Operações do Monitoramento (PGDC)

Índice de tópicos

[01] - Análise de Carteira (interface F01290)
[02] - Formas de Entrada de Carteiras de Indivíduos para Monitoramento
[03] - Analisando os Escores de Utilização da Rede Credenciada (Análise de contas médicas)
[04] - Gerenciando Senhas e Autorizações
[05] - Adicionando novos Pacientes nos Programas do PGDC
[06] - Inserindo Protocolos de Abordagem Inicial (Estratificação Nível II – Screening)
[07] - Inserindo Procolos de Abordagem Inicial via WEB (WEB Screening)
[09] - Obtendo Gráficos de Paretto Multi-variáveis de Variáveis Clínicas da Abordagem Inicial
[10] - Visualizando a Evolução dos Custos Assistenciais do Segurado
[11] - Administrando a Geração da(s) Próxima(s) Consulta(s) dos Pacientes Monitorados
[12] - Administrando a Designação de Profissionais de Referência aos Pacientes Monitorados
[13] - Solicitando Avaliação de Especialistas
[14] - Administrando Solicitações de Alteração em Planos de Atenção
[15] - Administrando Indicações de Especialidade da Próxima Consulta
[16] - Monitorando o Cumprimento dos Planos de Atenção
[17] - Descritivo do Algoritmo de Geração de Consultas Interdisciplinares Automatizadas
[18] - Campanhas de Promoção da Saúde
[19] - Grupos de Atividades / Palestras de Promoção da Saúde



Análise de Carteira (F01290)

A interface F01290 do IW-Health tem como objetivo gerenciar as operações de análise de carteira e captação dos pacientes elegíveis para ingresso em programas de monitoramento. A figura a seguir ilustra essa interface :




Descritivo das Transações

Pesquisar : O comportamento desse botão irá depender da forma de preenchimento dos campos de filtragem (campos organizados no cabeçalho da interface), da seguinte forma :

(a) Se for informado um valor para o campo “Nº Carteira de Segurado” : Nessa condição o sistema fará a busca somente de indivíduos que possuam nº de carteira (na operadora) idêntico ao valor digitado (na sua totalidade). Nota (1) : Para realizar pesquisas nessa condição na verdade não é necessário clicar no botão “Pesquisar”, mas basta digitar um <enter> logo após a digitação completa do nº da carteirinha do segurado para que a pesquisa seja realizada automaticamente. Nota (2): O IW-Health oferece sockets preparados para disparar rotinas de integração com sistemas de gestão de operadoras. Quando esse recurso está ativo, ao se pesquisar um segurado pelo nº de carteira o sistema busca primeiramente nos cadastros internos do IW-Health, se não for localizado o segurado então o socket de integração é ativado automaticamente promovendo a aquisição dos dados do segurado diretamente do sistema de gestão da operadora.

(b) Se for informado parte do nome de um paciente : Nessa condição o sistema fará a busca diretamente no cadastro retornando no gride a listagem dos pacientes em cujos nomes nomes consta o texto de filtragem desejado. Para ativar a busca por nome ative o caixa de checagem denominada “Ativar nome” no cabeçalho da F01290 e digite parte do nome do paciente desejado. Nota: Para procurar por pacientes com busca por sobrenome ou por segundo nome digite um caracter “%” antes do texto de busca. Por exemplo para procurar pacientes de sobrenome “Almeida” digite exatamente “%Almeida” no campo “Nome” do cabeçalho.

(c) Filtragem dinâmica: Se não forem informados nem um nº de matrícula e nem um nome para pesquisa o sistema irá ativar a caixa de diálogo de filtragem dinâmica de pacientes. Nessa caixa de diálogo constará uma relação (extensa) de atributos de filtragem. Todos as variáveis clinicas que integram o “Protocolo” de triagem (abordagem inicial) constam nessa relação de atributos de filtragem além de alguns atributos que fazem parte do cadastro dos indivíduos na F01290 tais como : faixa de idade, sexo etc.

Notas gerais : (1) A caixa de checagem denominada “somente registros s/ protocolo” restringe os filtros a retornarem somente pacientes para quais ainda não existe registro de protocolo de triagem (abordagem inicial) inserido no IW-Health. (2) A caixa de checagem denominada “somente indivíduos s/ prontuário” restringe o filtro de modo que somente indivíduos que ainda não foram adicionados ao prontuáro eletrônico no IW-Health constarão no resultado das pesquisas. (3) Um outro instrumento de filtragem (obtenção de listas de pacientes) importante e extensivamente utilizado é o uso de critérios de triagem extensíveis (que podem ser publicados dinâmicamente no IW-Health. Clique no botão denominado “Triagem” na própria F01290 para obter a listagem corrente desses critérios de triagem correntemente publicados. (4) Para usuários “administradores do IW” com status de desenvolvedores será interessante ler o tópico “informações técnicas sobre comandos de pesquisa na F01290”

Triagem : O acionamento desse botão fará com o IW exiba uma caixa de diálogo contendo a relação de filtros de triagem extensíveis correntemente publicados. Para executar um filtro de triagem selecione a linha no gride correspondente ao critério de triagem desejado e clique no botão “Executar”. O resultado da triagem, ou seja, a relação de pacientes filtrados (exemplo: pacientes de alto custo etc) ou algum tipo de indicador (contagens de pacientes de alto custo etc) será exibida ou em caixa de diálogo exclusiva ou diretamente no gride da primeira aba da F01290 (cada critério de triagem tem um comportamento específico).

Novo : O acionamento desse botão faz com o seja incluída uma nova linha no gride com os campos editáveis para o usuário. Após a valoração de pelo menos todas as colunas obrigatórias (aquelas com nome escrito em fonte verde no cabeçalho do gride) será liberado o botão “Salvar”. O acionamento do botão Salvar nessa condição fará a inserção do novo segurado no cadastro do ambiente de análise de carteira do IW-Health.

Salvar : Efetiva a salva das edições realizadas em campos no gride.

Reg. Chamada : Abre uma caixa de diálogo para registro do conteúdo das tentativas de realização de contato telefônico. Nota: A listagem de todos os registros de chamadas telefônicas pode ser visualizada na aba “Listagem Chamadas Telfônicas” da F01290.

Protocolo : O acionamento desse botão abre a caixa de diálogo através da qual é possível preencher o questionário de triagem de pacientes. Os protocolos de triagem de pacientes são templates configuráveis no IW-Health. Na sua instalação original o IW-Health vem previamente configurado com um modelo pré-elaborado de triagem através do qual é possível obter informações complementares a respeito de hábitos de vida e práticas de cuidados com a saúde dos indivíduos triados.

Adic. Pacientes : Abre a caixa de diálogo de apoio à inserção do indivíduo no prontuário eletrônico. A transação de adicionar pacientes pode ser executada tanto individualmente (selecionando-se um paciente por vez) quanto em listas (selecionando-se vários pacientes para serem adicionados em uma única transação).

Alt. Matric. : (Alterar número de matrícula do segurado na operadora) : O número de matrícula dos segurados nas operadoras constituem campos “chaves” identificantes dos pacientes nas operadoras.

Histórico : O acionamento desse botão faz com que o IW abra a caixa de diálogo onde são apresentados o histórico (log) de transações rastreadas pelo sistema.

Limpar : O acionamento desse botão faz com que o IW limpe os campos de filtragem, ou seja, prepara-se a interface para fazer outra pesquisa com outras condições de filtragem.

Status : O acionamento desse botão fará com que seja exibido um popup menu com as seguintes opções:

- (a) Alterar Status Interno

- (b) Alterar Status na Operadoras

- (c) Histórico



(a) Alterar Status Interno : O acionamento desse botão faz com o sistema abra uma caixa de diálogo de apoio à comutação do status do indivíduo no ambiente de análise de carteira do IW-Health. Essa transação incidirá sobre a coluna “Status” que aparece no gride da primeira aba da F01290. A figura a seguir ilustra essa caixa de diálogo:



Importante
: As comutações de status realizadas através dessa interface de apoio passam por “análise de consistência” configuráveis no IW. O cadastramento das comutações de status autorizadas/não autorizadas devem ser registradas previamente através da interface ilustrada abaixo (acesse : menu – configuração - (6) Cfg Gerenc. Crônicos - (29) Regras Comutação Status) :

Note que nessa interface devem ser configuradas todas as combinações possíveis de comutações de status (produto cartesiano interno do domínio de status dos pacientes no ambiente de análise de carteira do IW-Health) informando na coluna “Flag Autorizado” se a comutação do status “de” para o status “para” será autorizada ou não. Na coluna “Descrição da mensagem” deve-se cadastrar um texto explicativo que elucide para o usuário o motivo pelo qual aquela comutação de status não poderá ser executada. Por exemplo : uma comutação de status “aguardando contato telefônico” diretamente para o status “Prontuário – Ativo” deve ser bloqueada pois : para que um paciente esteja em status “Prontuário – Ativo” é necessário realizar a transação “Adic. Paciente” (essa transação é quem cria o registro do prontuário e comuta “automaticamente” o status do pacientes no ambiente de análise de carteira).


(b) Alterar Status Operadora :

O IW-Health permite que sejam configurados “domínios de status” customizados “por Operadora. Muitas operadoras solicitam relatórios de status dos pacientes no processo de triagem do monitoramento , mas elas impõem o domínio das relações de status válidos segundo regras particularizadas de cada operadora. O domínio dos possíveis status para cada operadora podem ser configurados o IW-Health através da interface ilustrada abaixo (navegação : menu – Configuração - (6) Cfg Gerenc. Crônicos - (30) Regra Comut. Status Oper) :




Descritivo de colunas :

Empresa : combo box para seleção da operadora.

Status do segurado na operadora : Trata-se do código (número inteiro) do status conforme especificado pela operadora.

Grupo de Status na Operadora: Trata-se de um agrupador dos status na operadora. Por exemplo: dentro de um “grupo de status = Inativado durante captação” pode-se ter vários sub-tipos de status como por exemplo os diferentes motivos pelo qual o segurado foi inativado tais como : óbito, exclusão pelo convênio , sem interesse em participar etc. Nota técnica: Essa coluna obrigatoriamente deve estar relacionada à uma constante de nome pré-definido = “K_GLB_STATUSSEGURADO”.

Descrição : Trata-se da descrição do status conforme especificado pela operadora.

Requer admissão : (sim,não) Nessa coluna deve ser informado se o para que o status seja válido é necessário que o paciente já tenha sido adicionado ao prontuário eletrônico no IW-Health. O IW implementará regra de consistência

Flag Cancelado : Indica se o respectivo status na operadora corresponde ou não a um status com semântica de “cancelamento”. Essa coluna é utilizada comumente como um recurso para agilizar a emissão de relatórios que necessitem obter contagens de pacientes cancelados.

Uma vez que tenham sido previamente configurados os domínios dos status para uma determinada operadora os usuários do IW-health poderão alterar esse status através do acionamento da opção “Alterar Status na Operadora” disponível no popup de opções do botão denominado “Status” na F01290 – Análise de carteira. O acionamento dessa opção faz com o sistema exiba a seguinte caixa de diálogo:



Para proceder a alteração do status no segurado na operadora selecione a linha correspondente ao novo status desejado e clique no botão “Selecionar”. O sistema fará consistência da validade do novo status selecionado considerando a restrição relativa à obrigatoriedade de existência de registro do indivíduo no prontuário eletrônico do IW-Health (indicado na coluna “Requer ID Admissão”).

Formas de Entrada de Carteiras de Indivíduos para Monitoramento

As seguintes formas de cadastramento de indivíduos são possíveis no ambiente de análise de carteira do IW-Health

(a) Carga de carteiras de indivíduos e histórico de contas médicas para análise e triagem

O IW oferece recursos avançados que permitem a configuração de driver´s de leitura de arquivos fornecidos pela Operadora. Para ter mais detalhes sobre esse ambiente acesse o tópico “Importando dados de cadastro, contas médicas e senhas/autorizações” no help do IW.

(b) Carga de carteiras de indivíduos previamente triados pelas operadoras (sem o envio do histórico de contas médicas)

Esse é um caso particular do caso (a) com a única diferença que nesses casos a operadora não envia o histórico de contas médicas dos indivíduos para análise. Ou seja: nessa condição deverá ser configurado no IW-Health somente o primeiro driver de leitura: 01 – Ancart – Cadastro : Driver genérico de leitura do cadastro de segurados seguindo os procedimentos já descritos no item (a).


(c) Lançamento manual de indivíduos diretamente na F01290

Nesse caso deve-se utilizar os botões “Novo” e “Salvar” da primeira aba da F01290 para inserir os indivíduos manualmente sob demanda.



(d) Lançamento manual de indivíduos diretamente no prontuário eletrônico

Importante: Essa modalidade de adição de pacientes em programas de monitoramento se aplica exclusivamente a pacientes que já foram atendimentos na sua empresa em regime de “atenção domiciliar” (prontuário azul do IW) e serão incluídos em algum programa de monitoramento (geração do prontuário de medicina preventiva “laranja”).

Nesses caso , pode-se utilizar a rotina normal de cadastro de novos pacientes em regime de atenção domiciliar que consiste em acessar o painel “Cadastro” do prontuário eletrônico , digitar parte do nome do paciente a ser adicionado e clicar no botão “Localizar Pessoa” (esse procedimento operacional é fundamental para minimar duplos cadastramentos em prontuários em geral). Ao executarmos esses passos o IW irá abrir a caixa de diálogo F01422 que ilustramos a seguir:



Deve-se procurar na relação de pacientes (já atendidos em regime de “internação / atenção domiciliar” o paciente desejado. Se for localizado registro de atendimento prévio do paciente a ser adicionado em programas de monitoramento (PGDC) então selecione a linha no gride correspondente a esse paciente e clique no botão “Criar Atend. PGDC” ilustrado na figura acima. No acionamento desse botão o sistema irá fazer as seguintes criticas:

- Se o atendimento selecionado no gride for um atendimento de monitoramento (admissiontype = 2) será emitida mensagem de critica informando que “Já existe atendimento PGDC e a transação não será autorizada” (lembrando que um indivíduo deverá ter sempre um único atendimento PGDC na sua base de dados para que se tenha a “continuidade das informações de prevenção e monitoramento” ao londo de toda a sua vida”).

- Se o atendimento selecionado no gride for de home care (prontuario azul , admissiontype = 1) então o sistema deverá verificar: se já existe um atendimento de monitoramento ligado a esse paciente (chave de ligação = IDPATIENT). Caso já exista o sistema irá emitir mensagem anterior: “Já existe atendimento PGDC e a transação não será autorizada”.

Se ainda não existir atendimento de monitoramento então deverá ser aberta caixa de diálogo para o usuário apresentando, em um gride vertical, as mesmas informações do gride da F01290 (Analise de Carteira) já pré-preenchida com as informações aplicáveis que forem capturadas do atendimento de origem selecionado para essa transação. A figura a seguir ilustra essa caixa de diálogo:



Preencha os campos obrigatórios e clique no botão “ok” (será naturalmente necessário que seja informado o “plano de atenção” no qual o novo paciente será cadastrado no PGDC. O IW irá realizar automaticamente o cadastro desse paciente na F01290 (Abordagem Inicial) e fará automaticamente a transação “Adicionar Paciente” .

Notas Técnicas de Parametrização: Para o funcionamento correto dessa funcionalidade são necessários cuidados técnicos que são descritos no tópico: “Parametrização Avançada para a Transação "Criar Atend. PGDC"”.



Analisando os Escores de Utilização da Rede Credenciada (Análise de Contas Médicas)

O IW oferece um sofisticado ambiente para análise do nível de utilização das rede credenciada (escores de utilização) pelos segurados. Nos casos em que as Operadoras fornecem não somente o cadastro de segurados para carga automatizada mas também são fornecidos o histórico de contas médicas dos segurados o ambiente de análise de contas médicas do IW poderá ser utilizado para ajudar na estratificação e triagem de segurados com perfil de “alta utilização da rede assistencial” (segurados de alto custo e alta frequência de eventos assistenciais).

Acesso o tópico “Indicadores de desempenho do PGDC” para ter informações detalhadas sobre as estratificações automatizadas realizadas pelo IW.




Adicionando novos pacientes nos programas do PGDC

Em termos conceituais a inclusão de um indivíduo em um programa de monitoramento se dá após a efetivação da abordagem inicial (ou seja, após a etapa de triagem e preenchimento do questionário da abordagem inicial onde passamos a ter conhecimentos mais precisos sobre antecedentes pessoais, familiares e hábitos de vida de cada indivíduo). Para registrar formalmente a inclusão de um ou vários segurados nos programas de monitoramento propriamente ditos deve-se utilizar o botão “ Adic. Paciente” da interface F01290 que ilustramos novamente abaixo :




A execução da transação “Adic. Paciente” pode ser executada tanto individualmente por paciente quanto para listas de pacientes. Para adicionar um único paciente por vez em um programa de monitoramento, selecione um único paciente desejado no gride e clique no botão “Adic. Paciente”.

Nota: Na coluna denominada “Nr. Atendimento” ilustrada acima é apresentado o nº do atendimento (nº do prontuário eletrônico no IW-Health), de modo que pode-se visualizar antecipadamente quais indivíduos já foram adicionados a programas de monitoramento e quais ainda não foram. Caso , por equivoco, seja selecionado um paciente que já possui nº de atendimento ao se tentar executar a transação “Adic. Paciente” novamente o sistema irá emitir uma mensagem informando que tal indivíduo já possui registro no prontuário e não será executada a transação. Ou seja, cada indivíduo monitorado terá sempre um único registro no prontuário eletrônico do IW-Health onde estarão registrados todos os aspectos das sua evolução clínica.


Adicionando um único indivíduo ao prontuário eletrônico do IW-health:

Para adicionar um indivíduo por vez ao um programa de monitoramento deve-se selecionar uma única linha no gride da primeira aba da F01290 (correspondente ao indivíduo desejado) e clicar no botão “ Adic. Paciente” . A figura a seguir ilustra a caixa de diálogo de apoio que será exibida pelo sistema:




Os grides no IW-Health são configuráveis de modo que a disposição das informações ou mesmo a relação de informações que aparecem na caixa de diálogo ilustrada acima podem variar entre instalações diferentes do IW-Health. A disposição acima demonstra a configuração nativa (de partida) do IW-Health para caixa de diálogo de apoio à execução da transação “Adic. Paciente”. Para prosseguir com a transação deve-se informar valores para todos os campos obrigatórios (campos cujo nome está com fonte “verde”) e clicar no botão “Ok” (que somente irá ser habilitar para o clique do usuário após o preenchimento de todos os campos obrigatórios). A seguir descrevemos o conceito de cada informação apresentada na caixa de diálogo acima:

Tipo de Serviço : (coluna IDHEALTHPROVDEP do IW) Indica o tipo de Serviço no qual será incluso o paciente. Os tipos de serviços no IW-Health são configuráveis, de modo que pode-se criar diversas modalidades de atenção aos doentes crônicos. No seu modo nativo o IW-Health traz um tipo de serviço denominado simplesmente “Monitoramento”.

Grupo de Dispensação : O grupo de dispensação é aplicável a programas de monitoramento com fornecimento pró-ativo de medicamentos para os pacientes crônicos. Esse é um caso particular relativamente raro nos programas de monitoramento. Mesmo que o programa de monitoramento sendo implementado não oferece esse tipo de benefício deve-se necessariamente informar um grupo de dispensação no IW-Health por uma mera questão de normalização do modelo de dados (futuramente caso esse tipo de benefício puder a vir a ser praticado as bases de dados no IW-Health já estarão preparadas para esse regime).

Nota : As colunas “Tipo de Serviço” e “Grupo de dispensação” são interrelacionadas da seguinte forma: Para cada “Tipo de serviço” deve-se necessariamente configurar um único “Grupo de Dispensação” no IW-Health. Tipicamente , nos casos em que não se trabalha com o benefício de dispensação ativa de medicamentos , é comum configurar como visível no gride somente a coluna “Grupo de Dispensação” com uma tradução = “Tipo de serviço”. No ato do registro do paciente a partir da informação do “Grupo de dispensação” o IW-Health irá valorar automaticamente a coluna Tipo de Serviço do prontuário eletrônico do paciente.

Contrato : Refere-se ao contrato sob o qual será registrado o segurado no prontuário eletrônico do IW-Health. O IW irá propagar o valor da coluna “Contrato” já valorada previamente na inserção do indivíduo no contexto de análise de carteira, ou : quando essa informação estiver nula no gride o campo “Contrato” será populado com a relação de contratos previamente cadastrados no IW-Health na operadora indicada pela linha selecionada . Antes de dar prosseguimento à transação será necessário selecionar obrigatoriamente um contrato debaixo do qual será registrado o atendimento a ser iniciado.

Plano de Atenção : Esse campo deve ser valorado com o “plano de atenção” no programa de monitoramento para o novo paciente. Esse campo é obrigatório. No ato da criação do novo atendimento o IW-Health irá obter as frequências de consultas multidisciplinares e de call center relacionadas ao plano de atenção selecionado e já fará a programação dos primeiros eventos de atenção (visitas domiciliares programadas e agendamento do call center).

Diagnóstico Principal : Esse campo poderá ser valorado com o diagnóstico principal do paciente. Nesse caso o IW-Health irá registrar esse diagnóstico automaticamente como sendo o diagnóstico crônico principal no prontuário eletrônico do paciente.

Data próxima ligação (call center) : Se for informado uma data válida nesse campo o sistema irá agendar a próxima ligação de call center do paciente para a data informada. Caso não seja informado um valor de data válida o sistema adota um valor default (data corrente mais um dia).

CEP : Trata do código CEP do endereço do domicílio do indivíduo. A partir da valoração do CEP o IW-Health executa os seguintes processamentos automatizados

Cod. Zoneamento : Trata-se do código da classificação de zoneamento do domicilio do paciente. O IW-Health valora esse campo automaticamente com base no CEP da residência do indivíduo ( para isso deve-se configurar previamente o mapeamento entre cep3 ou cep5 versus os códigos de classificação de zoneamento.

Nota : Quando adicionamos um novo paciente ao prontuário o IW irá atualizar automaticamente o status do segurado na interface F01290. Para que essa atualização funcione corretamente é fundamental que tenha sido previamente realizado a configuração dos mapeamentos entre “status / condição de alta” do contexto do prontuário eletrônicos versus “status do segurado no contexto da análise de carteira (interface F01290)”. Caso esse mapeamento esteja incompleto poderá ocorrer erro na execução da transação “Adicionar paciente”. Nesses casos a mensagem de erro tipo “Está faltando mapeamento de status de carteira monitorada para os seguintes status da admissão: n” onde n seria o “índice” do status do prontuário para o qual estaria faltando o mapeamento contra o status correspondente na análise de carteira”. Acesse o tópico “Mapeando status de prontuário eletrônico x status de analise de carteira” para ter mais detalhes.

Adicionando listas de indivíduos ao prontuário eletrônico do IW-health:

O IW-Health permite que sejam adicionados ao prontuário eletrônico diversos pacientes em uma única transação. Nesse caso deve-se selecionar várias linhas no gride da primeira aba da F01290 e clicar no mesmo botão “Adic. Paciente”. O IW-Health irá fazer as seguintes críticas antes de dar prosseguimento na transação: “os indivíduos selecionados necessitam ser de uma mesma operadora e devem estar relacionados a um mesmo contrato ou o contrato”. Quando a lista de indivíduos selecionados atender a essa regra de consistência o sistema irá abrir a seguinte caixa de diálogo de apoio :




Para efetivar a inserção de todos os indivíduos selecionados no prontuário deve-se fornecer valores para os campos obrigatórios (fonte do nome do campo na cor verde) e clicar no botão “Ok”.

IMPORTANTE : O procedimento correto para inserir novos indivíduos no prontuário eletrônico do IW no contexto de programas de monitoramento (PGDC) deve ser através da interface F01290 – Análise de carteira com a transação “Adic. Paciente” que acabamos de descrever acima. Lembramos que o IW também oferece recursos de inclusão direta de pacientes através do painel “Cadastro” do próprio prontuário eletrônico. Essa funcionalidade existe para que os pacientes de “home care” possam ser inseridos no prontuário eletrônico de forma direta e prática, mas esse recurso não deve ser utilizado para adicionar pacientes de monitoramento. Na interface 151 (parâmetros globais) existe um parâmetro denominado CAP_MONIT_DISABLE_PAC_INSERT. Esse parâmetro permite que seja bloqueada a inserção de pacientes de monitoramento através do painel “Cadastro” do prontuário. O parâmetro CAP_MONIT_DISABLE_PAC_INSERT pode assumir os seguintes valores : 0=Permite a inserção de pacientes de monitoramento através do prontuário ou 1= Bloqueia a inserção. O valor recomendado para esse parâmetro é “1” para garantir a consistência geral das informações.


Notas Adicionais
:

(I) Quando adicionamos um novo paciente ao prontuário o IW irá atualizar automaticamente o status do segurado na interface F01290. Para que essa atualização funcione corretamente é fundamental que tenha sido previamente realizado a configuração dos mapeamentos entre “status / condição de alta” do contexto do prontuário eletrônicos versus “status do segurado no contexto da análise de carteira (interface F01290)”. Caso esse mapeamento esteja incompleto poderá ocorrer erro na execução da transação “Adicionar paciente”. Nesses casos a mensagem de erro tipo “Está faltando mapeamento de status de carteira monitorada para os seguintes status da admissão: n” onde n seria o “índice” do status do prontuário para o qual estaria faltando o mapeamento contra o status correspondente na análise de carteira”. Acesse o tópico “Mapeando status de prontuário eletrônico x status de analise de carteira” para ter mais detalhes.


Parâmetros Globais (interface 151) que interferem na transação “Adicionar Paciente” na F01290

CAP_EVOL_IDTEMPLATE_ENROLL: Esse parâmetro deve ser valorado com o ID do template para registro de evolução clínica de “cópia da abordagem inicial”. Se esse parâmetro existir e estiver valorado com ID de template (valor > 0 ) o IW irá inserir automaticamente uma 1° evolução clínica no prontuário eletrônico do paciente contendo uma cópia das informações coletadas no procedimento da abordagem inicial. É recomendável que esse parâmetro esteja ativo e no IW.

CAP_MONIT_ADDPATIENT_ANYWAY: Se parâmetro existir e estiver valorado com “1” o IW irá inserir uma evolução clínica automaticamente mesmo que “não tenha sido registrado a abordagem inicial do paciente”. Nesse caso será gerada uma evolução clínica mínima com valoração da data da inserção e do “plano de atenção” (RISKCLASSIFICATION) do paciente. É recomendável que esse parâmetro esteja ativo para notadamente em empresas que utilizam o módulo de faturamento do IW.



Inserindo Protocolos de Abordagem Inicial (Estratificação Nível II - Screening)

Para inserir um protocolo de abordagem inicial, inicialmente selecione a relação de segurados desejados (utilize recursos de Triagem : “botão Triagem na própria F01290 – Análise de Carteira ou na interface F01521 , aba “Listagem de Pacientes” clique no botão “Seleção” execute um dos filtros de triagem e quando obtiver a listagem de segurados selecione um conjunto de linhas no gride e clique no botão “Análise de carteira”). Estando com uma lista de segurados no gride da primeira aba da F01290 selecione a linha no gride referente ao segurado desejado e clique no botão denominado “Protocolo”. O IW irá abrir a caixa de diálogo F00156 ilustrada a baixo:




Note no canto superior esquerdo da F00156 existe uma caixa de seleção para escolha do modelo de questionário de abordagem inicial a ser executado. O IW permite que sejam configurados múltiplos modelos de questionários de abordagem inicial. (***)

(***) Os modelos de questionários de abordagem inicial são implementados como “Templates” o IW, veja interface F01409 -menu – Configuração – (2) Cadastros – (15) Templates de textos – (1) – Configurar templates). Os templates relacionados pelo IW na caixa de seleção da F00156 devem ter a seguinte característica: (a) Devem ser templates cadastrados com contexto de uso = “cliente java” e (b) devem ser templates relacionados com a tabela dinâmica indicada no “parâmetro de menu TABELA B” utilizado no lançamento da F01290.

Exemplo: Para um parâmetro de menu =

TableNameA:GlbInsuranceEnroll|TableNameB:TDWD_ANCART|Where:|Join:B.IDReference (+)=A.ID|OrderBy:|DateColumn:|Alias:B|ColumnList:A.ID,Gender,PatientAgeRange,identerprise,idhealthprovider,riskclassification,riskclassgroup,statusadmission,idmonitoringgroup|SearchPolicy:1|Aggregate:|

Os templates a serem exibidos na caixa de seleção do cabeçalho da F00156 serão os templates que tiverem cadastrados relacionadas a uma tabela “*TDWD_ANCART” e que sejam templates com contexto = “cliente java”.

Para proceder o registro do questionário de abordagem inicial deve-se preencher todo o questionário e clicar no botão “Salvar” da F00156.


Registrando as Tentativas de Contato Telefônico sem Sucesso

Para que seja possível medir a real produtividade dos profissionais que desempenham a abordagem inicial o IW oferece a transação “Reg. Chamada” na primeira aba da interface F01290. Através dessa transação é possível registrar todas as tentativas de contato telefônico sem êxito. Ao clicar nesse botão o IW abre a caixa de diálogo F01455 que ilustramos abaixo:



O profissional responsável pela execução da abordagem inicial via contato telefônico deve utilizar essa interface para registrar todas as tentativas de contato telefônico sem sucesso com os segurados.

Para visualizar os registros das tentativas de contato telefônico sem sucesso deve-se utilizar a aba da F01290 denominada “Listagem de chamadas”. Selecione um segurado desejado na primeira aba da F01290 e navegue para essa aba. A figura a seguir ilustra essa navegação:



Basicamente pode-se selecionar um período de tempo desejado nos campos “Data iniício” e “Data Fim” e clicar no botão “Pesquisar”. O IW irá apresentar todos os registros de tentativas de contatos telefônicos sem sucesso registrados pelo operador do call center para o segurado selecionado no intervalo de datas fornecido como filtro.


Inserindo Procolos de Abordagem Inicial via WEB (WEB screening)

O IW oferece mecanismos especiais que permitem que os protocolos de abordagem inicial possam ser inseridos diretamente pelos próprios segurados das Operadoras pela internet com uso de uma interface que roda diretamente no navegador de internet (exemplo: internet explorer. mozilla etc). Esse recurso tem como objetivo propiciar um mecanismo de baixo custo para registro e armazenamento das informações que compõem o relatório da abordagem inicial (antecedentes pessoais e familiares, hábitos pessoais etc). Essa técnica de abordagem inicial (também designada de WEB Screenning) é comumente aplicada com sucesso em clientes “empresariais” das Operadoras. Nesses casos, tipicamente a própria empresa envia um e-mail aos segurados solicitado o preenchimento do questionário de abordagem inicial para todos os segurados cobertos pela plano de saúde (profissional ativo nessa empresa e também seus dependentes). Nesse e-mail já deve constar o link de acesso à página da internet que basicamente consiste na seguinte url :

http://201.93.156.47:9090/IwEvaluation/Screening/Login.jsp?Profile=dbIwIncoway

Nota : Substitua o endereço de ip no endereço acima pelo endereço IP do seu servidor de apicação e substitua também o nome o valor do atributo “profile” (no exemplo acima valoarado com “dbIwIncoway” pelo profile de acesso do seu servidor. Você pode obter esse profile observando o atributo denominado “profile” na caixa de diálogo de login do IW).

A figura a seguir ilustra a página na internet que é apresentada quando digitamos a url ilustrada acima em um navegador de internet:




O segurado que acessar essa interface deverá informar no campo “Seguradora” o nome da sua seguradora e no campo “Registro” ele deverá informar o número da sua carteirinha de acesso á rede credenciada da Operadora e em seguida clicar no botão denominado “Acessar formulário”. A figura a seguir ilustra a página de internet que irá aparecer contendo exatamente o formulário com o questionário do protocolo de abordagem inicial a ser preenchido pelo segurado:




Note que o formulário ilustrado acima corresponde ao mesmo formulário de abordagem inicial que ilustramos anterior na demonstração da funcionalidade do botão “Protocolo” na primeira aba da F01290. Em termos funcionais o registro do questionário de abordagem inicial realizado realizada através do web screenning é identico ao registro realizado por um usuário interno do home care através da F01290, oiu seja, as informações ineridas serão igualmente registradas no mesmo servidor de dados e estarão disponíveis para análise estatística e epidemiológica no IW.


Obtendo Gráficos de Paretto Multi-variáveis de Variáveis Clínicas da Abordagem Inicial

A aba da F01290 denominada “Análise Estatística” oferece um conjunto de funcionalidades que apoiam a análise de correlações entre qualquer combinação de variáveis clínicas que integrem os protocolos (formulários) de abordagem inicial (screenning). A figura a seguir ilustra essa interface:



Antes de solicitar um paretto de cruzamento de varáveis clínicas deve-se “ativar um filtro” determinante do domínio a ser considerado na elaboração do cruzamento estatístico desejado. Para ativar um critério de filtragem clique no botão denominado “Ativar Filtro”, o IW irá abrir a seguinte caixa de diálogo :




Note que nessa caixa de diálogo serão exibidas todas as variáveis que compõem o protocolo de abordagem inicial configurado no IW. Selecione uma ou diversas variáveis para filtragem.

Exemplos:

(a) Para considerar como amostra todos os protocolos clínicos inseridos até a data corrente valore a coluna denominada “Data da abordagem inicial” com a data corrente e clique no botão “ok”.

(b) Para considerar como amostra todos protocolos clínicos de segurados do sexo masculino inseridos até no máximo 2 meses atrás valores a coluna denominada “Data da abordagem inicial” com a data corrente menos dois meses e a coluna “sexo” com a opção “Masculino”. Nesse modo, no processamento do cruzamento estatísticos da variáveis solicitados futuramente, serão considerados somente protocolos de segurados do sexo masculino cuja de abordagem inicial tenha sido inserida a pelo menos dois meses atrás. Nota : No processamento da filtragem sobre a coluna “Data da abordagem inicial”, nos casos em que um segurado possuir múltiplos registros de abordagem inicial o IW irá considerar um único protocolo por segurado, considerando sempre o registro de abordagem inicial cujo valor da “data da abordagem inicial” seja a maior data menor do que a data informada como filtro para “data da abordagem inicial”.

Após a ativação de um filtro o IW irá realçar a botão denominado “Ativar filtro” em cor verde conforme ilustrado abaixo. Essa indicação sinaliza a existência de um filtro correntemente ativo na interface. Para visualizar quais são as variáveis de filtragens ativadas basta clicar novamente no botão “Ativar filtro”, o IW irá apresentar novamente a mesma interface F00142 ilustrada acima com as variáveis de filtragem devidamente valoradas.



O botão denominado “Contagem”, como o próprio nome indica serve ao propósito de mensuração do tamanho da amostra, ou seja, indicará o número total de indivíduos na população e o número total de protocolos (formulários) de abordagem inicial efetivamente preenchidos. A figura a seguir ilustra a caixa de diálogo exibida pelo IW quando clicamos no botão “Contagem”:




Nº de registros filtrados : Corresponde ao número de pacientes capturados pelo “Filtro ativo” e que possuem protocolo de abordagem inicial preenchido.

Nº de pacentes com protocolo clínico preenchido: Corresponde ao número total de indivíduos na “Empresa” em foco no combo box do cabeçalho que possuem protocolo clínico preenchido (sem considerar o “Filtro ativo”).

Nº total de indivíduos na carteira: Corresponde ao número de total de indivíduos na carteira com ou sem protocolo preenchido (sem considerar o “Filtro Ativo”).

O botão denominado “Distribuição” efetivamente permite que solicitemos ao sistema a apresentação de parettos envolvendo qualquer combinação de variáveis do protocolo clínico. Quando clicamos nesse botão o sistema irá abrir a caixa de diálogo F00141 que ilustramos abaixo:



Note que nessa caixa de diálogo são apresentadas absolutamente “todas” as variáveis que integram o protocolo de abordagem de inicial. Nota: Mesmo variáveis tipo texto (descritivas) aparecem nessa relação, contudo não terá sentido prático solicitarmos ao sistema o cálculo de um paretto envolvendo esse tipo de variável. Somente variáveis que possuem domínio de resposta pré-definido (variáveis tipo combo box ou check box) são efetivamente aplicáveis nesse tipo de processamento.

Deve-se marcar a relação de variáveis desejadas ativando-se a caixa de checagem ao lado da mesma como fizemos no exemplo acima com as variáveis “01 – Alimentação – Alimentos gordurosos” e “01 – Alimentação – Carnes vermelhas”. Após selecionar as variáveis desejadas clique no botão “ok”, o sistema irá calcular o paretto relacionando os valroes para essas variáveis e irá apresentar um gride com o resultado obtido, conforme ilustramos abaixo:



O botão denominado “Gráfico” irá apresentar o resultado exibido no gride em formato gráfico. A figura a seguir ilustra a apresentação do gráfico do resultado obtido no exemplo acima:




Visualizando a Evolução dos Custos Assistenciais do Segurado

Nos casos em que a Operadora fornece os dados do histórico de utilização da rede credenciada, pode-se visualizar os dados das contas médicas dos pacientes selecionando-se um paciente na primeira aba da F1290 e navegando-se para a aba denominada “Eventos de Utilização da Rede Credenciada”. A figura a seguir ilustra essa navegação:



Valores os campos “Data Início” e “Data Fim” determinantes do intervalo de datas para a pesquisa do histórico de utilização da rede credenciada pelo paciente e clique no botão “Pesquisar”.

Nota: No gride que exibe o resultado da pesquisa o IW traz na sua instalação default um relatório que permite uma melhor visualização dos dados referente ás contas médicas do segurado. A figura a seguir ilustra esse relatório:




Administrando a Geração da(s) Próxima(s) Consulta(s) dos Pacientes Monitorados

Os programas de monitoramento de doentes crônicos normalmente são dimensionados para o atendimento de números extremamente elevados de pacientes (dezenas de milhares são números comuns nesse tipo de atividade). Nessa condição operacional é inviável deixar-se por conta da equipe interdisciplinar a geração das próximas consultas planejadas de forma manual, pois a possibilidade de ocorrências de falhas humanas que poderiam propiciar o esquecimento da geração do plano de visitas para algum(uns) paciente(s). O IW oferece recursos automatizados de geração das próximas consultas planejadas com base no registro das evoluções clínicas dos pacientes. Ou seja, em linhas gerais, sempre que for registrada uma evolução clínica para um paciente, utilizando-se um template que referencie a variável “Plano de atenção” (corresponde à variável reservada denominada RISKCLASSIFICATION) ocorre o “gatilhamento automatizado” das rotinas de geração da(s) próxima consulta(s) planejada(s) em obediência à frequência de visitas do paciente.

A seguir vamos descrever em temos técnicos exatamente quais são as lógicas implementadas pelo IW na rotina de propagação automatizada das consultas interdisciplinares planejadas :

Passo 1 : Inicialmente são removidas todas as consultas geradas que não tenham sido efetivadas ainda. Especificamente são removidas os registros de consultas que atendam às seguintes condições:

1.1 - Sejam consultas do tipo monitoramento (coluna CONSULTTYPE = 3 na tabela CAPCONSULT)
1.2 - Não tenham confirmação de agendamento pelo paciente (PATIENTCONFIRM = 0)
1.3 - Não tenham sido agendadas
1.4 - Não tenham registro de evolução clínica relacionada à consulta
1.5 - Não tenham marcação de "consulta realizada" = sim (coluna REALIZED = 0 na tabela CAPCONSULT)
1.6 - São consultas com data prevista de realização futura (coluna AGENDAENDDATE > agora na tabela CAPCONSULT)

Passo 2 : A partir do novo valor informado para o Plano de Atenção (variável RISKCLASSIFICATION no template de evolução clínica) o IW irá obter a frequência composta que estará ativa a partir do registro da evolução clínica. Nota: Essa frequência poderá ser igual à frequência composta anterior ou não. A partir da nova frequência composta o IW irá c


Garantindo a Continuidade do Atendimento de Todos os Pacientes Monitorados

Os mecanismos de geração automatizada do plano de consultas dos pacientes monitorados com base no registro de evoluções clínicas dos pacientes oferece uma condição operacional onde que por si só já minimiza a possibilidade de erro na geração do plano de visitas dos pacientes, contudo, podemos observar que caso ocorra uma falha operacional onde por algum motivo não seja efetivado o registro do relatório da evolução clínica de um paciente não teríamos o gatilhamento da rotina que faz propagação do plano de visitas de forma automatizada.

Nessa condição teríamos um paciente “sem consulta planejada futura”. Para prevenir-se contra esse tipo de falha operacional o IW oferece um mecanismo de detecção de pacientes que possam estar nessa condição de inconsistência. A interface F01494 ilustrada a seguir, oferece esse mecanismo de detecção de pacientes que estejam sem nenhuma evento de consulta interdisciplinar gerado e ao mesmo tempo estão ativos em um programa de PGDC com um plano de atenção que referencia uma frequência composta de especialidades clínicas. Note que , essa pesquisa apresenta na verdade a relação de pacientes que estão em uma condição de “inconsistência”, ou seja, em condições nominais de operação todos os pacientes ativos em programas do PGDC que estejam relacionados a um plano de atenção que envolva consultas interdisciplinares deverão ter sempre uma consulta futura a ser agendada e realizada na operação do PGDC. O surgimento de pacientes apresentados na pesquisa da primeira aba da F01494 poderá surgir nos casos em um paciente ficar “esquecido” no programa: Por exemplo, se um profissional não efetivar a visita ao pacientes (ou efetivar a visita mas não registrar o relatório de evolução clínica no IW) irá provocar esse tipo de inconsistência detectado por essa pesquisa.

A figura a seguir ilustra a interface F01494:



Para proceder a geração dos eventos futuros de consultas interdisciplinares para esses pacientes selecione todos os pacentes desejados (podem ser selecionadas todas as linhas) e clique no botão “gerar prox. Consulta” ilustrado acima.

IMPORTANTE: Deve fazer parte da rotina dos gestores do PGDC visitar periodicamente essa interface e proceder a geração das próximas consultas para os pacientes que venham a cair nessa condição de inconsistência.


Administrando a Designação de Profissionais de Referência aos Pacientes Monitorados

Os novos pacientes adicionados aos programas de gerenciamento (PGDC) necessitam ser designados aos profissionais da equipe interdisciplinar que prestação os cuidados ao paciente. Sempre que novos pacientes são adicionados a programas de monitoramento ou mesmo nos casos de pacientes que já fazem parte de programas de PGDC mas que são reclassificados no seu “Plano de atenção” poderão ter consultas geradas (vide painel “Programar Visitas” do prontuário eletrônico) citando especialidades para as quais “ainda não foi designado um profissional de referência”. A relação completa de “pacientes x especialidades” para os quais ainda não houve a designação do profissional responsável são apresentados pelo IW na aba denominada “Apoio à designação de profissionais” da interface F01494. A figura a seguir ilustra essa interface :



Para proceder a designação do profissional responsável por especialidade deve-se tipicamente seguir os seguintes passos:

(1) Primeiramente selecione um conjunto de linhas no gride (ilustrado acima) que referenciem consultas de uma mesma especialidade clínica e clique no botão “Distrib. Geo Referencial” para visualizar como os pacientes selecionados se distribuem geograficamente no mapa da cidade. A figura a seguir ilustra esse mapeamento:



Cada célula na ilustração acima corresponde a uma página no guia de referência de endereços da cidade onde atual a empresa de gerenciamento de casos e doenças crônicas. O número indicado no centro de cada célula corresponde ao número de pacientes que “residem naquela página de guia”. Pode-se selecionar agora um conjunto de pacientes que moram próximos entre si clicando-se diretamente com o botão esquerdo do mouse sobre o centro das células desejadas, essas células passam a ser exibidas em negrito e com o número de pacientes residentes na mesma entre colchetes conforme ilustrado acima. Para dar continuidade ao processo de designação de profissionais de referência clique simplesmente no botão “Sair”, o IW irá manter em memória os pacientes selecionados. Quando clicamos no botão “Sair” no exemplo acima o IW apresentou novamente a F01494 com os pacientes que foram selecionados. A figura a seguir ilustra esse resultado:



Para prosseguir com a designação dos profissionais de referência vamos agora navegar para aba denominada “Listagem de disponibilidade de profissionais” , a figura a seguir ilustra essa interface :



Nessa interface o IW irá apresentar os profissionais que são da especialidade selecionada no processo (no nosso exemplo: serão exibidas somente profissionais que possuem a especialidade “Enfermeiro(a) Visitadora” na relação das suas especialidades). Importante: Serão exibidos somente profissionais que possuem “agenda eletrônica correntemente gerada no IW” para um período de tempo futuro (em relação à data corrente do servidor de aplicação do IW).

Em seguida selecione um profissional “objetivado” , ou seja, candidato a ser o profissional de referência para os pacientes correntemente selecionados e navegue para aba denominada “Distrib. Geo Referencial” que ilustramos abaixo:



O mapa que o IW exibe nessa aba corresponde à combinação os pacientes correntemente selecionados (no processo de designação de profissional de referência) com os pacientes que já estavam relacionados ao profissional que selecionamos na aba anterior. Note que agora, em cada célula do mapeamento temos dois números separados por uma “/”. O número posicionado antes da barra corresponde ao número de pacientes que já tinham sido previamente designados ao profissional de referência em foco no processo. O número posicionado após a barra corresponde ao número de pacientes correntemente selecionados no processo de designação do profissional de referência. Exemplo: na célula correspondente à página de guia 11H e 05V temos a informação : 2/1, ou seja, o profissional já possuía dois pacientes que residem nessa página de guia e no processo correntemente foi selecionado mais um paciente que também reside nessa página de guia.

Notem que esse processo foi projetado de forma a favorecer a designação de pacientes que residem em uma mesma região da cidade a um profissional. O objetivo é criar condições que permitirão mais tarde, em tempo de execução da programação das visitas propriamente ditas, uma otimização do deslocamento dos profissionais visitadores .

Para proceder a designação propriamente dita dos pacientes correntemente selecionados ao profissional de referência selecionado clique no centro das células que contenham os pacientes a serem efetivamente designados ao profissional de referencia. O IW irá realçar as células selecionadas em negrito e irá habilitar o botão “Designar profissional”, bastando clicar nesse botão para que seja de fato efetivada a designação dos pacientes ao profissional de referência.


Transferindo Pacientes entre Profissionais de Referência

Para proceder a transferência de pacientes entre profissionais (exemplo: quando houver a substituição de um profissional da equipe interdisciplinar será necessário transferir todos os pacientes do profissional que estiver deixando a equipe para o profissional que estiver ingressando na equipe) o IW oferece recursos que permite essa transferência de forma bastante ágil. A figura a seguir ilustra a aba “Distrib. Geo Referencial” da interface F01494 já posicionada sobre um profissional de referência.



Para visualizar a relação de todos os pacientes correntemente atendidos pelo profissional de referência selecionado clique no botão “Selec. Todos” e em seguida clique no botão “Apresentar pacientes”. A figura a seguir ilustra essa interface :



Nessa interface o IW irá apresentar exatamente a relação “completa” dos pacientes correntemente atendidos pelo profissional de referência em questão. Note que para isso tivemos que clicar na opção “Selec. Todos” , caso contrário seriam exibidos somente parte desses pacientes do profissional , ou seja, seriam exibidos somente os pacientes que residem nas páginas de guia que foram selecionadas na interface anterior. Notem que com esse tipo de recurso seria possível também implementar a migração de parte dos pacientes de um profissional para um outro profissional (exemplo: seria possível migrar somente os pacientes que residem na região “sul” da cidade para um outro profissional etc).

Para proceder a transferência dos pacientes entre profissionais clique no botão “Substituir profissional”. O IW irá abrir a caixa de diálogo F01178 para seleção do profissional para o qual os pacientes selecionados serão transferidos. A figura a seguir ilustra essa interface:



















Localize e selecione a linha correspondente ao profissional para o qual os pacientes serão transferidos e clique no botão “Selecionar” para que o IW efetive a transferência dos pacientes selecionados entre os profissionais.