Regras de Faturamento Especializadas

 

Script : PGDC_PRO_RATA

O script de customização de regras de faturamento denominado PGDC_PRO_RATA está disponível no banco de referência da Incoway (dbIwIncoway) e implementa um exemplo de customização com algumas regras particularizadas que são comumente observadas nas relações comerciais com algumas operadoras.

Para ter instruções técnicas de como plugar scripts de customização de regras de faturamento acesse o tópico: Recursos avançados de parametrização (plugando funções / scripts de customização).

Basicamente o script PGDC_PRO_RATA implementa as seguintes regras diferenciadas :


(1) Abatimento de Períodos de Hospitalização (Pró-Rata)


Essa regra de faturamento implementa o abatimento proporcional do valor da mensalidade cobrada da Operadora considerando:

(a) Os dias em que o paciente esteve hospitalizado (medicante registro de hospitalização realizado através do botão “sinalizador” de hospitalização situado no cabeçalho da interface de prontuário eletrônico do IW (F01030).

(b) Abatimento dos dias anteriores à data de início do atendimento do paciente (checkindate) ou posterior à data de alta do paciente (checkoutdate).

(c) Abatimento dos dias em que o paciente esteve alocado em um plano de atenção “inativo” (parametrizável por Operadora).

Basicamente o sistema irá calcular o número de dias a serem abatidos e irá registrar essa informação em uma coluna customizada (na tabela CAPPAYMENTITEM denominada PGDC_DIAS_ABAT). Em uma outra coluna denominada PGDC_DIAS_EFET o sistema irá gravar o n° de dias efetivos de monitoramento no período do faturamento (corresponde ao número de dias do período do faturamento menos PGDC_DIAS_ABAT.

A partir dessas informações o IW irá computar o abatimento pró-rata de acordo com dois modelos disponíveis:

1.1 – Desconto linear

Nesse modelo de desconto pró-rata , o valor a ser abatido da mensalidade será registrado na coluna “desconto” (CAPPAYMENTITEM: DISCOUNTITEM ) sendo calculado como sendo = N° dias abatimento / (N° dias no período da fatura) * 100 %.


1.2 – Desconto por código diferenciado

Nesse modo de abatimento pró-rata o desconto pró-rata será registrado na conta através de uma alteração no código do programa lançado na conta. Para proceder essa substituição do código basicamente o sistema irá comparar o “ de de dias efetivos de monitoramento” (PGDC_DIAS_EFET) no período de faturamento com o valor do atributo “Limite Dias (CD Desc)” (valor típico = 15). Quando o n° de dias efetivos de monitoramento (PGDC_DIAS_EFET) for menor do que “Limite Dias (CD Desc)” o sistema irá substituir o código lançado na fatura pelo código registrado no atributo “Código cobrança menor (CD Desc)” e , quando o n° de dias efetivos de monitoramento for maior do que “Limite Dias (CD Desc)” então o código lançado no faturamento será aquele cadastrado no atributo “Código cobrança menor (CD Desc)”. Nota : Se o número de dias a serem abatidos (PGDC_DIAS_ABAT) for igual a 0 (zero) “não ocorrerá substituição de código no faturamento”. Após a substituição dos códigos ocorrerá nova precificação do valor da mensalidade do programa lançado na conta com base nas tabelas de preços. Notem que nessa modalidade não ocorrerá registro de “porcentagem de desconto” na conta, mas alteração do código e do valor sendo faturado.




(2) Abatimento do valor faturado baseado em critério de insucesso do monitoramento no período faturado

Essa regra permite implementar um comportamento de cobrança de uma “taxa de insucesso” para pacientes para os quais não ocorreu o “efetivo” monitoramento durante o período de faturamento. Nota: O IW no seu processamento nativo adota critérios de expurgo da cobrança de pacientes que não receberam nenhum evento de monitoramento. Essa regra complementa essa comportamento da seguinte forma:

Critério de Insucesso:

(1) Ausência de qualquer evento de monitoramento (call center ou presencial)

(2) Se o nível de atenção do paciente previa visita(s) presencial(ais) no período de referência do faturamento então o sistema irá classificar as visitas por especialidade de acordo uma tabela de pesos (importância):

Exemplo:
- Visita de médico: peso = 4
- Visita de enfermagem ou demais especialidades : peso = 3

Se houver registro de visita realizada de especialidade prevista de maior peso no período do faturamento o sistema irá classificar como “sucesso” caso contrário haverá a classificação como “insucesso”.

Nos casos de insucesso será cobrada uma “taxa de insucesso” ao invés do código do programa no qual a paciente estava inscrito. Ou seja, o sistema fará primeiramente a substituição do código lançado no faturamento e na sequência irá precificar o lançamento alterado com base nas tabelas de preços correntemente configuradas.

Nota: Exclusivamente no mês da alta do paciente (tanto alta propriamente dita quanto comutação para plano de atenção inativo) não será cobrada a taxa de insucesso da Operadora.




(3) Regras de Cobrança Diferenciadas de Visitas por Especialidade

Esse recurso permite acrescentar um comportamento complementar no faturamento que permite tanto “forçar a cobrança de determinadas especialidades” quanto “forçar a não cobrança de determinadas especialidades por operadora.




(4) Proteção para pacientes adicionados a programas sem registro de evolução clínica com valoração do plano de atenção

Esse script também implementa uma proteção para a captura de contas de pacientes para os quais não tenha ocorrido registro de evolução clínica com valoração do plano de atenção do paciente. Através dessa regra , os pacientes que tenham registros de admissão ativos dentro do período da conta e também tenham um plano de atenção gravado no atendimento (coluna RISKCLASSIFICATION da CAPADMISSION valorado ao adicionar o paciente no prontuário eletrônico do IW) serão capturados e lançados na conta com a devida contabilização dos eventos de monitoramento realizados sobre o paciente (eventos de call center (ocorrências) e registros de evolução clínica). Serão aplicadas as regras nativas de expurgo de cobrança baseado na ausência de eventos que caracterizem a efetivação do monitoramento do paciente “dentro do período da conta”.




Configurando os Parâmetros de Processamento do Faturamento com o Script PGDC_PRO_RATA

(1) Configuração dos Descontos Pró-Rata

A figura a seguir ilustra a interface utilizada para parametrizar o cálculo do desconto pró-rata: (vem no tópico “Publicando a interface de parametrização de descontos pró-rata” os detalhes de como publicar essa interface )


Descrição das colunas:

Empresa: Informe a empresa (Operadora) que trabalha com regime comercial de desconto pró-rata no faturamento.

Tipo de Desconto Pró-Rata: Esse atributo poderá ser valorado com duas opções: (1) Desconto linear ou (2) Desconto por código diferenciado. Informe o modelo de cálculo pró-rata para a operadora.


Abater Dias Planos Inativos: Informe sim nos casos em que serão considerados como dias para abatimento os dias nos quais o paciente esteve com “Plano de atenção” inativo.

Limite Dias (CD Desc) : Esse atributo é aplicável somente nos casos onde a operadora trabalha com “Desconto por código diferenciado”. Informe nesse atributo o número de dias efetivos “limite” até o qual será lançado na conta o


Publicando a interface de parametrização de descontos pró-rata


Para cadastrar a interface de configuração do desconto pró-rata utilize os seguintes parâmetros de menu:


Classe: com.iw.visualLayer.application.IwFormStartEditDialog
Parâmetros: |TD_PGDC_PRORATA_CD||||||||||0||||

 

(2) Configuração das Regra de Insucesso Baseada em Peso de Visitas x Especialidade


Para cadastrar a relação de Operadora que trabalham em regime de cobrança diferenciada por insucesso no monitoramento baseado em pesos por especialidade das visitas domiciliares utilize a interface ilustrada abaixo: (vem no tópico “Publicando as interfaces de parametrização da cobrança de taxa de insucesso” os detalhes de como publicar essa interface )


 

Publicando a interface de parametrização da cobrança da taxa de insucesso


Para cadastrar a interface de configuração das operadoras que trabalham com a cobrança diferenciada de taxa de insucesso utilize os seguintes parâmetros de menu:


Classe: com.iw.visualLayer.application.IwFormStartEditDialog
Parâmetros: |TD_PGDC_RINSU_OPER||||||||||0||||

Para cadastrar a interface de configuração dos pesos x especialidades utilize os seguintes parâmetros de menu:




Classe: com.iw.visualLayer.application.IwFormStartEditDialog
Parâmetros: |TD_PGDC_RINSU_PESO||||||||||0||||







(3) Configurando Regras de Cobrança Diferenciadas de Visitas por Especialidade


A figura a seguir ilustra a interface de configuração complementar de regras que permitem tanto forçar a cobrança de determinadas especialidades quanto forçar a não cobrança: (vem no tópico “Publicando a interface de configuração de regras de cobrança por especialidade” os detalhes de como publicar essa interface )

 


Publicando a interface de parametrização de cobrança por especialidade:


Classe: com.iw.visualLayer.application.IwFormStartEditDialog
Parâmetros: |TD_PGDC_COBR_ESPEC||||||||||0||||





Anexo A - Tabelas Auxiliares Utilizadas


(A) Tabelas e Colunas Estendidas em Tabelas Nativas Utilizadas nos cálculos dos Desconto Pró-rata

TABELA: TD_PGDC_BASE_CALEN :
Tabela auxiliar de base calendário para computo dos dias a serem expurgados do faturamento (hospitalação, dias anteriores ao checkindate e dias posteriores ao checkoutdate)

- ID (LONG)
- ORDINAL_DIA (INTEGER)

IMPORTANTE: Essa tabela precisa ser inicializada com valores de 0 a 31 conforme valores indicados abaixo

ID ORINAL_DIA
1 0
2 1
3 2
4 3
5 4
6 5
7 6
8 7
9 8
10 9
11 10
12 11
13 12
14 13
15 14
16 15
17 16
18 17
19 18
20 19
21 20
22 21
23 22
24 23
25 24
26 25
27 26
28 27
29 28
30 29
31 30

 

TABELA: TD_PGDC_EXP_CALEN

Essa tabela é populada na rotina de faturamento com a coluna dia variando de doc.startdate até doc.enddate

- ID (LONG)
- ID_DOC (LONG) : ID do DOC de faturamento
- IDADMISSION (LONG) : ID do atendimento (ID na tabela CAPADMISSION)
- IDPATIENT (LONG) : ID do paciente (ID na tabela GLBPATIENT). Essa coluna é utilizada para captura dos registros de hospitalação
- DIA (DATETIME) : Essa coluna é pelo script de faturamento variando de doc.startdate até doc.enddate
- CHECKINDATE (DATETIME) : Data do início do atendimento (CHECKINDATE da tabela CAPADMISSION)
- CHECKOUTDATE (DATETIME) : Data do término do atendimento (CHECKOUTDATE da tabela CAPADMISSION)
- FLAG_EXPURGAR (INTEGER) : (1 = EXPURGAR , 0 = NAO EXPURGAR)

Colunas Estendidas em Tabelas Nativas

Tabela: Cappaymentitem

Coluna: PGDC_DIAS_ABAT (integer) : Essa coluna será valorada com o n° de dias durante o período de referência do DOC de faturamento nos quais o paciente esteve hospitalizado , ou se tratam de dias anteriores ao início do atendimento ou se tratam de dias posteriores ao término do atendimento.

 

(B) Tabelas e Colunas Estendidas em Tabelas Nativas Utilizadas nos Cálculo do Abatimento por Insucesso Baseado em Pesos de Visitas x Especialidade

TABELA: TD_PGDC_RINSU_OPER : Essa tabela enumera as operadoras que trabalham com regime de cobrança diferenciada por critério de insucesso baseado em pesos de visitas x especialidades.

- IDENTERPRISE : Id da Operadora no cadastro de pessoas jurídicas do IW
- SCCRESOURCE_INSUC : Código que será lançado no faturamento em caso de insucesso.


TABELA: TD_PGDC_RINSU_PESO : Nessa tabela devem ser armazenados os pesos x especialidade de visita.

- SCSPECIALITY (LONG) : Código scc da especialidade
- PESO
(INTEGER): Peso corresponde à especialidade



Colunas Estendidas em Tabelas Nativas

TABELA: CAPPAYMENTITEM

- PGDC_RINSUC_PESO_P : (INTEGER) Máximo peso de visitas planejadas no período do DOC de faturamento.
- PGDC_RINSUC_PESO_R : (INTEGER) Máximo peso de visitas realizadas no período do DOC de faturamento.
- PGDC_TF_ATIVO : (INTEGER) : 1 se o paciente estiver um plano de atenção ativo na data final do DOC de faturamento.



(C) Tabelas e Colunas Estendidas em Tabelas Nativas Utilizadas na Regra Complementar de Cobrança de Visitas por Especialidade



TABELA: TD_PGDC_COBR_ESPEC

Essa tabela determina um comportamento especializado que permite tanto forçar a cobrança quanto forçar a não cobrança de visitas por especialidade

- IDENTERPRISE (LONG) : Id da Operadora
- SCSPECIALITY (LONG) : Código da especialidade)
- FLAG_COBRANCA (INTEGER) : ( 1 = FORCAR COBRANCA , 2 = FORÇAR NÃO COBRANCA)