Emissão de Guias de Solicitação de Internação / Prorrogação no padrão TISS

As emissão de Guias de Solicitação de Internação com suas respectivas solicitações de prorrogação se baseiam na estrutura de “Orçamentos” do IW. Para proceder a emissão da “Guia de Solicitação de Internação” ou da “Guia de Prorrogação de Internação” no padrão TISS acesse inicialmente o painel de orçamentos diretamente no prontuário eletrônico. A figura a seguir ilustra esse painel :





Notem a existência do botão denominado “TISS” na parte inferior do painel ilustrado acima. O acionamento desse botão (independe de seleção específica de orçamentos no gride) irá lançar a interface F01601 já devidamente posicionado no atendimento que estava em foco no prontuário eletrônico. A figura a seguir ilustra essa interface:





Clique no botão “Pesquisar” para observar as guias de solicitação de internação e/ou prorrogações que já foram emitidas previamente para o paciente me foco.


Gerando a Guia TISS de Solicitação de Internação


Para “Gerar a guia de solicitação de internação” Basta clicar no botão “Gerar Guia Solicit.” ilustrada acima. O acionamento desse botão faz com que o IW apresente uma caixa de diálogo, exibindo guias de orçamentos ainda não relacionadas a nenhuma guia TISS, para que o usuário selecione a(s) guia de orçamento(s) que serão consideradas na geração da guia TISS de solicitação de internação. A figura a seguir ilustra essa caixa de diálogo :




Pode-se selecionar de 1 até no máximo 5 guias de orçamento para executar a geração da guia de solicitação de internação do TISS (essa guia provê espaços para no máximo 5 procedimentos). Após selecionar a(s) guia(s) de orçamento desejadas clique no botão “OK” para que o IW proceda a geração da guia de solicitação de internação. Consulte o tópico “critérios de valoração de cada campo da guia” logo abaixo nesse mesmo manual.


Nota: O IW irá permitir a geração somente de uma única guia TISS de solicitação de internação para cada atendimento. As demais guias de um mesmo atendimento deverá ser necessariamente guias de TISS de prorrogação.





Gerando a Guia TISS de Solicitação de Prorrogação de Internações


Para efetivar a geração de um novo registro de solicitação de prorrogação relacionado à “Guia de Solicitação de internação” principal o usuário deverá selecionar “a linha do gride correspondente à guia principal” e em seguida acionar o botão denominado “Gerar Guia Prorrog”. Isso fará com que o IW apresente uma caixa de diálogo contendo um gride enumerando as guias de orçamento para as quais ainda não houve geração de “Guia de Solicitação de Internação – Prorrogação” correspondente (ordenadas com critério cronologicamente crescente). O usuário poderá selecionar uma ou até no máximo duas guias e clicar no botão “ok”. O IW fará a geração de um novo registro de “Guia de solicitação de internação – prorrogação” valorando de forma automatizada os campos dessa guia de acordo com as regras descritas no tópico “critérios de valoração de cada campo da guia”.



Após a geração da guia TISS de solicitação de internação , ao se realizar a re-pesquisa, o IW irá exibir no gride uma registro com todos atributos da guia TISS de solicitação de internação. Esses atributos poderão ser editados (veja quais campos são passíveis de edição mesmo tópico “critérios de valoração de cada campo da guia”). Para proceder alterações nos campos editáveis basta editar os valores diretamente no gride e clicar no botão “Salvar”.



Para a impressão da “Guia de Solicitação de Internação” : Estão configurados diretamente no gride da interface F01601 dois modelos de “Impresso” com o lay-out padronizado do modelo “frente” e do modelo “verso” da “Guia de Solicitação de Internação” do TISS. Para proceder a impressão selecione a linha desejado no gride e clique com o botão direito do mouse sobre o cabeçalho do gride e selecione na opção “Impressos” o modelo de guia desejado para a impressão.




A figura a seguir ilustra o preview para impressão da guia de Solicitação de Internação no padrão TISS:







Nota: No prompt de execução dos impressos o IW solicitar que o usuário informe a “logomarca” desejada” para constar na versão impressa em papel (modelo semelhante ao já implementado na geração de guias impressas no contexto de emissão do TISS no faturamento.



Gerando o Arquivo XML para Envio à Operadora


Para proceder a geração do arquivo xxml propriamente dito clique no botão denominado “Gerar XML”. O acionamento desse botão fará com que o IW apresente duas opções para o usuário a saber : (a) Gerar Guia de Solicitação de Internação ou (b) Gerar Guia de Prorrogação. A execução dessa transação irá alimentar a estrutura de diretórios na estação cliente do usuário que é observada e processada automaticamente pelo aplicativo “IW Interface TISS” (executável) do IW que faz a geração dos arquivos .xml propriamente ditos (mesmo modelo já em operação para a geração dos arquivos .xml do TISS referentes ao faturamento). Nota: Para diferenciar os arquivos .xml entre os contextos de “orçamento” (Guia de Solicitação de Internação) e “faturamento” é adotado um prefixo GSI (iniciais do temos Guia de Solicitação de Internação) para os arquivos relacionados a guias de Solicitação de Internação / Prorrogação.





Critérios de Valoração Automatizada dos Campos da Guia de Solicitação de Internação


Descrição do modelo de preeenchimento automatizado (valores default) para os campos das Guias de Solicitação de Internação geradas automaticamente pelo IW :



Campo 1 : Registro ANS : (não editável**) (obrigatório) Será preenchido com registro da operadora na ANS (campo obtido do cadastro de pessoas jurídicas do IW , coluna “Código da operadora na ANS (coluna : EXTERNALCODE1 , tabela GLBENTERPRISE)


(**) Nota : Campos não editáveis são campos que são obtidos propositalmente via relacionamento de tabelas (join´s). Para proceder a “edição” sobre esses campos deve-se acessar o painel do IW onde a informação é efetivamente cadastrada e proceder a correção da informação. Após a correção , ao realizarmos nova pesquisa na aba de guias de solicitação de internação a informação já será apresentada “corrigida”. Exemplo: Para se alterar o “Nome de um segurado” deve-se ir diretamente ao painel de cadastro do paciente e corrigir o nome do mesmo.



Campo 2 : N º : (editável) (obrigatório) : Trata-se do número da guia. O IW fará a geração automatizada desse número da seguinte forma: Será criado um novo parâmetro no contexto de “parâmetros xml TISS” denominado “NROGUIASOL”. Na geração da “primeira guia de solicitação de internação” no IW para cada operadora distinta o IW fará a valoração do número da guia como sendo igual ao do valor do parâmetro NROGUIASOL. A partir da segunda guia gerada no IW para a mesma operadora a numeração da guia será igual ao valor da última guia gerada para aquela operadora + 1.



Campo 3 : Data da autorização : (editável) (não obrigatório): Não será preenchido automaticamente.



Campo 4 : Senha : (editável) (não obrigatório): Não será preenchido automaticamente.



Campo 5 : Data de validade da senha : (editável) (não obrigatório): Não será preenchido automaticamente.


Campo 6 : Data de emissão da guia : (editável) (obrigatório): Será valorado automaticamente a data corrente do servidor de aplicação do IW no instante da geração da transação que gerou a guia.


Campo 7 : N º da carteira : (não editável) (obrigatório): Será valorado automaticamente com o número da carteira do segurado obtido do cadastro do atendimento (painel cadastro do prontuário eletrônico, aba : Responsável pelo pagamento , atributo : Nro matrícula titular) .


Campo 8 : Plano : (não editável) (obrigatório): Será valorado automaticamente com o plano do segurado na operadora obtido do cadastro do atendimento (painel cadastro do prontuário eletrônico, aba : Responsável pelo pagamento , atributo : plano da seguradora).


Campo 9 : Validade da carteira : (editável) (não obrigatório): Não será preenchido automaticamente.


Campo 10 : Nome : (não editável) (obrigatório): Preenchido automaticamente com o nome do segurado obtido do cadastro do atendimento (painel cadastro do prontuário eletrônico, primeira aba , campo : Nome do paciente).


Campo 11 : N º do cartão nacional de saúde : (editável) (não obrigatório): Não será preenchido automaticamente.


Campo 12 : Código na Operadora / CNPJ / CPF (editável) (obrigatório): Será preenchido automaticamente com o valor da coluna“código nossa empresa na operadora” obtido do cadastro do contrato (F01040) . Quando não existir um valor válido para esse campo, o IW irá preencher o campo 20 com o CNPJ da empresa de Home Care (empresa cujo valor da coluna “Nossa Empresa = sim” no cadastro de pessoa jurídica.


Campo 13 : Nome do contratado : (não editável) (obrigatório): Será preenchido com o nome da empresa de home care, ou seja, com o nome da empresa cujo valor da coluna “Nossa Empresa = sim” no cadastro de pessoa jurídica.



Campo 14 : Código CNES : (não editável) (não obrigatório): Será preenchido com o valor da coluna “Código CNES do prestador do serviço” obtido do registro no cadastro de pessoas jurídicas tal que o valor da coluna “Nossa Empresa = sim”



Campo 15 : Nome do profissional solicitante : (não editável) (não obrigatório): Será preenchido com o valor da coluna “Prof. Responsável TISS” obtido do registro no cadastro de pessoas jurídicas tal que o valor da coluna “Nossa Empresa = sim”.



Campo 16 : Conselho profissional : (não editável) (obrigatório): Será preenchido o nome do conselho profissional (ex.: CRM) obtido do cadastro do profissional responsável TISS”.



Campo 17 : Nº no conselho: (não editável) (obrigatório): Será preenchido o número do registro do profissional no seu respectivo conselho (ex.: número do CRM do médico) obtido do cadastro do profissional responsável TISS”.


Campo 18 : UF: (não editável) (obrigatório): Será preenchido código a unidade federativa obtida do cadastro do profissional responsável TISS”.


Campo 19 : Código CBOS: (não editável) (obrigatório): Será preenchido código CBOS obtido do cadastro do profissional responsável TISS”.


Campo 20 : (contratado solicitado) Código na operadora / CNPJ: (editável) (não obrigatório): Será preenchido automaticamente com o valor da coluna“código nossa empresa na operadora” obtido do cadastro do contrato (F01040) . Quando não existir um valor válido para esse campo, o IW irá preencher o campo 20 com o CNPJ da empresa de Home Care (empresa cujo valor da coluna “Nossa Empresa = sim” no cadastro de pessoa jurídica.


Campo 21 : (contratado solicitado) Nome do contratado solicitadoCódigo CBOS: (editável) (obrigatório): Será preenchido com o nome da empresa de Home Care, ou seja, com o nome da empresa cujo valor da coluna “Nossa Empresa = sim” no cadastro de pessoa jurídica.



Campo 22 : Caráter da internação (E=eletiva; U= Urgência/emergência): (editável) (obrigatório). Será preenchido automaticamente com a opção “E” = eletiva.



Campo 23: Tipo de internação (1=clínica, 2=cirúrgica,3=obtstétrica, 4= pediátrica, 5=psiquiátrica: (editável) (obrigatório). Será preenchido automaticamente com a opção “1” = clínica.


Campo 24: Regime de internação (1=hospitalar, 2=hospital/dia,3=domiciliar): (editável) (obrigatório). Será preenchido automaticamente com a opção “3” = domiciliar.


Campo 25: Qtde diárias solicitadas: (editável) (obrigatório). Será preenchido automaticamente com a soma das colunas “Qtde diárias” obtidas das “Guias de orçamento no IW” que selecionadas para compor a “Guia de solicitação de internação” ou “prorrogação”.


Campo 26: Indicação clínica: (editável) (obrigatório). Trata-se de campo texto livre (com no máximo 500 caracteres, segundo .xsd ANS). Não será preenchido automaticamente.



Campo 27: Tipo de doença (A=aguda, C=crônica): (editável) (não obrigatório). Será preenchido automaticamente com a opção “C”=crônica.


Campo 28: Tempo da doença referida pelo paciente: (editável) (não obrigatório). Não será preenchido automaticamente.


Campo 29: Indicação de acidente: (editável) (não obrigatório). Não será preenchido automaticamente.


Campo 30: CID 10 Principal: (não editável) (obrigatório). Será preenchido com o CID 10 principal registrado no painel de cadastro no prontuário eletrônico do IW.


Campo 31: CID 10 (2): (não editável) (não obrigatório). Será preenchido com o CID 10 (2). Será preenchido com o CID 10 (2) registrado no painel de cadastro no prontuário eletrônico do IW.


Campo 32: CID 10 (3): (não editável) (não obrigatório). Será preenchido com o CID 10 (3). Será preenchido com o CID 10 (3) registrado no painel de cadastro no prontuário eletrônico do IW.


Campo 33: CID 10 (4): (não editável) (não obrigatório). Será preenchido com o CID 10 (4). Será preenchido com o CID 10 (4) registrado no painel de cadastro no prontuário eletrônico do IW.




---- Procedimentos Solicitados -------


Nota: Será preenchida uma linha correspondente a cada guia de orçamento selecionada para compor a “Guia de Solicitação de Internação” sendo gerada. Os campos 34,35, 36,37,38 será preenchidos da seguinte forma:


Campo 34_(1 a 5) : Código tabela : (editável) (não obrigatório) Seguirá o mesmo modelo essencial de resolução de código de tabelal de domínio, ou seja, se houver um registro de código TISS exclusivo na operadora (tabela IW: CTRBILLINGCODEREF) citando o código da diária referenciado na guia de solicitação de internação e que tenha um código de tabela de domínio diferente de null então o IW irá valorar o campo 34 com esse código de tabela de domínio, caso contrário o campo 61 será preenchido automaticamente com a opção “00” = Outras tabelas.


Campo 35_(1 a 5): Código do procedimento: (editável) (não obrigatório) Será preenchido com o código scc da diária (nível de complexidade) citado , ou com o código específico para na operadora mapeado no IW (vide configurações TISS no IW).



Campo 36_(1 a 5): Descrição do procedimento: (editável) (não obrigatório) Será preenchido com o o a descrição do código scc da diária (nível de complexidade) citado , ou com a descrição específica na operadora mapeado no IW (vide configurações TISS no IW).


Campo 37_(1 a 5): Qtde solicitada: (editável) (não obrigatório) Será preenchido com o valor da coluna “Nro de diárias” registrada na “Guia de Orçamento no IW” correspondente à linha de procedimento preenchida na “Guia de Solitação de Internação”.



Campo 38_(1 a 5): Qtde autorizada: (editável) (obrigatório) Será preenchido com o valor da coluna “Nro de diárias” registrada na “Guia de Orçamento no IW” correspondente à linha de procedimento preenchida na “Guia de Solitação de Internação”.






---- Campos relativos a OPM Solicitados -----


Não é procedente a utilização desses campos no contexto de Home Care. Esses campos (39,40,41,42,43,44) não serão preenchidos e não estarão presentes no gride para edição.



Campo 45: Data provável da admissão hospitalar (editável) (obrigatório). Será preenchido com a data de início de vigência da primeira “Guia de orçamento no IW” referenciada na formação da “Guia de Solicitação de Internação”.



Campo 46: Quantidade de diárias autorizadas (editável) (obrigatório). Será preenchido automaticamente com a mesma quantidade de diárias solicitadas (campo 25).



Campo 47: Tipo de acomodação autorizada (editável) (não obrigatório). Não será preenchido automaticamente.


Campo 48 : (contratado autorizado) Código na operadora / CNPJ: (editável) (obrigatório): Será preenchido automaticamente com o valor da coluna“código nossa empresa na operadora” obtido do cadastro do contrato (F01040) . Quando não existir um valor válido para esse campo, o IW irá preencher o campo 20 com o CNPJ da empresa de Home Care (empresa cujo valor da coluna “Nossa Empresa = sim” no cadastro de pessoa jurídica.


Campo 49 : (contrato autorizado) Nome do contratado solicitadoCódigo CBOS: (editável) (obrigatório): Será preenchido com o nome da empresa de Home Care, ou seja, com o nome da empresa cujo valor da coluna “Nossa Empresa = sim” no cadastro de pessoa jurídica.



Campo 50 : (contrato autorizado) Código CNES : (editável) (obrigatório): Será preenchido com o valor da coluna “Código CNES do prestador do serviço” obtido do registro no cadastro de pessoas jurídicas tal que o valor da coluna “Nossa Empresa = sim”



Campo 51 : Observação : (editável) (não obrigatório): Não será preenchido automaticamente pelo IW ( campo texto livre com no máximo 240 caracteres segundo especificação .xsd do TISS).



Campo 52 : Data e assinatura do médico solicitante : (editável) (não obrigatório): Não será preenchido automaticamente pelo IW.



Campo 53 : Data e assinatura do beneficiário ou responsável : (editável) (não obrigatório): Não será preenchido automaticamente pelo IW.



Campo 54 : Data e assinatura do responsável pela autorização: (editável) (não obrigatório): Não será preenchido automaticamente pelo IW.




-------- VERSO : PRORROGAÇÕES ----------



Campo 55 : Data (editável) (obrigatório): Será preenchido automaticamente com a data de início de vigência da primeira “Guia de orçamento no IW” citada na solicitação da prorrogação.



Campo 56 : Senha (editável) (não obrigatório): Não será preenchido automaticamente.



Campo 57 : Responsável pela autorização : (editável) (não obrigatório): Não será preenchido automaticamente. (campo texto com no máximo 70 caracteres segundo .xsd TISS)



Campo 58 : Tipo de acomodação : (editável) (não obrigatório): Não será preenchido automaticamente.


Campo 59 : Acomodação : (editável) (obrigatório): Será preenchido automaticamente com a opção 61 (outra diárias). Nota: Essa á a única opção citada nas tabelas de domínio do TISS cabível no contexto de atenção domiciliar.


Campo 60 : Quantidade autorizada : (editável) (não obrigatório): Será preenchido automaticamente com a soma de “Qtde diárias” das “Guias de orçamento no IW” citadas na formação da solicitação da prorrogação.



---- Procedimentos Solicitados na Prorrogação -------


Nota: Será preenchida uma linha correspondente a cada guia de orçamento selecionada para compor a “Guia de Solicitação de Internação” sendo gerada. Os campos 61,62, 63,64,65 será preenchidos da seguinte forma:


Campo 61_(1 a 2): Código tabela : (editável) (não obrigatório) Seguirá o mesmo modelo essencial de resolução de código de tabelal de domínio, ou seja, se houver um registro de código TISS exclusivo na operadora (tabela IW: CTRBILLINGCODEREF) citando o código da diária referenciado na guia de solicitação de internação e que tenha um código de tabela de domínio diferente de null então o IW irá valorar o campo 61 com esse código de tabela de domínio, caso contrário o campo 61 será preenchido automaticamente com a opção “00” = Outras tabelas.


Campo 62_(1 a 2): Código do procedimento: (editável) (não obrigatório) Será preenchido com o código scc da diária (nível de complexidade) citado , ou com o código específico para na operadora mapeado no IW (vide configurações TISS no IW).


Campo 63_(1 a 2): Descrição do procedimento: (editável) (não obrigatório) Será preenchido com o o a descrição do código scc da diária (nível de complexidade) citado , ou com a descrição específica na operadora mapeado no IW (vide configurações TISS no IW).


Campo 64_(1 a 2): Qtde solicitada: (editável) (não obrigatório) Será preenchido com o valor da coluna “Nro de diárias” registrada na “Guia de Orçamento no IW” correspondente à linha de procedimento preenchida na “Guia de Solitação de Internação”.


Campo 65_(1 a 2): Qtde autorizada: (editável) (obrigatório) Será preenchido com o valor da coluna “Nro de diárias” registrada na “Guia de Orçamento no IW” correspondente à linha de procedimento preenchida na “Guia de Solitação de Internação”.




---- Campos relativos a OPM Solicitados na Prorrogação -----


Não é procedente a utilização desses campos no contexto de Home Care. Esses campos (66,67,68,69,70,71) não serão preenchidos e não estarão presentes no gride para edição.