados pela central de controle do ciclo de solicitação e baixa de
exames (ou seja, exames solicitados no prontuário nessa condição (“sem médico
solicitante designado”) podem ser registrados no prontuário eletrônico apenas
para fins de documentação clínica do paciente não tendo efeito sobre o processo
de controle de baixa dos mesmos.