Anexo D: Considerações sobre a valoração do Código TUSS de Materiais


As tabelas de preços BRASINDICE
e SIMPRO passaram a divulgar o código TUSS relacionado aos medicamentos e materiais.

A partir da versão do IW de 20 de outubro de 2014 o IW passou a carregar os relacionamentos “de-para” entre códigos BRASINDICE e SIMPRO versus TUSS para uma tabela própria do IW (tabela: TDTUSSCODEREFER). As informações presentes nessa tabela passam a ser “uma das formas alternativas” de valoração do código TUSS dos materiais na formação do XML do TISS no IW.

IMPORTANTE

(a) O grau de preenchimento do Código TUSS dos medicamentos e materiais nas tabelas BRASINDICE e SIMPRO não é 100%. Ou seja, podem existir diversos medicamentos , materiais de enfermagem e dietas nessas tabelas para os quais não consta o código TUSS correspondente devidamente valorado. Ou seja, a abordagem de valorar o código TUSS na geração do XML do TISS no IW tomando como base essas tabelas deve ser visto como uma forma “auxiliar” de valoração do código TUSS não podendo ser tomado como uma solução definitiva para a valoração do código TUSS, mas pode sim, ser vista como uma forma de “reduzir o trabalho de mapeamento entre códigos SCC IW versus código TUSS”. Em linhas gerais reiteramos que a solução sistêmica mais confiável e segura continua sendo utilizar a estratégia de “mapear todos os códigos SCC de materiais , medicamentos e dietas no IW versus códigos TUSS” como forma 100% segura de garantir que serão fornecidos códigos TUSS para 100% dos materiais (medicamentos, materiais de enfermagem e dietas) citados nas contas médicas.

(b) Nos processos de carga da tabela BRASINDICE, no modelo atual dessa tabela, na carga do BRASINDICE ocorre atualização de 100% dos códigos nessa tabela, de modo que , a partir da atualização do IW na sua empresa (com versão do IW posterior a 20 de outubro de 2014) ocorrerá a carga vamos dizer “completa” dos códigos TUSS presentes na tabela BRASINDICE. No caso do SIMPRO o mesmo “não ocorre”: As cargas de preços no SIMPRO são “cargas parciais”, ou seja, sempre que se processa uma carga de SIMPRO no IW o arquivo fornecido periodicamente pelo SIMPRO “não cita todos os medicamentos e materiais presentes no SIMPRO” mas “apenas uma pequena parte desses itens” de modo que ao realizar atualizações do SIMPRO na sua empresa (com versão do IW posterior a 20 de outubro de 2014) apenas uma parcela dos mapeamentos entre código SIMPRO x TUSS estarão carregados no IW. Para se alcançar uma carga “completa dos relacionamentos entre códigos SIMPRO x TUSS” será necessário solicitar à SIMPRO o fornecimento de uma tabela “completa” para o reprocessamento da carga SIMPRO no IW.

 

Como Funciona a Valoração código TUSS de Materiais (Materiais de enfermagem, medicamentos e Dietas) no IW

Antes de mais nada : Todo o comportamento descrito a seguir ocorrerá no IW somente quando o parâmetro XML por Operadora denominado “USARCODTUSS
estiver ativo (valorado com 1).

A partir da versão de 20 de outubro de 2014 o IW passou a adotar as seguintes regras para obtenção do código TUSS exclusivamente para “Materiais” (Materiais de Enfermagem, Medicamentos e Dietas)

1° Regra:
A primeira instância de obtenção do código TUSS continua sendo o mapeamento entre códigos SCC do IW versus códigos TUSS (recurso já disponibilizado no IW há bastante tempo). Para obter informações sobre como realizar esse mapeamento bem como proceder a carga atualizada das tabelas de códigos TUSS no IW acesse o seguinte link : “Terminologia Unificada da Saúde Suplementar (TUSS)” nos manuais do IW.

2° Regra:
Exclusivamente para os materiais (Materiais de enfermagem, medicamentos e Dietas) para os quais “não foi localizado o código TUSS correspondente no cadastro de relacionamentos entre códigos SCC IW x TUSS”: Nesses casos, o IW tentará obter o código TUSS (exclusivamente para materiais (materiais de enfermagem, medicamentos e dietas) através das tabelas de relacionamentos entre BRASINDICE / SIMPRO versus TUSS da seguinte forma:

2.1 – Se o item foi precificado pelo BRASINDICE: O IW tentará obter o código TUSS no relacionamento BRASINDICE x TUSS (importado pelo IW quando se realiza a carga (atualização) do BRASINDICE para tabela TDTUSSCODEREFER). Se for encontrado o código TUSS nesse relacionamento o IW lançará esse código TUSS localizado tanto na F01447 (na geração do TISS) quanto no arquivo XML do TISS gerado posteriormente.

2.2 - Se o item foi precificado pelo SIMPRO: O IW tentará obter o código TUSS no relacionamento SIMPRO x TUSS (importado pelo IW quando se realiza a carga (atualização) do SIMPRO para a tabela TDTUSSCODEREFER). Se for encontrado o código TUSS nesse relacionamento o IW lançará esse código TUSS localizado tanto na F01447 (na geração do TISS) quanto no XML do TISS gerado posteriormente.




Sobre a Valoração de Tabelas de Domínio quando o parâmetro USARCODTUSS estiver ligado (valorado com 1)


Exclusivamente para o caso de materiais (materiais de enfermagem, medicamentos e dietas):

Sempre que o IW localizar o código TUSS e o item em questão for um “Material de Enfermagem
a tabela de domínio valorada será = 19 (tabela TUSS de materiais de enfermagem) independentemente do que estiver configurado na parametrização pregressa do IW destinada à valoração das tabelas de domínio.

Sempre que o IW localizar o código TUSS e o item em questão for um “Medicamento
a tabela de domínio valorada será = 20 (tabela TUSS de medicamentos) independentemente do que estiver configurado na parametrização pregressa do IW destinada à valoração das tabelas de domínio.

Sempre que o IW localizar o código TUSS e o item em questão for um “Dieta
a tabela de domínio valorada será = 20 (tabela TUSS de medicamentos, pelo fato de que a documentação do TUSS da ANS é omissa em relação às dietas) independentemente do que estiver configurado na parametrização pregressa do IW destinada à valoração das tabelas de domínio.

Sempre que o IW “não localizar o código TUSS”: A tabela o valor default de lançamento para o atributo “Tabela de Domínio” será igual a 0 (tabela própria) independentemente do que estiver configurado na parametrização pregressa do IW destinada à valoração das tabelas de domínio.  Nota:  Veja também o tópico a seguir que descreve possível mecanismo de customização dos códigos de tabela de domínio

 

Sobre a Valoração de CÓDIGOS EXTRA TUSS com regras Customizadas de Valoração de Tabela de Domínio

Em algumas situações poderá ser necessário customizar o código de tabela de domínio enviado no XML para “casos específicos” onde não for localizado o “código TUSS” para “Medicamentos”, “Materiais de enfermagem” ou “Dietas”.

Quando o IW não localizar o código TUSS será lançado na conta o “código TISS BRASINDICE” ou “código TISS SIMPRO” ou o “código SCC do IW”, dependendo de como o material foi precificado no cálculo do faturamento.

Nesses casos o valor default lançado na coluna “Tabela de domínio” no TISS será o valor “0” (zero) corresponde a “tabela própria” (na padronização do TISS).

Quando for necessário lançar um código de tabela de domínio diferente do valor default (=0) pode-se utilizar a tabela TDTUSSCODEDEFAULT para armazenar o código customizado da tabela de domínio da seguinte forma:

A tabela TDTUSSCODEDEFAULT possui as seguintes colunas:

- Empresa (Operadora) (IDENTERPRISE) : Empresa (Operadora) para a qual valerá a regra customizada de valoração da tabela de domínio.
- ID Tabela Preço (IDPRICELIST): ID da tabela de preços utilizada para o qual valerá a regra customizada de valoração da tabela de domínio.
- Código Tabela Domínio (
CODETABLE): Código da tabela de domínio customizado.


Informem para cada “Operadora” e “ID Tabela de Preços” qual deve ser o “código de tabela de domínio customizado” desejado.

Exemplo:

No exemplo acima estamos configurando que para a “Operadora GEAP”:
- 1 – Para os materiais precificados pela tabela de preços de ID = 6 (Brasíndice) será lançado o “código de tabela de domínio” = 05
- 2 – Para os materiais precificados pela tabela de preços de ID = 7 (SIMPRO) será lançado o “código de tabela de domínio” = 12
- 3 – Para os materiais precificados por tabela de preços “própria” (ID tabela Preços = null) será lançado o “código de tabela de domínio” = 19

IMPORTANTE: Essas regras terão efeito somente sobre aqueles materiais para os quais “não for localizado um código TUSS” através das instâncias de processamento anteriores.

 

Nota: Para obter o “ID Tabela Preços” referente às tabelas Brasindice e Simpro na sua base acesse a interface de cadastro de tabelas de preços no IW (F01043) que ilustramos abaixo:





Configurando o Link de Menu para Lançamento da Interface para Cadastramento de Valores na tabela TDTUSSCODEDEFAULT


A seguir descrevemos como configurar um link de menu de lançamento de interface para realizar edições sobre a nova tabela TDTUSSCODEDEFAULT:



Classe: com.iw.visualLayer.application.IwFormStartEditDialog
Parâmetros: |TDTUSSCODEDEFAULT|||||||||||||

A figura a seguir ilustra a interface para edição sobre a tabela TDTUSSCODEDEFAULT: