Indicadores de Desempenho do Monitoramento (IW-Health)

Os indicadores de desempenho do IW-Health são voltados à medição do desempenho dos Processos de Gerenciamento de Doentes Crônicos (PGDC) comumente designados de Monitoramento de Doentes Crônicos. O IW-Health oferece um amplo conjunto de indicadores organizados primeiramente em 3 níveis de estratificação a saber:

- [1] - Nível de estratificação I : Análise de contas médicas (histórico de utilização da rede assistencial credenciada da Operadora)
- [2] - Nível de Estratificação II : Análise de informações coletadas através de questionários de abordagem inicial (screening)
- [3] - Nível de Estratificação III : Análise de informações coletadas no processo de monitoramento

Nota : Para ter uma descrição técnica sobre alguns aspectos do processamento e publicação dos indicadores no IW acesse o tópico: “Considerações Técnicas sobre o processamento dos Indicadores de Desempenho



A seguir vamos detalhar o conteúdo de cada nível de estratificação :

[1] - Nível de Estratificação I : Análise de contas médicas

Os indicadores sistemáticos consistem em um conjunto de funções de cálculo catalogadas e organizadas em um documento (relatório) cuja execução pode ser solicitada pelos gestores a qualquer momento. Tipicamente esse relatório de indicadores é executado mensalmente com o objetivo de elucidar a natureza dos gastos assistenciais consolidados mensalmente no sistema de contas da Operadora. Basicamente esses indicadores oferecem medições de aspectos “demográficos” combinados com aspectos “financeiros (gastos)“ e “escores de utilização da rede credenciada (frequência e tipo de uso da rede assistencial)”.

Em termos práticos a operacionalização dos indicadores sistemáticos no nível de estratificação I é realizado no IW através da interface F01521 que ilustramos abaixo:




IMPORTANTE : A mesma interface F01521 também é utilizada nos demais níveis de estratificação. Ou seja, essa é uma interface adaptativa, cujo contexto de processamento é determinado por “parâmetros de menu”. Para processamento no nível de estratificação I os parâmetros de menu são valorados da seguinte forma: TDIND_TRIAGEM|19|TDINDTRIAG_DETAIL|ANCART|

Onde :

TDIND_TRIAGEM = Nome da tabela dinâmica onde ficam armazenados os controles de cálculo dos indicadores sistemáticos.
19 = ID do template que organiza a exibição dos indicadores em formato html (vide 2º aba da interface F01521)
TDINDTRIAG_DETAIL = Nome da tabela dinâmica onde ficam armazenados os valores calculados para os indicadores sistemáticos
ANCART = Esse parâmetro instrui a interface F01521 que a mesma estará sendo executado no contexto de análise de carteira. Basicamente isso fará ativará a presença do botão “Análise de Carteira” situado na aba 4º aba denominada “Listagem de pacientes”.

IMPORTANTE : Opcionalmente também pode-se declarar um parâmetro denominado “OPERADORA” combinado com o parâmetro “IDENTERPGROUP=<ID_GRUPO_OPERADORAS>. O uso desses parâmetros irá lançar uma versão especializada da interface F01521 para uso exclusivamente por usuários que sejam profissionais do grupo de operadoras especificado. Nesse nosso exemplo o parâmetro de menu ficaria sendo : TDIND_TRIAGEM|19|TDINDTRIAG_DETAIL|ANCART|OPERADORA|IDENTERPGROUP=1. Note que acrescentamos o parâmetro “OPERADORA” em conjunto com o parâmetro “ IDENTERPGROUP=1”. Isso fará com a instância da interface 151 lançada permita o acesso somente a relatórios de indicadores da(s) operadora(s) que faz(em) parte do grupo de operadoras de id = 1 no IW. Ou seja, os profissionais dessa(s) operadora(s) terão acesso a todas as funcionalidades da interface F01521 porém estarão restritos à visualização de informações da(s) Operadora(s) à(s) qual(ais) esse profissional pertence. Um outro aspecto importante da funcionalidade é que: Somente os relatórios de indicadores cujo valor da coluna denominada “Publicado” = sim estarão visíveis aos usuários da(s) Operadora(s). Ou seja, a sua empresa poderá gerar um novo relatório de indicadores e efetivar previamente uma análise de consistência e qualificação dos indicadores apurados antes de permitir o acesso ao novo relatório de indicadores aos profissionais da Operadora.

Descritivo dos Botões da F01521

Pesquisar : Apresenta a relação de relatórios de indicadores previamente calculados respeitando os campos de filtragem do cabeçalho (Grupo de Operadoras, Operadora, Contrato, Carteira e datas de início e término fornecidos como filtragem). Notas: (a) filtragem por datas atuará sobre o campo “Data de referência” dos relatórios calculados. (b) Nos casos de lançamento da interface F01521 com os parâmetros de menu “OPERADORA” e “IDENTERPGROUP=<ID>” somente os relatórios de indicadores com status de “Publicados” serão apresentados no resultado da pesquisa.

Novo: Insere uma nova linha em branco no gride. Utilizamos essa funcionalidade para gerar novos relatórios de indicadores de desempenho. Basicamente devemos seguir os seguintes passos: (a) clicar no botão “Novo” (b) informar o período de referência desejado para o cálculo do relatório de indicadores (c) informar valores para os parâmetros de filtragem do conjunto de dados que será considerado no cálculo dos indicadores (filtros hierárquicos e ortogonais) e (d) fornecer valores para atributos que estejam classificados como obrigatórios no gride (campos cujo título da coluna está escrita com cor de fonte “verde”) e sem seguida clicar no botão “Calcular” ( pode-se também clicar no botão “Salvar” nesse caso para obter o mesmo resultado)

Salvar: Executa a salva das colunas editadas no gride. Tipicamente usamos essa operação quando desejamos “recalcular” um alguns dos indicadores de um relatório previamente calculado. Nesses casos podemos alterar o valor da coluna relacionada ao(s) indicador(es) desejado(s) para um valor = null ou “recalcular” ou “não calculado” e clicarmos no botão “Salvar”. Isso fará com que o IW recalcule “somente esses indicadores”.

Publicar: Comuta o valor da coluna “Publicado” para sim (e tornará também o relatório não removível). Os relatórios com valor da coluna “Publicado” = sim estarão visíveis aos usuários da Operadora que tenham recebido senha para acessar a F01521. Esse mesmo botão também oferece a transação de “Estornar publicação” de relatórios que tenham sido previamente publicados.

Calcular: Calcula o re-calcula todos os indicadores da linha selecionada pelo usuário. Nota técnica: Quando acionamos essa opção o IW irá nulificar todas as colunas que estejam configuradas no gride como “não obrigatórias” e cujo nome original da coluna se inicia com o prefixo “E_” exceto a data de referência do relatório. O efeito prático dessa operação será a ativação de todas as funções plugadas de cálculo de indicadores para a(s) linha(s) selecionada(s) pelo usuário.

Excluir: Remove a(s) linha(s) selecionada(s) no gride.

Limpar: Limpa os valores dos campos de filtragem do cabeçalho.

Histórico: Apresenta o histórico das transações de publicação e estorno de publicação de relatórios de indicadores de desempenho.




Solicitando o cálculo de um relatório de indicadores sistemáticos – Contas Médicas:


Para solicitar a execução de um relatório de indicadores sistemáticos deve-se clicar no botão “Novo” na 1º da F01521. O IW irá abrir uma nova linha no gride. Valore as todas as colunas “determinantes de escopo” (**) do relatório e clique no botão “Salvar”. Isso fará com que todas as funções de cálculo de indicadores sistemáticos sejam processadas e a nova linha seja gravada na base de dados, passando a estar disponível no resultado as pesquisas realizadas na 1º aba da F01521.

(**) Variáveis determinantes de escopo: São variáveis que permitem mudar o universo dos dados a serem considerados pelo IW no processamento das funções de cálculo dos indicadores. Para visualizar quais são as colunas do gride que correspondem a “variáveis determinantes de escopo” posicione o gride no formato “fichário” (execute um duplo clique com o botão esquerdo do mouse sobre o cabeçalho do gride (em qualquer coluna)). A figura a seguir ilustra o gride o mesmo gride da ilustração anterior agora no modo “fichário”:






Data de referência : Indica o “período de tempo” que será considerado pelo IW no processamento dos indicadores. O IW utiliza como filtro de “tempo” um período de 12 meses (último ano) partindo do mês indicado no coluna “Data de referência” (inclusive) e retroagindo no tempo (12 meses). Por exemplo, para uma data de referência = 01/01/2008 (conforme ilustração acima) o IW considerou no processamento dos indicadores um intervalo de tempo que abrange os meses de “02/2007” até “01/2008”.


Filtros Hierárquicos : Indicados em cor de fundo azul escuro no gride (na sua apresentação na forma vertical = fichário)

Grupo de Operadoras (campo de filtragem 1) : O IW-Health permite que sejam configurados grupos de operadoras de modo a viabilizar o calculo dos indicadores estatísticos e epidemiológicos considerando “combinações de populações” de várias Operadoras. Esse recurso é bastante útil quando se tem como cliente operadoras que fazem parte de uma mesma holding. Dessa forma é possível calcular os indicadores estatísticos tomando como domínio para o cálculo todos os segurados da “holding”. Notas : (a) Esse campo de filtragem é sempre “obrigatório” (por razões de performance dos algoritmos de filtragem). Mesmo nos casos em que se tem como cliente uma operadora que não possui filiais deve-se obrigatoriamente declarar um grupo de empresas e cadastrar somente essa operadora sob esse grupo. (b) Uma mesma empresa poderá ser cadastrada como fazendo parte de mais do que um grupo de empresas. Por exemplo, vamos supor que exista um grupo de empresas formado três empresas, e que seja desejado obter relatórios estatísticos de combinações de pares dessas empresas. Nesse caso deveriam ser cadastrados no sistema um grupo de empresas para cada combinação de pares dessas empresas e um grupo contendo as três empresas. Dessa forma todas as possíveis combinações de populações seriam tratáveis pela filtragem hierárquica. O cadastramento de “grupos de Operadoras” pode ser realizado diretamente no IW (veja no menu de configuração do PGDC a opção para cadastramento de grupos de Operadoras).

Operadora : (campo de filtragem 2 ) : A partir da seleção de um grupo de Operadoras no campo anterior o sistema irá popular esse campos com as Operadoras cadastradas sob o “grupo de Operadoras” selecionado. Nos casos em que o grupo de Operadoras selecionado contiver mais de uma Operadora e for desejado obter um relatório de indicadores considerando somente os segurados de uma dessas Operadoras, então deve-se selecionar a Operadora desejada nesse campo, caso contrário deixe esse campo em branco.

Contrato : (campo de filtragem 3 ) : Uma vez selecionado um “grupo de Operadoras” e uma “Operadora” nos campos anteriores esse campo será populado com a relação de “contratos” registrados no IW-Health sob essa Operadora selecionada. Quando for desejado restringir o domínio de indivíduos a serem considerado nos cálculos dos indicadores estatísticos selecione o contrato desejado, caso contrário deixe esse campo em branco.

Carteira (campo de filtragem 4 ) : Uma vez selecionados “grupo de Operadoras” , “Operadora” e “contrato” o sistema irá popular esse campo com a relação de “carteiras monitoradas” registradas sob o contrato selecionado. Quando for desejado restringir o domínio de indivíduos a serem considerado nos cálculos dos indicadores estatísticos a somente indivíduos que façam parte de uma determinada “carteira” selecione a carteira desejada, caso contrário deixe esse campo em branco.


Filtros Ortogonais : Indicados em cor de fundo azul claro no gride (na sua apresentação na forma vertical= fichário)

Grupo de Carteiras: (campo de filtragem 5) Tratam-se de grupos de carteiras monitoradas. Esse recurso é muitas vezes utilizado para se realizar o cálculo dos escores de utilização da rede credenciada de um “conjunto de empresas” (por exemplo: empresas comercializadas através de uma mesma corretora onde essa corretora participa das negociações corporativas dessas empresas no que se refere ao aspecto valor da mensalidade do plano). O cadastramento de “grupos de carteiras monitoradas” pode ser realizado diretamente no IW (veja no menu de configuração do PGDC a opção para cadastramento de grupos de carteiras monitoradas.

Grupo de Tipos de Serviços : (campo de filtragem 6 ) O IW-Health permite que sejam configurados “grupos de tipos de serviços”. Quando for desejado restringir o domínio de indivíduos a serem considerado nos cálculos dos indicadores estatísticos a somente indivíduos que façam parte de um determinado “grupo de tipos de serviços” selecione esse “grupo de tipos de serviços” desejado, caso contrário deixe esse campo em branco.

Grupo de Planos de Atenção : (campo de filtragem 7 ) O IW-Health permite que sejam configurados “grupos de planos de atenção”. Quando for desejado restringir o domínio de indivíduos a serem considerado nos cálculos dos indicadores estatísticos a somente indivíduos que façam parte de um determinado “grupo de planos de atenção” selecione esse “grupo de planos de atenção” desejado, caso contrário deixe esse campo em branco.

Grupo de Classificações de Atendimento: (campo de filtragem 8 ) O IW-Health permite que sejam configurados “grupos de classificações de atendimento”. Quando for desejado restringir o domínio de indivíduos a serem considerado nos cálculos dos indicadores estatísticos a somente indivíduos que façam parte de um determinado “grupo de classificações de atendimento” selecione um valor para esse campo, caso contrário deixe-o em branco.

Abreviatura Escopo: Essa é reservada no IW para uso em impressão de relatórios avançados do tipo “Período Único – Escopo Múltiplo”. Nesse tipo de relatório o IW irá apresentar gráficos onde os valores exibidos no eixo das abcissas será uma abreviatura de um escopo de relatório. Nota: A especificação formal de um “escopo de relatório de indicadores” é formada pelos nomes e valores de filtragem para os quatro filtros hierárquicos combinados com os 4 filtros ortogonais, ou seja, a designação formal de um escopo será sempre algo textualmente longo e portanto impróprio para aparecer de forma resumida em nomes de abcissas em gráficos. É por essa razão que no momento em que um usuário solicitar a impressão de relatórios avançados de múltiplos escopos o IW´irá sempre solicitar que o usuário informe uma abreviatura (texto sintético mnemônico) para constar nos gráficos e tabelas do relatório avançado.


Colunas de Uso Reservado no Gride

Id: Campo sequencial automático gerado pelo sistema. Identifica univocamente cada relatório de indicadores calculado .

Publicado : (sim,não) Indica se o relatório já foi “publicado”. Os relatórios publicados passam a estar visível na interface F01521 na versão “Operadora”. Ou seja, a empresa de atenção domiciliar poderá oferecer acesso externo pela internet a usuários da Operadora contratante do serviço de monitoramento. Para “publicar” um relatório deve-se selecionar a linha no gride correspondente ao relatório a ser publicado e clicar no botão “Publicar”. Nota: Para efetivar o lançamento da interface F01521 na versão Operadora deve utilize a navegação : Menu – Execução – (10) Gestão do Monitoramento – (03) Análise de Carteira – (04) Indicadores PGDC – (1) PGDC II (Operadora).



Colunas de Apresentação de Resultado de Indicadores Diretos

Indicadores diretos são indicadores cujo valor é um número puro. Exemplo : Número de indivíduos na carteira. Nesses casos o IW valora a coluna diretamente o valor do indicador.


Colunas de Apoio Controladoras de Recalculo de Indicadores


Essas colunas desempenham o papel de “gatilhadoras” da execução das funções plugadas dos indicadores. É
possível que em algumas situações seja desejável re-executar o cálculo de algum indicador específico (ao invés de solicitar o recalculo do relatório completo). Exemplos de situações onde isso poderá ocorrer seria : Ao observar o resultado de um indicador o gestor observa que existem dados faltantes em preenchimento de relatórios de evolução clinica por exemplo. Ele poderá solicitar a revisão do preenchimento de determinada variável específica nas evoluções clínicas e posteriormente solicitar que seja recalculado somente o indicador que se relaciona com essa variável específica.

As colunas de controle do recalculo de funções
poderão ser valoradas com uma dentre as seguintes opções: (a) não calculado , (b) calculado e (c) recalcular. Sempre que um novo relatório é gerado no IW todas as funções de cálculo de indicadores são executadas automaticamente e essas colunas de controle de execução do cálculo do indicador são valoradas com a opção “calculado” automaticamente. Para proceder o recalculo de um uma função basta alterar o valor da coluna de controle relacionada ao indicador para um valor que seja diferente de “calculado” (ou seja, pode-se alterar o valor da coluna para “não calculado” ou “re-calcular”) e clicar no botão “Salvar” em seguida: Isso fará o gatilhamento da função plugada associada à essa variável de controle de recalculo. Nota: Pode-se recalcular uma única ou várias funções na mesma transação, bastando alterar o valor de mais de uma variável de controle antes de clicar-se no botão “Salvar”.

Nota Técnica: Essas colunas de controle de recalculo de indicadores são sempre associadas à constante denominada K_GLB_FIELD_EVALUATED.



Visualizando os relatórios de indicadores sistemáticos:

Para visualizar os indicadores sistemáticos o primeiro passo é fazer uma pesquisa na primeira aba da F01521 informando (se desejável) valores para os atributos de filtragem no cabeçalho : Grupo de Operadoras, Operadora, Contrato, Carteira , Data início e Data de término do intervalo de tempo desejado. Após valorar os atributos de filtragem clique no botão “Pesquisar” para que o sistema retorne os relatórios calculados previamente que obedecem ao critério de filtragem informado. Cada linha retornada no gride da primeira aba da F01521 corresponde a um relatório de indicadores calculado. Para visualizar propriamente os indicadores contidos nesses relatórios a interface F01521 oferece múltiplos mecanismos de visualização. A forma mais direta e simples é selecionar uma linha no gride da 1º aba e navegar para a 2º aba denominada “PGDC – Indicadores Cta Med.”. A figura a seguir ilustra essa navegação:






IMPORTANTE : Para obter uma descrição conceitual precisa a respeito de cada indicador produzido no IW navegue para a sub-aba denominada “Instruções”. Nessa aba o IW irá exibir a documentação técnica que descreve o conceito e forma precisa de cálculo utilizados na produção dos indicadores.



Visualizando os indicadores graficamente e obtendo relatórios em PDF

O IW oferece mecanismos mais sofisticados para visualizar e realizar plotagens gráficas dos indicadores bem como produzir relatórios através do ambiente de configuração de relatórios nativo (tem tem capacidade de gerar documentos .pdf). Para essa finalidade utiliza-se a aba denominada “Detalhes e gráficos”. Para utilizar esse recurso estando na primeira da interface F01521 selecione uma ou várias linhas (ou seja, um ou vários períodos de referência de apuração dos indicadores) e navegue para a aba “Detalhes e gráficos”. Nota : Quando selecionamos uma única linha as visualizações a serem trabalhadas na aba “Detalhes e gráficos” estarão restritas ao escopo de um único relatório calculado (um único período de referência). Já quando selecionamos várias linhas os dados observáveis podem abranger vários relatórios (vários períodos de referência) possibilitando assim a plotagem de evoluções cronológicas dos indicadores.

A figura a seguir mostra uma imagem da aba “Detalhes e gráficos”:




Notem que no cabeçalho dessa interface temos um campo denominado “Variáveis de filtragem”, esse campo serve ao propósito de oferecer recursos de filtragem referente a quais indicadores desejaremos obter nas pesquisa realizadas. Para selecionar o sub-conjunto de indicadores desejados clique no botão “...” situado logo à direita desse campo. O IW irá abrir a caixa de diálogo F01587 que ilustramos abaixo:




IMPORTANTE: O IW oferece uma interface que permite organizar o cadastramento das variáveis que são exibidas na interface acima. Sem essa organização irá apresentar a relação de variáveis simplesmente em ordem alfabética por nome das variáveis (o que poderá em alguns casos dificultar a localização das variáveis desejadas). Leia o tópico “Organizando a relação de variáveis para plotagem de gráficos e relatórios na interface F01521” para obter uma descrição minuciosa de como realizar essa configuração.

Para “selecionar” os indicadores desejados basta ativar a caixa de checagem que antecede a descrição de cada indicador. Para selecionar todos basta clicar no botão “Marcar todos”, para desfazer a seleção de todos basta clicar no botão “Desm. Todos”. Após selecionar os indicadores desejados clique no botão “Selecionar”, o IW irá manter em memória a relação dos indicadores que foram marcados, e a partir dessa seleção, todas as pesquisas realizadas na aba “Detalhes e gráficos” da interface F01521 estarão restritas somente a esses indicadores ativados.



Obtendo o relatório de indicadores “.pdf” de um período de referência

Para obter o relatório contendo todos os indicadores calculados em um documento em formato .pdf siga os seguintes passos:

(a) selecione uma única linha no gride da primeira aba da interface F01521 (correspondente ao período de referência desejado)

(b) navegue para a aba “Detalhes e Gráficos” e selecione todos os indicadores (clique no botão “...” para que seja lançada a caixa de diálogo F-1587, em seguida clique no botão “Marcar todos” e em seguida clique no botão “Selecionar”).

(c) Feche a caixa de diálogo F01587 e clique no botão “Pesquisar”. O IW irá apresentar no gride os dados referentes a todos os indicadores calculados referentes ao período de referência selecionado na primeira aba da F01521. A figura a seguir ilustra o resultado dessa pesquisa:




Para visualizar as opções de relatórios publicados no gride clique com o botão direito do mouse sobre o cabeçalho do gride e selecione a opção “relatórios”, em seguida selecione o relatório denominado “Relatório Global”. A figura a seguir ilustra esse relatório :




Nota: Nesse relatório o IW ordena as opções de domínio de cada indicador em ordem decrescente de valor , ou seja, as opções mais representativas são apresentadas primeiro. Por exemplo no indicador “Nº Indiv. X Faixa Etária – Custos” a primeira opção apresentada se refere primeira opção “De 60 anos em diante” porque (nesse exemplo) esse grupo etário corresponde ao grupo com maior número de indivíduos.



Obtendo o relatório de indicadores “.pdf” de multiplos períodos de referência

Nesse caso, estando na primeira aba daF01521, deveremos selecionar mais de uma linha, ou seja, vamos selecionar as linhas correspondentes aos períodos de referência que desejamos que constem no relatório a ser emitido. Em seguida navegaremos para a aba “Detalhes e Gráficos” e vamos executar os seguintes passos :

(a) Selecione os indicadores desejado para constar no relatório de múltiplos períodos. Para isso clique no botão “...” e tique o caixa de checabgem dos indicadores desejado. Nota: Nesse tipo de relatório é recomendável que sejam limitados os indicadores a serem exibidos no relatório com o objetivo de administrar a quantidade de informações que serão trabalhadas e impressas no relatório.

(b) Clique no botão “Pesquisar”

(c) Clique com botão direito do mouse sobre o cabeçalho do gride e opte por um dos relatórios denominados “Múltiplos Period A” ou “Múltiplos Period B”. As figuras a seguir ilustram esses relatórios:

Múltiplos Period A:




Múltiplos Period B”:






Visualizando os indicadores graficamente

(a) Obtendo gráficos de Indicadores em um Período de Referência

Para visualizar graficamente os indicadores calculados para um período de referência único, estando na primeira aba da F01521 selecione o período de referência desejado e navegue para a aba “Detalhes e gráficos”. Em seguida selecione os indicadores desejados clicando-se no botão “...” (o IW irá lançar a interface F01587, nela marque a caixa de checagem que anteceder os indicadores desejados para a visualização gráfica, clique no botão “Selecionar” e feche a caixa de diálogo F01587) e, em seguida clique no botão “Pesquisar”. O IW irá exibir os valores dos indicadores no gride.

a.1 – Gráficos Simples

Selecione no gride as linhas correspondentes ao indicador desejado para a plotagem gráfica, conforme ilustrado abaixo:




Em seguida clique no botão “Gráfico”, o IW irá exibir a seguinte caixa de diálogo:




Selecione o tipo de gráfico desejado : Pizza, Barras horizontais, Barras verticais ou Barras Empilhadas bem como tipo de apresentação (2D ou 3D) e clique no botão “Adicionar” (nesse caso o gráfico será adicionado juntamente a outros gráficos que tenham sido processados previamente) ou clique no botão “Substituir” (nesse caso os gráficos que tenham sido desenhados previamente serão substituídos pelo novo gráfico). O IW irá lançar a caixa de diálogo F01588 que irá solicitar algumas informações complementares para a plotagem do gráfico solicitado (tais como título e nomes dos indicadores ou opções de domínio de indicadores). A figura a seguir ilustra a caixa de diálogo F01588:




Clique no botão “Continuar” para que seja efetivamente desenhado o gráfico solicitado. A figura a seguir ilustra o resultado dessa operação:




Notem que o IW abriu uma nova sub-aba denominada “Gráficos” (ao lado da sub-aba denominada “Pesquisar”).

Pode-se, agora, repetir esse processo solicitando a plotagem gráfica de outros indicadores. Nota: Para obter uma página contendo na mesma imagem, gráficos de diversos indicadores basta navegar para a aba “Pesquisar”, selecionar as linhas correspondentes ao resultado de outro indicador e solicitar o plotagem do seu gráfico, lembrando-se de clicar na opção “Adicionar” na F01472. A seguir ilustramos a página gráfica com vários gráficos acumulados:






a.2 – Gráficos Combinados de Mútiplos Indicadores

Para obter a plotagem de vários indicadores em um mesmo gráfico pode-se selecionar no gride as linhas correspondentes aos indicadores desejados e solicitar a plotagem do gráfico. IMPORTANTE: Para essa operação os indicadores selecionados precisam o mesmo “domínio de resposta”. Exemplos: A plotagem da distribuição por gênero (sexo) em nas diversas faixas etárias são indicadores cujo domínio de resposta é o mesmo (para todos esses indicadores as respostas são porcentagens de “homens” e “mulheres”. A figura a seguir ilustra a plotagem de um gráfico combinado várias indicadores:

Inicialmente selecionamos um conjunto de indicadores conforme ilustrado abaixo :




Em seguida procedemos a pesquisa, selecionamos todas as linhas do gride e clicamos no botão “Gráfico”. Na caixa de diálogo F01472 fizemos a seguinte opção:




Nota: O gráfico de “barras empilhadas” é particularmente útil nessas plotagens combinando múltiplos indicadores em um único gráfico.

Na caixa de edição dos nomes e opções de nome do gráfico editamos da seguinte forma:




A figura a seguir ilustra o gráfico obtido:




Um outro exemplo: Abaixo apresentamos o resultado da plotagem da distribuição da porcentagem de segurados x faixa de gasto mensal por grupo etário:

Seleção de variáveis:




Resultado do gráfico : Vide gráfico “Distribuição Grupo Etário (anos) x Faixa de Gasto Mensal






(b) Obtendo gráficos de evolução cronológica de Indicadores

Para obtermos gráficos de evoluções cronológicas de indicadores devemos, na primeira aba da interface F01521 selecionarmos várias linhas correspondentes aos períodos de referência situados no intervalo de tempo sobre o qual desejamos visualizar a evolução dos indicadores. A figura a seguir ilustra essa seleção :






Em seguida navegue para a aba “Detalhes e gráficos” e selecione a variável desejada. A figura a seguir ilustra essa seleção:




Em seguida faça a pesquisa na aba “Detalhes e gráficos” (note que serão apresentados no gride todos os dados referentes ao indicador selecionado durante todo o horizonte de tempo selecionado na primeira aba :



Em seguida clicamos no botão “Gráficos” e procedemos a seleção indicada na figura a seguir :





A figura a seguir ilustra o gráfico obtido :






Aba Listagem de Pacientes

Através dos escores calculados sistematicamente e já ilustrados nos passos anteriores é possível somente quantificar o número de segurados que possuem um comportamento de utilização da rede credenciada em princípio elegível para para encaminhamento para o segundo nível de estratificação. Para o encaminhamento propriamente ditos desses indivíduos para o próximo de nível de estratificação será necessário “identificar” cada um desses segurados. Para se obter listagens de pacientes (filtros) ou mesmo a obtenção de relatórios para análise complementar (além dos indicadores sistemáticos) deve-se acessar a aba denominada “Listagem de Pacientes” na F01521. A figura a seguir ilustra essa interface :




Para visualizar os modelos de filtragem e de relatórios complementares que estiverem correntemente publicados no IW clique no botão denominado “Seleção” ilustrado acima. O IW irá lançar a interface F01456 que ilustramos abaixo :



Essa caixa de diálogo apresenta todos os “filtros” e “relatórios (complementares)” que estiverem correntemente publicados no IW. Na sua versão nativa o IW já vem previamente configurado com um conjunto bastante abrangente de filtros e relatórios conforme ilustrado acima.
Note que em cada linha existe uma coluna denominada “Descrição” que apresenta de forma resumida o conceito de cada filtro / relatório.

Para executar um “filtro” ou “relatório complementar” desejado basta selecionar a linha no gride ilustrado acima correspondente ao item desejado e clicar no botão “Executar”. Sempre que se executa um recurso tipo “Filtro” o IW irá devolver a relação de segurados capturados pelo filtro lançando os registros encontrados diretamente no gride principal da aba “Listagem de pacientes” na F01521. Quando o recurso executado for do tipo “Relatório” o IW irá lançar uma caixa de diálogo de apoio contendo um gride no qual serão lançados os registros relacionados ao relatório solicitado. Nota : Para obter o relatório devidamente formatado para ser impresso (ou salvo como arquivo .pdf) clique com o botão direito do mouse sobre o cabeçalho do gride e acione a(s) opção desejada de relatório.

IMPORTANTE : Deve-se estar atendo ao indicador de paginação exibido pelo IW no canto superior direito da interface. Nos casos em que a cláusula de filtragem de segurados retornar mais do que um certo número de segurados (por default o IW vem parametrizado com paginação de 1000 registros) serão retornados somente o número de registros correspondente ao tamanho da página e aparecerá o indicador de paginação informando o número de registros retornados e total de registros encontrados.

Acesse o tópico “Detalhamento da utilização dos relatórios / filtros complementares” para ter uma descrição detalhada dos conceitos desses recursos que são disponibilizados na versão nativa do IW.