Agendamento das visitas a partir da interface F01200 – Programação de Visitas

A figura a seguir ilustra a interface F01200 – Programar Visitas”. Essa interface pode ser acionada através da seguinte navegação – menu – Execução – (03) Gestão de Equipe – (4) Programação de Visitas.





Essa interface implementa as funcionalidades de uma “central de controle de agendamentos”. O processo de agendamento das consultas domiciliares pode e deve ser controlado nessa central de modo a garantir a qualidade desse processo.

Na primeira aba da F01200 o IW mostra uma contabilização geral de “pendências” para agendamento de consultas classificadas por especialidade. A contabilização processada pelo IW irá respeitar os seguintes atributos de filtragem:

Cooperativa: Trata-se de uma caixa de seleção populada com a relação de “cooperativas” cadastradas no IW (empresas cadastradas na interface F01014 – Cadastro de Pessoas Jurídicas com atributo “cooperativa” = sim). Selecione uma cooperativa em especial se desejar que a contabilização das consultas aguardando agendamento seja restrita somente a consultas direcionadas para uma cooperativa específica (veja: botão : “Empresa” opção “Designar cooperativa no painel “Programar visitas” do prontuário eletrônico. O uso desse recurso de filtragem pode ser combinado com o sistema de segurança e acesso do IW para viabilizar um modelo de processo com terceirização das consultas por especialidade onde a “cooperativa” acessa o IW remotamente e efetiva os agendamentos do seu site. Para isso deve-se na parametrização da senha de acesso ao IW pelos profissionais dessa cooperativa valorar o campo “empresa relacionada” (veja interface menu - Administrador - (07) Configurar segurança - (6) P. Física x Usuário) com a cooperativa do usuário IW. Isso fará com que esse usuário enxergue somente as pendências de consultas a serem agendadas que foram direcionadas pelo Home Care à essa “Cooperativa” específica.

Data Início e Data Fim : definem o intervalo de tempo que será considerado no cálculo da contabilização das pendências de consultas a agendar.

Após informar valores desejados clique simplesmente no botão “pesquisar” para o resultado apresente a contagem de consultas aguardando agendamento por especialidade conforme já ilustrado acima.

Para visualizar analiticamente as consultas a serem agendadas selecione uma linha no gride na primeira aba da F01200 correspondente à especialidade clínica desejada e navegue para a segunda aba denominada “Agendar consulta”. A figura a seguir ilustra essa navegação :




Descritivo de colunas do gride:

Cor Paciente: Refere á cor convencionada (configurada) referente ao Zoneamento do endereço do paciente (endereço do atendimento domiciliar)

Zon. Paciente: Nome do zoneamento onde se situa o endereço do paciente (endereço do atendimento)

Nº Atend : Número do atendimento do paciente no prontuário eletrônico do IW. Nota: Como apoio ao agendamento essa coluna irá acender na cor laranja sempre que o paciente estiver na condição “internado” (internação hospitalar ou domiciliar). Esse sinalizador é particularmente útil nos processos do PGDC (programa de gerenciamento de casos e doenças crônicas) onde os pacientes monitorados podem ser hospitalizados ou internados em home care. O IW identifica a condição de internado ou não dos pacientes através dos apontamentos realizados no prontuário eletrônico especificamente no sinalizado de internações (situado no cabeçalho do prontuário ao lado do indicador do status do atendimento. Execute um duplo clique com o botão esquerdo do mouse diretamente sobre o sinalizador, o IW irá abrir a caixa de diálogo F01509 para pesquisa e registro do histórico de internações dos pacientes monitorados).

Prof. Referência: Essa coluna indica qual é o profissional de referência de cadas paciente na especialidade filtrada na tela (veja combo box “Cod. Especialidade” no canto superior esquerdo da tela). O profissional de referencia por especialidade consta no prontuário eletrônico no painel denominado “Equipe” (1º aba). Nota : A designação do profissional de referência em processos de home care é realizado diretamente no painel “Equipe” do prontuário. Já nos processos de PGDC (programas de gerenciamento de casos e doenças crônicas) a designação do profissional de referencia se dá através da interface F01494 – Gerenciamento próxima consulta especificamente na segunda aba denominada “Apoio à designação de profissionais”. Veja o manual de operações do PGDC para maiores detalhes.


Agendar de: e Agendar até : Essas datas determinam o que vem o “período válido para o agendamento e realização da visita”. Na geração das consultas o IW valora esses atributos coerentemente com base na freqüência de visitas de cada especialidade. Por exemplo, para uma freqüência de visita “1 x semana” essas datas são automaticamente posicionadas de um “domingo” até o próximo “sábado”. Nota : Como apoio ao agendamento essa a coluna “Agendar até” irá acender na cor laranja quando o “agendamento estiver atrasado”, ou seja, quando a data corrente por maior do que a data “Agendar até:” menos um dia e, a consulta ainda não tiver sido agendada ocorrerá tal acendimento. Veja exemplo acima no atendimento “1380”.

Data Programada : Trata-se da data agendada para a consulta. Nota: Na condição de filtragem de pesquisa com o campo “Agenda” na posição “a agendar” naturalmente essa coluna estará em branco.

Página Guia , Coord Vertical , Coord Horizon e Localização : Esses atributos identificam respectivamente : a “página do guia” de endereços as “coordenadas vertical e horizontal” dessa página (no mapa de páginas de guias configurado no IW) e a “localização do endereço do domicílio dentro da página do guia”. Nota: Para compreender a configuração do “mapa de páginas do guia” acesse o tópico : configurando o mapa de coordenadas de páginas de guia.

Freq. De visita : Trata-se da frequência informada na geração das consultas planejadas (home care).

Observações : Campo editável para registro de comentários gerais sobre a consulta planejada. Edite diretamente sobre o campo (duplo clique com o botão esquerdo do mouse abre uma caixa para edição em formato multi-linhas, e clique no botão “Salvar” para gravar as alterações no servidor.

Instruções para chamada telefônica : Campo não editável onde ficam armazenadas instruções para a chamada telefônica (ex.: não ligar antes das 09:00 etc). Nota : A edição dessa informações é realizada diretamente na interface F01304 – Edição de agenda.

Registro de internações : Indica o situação do paciente (PGDC) no que diz respeito a internações hospitalares. Trata-se da mesma informação exibida no cabeçalho do prontuário eletrônico no sinalizado denominado “Internação”.

Data da última consulta: Trata-se da data de realização da consulta mais recente na mesma especialidade clínica da consulta planejada (PGDC). IMPORTANTE: Esse atributo é apresentado no resultado da pesquisa somente quando o parâmetro global denominado CAP_LAST_CONSULT_REALIZED estiver valorado com 1.

Melhor agendar a partir de : Trata-se de uma orientação fornecida pelo IW para o agendamento da próxima consulta de uma especialidade (PGDC). O IW irá valorar essa coluna automaticamente como sendo igual à “data da última consulta” acrescido do número de dias indicado na coluna denominada “Interv. Min Eventos (dias)” na interface F01496 – Cadastro de frequências compostas). IMPORTANTE: Esse atributo é apresentado no resultado da pesquisa somente quando o parâmetro global denominado CAP_LAST_CONSULT_REALIZED estiver valorado com 1.


Descritivo das Transações:

Botão : Geo-Referencial : Quando selecionamos um conjunto de linhas no gride e clicamos nesse botão o IW irá primeiramente verificar se foram de fato selecionadas somente consultas direcionadas para “um mesmo profissional de referencia”. Se existirem linhas selecionadas relacionadas com profissionais distintos será emitida mensagem de orientação ao usuário e a transação será interrompida. Quando todas as linhas selecionadas apontarem para um mesmo profissional de referencia o IW irá abrir a caixa de diálogo F01495 ilustrada abaixo:




Conforme pode-se observar na F01495 o IW irá mostrar a distribuição dos pacientes selecionados em teremos “páginas do guia”. Cada célula no desenho acima representa uma “página do guia” da cidade onde atua o home care (acesse o link a seguir : configuração do layout das páginas de guia para entender como é feita a configuração desse layout).

O número exibido “dentro de cada célula” corresponde ao número de consultas cujo endereço do paciente a ser visitado se situa dentro daquela página de guia. É possível selecionar as consultas para agendamento situadas dentro de cada página de guia simplesmente clicando-se diretamente sobre o conteúdo da célula. Por exemplo, na ilustração a seguir, procedemos a seleção de um grupo de páginas vizinhas. Após a seleção note que os números no centro das páginas selecionadas ficam destacados em negrito. A figura a seguir ilustra essa seleção:






Após essa seleção deve-se clicar no botão “Editar Agenda” para que seja lançada a interface F01304 para efetivação do agendamento propriamente dito.



Botão : Editar agenda : Pode-se selecionar um conjunto de linhas no gride (devem se referir a consultas designadas a um mesmo profissional de referência) e clicar diretamente no botão “Editar agenda”. Isso faz com que o IW lance diretamente a interface F01304 (ilustrada acima) para efetivação do agendamento das consultas planejadas. Nota: O caminho recomendado é passar previamente pela visualização da disposição geo-referencial dos endereços dos domicílios para organizar a agenda dos visitadora visando otimizar o deslocamento físico dos profissionais.


Botão : Excluir: Remove as consultas planejadas. IMPORTANTE: Certifique-se na configuração de segurança e acesso de conceder esse botão somente a usuários supervisores de processo. Nota : As transações de exclusão de consultas planejadas são gravadas no “histórico de transações” para fins de rastreabilidade.



Botão : Estornar agenda : Desfaz o agendamento das consultas (previamente agendadas) que tenham sido selecionadas pelo usuário antes de clicar nesse botão. Para executar essa operação deve-se comutar o seletor “Agenda” marcando-se naturalmente a opção “Agendadas” e refazer a pesquisa. Dessa forma o IW irá apresentar no gride somente consultas que já tenham sido previamente agendadas às quais pode se aplicar a transação de estorno de agendamento. Nota: O estorno de agendamento também pode ser realizado diretamente na interface F01304 ou também diretamente no painel “Programar visitas” do prontuário eletrônico.



Botão : Salvar : Esse botão permite que sejam gravados no servidor de banco de dados edições realizadas em algumas colunas editáveis no gride da segunda aba da interface F01200. Deve-se proceder a edição das informações para que o botão “Salvar” seja habitado. Nota: Tipicamente somente o campo “Observações” é mantidos como editável nessa interface.



Botão : Editar Par. Pagto : Esse botão serve ao propósito de permitir a edição de parâmetros que determinam aspectos relacionados ao pagamento das consultas aos profissionais visitadores. Notas: (a) O acionamento desse botão desempenha exatamente a mesma função do botão “Editar Pagto” opção “Edit. Pagto” do painel “Programar visitas” do prontuário eletrônico. (b) Por convenção essa transação na F01200 está disponível somente para consultas já agendadas. Para maiores destalhes sobre essa operação veja a descrição do painel “Programar visitas” do porntuário eletrônico.





Descritivo de um Processo de Agendamento (PGDC)

Para realizar o agendamento das consultas planejadas tipicamente deve-se colocar em prática os seguintes passos:

(a) Na segunda aba da F01200 faça a filtragem indicando um profissional para o qual se deseja efetivar o agendamento das consultas, selecione o período de tempo para o qual se deseja fazer o agendamento e realize a pesquisa.

(b) Nos casos em que se opera o sistema com o parâmetro global CAP_LAST_CONSULT_REALIZED = 1 (ativo) deve-se levar em consideração a informação apresentada na coluna “melhor agendar a partir de”. Nesses casos é recomendável ordenar o gride por essa coluna “crescente” e eleger uma “data objetivada” para o elaboração da agenda do profissional. Selecione somente as linhas no gride tais que com “data melhor agendar a partir de” seja maior ou igual à “data objetivada”. Com essas linhas iluminadas no gride clique no botão “Geo-referencial” para visualizar a distribuição em termos de “páginas de guia” do grau de proximidade dos domicílios dos pacientes.

(c) Com essas linhas iluminadas no gride (pela execução do passo (b) ) clique no botão “Geo-referencial” para visualizar a distribuição em termos de “páginas de guia” do grau de proximidade dos domicílios dos pacientes. Selecione grupos de pacientes que sejam “vizinhos” (residam em páginas de guia mais próximas entre si) e clique no botão “Editar agenda”. Isso fará com seja lançada a interface F01304. Essa interface oferece todas as informações necessárias para efetivação da chamada telefônica e agendamento (inclusive com edições otimizadas de ajustes na agenda de visitas do profissional).

Executando-se essa sistemática para o agendamento tem-se um processo que contempla as restrições “temporais” (tratamento do espaçamento adequado entre visitas consecutivas planejadas nos planos de atenção do PGDC conjuntamente trabalhados com aspectos geo-referenciais (otimização do deslocamento dos visitadores).