Sistema de Notificações

O IW-Care oferece um sistema interno de envio e recebimento de mensagens denominadas 'Notificações'. Esse sistema é um importante recurso de apoio que provê importantes melhorias e otimizações no processo de comunicação entre os profissionais da equipes interdisciplinar, profissionais administrativos e também em relação ao prestadores de serviços que integram a logistica das empresas de atenção domiciliar.

O IW também pode ser configurado para “enviar e-mail´s” automatizados com o mesmo conteúdo das notificações. Nota Técnica: Para ativar o envio de e-mail automatizado do IW deve-se alterar o valor do parâmetro global (interface 151) denominado IFR_EMAIL_FROM_NOTIFICATION . Veja maiores detalhes sobre os requisitos técnicos requeridos para o funcionamento do envio automatizado de e-mails na própria interface 151.


Basicamente, as notificações podem ser de dois tipos, a saber :


(a) Notificações de usuário para usuário
(b) Notificações automáticas geradas pelo IW
(c) Notificações relacionadas a ordens enviadas a prestadores de serviços (locadoras de equipamentos ou fornecedores de gases medicinais)


(a) Notificações de usuário

Tratam-se de notificações emitidas por um usuário do IW-Care para outro(s) usuário(s).

Basicamente é possível enviar notificações para:

  1. um único usuário destinatário (combo box 'Usuário');

  2. uma lista de usuários destinatários (combo box 'CC') ou

  3. um grupo pré-configurado de usuários destinatários (combo box 'Grupo de Usuários').

Para acessar a interface do sistema de notificações clique em qualquer um dos sinalizadores coloridos (vermelho, amarelo e verde), não importando se eles estiverem 'acesos' ou 'apagados', posicionados no canto superior esquerdo da interface básica do IW-Care, fazendo com que a figura abaixo seja apresentada:







Funcionalidades dos botões:

Pesquisar: para disponibilizar o uso deste botão e conseqüentemente a pesquisa desejada, informe a data de início e data de término do período que deseja pesquisar. Depois que o botão for disponibilizado, clique nele para trazer o resultado da pesquisa, conforme mostra a ilustração a seguir:



Além da pesquisa das Mensagens Recebidas por Destinatário, como no exemplo acima, pode-se também fazer a pesquisa por:

- Mensagens enviadas por Remetente abrindo o respectivo combo box e escolhendo o usuário desejado
- Mens Enviadas clicando no respectivo check box
- Msg Relacionadas abrindo o combo box e escolhendo o tipo de mensagens. Por exemplo todas as mensagens relacionadas a internação do paciente
- Msg Relacionada de um determinado paciente, ou seja, escolhendo a opção Internação na coluna Msg Relacionada e informando o número do atendimento do paciente na colua ID
- Sessão: para empresas de home care que tenham filiais e que os banco de dados sejam específico a cada filial é possível fazer a pesquisa das mensagens enviadas nos diferentes bancos, desde que tenham sido configurados no módulo chamado Sessão (vide procedimentos no tópico Configuração de Sessão deste manual)




Descrição das colunas da tela de pesquisa de notificações


P – indica a cor que foi escolhida para a coluna Prioridade da notificação enviada (vermelho, amarelo ou verde)
C – indica se a notificação enviada foi configurada como cíclica (vide procedimentos descritos abaixo para esse tipo de configuração no botão Enviar)
L – indica se a notificação foi configurada no botão Lembre-me, conforme procedimentos descrito abaixo no botão Lembre-me
Data Hora Lembrete – data e hora em que a notificação foi enviada
Assunto – apresenta para as notificações que foram enviadas por algum usuário o assunto da notificação, desde que ele tenha registrado. As notificações automáticas, enviadas pela aplicação nunca vem com a coluna Assunto preenchida
Texto Mens. Sist. - apresenta o texto das mensagens automáticas enviadas pelo IW-Care
Remetente – nome do remetente da mensagem

Destinatário – nome do destinatário da mensagem
Pendentes – indica se a notificação foi registrada como pendente
Freqüência – indica a freqüência que foi configurada na opção cíclica ou programada
Data original – indica a data do registro da notificação
Cancelada por – indica o nome do usuário que cancelou uma notificação que é cíclica ou programada

Pendentes: ao clicar neste botão será apresentado um caixa de diálogo com as notificações que foram registradas como pendentes pelo botão 'Reg. Pend.' Com esse recurso disponibilizado pelo IW é possível para o usuário registrar as notificações que ele considera importantes que não foram resolvidas naquele momento e que posteriormente podem ser recuperadas com rapidez.






Lembre-me: o botão Lembre-me é uma outra forma de registrar uma pendência. Caso a notificação que acabou de receber não possa ser resolvida no momento, com este recurso é possível programar que a notificação seja reenviada para o próprio usuário na data determinada na caixa de diálogo que será aberta, informando a data e o horário que deseja que a notificação seja novamente apresentada.

Reg. Pend.: através desse botão é possível registrar como pendente notificações importantes que precisam ser resolvidas ou respondidas posteriormente. Para isso, posicione o mouse na linha da notificação e pressione esse botão. Quando for registrada a pendência, automaticamente esse botão comuta para 'Bx. Pend.', conforme mostra a figura abaixo. Uma notificação registrada como pendente continuará pendente até que o usuário a retire da sua lista executando a transação 'Bx. Pend' na tela F00077.





Responder: ao clicar neste botão, o IW-Care possibilita que uma notificação seja respondida abrindo a tela F00109, com o texto da notificação enviada e na parte superior da caixa de dialógo em posição editável para que seja digitada a resposta à notificação que está posicionada, confirme ilustra a figura abaixo. Para que o botão Enviar seja disponibilizado, clique no combo box chamado Prioridade e escolha a cor da prioridade desejada (vermelho, amarelo ou verde):




Nota: por padrão, no IW adotamos que a cor vermelha são notificações de emergências e importantes e devem ser abertas e respondidas pelo usuário o mais rápido possível. As notificações em amarelo são de urgências que devem ser lidas e respondida tão logo seja possível e as notificações em verde são consideradas sem urgência que podem aguardar para serem lidas e respondidas posteriormente, mas que devem sempre ser respondidas, independente do grau de prioridade dela.

Encaminhar: a funcionalidade deste botão é idêntica ao botão responder, descrito acima. A única diferença é que o combo box Usuário não vem populado. Abra esse combo box, informe para qual usuário deseja enviar a notificação que foi recebida, abra o combo box Prioridade e escolha a cor que deseja enviar a notificação, se for necessário escreva o texto justificando o envio e clique no botão Enviar para que a notificação seja enviada ao seu destinatário.


Enviar: ao clicar neste botão a seguinte tela será apresentada:




Para que uma notificação possa ser enviada, as seguintes informações deverão ser definidas:
- destinatário (usuário) : o IW tem duas formas de enviar uma notificação. Através do combo box Usuário, quando se deseja que a notificação seja enviado somente para um único usuário ou abrir o combo box Grupo de Usuários quando a notificação dever chegar a um grupo de usuários específico.
- CC: ao abrir este combo box é possível assinalar um ou mais usuários que poderão receber a notificação com cópia para seu conhecimento
- Prioridade: abra o combo box e escolha a cor da notificação que atende ao grau de urgência que deverá ser enviada. Veja na Nota do botão Responder acima, qual o significado de cada cor.
- Msg Relacionada: este recursos possibilita trazer para uma notificação os dados de um determinado paciente. Para isso abra esse combo box e clique na opção Internação fazendo com que a coluna ID seja disponibilizada. Informe nessa coluna ID o número de atendimento do paciente para que as variáveis dos dados cadastrais sejam apresentada na área de texto da notificação. Para que os dados apresentados sejam formatados corretamente abra o combo box Assunto e escolha a opção Internação ou Informe Paciente para que as informações sejam formatadas de acordo como foram definidas nestas opções.
Assinar: este é um recurso disponibilizado pelo IW para que o usuário possa controlar ao enviar uma notificação, quando o destinatário a abriu e quando efetivamente tomou conhecimento porque assinou a notificação.
Programar: quando clicamos neste ckeck box, automaticamente é liberado as colunas de data, cíclica e frequência. Nesta opção o IW permite que uma notificação seja programada para ser enviada em uma determinada data ou se preferir numa determinada freqüência ou que ela seja cíclica, ou seja, conforme a freqüência informada ela sempre será enviada até o momento que ela seja canceladas.
Assunto: informar qual o assunto da notificação. Logo após a coluna Assunto vem uma área em branco onde a notificação deverá ser digitada. Após as informações obrigatórias terem sido informadas, o botão Enviar será disponibilizado para a mensagem ser enviada.


Ações: neste botão o IW permite que para cada notificação seja possível fazer anotações na caixa de dialógo que será aberta das ações tomadas em relação a ela. Funciona como um histórico digitado pelo próprio usuário das ações tomadas em relação à notificação recebida.

Assinar: quando uma mensagem foi enviada com a flag para ser assinada, como foi descrito acima no tópico Enviar, este botão estará disponibilizado e para informar ao destinatário que tomou consciência do assunto da notificação clique nesta botão que o IW irá registrar a data e hora exatos em que a notificação foi assinada.

Cancelar: este botão deverá ser acionado quando for necessário cancelar uma notificação que foi configurada como cíclica ou programada.

Impressão da Notificação: Existem duas formas de imprimir uma notificação. Posicionando com o mouse na linha da notificação desejada e pressionando o botão com o símbolo da impressora, que fica antes do botão Pesquisar ou com o botão direito sobre a linha do Gride (linha azul da tela), escolher a opção Relatórios e em seguida em Notificação Impressa, conforme mostra a ilustração a seguir:






(b) Notificações automáticas da aplicação

Notificações automáticas da aplicação são notificações enviadas pelo próprio IW de forma automatizada. Só para citar alguns exemplos , no ato do cadastramento de um novo paciente no prontuário eletrônico ou liberação de um novo orçamento o IW emite de forma totalmente automática e transparente notificações. Essas notificações ficam gravadas no prontuário do paciente e são destinadas somente aos usuários “declarados como interessados” nas notificações.

A figura a seguir ilustra a interface F000115 onde constam todas as notificações processadas automaticamente pelo IW. Para acessar essa interface navegue: menu – administrador – (05) Configurar Mensagens – (1) Configurar mensagens.




Acione o botão pesquisar para que sejam apresentadas todas as mensagens cadastradas. Nota : Para organizar as notificações por contexto onde elas se aplicam ordene o gride pela coluna “Módulo”.

O IW processa as mensagens como um sistema de malas direta. As tags '%sn' (n=1,2,3..) correspondem aos parâmetros de cada mensagem que serão substituídos no texto correspondente. Cada mensagem de notificação possui os seus parâmetros pré-definidos.

Para configurar quais usuários serão destinatários das notificações geradas selecione uma notificação a primeira aba da F00015 e navegue para a segunda aba denominada “Destino Mensagem”. A figura abaixo ilustra essa navegação:




Utilize o botão “Novo” para adicionar novas linhas no gride, valore as colunas e clique no botão “Salvar”.

A coluna “Enviar somente se o usuário fizer parte da equipe” é determinante na lógica de endereçamento das notificações. Se esse coluna estiver valorada com “não” então a notificação será “sempre” enviada para aquele usuário (citado na coluna “usuário” na mesma linha do gride). Caso essa coluna esteja valorada com “sim” então aquele usuário irá receber a notificação somente quando a notificação se referir a um paciente tal que esse usuário consta na relação de profissionais da equipe do paciente (veja painel denominado “Equipe” no prontuário eletrônico , especificamente na primeira aba).

O uso adequado da coluna “Enviar somente se o usuário fizer parte da equipe” permite “distribuir os pacientes entre gestores” (exemplo : distribuição por Operadora ou Regionalização são critérios comumente utilizados) sendo que um determinado gestor não irá receber notificações dos pacientes de outro gestor (mas receberá tão somente as notificações relacionadas aos seus pacientes. O correto funcionamento desse endereçamento automatizado depende naturalmente da correta declaração dos profissionais que fazem parte da equipe de cada paciente no painel “Equipe” (1º aba) do prontuário eletrônico.






(c) Notificações relacionadas a ordens enviadas a prestadores de serviços (locadoras de equipamentos ou fornecedores de gases medicinais)

Especificamente nos seguintes painéis do prontuário eletrônico do IW : “Equipamentos” e “Gases Medicinais” existem transações que geram “ordens formais” aos prestadores terceirizados (ex.: Ordem de envio de equipamentos para o domicílio , Ordens de retirada de equipamentos, “Ordens de envio de partes descartáveis de equipamentos”, “Ordens de envio de recargas de gases medicinais etc”. Sempre que é registrada no IW uma “Ordem” a um prestador o IW gera notificações automatizadas que são endereçadas ao “usuário” que estiver relacionado “no cadastro da pessoa jurídica” desse prestador.

Essas notificações automatizadas apresentam o conteúdo detalhado da “ordem” de forma clara e completa formalizando e documentando essas “Ordens”.

Nota: Esse recurso pode ser combinado com a funcionalidade de envio de e-mail´s automatizados para agilizar e formalizar o processo de registros de ordens de envio para os prestadores terceirizados que tipicamente se integram à empresa de atenção domiciliar.