Configurações do Cadastro de Materiais
- [0] – Interface para Cadastro
Simplificado de Medicamentos
- [1] – Cadastro de Materiais
- [2] – Parâmetro d Gestão dos Estoques
- [2] – Cadastro
de Interações Medicamentosas
- [3] – Tutorial de Apoio às
Parametrizações de Materiais Relacionadas com Dispensação e Faturamento
- [4] – Configuração de Vias de
Acesso por Medicamento
- [5] – Consistência entre Via de
Acesso e Kits de Materiais
Interface de Apoio ao Cadastro de Medicamentos
A
partir da versão 10.48 o IW passou a oferecer uma forma otimizada
e mais ágil para o cadastramento de novos “Medicamentos”. Essa abordagem
ser apoia no cadastro nas tabelas CMED divulgada pela Anvisa para
obtenção das informações técnicas requeridas para a efetivação do cadastro de
novos medicamentos.
Os seguintes parâmetros globais atuam no contexto do
cadastramento de medicamentos a partir da tabela fornecida pela Anvisa: GLB_ADD_MED_ANVISA_MAXRECORDS: Se ativado
implementa uma limitação no número máximo de registros que poderão retornar
da pesquisa realizada no cadastro da ANVISA. Esse parâmetro pode ser ativado
para administrar aspectos de performance nos servidores. GLB_ADD_MED_ANVISA_LOCALSEARCH: Determina se a
pesquisa será realizada contra o servidor da Incoway ou contra o servidor
próprio do cliente. Se valorado com 1, o IW ará a busca na base local (nesse
caso o cliente deverá realizar a importação do cadastro da ANVISA na sua base
de dados. |
A figura a seguir ilustra a interface F01032 utilizado para efetivação do
cadastramento inicial de medicamentos, materiais de enfermagem, dietas e
materiais diversos no IW. Particularmente estaremos aqui focados na segunda aba
denominada “Medicamentos”:
Notem a presença do botão denominado “Novo Cadastro Anvisa”: Esse botão
será exibido exclusivamente na aba de “Medicamentos”.
Para demonstrar o processo de cadastramento simplificado de um novo medicamento
vamos efetivar o seguinte caso exemplo: Vamos realizar o cadastramento de uma
nova medicação que descrevemos aqui simplificadamente como sendo “Anfotericina
5mg/ml” (nome comercial ABELCET).
O 1º e importantíssimo passo: é “certificar-se de que essa medicação de
fato ainda foi cadastrada no IW”. Para proceder essa etapa realizamos a
pesquisa que está estampada em nossa ilustração acima. Pesquisamos por nome
genérico (nome do Sal) usando a palavra
chave “%Anfoteric%”. Nota:
Esteja atento à padronização de letras maiúsculas ou minúsculas adotada na sua
empresa. Em nossa base de dados de exemplo está sendo adotado o padrão 1º letra maiúscula e demais letras minúsculas.
Em
nosso exemplo acima não encontramos a “Anfotericina 5mg/ml” que
desejamos cadastrar. Então vamos para o próximo passo.
2º Passo: Acionar o botão “Novo Cadastro Anvisa” . O IW irá exibir a interface F01944 que
ilustramos a seguir:
No campo denominado “Substância / Produto” digite a palavra de busca
desejada: Em nosso exemplo digitamos “Anfoter”
(o IW irá converter automaticamente para letras maiúsculas de
forma a se adequar ao padrão de cadastramento da tabela da ANVISA. Em seguida você poderá simplesmente digitar a
tecla <enter> ou acionar com um clique do mouse
o botão “...” ao lado do campo onde você digitou a palavra
chave de busca. A figura a seguir ilustra essa navegação:
Notem
que forma localizados 6 registros com essa palavra chave
de busca no cadastro da Anvisa: O cadastramento da Anvisa tem detalhamento por
“Marca” ou seja, uma mesma medicação referente a uma mesma substância
(fármaco) poderá de fato ter vários registros, sendo cada registro relacionado
a um dos laboratórios que produzem / comercializam a medicação em território
nacional.
Correndo
a barra de rolagem para a direito podemos observar as diferentes “Marcas” da
Anfotericina comercializadas no mercado brasileiro:
Em
nosso exemplo vamos selecionar a marca “ABELCET” e acionamos o botão “Selecionar”.
O IW irá valorar um conjunto de atributo na F01944 conforme
ilustramos a seguir:
3º Passo: Você deverá valorar os seguintes atributos que não são
valorados automaticamente
(A) Atributos de Identificação do Medicamento (SCC do IW)
Classe Terapêutica: Esse campo é um combo box contendo a padronização de
“Classes Terapêuticas” cadastradas no Sistema de Codificação (SCC) do IW.
Abra esse combo box e selecione a “Classe Terapêutica”. Note que você poderá se
apoiar no campo “Classe Terapêutica” presente do lado esquerdo da F01944
valorado com a descrição da classe terapêutica no cadastro da Anvisa.
Categoria: (marca, genérico, similar) O IW irá valorar esse atributo
automaticamente com base na informação obtida do cadastro da Anvisa . Mas a
interpretação da categoria da medicação poderá ser eventualmente diferente na
sua empresa em relação ao padrão da Anvisa. Você poderá revisar a valoração
desse atributo.
Apresentação: Esse campo é um combo box contendo a padronização de “Apresentações”
das medicações cadastradas no Sistema de Codificação (SCC) do IW. Abra
esse combo box e selecione a “Apresentação”. Note que você poderá se
apoiar no campo “Apresentação” presente do lado esquerdo da F01944
valorado com a Apresentação obtida no cadastro da Anvisa.
Uso: Esse campo é um combo box contendo a padronização de “Uso
(Exemplo: adulto / pediátrico)” das medicações cadastradas no Sistema de
Codificação (SCC) do IW. Abra esse combo box e selecione o tipo de “Uso”.
Note que você poderá se apoiar no campo “Apresentação” presente do lado esquerdo
da F01944 valorado com a Apresentação obtida no cadastro da Anvisa.
Vias de Administração: Esse campo é um combo box contendo a padronização de “Vias de Administração” das medicações cadastradas no Sistema de Codificação (SCC) do IW. Abra esse combo box e selecione a “Via de Administração”. Note que você poderá se apoiar no campo “Apresentação” presente do lado esquerdo da F01944 valorado com a Apresentação obtida no cadastro da Anvisa.
Dosagem: Esse um campo de digitação livre. Digite a dosagem correta do medicamento sendo cadastrado. Note que você poderá se apoiar no campo “Apresentação” presente do lado esquerdo da F01944 valorado com a Apresentação obtida no cadastro da Anvisa.
Embalagem Padrão: Esse um
campo de digitação livre (não obrigatório no IW). Digite a Embalagem padrão
caso deseje para o medicamento sendo cadastrado. Note que você poderá se apoiar
no campo “Apresentação” presente do lado esquerdo da F01944
valorado com a Apresentação obtida no cadastro da Anvisa. Nota: Esse atributo
não é obrigatório, você poderá deixa-lo em branco.
(B) Nome Fantasia do Fabricante
Com relação ao Fabricante o IW irá valorar automaticamente o atributo “CNPJ”
do fabricante e também o campo “Razão Social” obtidos do cadastro da
Anvisa. Para valorar o a atributo “Nome Fantasia” o IW irá
realizar automaticamente uma busca no cadastro de pessoas jurídicas pelo
“CNPJ” do fabricante obtido do cadastro da Anvisa. Se o IW localizar
o fabricante o campo “Nome Fantasia” será valorado automaticamente com o
valor obtido do cadastro no IW, mas se não for localizado o cadastro
do fabricante pelo “CNPJ” no IW o campo “Nome Fantasia”
ficará em “branco”. Nesse caso, você deverá valorar manualmente o
campo “Nome Fantasia” (máximo 20 caracteres) pois essa informação será
exigida no processamento do cadastro do medicamento (Nota: Nesses casos
o IW irá cadastrar automaticamente o fabricante na base de dados e
exigirá que seja informado um valor para o “Nome Fantasia” desse fabricante).
A
figura a seguir ilustra o resultado das nossas digitações em nosso caso
exemplo:
IMPORTANTE: Notem que no nosso exemplo o IW já valorou automaticamente
o campo “Nome Fantasia” do fabricante. Isso foi possível porque esse fabricante
já foi cadastramento previamente no IW (o IW irá se basear no CNPJ do
fabricante citado no cadastrado CMED para localizar o cadastro do fabricante).
Nos casos em que o campo “Nome Fantasia” não for valorado automaticamente você
deverá fazê-lo (esteja atento para limitar esse campo a “20 caracteres”). Nesse
caso o fabricante será igualmente cadastrado automaticamente.
Após
os preenchimentos acionamos o botão “Próximo Passo” ilustrado acima:
IMPORTANTE: Nesse momento o IW irá realizar
uma análise de consistência dos preenchimentos realizados na 1º
aba e irá verificar também se já existe um código no SCC
cadastrado para esse medicamento e se já existe um registro no cadastro de
materiais (F01032), bem como se a “Marca” sendo
selecionada para cadastramento já consta no IW. Essas consistências
são fundamentais para bloquear a incidência de duplo cadastramento de
medicamentos no IW.
Notas:
(a) Para verificar se o código SCC já existe o IW irá realizar busca no SSC
considerando a valoração somente dos seguintes atributos (atributos de
identificação no SCC):
[1] – Fármaco (pesquisa realizada
mediante conversão para letras maiúsculas: ou seja: diferenças de letras
maiúsculas / minúsculas serão desconsideradas)
[2] – Categoria (campo tipo combo
box : pesquisa por identidade absoluta)
[3] – Apresentação (campo tipo
combo box: pesquisa por identidade absoluta)
[4] – Via de Administração (campo
tipo combo box: pesquisa por identidade absoluta)
[5] – Dosagem (pesquisa realizada
mediante conversão para letras maiúsculas: ou seja: diferenças de letras
maiúsculas / minúsculas serão desconsideradas)
(b)
Para verificar a existência do cadastro da Marca o IW irá se basear no
cadastro do código EAN1 no cadastro de Marcas do IW (tabela
SCCALERNATE)
(c) Para verificar a existência no cadastro de materiais (F01032) o IW irá se
passear na presença de registro referenciando o código SCC localizado.
Nesse ponto poderemos encontrar as seguintes situações possíveis:
[a] |
|
[b] |
|
[c] |
|
[d] |
Caso: [a] O medicamento selecionado
ainda não consta no cadastro de códigos (SCC) do IW e ainda não foi inserido no
cadastro de medicamentos (
interface F01032 – Cadastro de Materiais, 2º
aba).
Nesse
caso o IW irá navegar para a 2º aba
passando a devida orientação de como proceder: A figura a seguir ilustra a 2º
aba da F01944:
Nessa
aba são apresentados um sub conjunto dos atributos do cadastro de medicamentos
no IW , que são aqui destacados. Nota: O atributo “Loteado” e “Ativo” são
valorados automaticamente pelo IW.
Você
deverá valorar os seguintes atributos:
Item Padronizado (sim, não): Informe se esse medicamento será tratado
como um item padronizado ou não no cadastro de medicamentos na sua empresa.
Regime Abastecimento Leito (Estoque Leito ,
Automático): Informe o regime de abastecimento. Nota: Acione o botão
“?” ao lado do campo para ter orientações conceituais de como valorar esse
atributo corretamente. Nota: A valoração correta desse é atributo é
importante para que o sistema de dispensação da sua empresa funcione
corretamente.
A figura a seguir ilustra as orientações conceituais apresentadas:
Quantidade Mínima de Consumo: Revise o valor desse
atributo. Informe “0” se o medicamento pode ser consumido de forma fracionada
(Ex.: medicações em gotas, xaropes, pomadas etc). Para comprimidos, injetáveis em ampolas , frasco ampola etc :
informe “1”).
Tarja Anvisa: Esse atributo será valorado automaticamente com base nas
informações obtidas do cadastro da Anvisa.
Tarja (IW): Você deverá revisar a valoração automatizada realizada pelo
IW com base na informação obtida no cadastro da Anvisa.
Controle CCID (sim,não):
Informe sim se o medicamento deverá passar pelos controles de CCID (com
notificação de uso obrigatória à Anvisa). Caso contrário informe “não).
Unidade Medida (Estoque): Informe a unidade de
medida que será adotada no sistema de controle do estoque na sua empresa para
essa medicação.
Unidade Medida (Prescrição): Informe a unidade de
medida que será adotada no ambiente de prescrição médica do IW na sua empresa
para essa medicação.
FC : Fator de Conversão
entre unidade de medida de estoque e unidade de medida de prescrição: Informe o fator de conversão
entre as unidades de medida de estoque e de prescrição. Essa
informações será vital para que o sistema possa calcular corretamente as
quantidades a serem dispensadas de forma automatizada a partir do lançamento da
prescrição médica no prontuário do paciente. Importante: Acione o botão
“?” ao lado do campo para ter uma orientação conceitual de como valorar
esse atributo. Nota: Nos casos
em que você informar unidades de medida de estoque e de prescrição iguais entre
si o IW irá valorar automaticamente o fator de conversão com o valor “1”.
Qtde Min Mov: Informe a quantidade mínimo de movimentação
(ou de dispensação) para o medicamento. Na grande maioria das vezes esse atributo
será igual a um unidade de estoque (valor = 1). Mas
podem existir casos particularizados. Exemplo: Uma medicação
controlado no estoque em “CP” (comprimidos) mas a dispensação ocorre
sempre em cartelas com 10 comprimidos. Nesse caso específico valore esse
atributo com “10”.
Qtde por Embalagem: Nesse campo você
deverá valorar a quantidade de unidades de medida de estoque que cabem em uma
embalagem da Marca selecionada. Você poderá obter essa informação consultando o
conteúdo do atributo “Apresentação” obtido do cadastro da Anvisa (que está
sendo exibido ao lado do atributo). No nosso caso exemplo temos o seguinte
valor para o campo “Apresentação”:
|
Notem
que nesse caso não existe referência a quantidade de Ampolas presentes nesse apresentação. Nesse caso “Qtde
Embalagem” será igual a 1.
A figura a seguir como ficou a valoração dos atributos da 2º
aba da F01944:
Seguindo as orientações acionamos o botão “Próximo Passo”: O IW irá exibir
então a 3º e última aba da F01944 conforme ilustramos a seguir:
Essa
aba irá apresentar uma réplica do gride da interface
original F01032 com as devidas indicações de atributos obrigatórios ou
não. Os atributos com texto do nome em fonte “Verde” são atributos “Obrigatórios”.
Nota: A relação de atributos obrigatórios na sua instalação do IW
poderá ser customizada de acordo com a padronização dos gestores do
dispensário. Você deverá valorar todos os atributos obrigatórios antes de
acionar o botão “Cadastrar novo medicamento”.
Ao
acionar com sucesso o botão “Cadastrar novo medicamento” o IW irá
realizar todas as transações requeridas para o cadastramento de um novo
medicamento: [1] Cadastramento do código principal no SCC, [2] Cadastramento
dos códigos de Marcas (para os EAN1, EAN2 e EAN3 citados no cadastro da
Anvisa), [3] Cadastramento do fabricante (se necessário) ,
[4] Cadastramento do relacionamento Material x Fabricante de forma
automatizada.
Após
a efetivação do cadastro com sucesso se pesquisarmos novamente veremos já a
presença do novo medicamento que acabamos de cadastrar, conforme ilustramos a baixo:
Notem também
que no cadastro do SCC já teremos todas as informações referentes à
codificação do novo medicamento devidamente inseridas conforme ilustramos a
seguir:
Na aba “Alternativos”
termos o código da “Marca” selecionada
Navegando agora na F01032 para a aba “Cfg
Marcas” teremos o cadastramento correto do relacionamento “código” x
“fabricante”.
Nesse exemplo o fabricante “Teva Farmacêutica” ainda não constava no
cadastro de fabricantes no IW e foi inserido automaticamente também,
conforme ilustramos a seguir:
O
código do material (SCC) já existe no IW , mas
ainda não existe o cadastramento do “Tipo
de Material” (na F01032) e portanto ainda não existem cadastro de nenhuma
marca relacionada: Esse é um caso atípico que poderá ocorrer somente em casos
de anomalia onde um profissional iniciou o cadastro do medicamento registrando
o seu código no SCC mas não concluiu o processo. Nesse caso o comportamento
do IW irá será idêntico ao do caso [a] com a única diferença que no
momento de efetivar o cadastramento da medicação no SCC o IW irá perceber que o
código desse medicamento já consta no SCC e não efetivará o cadastramento em
duplicidade. Os demais passos passando pela 2º e 3º aba da F01944 serão
processados exatamente da mesma forma como ilustrado acima no caso [a].
Nesse
exemplo realizado a seguinte seleção na pesquisa no cadastro da Anvisa:
Selecionamos uma “Anfotericina 50 mg” da marca “Ambisome”
conforme ilustrado abaixo:
O IW apresentou a 1º aba incompleta e preenchemos os
atributos faltantes conforme ilustrado a seguir:
Ao
clicamos no botão “Próximo Passo” o IW irá exibir a 2º aba da F01944 da seguinte forma:
Nesse caso você deverá seguir a orientação: Valorar o atributo “Qtde Embalagem” e acionar o botão “Cadastrar
Nova Marca” ilustrados acima.
Toque no botão “?” ao lado do atributo “Qtde
Embalagem” para ter um apoio conceitual de como valorar esse campo.
A figura a seguir ilustra esse apoio conceitual:
Notem
que no nosso exemplo o valor correto para o atributo “Qtde
Embalagem” será = 10.
A
figura a seguir ilustra esse processo:
Acionamos o botão “Cadastrar Nova Marca” e IW procedeu
corretamente a inserção da nova Marca “Ambisome”,
conforme ilustramos com as imagens a seguir:
Item localizado no cadastro de materiais F01032: 2º aba:
Item localizado no cadastro de materiais F01032: na aba Cfg Marcas:
Notem que já consta agora a Marca “Ambisome”
corretamente cadastrada e configurada no IW.
Caso: [d] O medicamento já consta no
cadastro de códigos (SCC), já foi inserido no cadastro de medicamentos
(Interface F01032 – Cadastro de Materiais, 2º aba), e a “Marca” selecionada já foi
inserida
Nesse
caso ao navegarmos para a 2º aba o IW irá apresentar
mensagem de crítica informando que o medicamento e marca indicados para
cadastramento já foram cadastrados previamente no IW irá impedir que seja
realizado um duplo cadastramento.
Cadastro de Materiais
Para que que
os medicamentos, dietas e materiais de enfermagem possam ser registrados na
prescrição é necessário que esses materiais estejam devidamente configurados no
Cadastro de Materiais do IW-Care.
Para que esse cadastramento possa ocorrer, os passos a seguir deverão ser
executados:
1.
A - Codificação dos
Materiais (Interface
F00005)
2.
B - Cadastramento do
Material (Interface
F01032)
3.
C - Mapeamento entre
código IW e Brasíndice / Simpro (Interface F01089)
Para codificar os materiais no IW acesse a interface F00005, através da navegação pelo Menu Principal - Configuração, opção (1) Código IW e opção (2) Gerar e Consultar ou pelo atalho através da Interface F01032, acionando a tecla <Enter> na coluna chamada Código na Aba de Medicamento, Material de Enfermagem ou Dieta, fazendo com que a tela a seguir seja apresentada:
A codificação dos materiais no IW-Care se
organiza em quatro tipos básicos de materiais:
1.
Medicamentos
2.
Materiais de Enfermagem
3.
Dietas
4.
Materiais Diversos
A codificação de materiais no IW-Care
consiste basicamente em duas etapas:
·
Definição de um código fundamental na aba Atributos e
·
Cadastramento de códigos comerciais na Aba Alternativo
Codificação dos Medicamentos
Código fundamental:
Atributos de Identificação:
1 – Classe Terapêutica: classificação
dos medicamentos. Ex.: antibiótico, ansiolítico etc.
2 – Fármaco: nome do(s) princípio(s)
ativo(s).
3 – Dosagem: especificação da dosagem
do medicamento
4 – Vias de Administração: meio pelo
qual a medicação será administrada, por exemplo, IV (intravenosa); IM
(intramuscular) ; IV/IM (intravenoso ou intramuscular).
5
– Apresentação: tipo de embalagem ou substância. Ex.: fr (frasco); amp
(ampola); f/a (frasco ampola); creme; xarope etc.
6 – Uso: (adulto, infantil):
preenchimento em casos de medicamentos com versões diferenciadas para uso
adulto ou infantil.
7 – Emb. Padrão: embalagem padronizada
do medicamento.
8 – Categoria: Diferencia medicamentos
de mesmo fármaco, mas com níveis de preço e processo de fabricação diferenciados.
Ex.: ético ou marca, similar, genérico, manipulado. A separação de medicamentos
com níveis de preços diferenciados (categorias) em 'códigos distintos' permite
que os custos médios dos itens sejam menos distorcidos bem como cria proteções
no processo do seguinte tipo:
- Impede que seja orçado um item de marca e seja dispensado um item genérico e
vice-versa.
- Teremos um direcionamento das dispensações em coerência com a prescrição e
orçamento
- Cria melhores condições ao nível do planejamento das compras posto que as
demandas provenientes das prescrições estarão devidamente separadas em demanda
pelo ético, pelo similar ou pelo genérico orientando corretamente o processo de
compras.
A figura a configuração dos atributos do cadastro de Medicamentos do SCC IW
(padrão recomendado):
Na
figura a seguir selecionamos o atributo “Classe Terapêutica” e navegamos para
aba denominada “Atributo” para visualizar a parametrização desse atributo:
Descrição dos atributos:
Tipo Básico: Determina o tipo de informação associada ao atributo.
Informe sempre o tipo “String”.
Ordem do atributo: Determina a posição do atributo no modo de inserção
de códigos do SCC.
Tipo Composto: Recurso não aplicável ao cadastro de medicamentos.
Tamanho do Atributo: Corresponde ao número máximo de caracteres
aceitável.
Identificante: Determina ser o atributo fará
parte da chave composta de identificação do material. Se valorado com “sim” inidica que o atributo é um campo chave de identificação se
valorado com “Não” o atributo não fará parte da chave de identificação.
Exemplo: Para um atributo “não identificante” será
possível alterar valor desse atributo e salvar “sem que o IW gere um novo
código SCC”. Se o atributo for “Identificante” o
comportamento do IW será completamente diferente: Ao alterarmos o valor de um
atributo identificante o IW irá “gerar um novo código
SCC automaticamente”.
Atrib. Obrigatório: Indica se atributo
terá que ser obrigatoriamente valorado ou não.
Atributo
Restrito:
Esse atributo determina a forma como o IW irá gerenciar o “domínio de valores”
aceitos. Esse atributo está associado à constante IW denominada K_SCC_ATTRIB_RESTRICT
e poderá assumir um dentre os seguintes valores:
0 – Não : Indica que o domínio de valores do atributo é livre (poderá ser
editado livremente pelo usuário no momento do cadastramento de novos códigos).
1 – Sim (sem edição de domínio) : Indica que o domínio de valores válidos para
o atributo é restrito e definido em tempo de configurado do atributo apenas.
2 – Sim (com edição de domínio) : Indica que o domínio de valores válidos para
o atributo é restrito mas um usuário autorizado poderá estender esse domínio na
interface de inserção de novos códigos.
A figura a seguir ilustra a operação do cadastramento de códigos de
medicamentos no IW:
O atributo “Classe Terapêutica” é um atributo de “Classificação de
uma medicação” não se tratando de um atributo que desempenha um papel de
“chave de identificação”. Atributos não identificantes são exibidos na
interface de codificação com cor de fonte “preta” (ao passo que os atributos
que desempenham função de chave de identificação são exibidos com cor de fonte
“azul”.
Atributos “Restritos (sem edição de domínio)” são editados através de
caixa de seleção (combo box) conforme ilustrado abaixo: Nesse tipo de atributo
o usuário poderá somente “selecionar uma das opções de valor no combo box” sem
poder adicionar novos valores sobre essa relação.
A figura a seguir a edição sobre o
atributo “Farmaco”: Esse é um
atributo que desempenha papel de “chave de identificação” e é um
atributo com domínio “Restrito (com edição de domínio)”: Para editar
valores para esse atributo execute um duplo clique com o botão esquerdo do
mouse sobre a célula de edição no gride. O IW irá abrir a caixa de
edição F01922 que ilustramos abaixo:
Você também poderá utilizar o popup
menu acionado com o botão direito do mouse sobre o nome do atributo no gride
conforme ilustrado abaixo:
A partir caixa de diálogo F01922, você poderá realizar buscas sobre os valores
previamente cadastrados de forma bastante ágil digitando parte do nome do
fármaco desejado no campo “Filter” seguido da tecla <enter>. Exemplo:
Digitamos “dipi” + <enter> para obtermos:
Essa é uma forma segura e rápida de
localizar fármacos previamente cadastrados. Ao localizar o fármaco desejado
basta selecionar o item na lista para que o mesmo seja
transportado para o valor do atributo.
IMPORTANTE: Apenas usuários que tenham “credencial de segurança para acessar o botão “Inserir” poderá cadastrar novos valores de fármacos. Para isso bastará digitar o nome do novo fármaco no campo “Filter” e acionar o botão “Inserir”.
Atributo “Dosagem”: Trata-se de
um atributo “Chave de identificação “ e com domínio
“Restrito (com edição de domínio). A edição do mesmo seguirá o mesmo padrão do
atributo “Fármaco” ilustrado anteriormente conforme ilustrado a seguir:
Códigos
Comerciais:
Para
cadastrar os nomes comerciais navegue para aba denominada 'Alternativos ou Cód
Comercial' como ilustrada na figura abaixo.
A declaração de códigos comerciais no IW
requer basicamente 'duas declarações'
Declaração do nome comercial
para fins de 'recebimento de materiais no dispensário: Para executar essa declaração
na coluna denominada 'Código de Barras' deve-se lançar o número do
código de barras (impresso na embalagem do material) ou '2' sempre que não existir ou não se conhecer o
código de barras da embalagem.
Na coluna nome comercial deve-se digitar o nome comercial do material
(podendo-se especificar a quantidade por embalagem). Esse lançamento permitirá
ao IW – Care reconhecer automaticamente os códigos de materiais no
processo de recebimento.
Declaração de um nome
comercial para fins de prescrição médica: Para executar essa declaração na
coluna denominada 'Código de Barras' deve-se lançar sempre o número '1'.
Na coluna denominada 'Nome Comercial' deve-se digitar o nome comercial
do item sem referência à quantidade da embalagem.
Codificação
de Materiais de Enfermagem
Código fundamental:
1 – Categoria: estabelece uma
classificação dos materiais de enfermagem. Ex.: agulhas, seringas, sondas de
aspiração etc.
2 – Especificação: Descrição textual e completa do item.
Códigos Comerciais:
Para
cadastrar os nomes comerciais navegue para aba denominada 'Alternativo ou Cod.
Comercial' como ilustrada na figura abaixo.
A declaração de códigos comerciais no IW
requer basicamente 'duas declarações'
Declaração do nome comercial
para fins de 'recebimento de materiais no dispensário': Para executar essa declaração
na coluna entitulada 'Código de Barras' deve-se lançar o número do código de
barras (impresso na embalagem do material) ou '2'
sempre que não existir ou não se conhecer o código de barras da embalagem. Na
coluna nome comercial deve-se digitar o nome comercial do material (podendo-se
especificar a quantidade por embalagem). Esse lançamento permitirá ao IW – Care
reconhecer automaticamente os códigos de materiais no processo de recebimento.
Declaração de um nome
comercial para fins de prescrição médica: Para executar essa declaração na
coluna entitulada 'Código de Barras' deve-se lançar sempre o número '1'. Na coluna entitulada 'Nome Comercial' deve-se
digitar o nome comercial do item sem referência à quantidade da embalagem.
Codificação das Dietas
Código fundamental:
Atributos
de Identificação de dietas:
1 – Classe: classificação da dieta
(enteral, parenteral).
2 – Descrição: descrição ou nome da
dieta.
3 – Apresentação: designação da
embalagem e/ou quantidade por embalagem.
4 – Uso: tipo de uso a que se destina
cada dieta (ex.: suplementação alimentar, padrão etc)
A figura a seguir ilustra os atributos de identificação utilizados para
identificar dietas:
Códigos Comerciais:
Para cadastrar os nomes comerciais navegue
para aba denominada 'Alternativos ou Cod. Comercial', conforme mostra a
ilustração abaixo:
A declaração de códigos comerciais no IW
requer basicamente 'duas declarações'
Declaração do nome comercial
para fins de 'recebimento de materiais no dispensário: Para executar essa
declaração na coluna entitulada 'Código de Barras' deve-se lançar o nro do
código de barras (impresso na embalagem do material) ou '2' sempre que 'não existir ou não se conhecer o
código de barras da embalagem. Na coluna nome comercial deve-se digitar o nome
comercial do material (podendo-se especificar a quantidade por embalagem). Esse
lançamento permitirá ao IW – Care reconhecer automaticamente os códigos de
materiais no processo de recebimento.
Declaração de um nome
comercial para fins de prescrição médica: Para executar essa declaração na
coluna entitulada 'Código de Barras' deve-se lançar sempre o nro '1'. Na coluna entitulada 'Nome Comercial' deve-se
digitar o nome comercial do item sem referência à quantidade da embalagem.
A figura a seguir ilustra o lançamento de
códigos comerciais
Codificação de
Materiais de Diversos
Essa categoria de materiais e reservada para itens que não se enquadram nos tipos fundamentais (medicamento, dietas e materiais de enfermagem) e que seja do interesse do home care exercer controle de estoque.
Código fundamental:
(1) Categoria: estabelece uma classificação dos materiais diversos. Ex.: Embalagens, Escritório, Filmes etc.
(2) Especificação: Descrição textual e completa do item.
Exemplos:
- envelope 26 x 36 pardo s/ timbre;
- cola líquida.
B - Cadastramento do Material
Para
fazer o cadastramento de materiais acesse a interface F01032, através da
seguinte navegação: Menu Principal, opção Configuração, opção (2) Cadastros e
depois opção (3) Materiais, fazendo com que a interface F01032 seja
apresentada, conforme ilustração a seguir:
Botões:
Pesquisar: Por este botão pode-se fazer a pesquisa de
todos os materiais que foram registrados no cadastro de material, nas
respectivas abas (material de enfermagem, medicamentos, materiais diversos ou
dietas)
ou somente de um item, desde que tenha sido informado na Coluna Código SC
Material (tarja azul no cabeçalho da tela) o material desejado para a pesquisa,
conforme procedimentos descritos abaixo.
Novo: Clique neste botão quando for necessário registrar um novo
material que já tenha sido gerado previamente o seu código na Interface F0005
Gerar e Consultar
Salvar: Utilize este botão quando for registrar os dados de um novo
material que está sendo cadastrado ou para registrar alterações que sejam
necessárias a fazer no material
Excluir: Este botão deverá ser utilizado quando se deseja excluir um
material do cadastro.
Nota: Um material só
poderá ser excluído desde que ele não tenha sido solicitado em nenhuma das
prescrições anteriores, não tenha saldo
no estoque da farmácia e não tenha sido incluído no kit de materiais do
procedimento de enfermagem
Limpar: Utilize este botão para limpar a tela dos informações atuais
Código SCC: Através deste botão é possível carregar a interface F01089
para fazer o mapeamento entre o código do IW e as tabelas Brasíndice/Simpro ou
acessar a interface F00005, que configura o código do IW no SCC. Para que este
botão fique habilitado é necessário clicar com o mouse sobre o material que se
deseja acessar uma dessas interfaces.
Sair: Clique neste botão para sair desta interface.
Pesquisando Medicamentos
Para pesquisar medicamentos previamente cadastrados, navegue para a aba
“Medicamentos” e adote um dos procedimentos descritos a seguir:
· para pesquisar todos os medicamentos cadastrados e correntemente ativos, marque a caixa de checagem “Somente Ativos” e clique no botão Pesquisar. O IW irá exibir a relação dos medicamentos cadastrados conforme ilustrado a seguir: Notem no canto superior direito a “caixa de paginação” indicando que foram exibidos os primeiros 300 registros cadastrados. Para pesquisaras página subsequentes clique novamente no botão “Pesquisar” e assim sucessivamente para percorrer toda a paginação do cadastro.
· ou informe um código no campo denominado 'Medicamentos', fazendo com que a descrição do material seja apresentada. Em seguida clique no botão Pesquisar e ilustração abaixo será apresentada:
·
ou
digitar no campo denominado 'Medicamentos' parte do nome do princípio
ativo e teclar F3, fazendo com que a interface a seguir seja
apresentada. Selecione o medicamento desejando e adote os procedimentos
descritos anteriormente para fazer a pesquisa do medicamento:
· ou digitar no campo denominado 'Medicamentos' parte do nome comercial e teclar F4, fazendo com que a interface a seguir seja apresentada. Selecione o medicamento desejando e adote os procedimentos descritos anteriormente para fazer a pesquisa do medicamento:
· ou digitar no campo denominado 'Medicamentos' parte do nome do princípio ativo ou nome comercial e teclar F5, fazendo com que a interface a seguir seja apresentada. Selecione o medicamento desejando e adote os procedimentos descritos anteriormente para fazer a pesquisa do medicamento:
·
ou
digitar parte do nome do medicamento na coluna denominada 'Nome do Material'.
Nota: Através
do campo 'Nome do Material' é possível pesquisar itens cujo texto se inicia com
o texto digitado pelo usuário. Também é possível pesquisar itens cujo texto determinado pelo usuário podem estar “no meio do
nome”. Nesse caso devemos preceder o texto desejado pelo caracter %.
Exemplo para pesquisar todos os itens que comecem com ou que possuam a palavra
“dipirona” no meio do nome devemos digitar “%dipirona”
no campo 'Nome do Material' e clicar no botão “Pesquisar”.
· ou pesquisar um material que pode ser um código tipo conjunto que endereça uma lista de itens. Como exemplo de uma pesquisa em código tipo conjunto siga os seguintes passos: (a) execute um duplo clique com o botão esquerdo do mouse sobre o conteúdo do campo 'Medicamentos' (cor de fundo em azul claro); (b) digite a tecla <enter>. O IW irá lançar a interface F00005 ilustrada a abaixo. Escolha a opção desejada e clique no botão OK, voltando a Interface anterior. Clique no botão Pesquisar e todos os medicamentos que foram cadastrados no tipo de conjunto escolhido serão apresentados:
A figura a seguir ilustra o resultado da
pesquisa com a filtragem de “Analgesicos”:
Cadastrando Materiais (Medicamentos, Materiais de Enfermagem, Dietas e Materiais Diversos) no IW
Nas
4 primeiras abas da Interface F01032 ilustrada anteriormente é onde deve-se
realizar o cadastramento de Materiais de Enfermagem, Medicamentos, Dietas e
Materiais Diversos respectivamente. Para cadastrar um material deve-se
primeiramente selecionar a aba correspondente ao seu tipo e informar as devidas
informações para as propriedades apresentadas no gride.
Atributos Determinantes no Processo de
Dispensação
No cadastramento dos medicamentos alguns parâmetros são particularmente importantes porque determinam a forma como o IW-Care realiza os cálculos das quantidades a serem dispensadas. Esses parâmetros são os seguintes:
(1) Unidades de Medida: O IW-Care trabalha com duas unidades de medida para medicamentos e dietas:
(a) unidade de prescrição (MUPRESCRIPTION): é a unidade de medida que consta na interface de prescrição e nessa unidade que serão especificadas as dosagens pelos médicos;
(b) unidade de medida de estoque (MU): é unidade de medida na qual é contabilizado os saldos dos medicamentos no estoque.
Nota: No cadastramento de cada medicamento / dieta deve-se ainda informar o fator de conversão entre essas duas unidades de medidas (FC = quantidade expressa na unidade de prescrição contida em uma unidade de estoque, em outras palavras: quantas unidades de prescrição cabem em uma unidade de estocagem). Nota Complementar: Para “Materiais de Enfermagem” e “Materiais Diversos” o IW trabalha somente com a unidade de medida de estoque.
Exemplo:
Bromoprida
4mg/ml VO fr 20ml
Unidade de estoque: unt
Unidade de prescrição: gts
FC = 400 (cabem 400 gts em um frasco).
Nota: considerando que 1 ml corresponde a 20 gts, logo 20 ml X 20 gts = 400 gotas
(2) – Quantidade mínima de consumo (U.M. Estoque) (MINCONSUMPTION): Refere-se à quantidade mínima consumida do medicamento em cada evento de aplicação. Exemplo: Em uma ampola contendo 3ml, mesmo que a dose prescrita seja uma dose fracionada de 2ml a quantidade que será consumida em cada evento de aplicação do medicamento será de 3ml pressupondo-se a condição típica de que a quantidade restante não pode ser armazenada para aplicação posterior. A valoração correta desse parâmetro é fundamental para que o IW-Care “leve em conta a quantidade que será perdida em cada evento de aplicação”. Nota: Nos casos de itens que podem ser consumidos de forma fracionada sem que haja perda intrínseca de quantidades adota-se um valor padrão = 0,0 (zero).
(3) – Quantidade mínima de movimentação (U.M estoque) (MINMOVEMENT): Refere-se à menor embalagem que pode ser movimentada do item. Exemplo: Em se tratando de um frasco de insulina contendo 50 ml a quantidade mínima de movimentação será 50 ml. Mesmo que a quantidade necessária para o atendimento do paciente em um ciclo de dispensação seja menor do que 50ml o IW-Care irá ajustar a quantidade a ser dispensada sempre a “múltiplos” da quantidade mínima de movimentação.
(4) – Quantidade
da embalagem padronizada (U.M. Estoque) (MINPACKAGE): Indica a quantidade
contida em uma embalagem padronizada. Exemplo:
Em uma caixa de luvas para procedimentos contem 100 unidades. Esse parâmetro é
importante nos itens com “Política de Dispensação” = “Embalagem”. Nessa
política o IW, ao processar a geração das guias de dispensação, o IW fará o
arredondamento automatizado das quantidades a serem dispensadas de modo que “a
quantidade a ser dispensada seja um número múltiplo da “quantidade da
embalagem” citada nesse parâmetro. Nota:
Esse parâmetro também é considerado juntamente com o “regime de geração de
rótulos” na interface de recebimento de materiais no processo de geração das
etiquetas com códigos de barras. Nota
Complementar: Veja também a descrição do atributo “Permitir dispensação
de quantidade a maior” para ter uma outra abordagem para gerenciar a
dispensação de itens em caixas.
(5) – Política
de Dispensação (DELIVERYPOLICY): Esse parâmetro poderá assumir um dentro os
valores:
(a) Embalagem: Serão dispensadas quantidades múltiplas da “Quantidade da
Embalagem”;
(b) Unitarizado: Serão dispensadas quantidades múltiplas da “Unidade de medida
de estoque”.
(6) – Regime de Abastecimento do Paciente (PATIENTSUPPOLICY): Pode assumir um
dentre os seguintes valores:
(a) Dispensação de prescrição (automático): Nesse caso serão
recalculadas e dispensadas as quantidades correspondentes ao consumo do
paciente durante o ciclo operacional a ser dispensado (não se considera que
possa haver sobra reutilizável do ciclo anterior) (*);
(b) Estoque do paciente (semi-automático): Nesse caso o IW-Care irá
apenas calcular e informar a demanda estimada do itens para o próximo ciclo
operacional a ser dispensado. As quantidades propriamente ditas a serem
dispensadas dependerão da posição do mapa de consumo (contagem dos estoques
desses itens na residência do paciente). O IW-Care irá indicar o saldo
projetado para as datas de início e término do próximo ciclo operacional já
indicando assim a quantidade nominal a ser reposta. O profissional do home care
irá deliberar sobre a quantidade a ser reposta efetivamente reposta no estoque
do paciente.
(7) Regime de Geração de Rótulos (MATERIALPOLICYCOMP): Esse atributo
determina o comportamento do sistema relacionado aos processos de etiquetagem
(afixação das etiquetas contendo um código de barras que será utilizado no
processo de dispensação). Nota: Esse comportamento se aplica somente às
instalações do IW que estiverem operando em regime de “etiquetagem no
recebimento de materiais” (A ativação do modelo de etiquetagem no recebimento
será determinada pelo parâmetro “CAP_RELEASE_ALL”
que deverá ser valorado com “2” na
interface 151 – Parâmetros globais. Nota:
Em instalações mais recentes o parâmetro CAP_RELEASE_ALL deverá ser valorado
sempre com 2.). Basicamente, o atributo “Regime de Geração de Rótulos” poderá
assumir um dentre os seguintes valores:
(a) Embalagem: Nesse caso será gerada uma etiqueta de código de barras
(no recebimento dos materiais no dispensário) para cada “embalagem” (nesse caso
o sistema irá valorar automaticamente o campo que informa o número de etiquetas
a serem geradas como sendo igual à quantidade recebida dividida pela quantidade
da embalagem que estiver sendo recebida e, a informação “quantidade” que será
inserida dentro do código de barras será igual à quantidade da embalagem
recebida). Nota: Em alguns casos especiais é possível que o gestor do
dispensário opte por efetivar a dispensação em frações da quantidade de
embalagem. Nesses casos especiais deve-se, na aba “Cfg Marcas” configurar um
valor para a coluna “Qtde Rótulo” com o valor da quantidade dessa fração. Exemplo:
No caso em que se adquire uma caixa de medicamentos em comprimidos contendo 500
comprimidos em 50 blister´s de 10 comprimidos e se opte por dispensar blister
por blister. Pode-se configurar o “Regime de Geração de Rótulos” como
“Embalagem” e, nesse caso, deve-se valorar a coluna “Qtde Rótulo” com 10 (caso
contrário o sistema entenderia que seria dispensada a embalagem de 500 para o
paciente). Isso fará com que o IW gere automaticamente etiquetas de códigos de
barras com quantidade = 10 e, a quantidade sugerida de etiquetas a serem
geradas pelo IW será igual a 50 (uma etiqueta a ser afixada em cada blister).
Um efeito semelhante também poderia ser alcançado configurando-se “Regime de
geração de rótulos” = unitarizado e valorando o atributo “quantidade mínima de
movimentação = 10.
(b) Não rotulado: quando não se processa a geração da etiqueta com
código de barras no recebimento do item;
(c) Unitarizado: Nesse caso será gerada uma etiqueta de código de barras
para cada “quantidade mínima de movimentação” ou para cada “Qtde Rótulo” (vide
aba: Cfg Marcas da F01032 atributo “Qtde Rótulo”). Sempre que “existir um valor
não nulo para o atributo “Qtde Rótulo” o IW irá dar precedência para “Qtde
Rótulo”. A lógica de geração das etiquetas de código de barras seguirá as
seguintes premissas: A quantidade de etiquetas sugeridas pelo IW será igual à
quantidade sendo recebida (expressa em unidade de medida de estoque) dividida
por “qtde mínima de movimentação” ou “qtde Rótulo” (conforme regra de
precedência já descrita). A “informação quantidade” que irá constar no código
de barras será igual à “quantidade mínima de movimentação” ou “qtde etiqueta”
(conforme regra de precedência já descrita).
Os seguintes atributos determinam o comportamento da caixa de diálogo
de dispensação (F01515) para as empresas que operam com regime de dispensação
(2) baseado na etiquetagem dos medicamentos e materiais no recebimento.
(8) Permitir digitação de multiplicidade
(ALLOWMULTIPLICITY):
(sim,não). Esse parâmetro tem efeito somente nas
instalações que operam com o processo de etiquetagem no recebimento de
materiais (CAP_RELEASE_ALL = 2). Ele irá alterar o comportamento da interface
de dispensação de modo a permitir ou bloquear a digitação da coluna
multiplicidade após a leitura da etiqueta de código de barras. O bloqueio dessa
edição obriga o operador a realizar a leitura de todas as etiquetas de códigos
de barras, procedendo assim uma contagem mais minuciosa sobre os itens
dispensados. Para itens com dispensação de quantidades que envolvem muitos
volumes a serem dispensados (exemplo: sondas de aspiração) a valoração desse
atributo com “não” poderá gerar transtornos operacionais (inviabilidade prática
de leitura de centenas de códigos de barras), para esses itens é recomendado
que esse atributo seja valorado com “sim”. IMPORTANTE: A ativação desse
comportamento depende da ativação do parâmetro global (interface 151)
denominado MAT_MULTIPLICITY_AUTO.
Em termos práticos esse atributo
determina se, na dispensação, será permitido ou não que o usuário edite a caixa
de checagem denominada “Automático”.
A possibilidade de edição sobre essa caixa de checagem permitirá que o próprio
usuário exerça o controle sobre qual tipo de processamento será realizado sobre
as informações de lotes e quantidade inseridas para serem dispensadas. Quando a
caixa de checagem “Automático” está
ativada o sistema não irá permitir que haja edição por parte do usuário sobre a
quantidade a ser dispensada, ou seja, o IW irá obter a quantidade e o lote do
item diretamente do código de barras da etiqueta. Quando a caixa de checagem “Automático” é desmarcada o sistema
permitirá que o usuário informe (digite) um valor para o campo “multiplicidade” que determina a
quantidade que está sendo dispensada. Especificamente quando o parâmetro global
(interface F00151) denominado MAT_MULTIPLICITY_AUTO existir e estiver valorado
com “1” o IW passa a exercer o controle automatizado sobre essa caixa de
checagem, ou seja, ela deixará de ser editável e passará a ser valorada pelo
sistema com base no atributo “Permitir digitação de multiplicidade” da seguinte
forma: quando esse parâmetro estiver valorado com “sim” a caixa de checagem
“Automático” será desmarcada e quanto ele estiver valorado com “não” então a
caixa de checagem “Automático” será marcada.
(9) Permitir dispensação de quantidade a maior (ALLOWOVERQUANTITY): (sim,não). Esse parâmetro tem efeito somente nas instalações
que operam com o processo de etiquetagem no recebimento de materiais
(CAP_RELEASE_ALL = 2). A valoração desse atributo com “não” fará com que o IW
recuse lançamentos cuja soma das quantidades seja maior do que a quantidade
solicitada para o paciente. Nota: Em
algumas configurações, em que se trabalha com dispensação por embalagem e as embalagens
adquiridas podem variar de quantidade será necessário valorar esse atributo com
“sim” sob o risco de travar a dispensação desses itens (exemplo: caso em
que a embalagem que se está tentando dispensar tiver quantidade maior do que a
quantidade calculada para o paciente). IMPORTANTE: A valoração desse atributo
com o valor “sim” é a forma recomendada pela Incoway para administrar
medicamentos e materiais dispensados em “caixa” sem que seja necessário
pré-estabelecer uma caixa única padronizada. Exemplo: Em casos de medicações que são comercializadas em caixas
com 12, 20 ou 30 e pode-se ter no estoque quantidades desses 3 tipos de
embalagem. Nessa abordagem adota-se como “Política de Dispensação =
Unitarizado” e no momento da dispensação poderá ser selecionada a embalagem a
ser dispensada. O uso dessa abordagem é tipicamente adotada
em conjunto com a ativação do parâmetro “Compensação
automática de excesso” no cadastro dos “Grupos de Dispensação”. Através da compensação automatizada dos excessos,
o IW irá abater automaticamente na próxima dispensação aquelas quantidades
dispensadas a maior devido ao arredondamento pela embalagem na dispensação
anterior. Importante: A compensação
automatizada dos excessos irá atuar comente sobre materiais com “Quantidade
mínimo de consumo = 0” (consumo fracionável) ou materiais com política de
dispensação = “Embalagem”.
Nota: Acesse o tópico Tutorial
de Apoio à Parametrizações de Materiais Relacionadas com Dispensação e
Faturamento para ter orientações relacionadas à
parametrizações envolvendo os processos de dispensação e faturamento de forma
integrada.
Casos Exemplos de Parametrizações Relacionadas com
Processos de Dispensação
Medicamentos
(1)
Frascos de injetáveis que atendem a várias doses (albumina, insulina
etc)
Exemplo:
albumina humana:20% IV fr 50mL
Unidade
estocagem = fr
Unidade de prescrição = mL
FC = 50
Qtde min consumo = 0,0
Qtde min mov = 1
Qtde
Embalagem = 1
Qtde Rótulo = null
Política dispensação = Embalagem
Regime de Abastecimento = Dispensação de prescrição
Permitir dispensação de quantidade a maior: sim
(2) Xaropes
Exemplo:
ambroxol, cloridrato de :30mg/ 5mL (adulto) VO - fr 120mL
Unidade
estocagem = unt
Unidade de prescrição = ml
FC = 120
Qtde min consumo = 0,0
Qtde min mov = 1
Qtde
Embalagem = 1
Qtde Rótulo = null
Política dispensação = Embalagem
Regime de Abastecimento = Dispensação de prescrição
Permitir dispensação de quantidade a maior: sim;
Nota: No recebimento, na geração das etiquetas, será sugerida quantidade
de etiquetas = quantidade de embalagens recebidas e quantidade citada na
etiqueta = 1.
(3) Dietas
Exemplo:
aminoacido (nefro):6,7% (aa totais 67g/L) VP fr 250mL Nota: dieta parenteral.
Unidade estocagem = unt ou frasco
Unidade de prescrição = ml
FC = 250
Qtde min consumo = 0,0
Qtde min mov = 1
Qtde
Embalagem = 1
Política dispensação = embalagem
Regime de Abastecimento = Dispensação da prescrição
Permitir dispensação de quantidade a maior: sim;
Nota: No recebimento, na geração das etiquetas, será sugerida quantidade
de etiquetas = quantidade de embalagens recebidas e quantidade citada na
etiqueta = 1.
(4) Medicamentos acondicionados em Ampolas
Exemplo:
amiodarona, cloridrato de :150mg/ 3ml IV amp
Unidade estocagem = amp
Unidade de prescrição = mg
FC = 150
Qtde min consumo = 1
Qtde min
mov = 1
Qtde Embalagem = 1
Qtde Rótulo = null
Política dispensação = unitarizado
Regime de Abastecimento = Dispensação da prescrição(automático);
Permitir dispensação de quantidade a maior: não;
Nota: No recebimento, na geração das etiquetas, será sugerida quantidade
de etiquetas = quantidade de unidades de estoque recebidas (ampolas) recebidas
e quantidade citada na etiqueta = 1.
(5) Medicamentos acondicionados em Frasco/Ampolas
Exemplo:
cefazolina 1g/fr IV f/a
Unidade estocagem = unt
Unidade de prescrição = g
FC = 1
Qtde min consumo = 1
Qtde min mov = 1
Qtde Embalagem
= 1
Qtde Rótulo = null
Política dispensação = unitarizado
Regime de Abastecimento = Dispensação da prescrição(automático);
Permitir dispensação de quantidade a maior: não;
Nota: No recebimento, na geração das etiquetas, será sugerida quantidade
de etiquetas = quantidade de unidades de estoque recebidas (Frasco ampolas)
recebidas e quantidade citada na etiqueta = 1.
(6) Medicamentos em comprimidos
(a) Dispensação unitarizada (pressupõe o corte das cartelas de comprimidos
no recebimento (unitarização)
Exemplo: bezafibrato 400mg/cp VO adquirido em embalagem de 500 cp (50 cartelas de 10 cp)
Unidade
estocagem = cp
Unidade de prescrição = cp
FC = 1
Qtde min consumo = 0,0
Qtde min mov = 1
Qtde
Embalagem = 1
Qtde Rótulo = null
Política dispensação = unitarizado
Regime de Abastecimento = Dispensação da Prescrição(automático)
Permitir dispensação de quantidade a maior: não;
Nota: No recebimento, na geração das etiquetas, será sugerida
quantidade de etiquetas = quantidade de comprimidos recebidas e quantidade
citada na etiqueta = 1.
(b) Dispensação em cartelas ou caixas
Exemplo:
bezafibrato 400mg/cp VO
Unidade estocagem = cp
Unidade de prescrição = cp
FC = 1
Qtde min consumo = 0,0 (valorar com 0
(zero) se for permitido fracionar o comprimido e guardar para adminitração
posterior, caso contrario valorar com 1)
Qtde min mov = 1
Qtde
Embalagem = 1
Qtde Rótulo = null (valor no recebimento
de acordo com a quantidade da caixa ou cartela)
Política dispensação = unitarizado
Regime de Abastecimento = Dispensação da Prescrição(automático);
Permitir dispensação de quantidade a maior: sim;
Nota: No recebimento, na
geração das etiquetas, gerar etiquetas com a quantidade da unidade que será
dispensada (exemplo: se for dispensação em cartela com 10 cp gerar etiquetas
com quantidade = 10, se for dispensação em caixa com 20 gerar etiquetas com
quantidade = 20 e assim sucessivamente.
(7) Medicamentos em pomadas
(a) Dispensação com arredondamento das quantidades por uma embalagem padrão
Exemplo: halcinonida 01% tópico bisnaga 30 g
Unidade estocagem = g
Unidade de prescrição = g
FC = 1
Qtde min consumo = 0,0
Qtde min mov = 30
Qtde
Embalagem = 30
Qtde Rótulo = 30
Política dispensação = Embalagem
Regime de Abastecimento = Dispensação da prescrição(automático);
Permitir dispensação de quantidade a maior: não;
Nota: No recebimento, na
geração das etiquetas, será sugerida quantidade de etiquetas = quantidade tubos
de pomadas recebidos e quantidade citada na etiqueta = 30 g.
(b) Dispensação sem arredondamento das quantidades por uma embalagem padrão
Exemplo: halcinonida 01% tópico bisnaga
Unidade estocagem = g
Unidade de prescrição = g
FC = 1
Qtde min consumo = 0,0
Qtde min mov = 1
Qtde
Embalagem = 1
Qtde Rótulo = (valor no recebimento de acordo com a quantidade do tubo de
pomada recebido)
Política dispensação = Unitarizado
Regime de Abastecimento = Dispensação da prescrição(automático);
Permitir dispensação de quantidade a maior: sim;
(8) Medicamentos em gotas
Exemplo:
diclofenado resinato 15mg/ml VO fr/gts 15 ml
Unidade estocagem = mL
Unidade de prescrição = gts
FC = 20
Qtde min consumo = 0,0
Qtde min mov = 1
Qtde
Embalagem = 1
Qtde Rótulo = null (valorar
no recebimento de acordo com a quantidade de mL dos frascos recebidos)
Política dispensação = unitarizado
Regime de Abastecimento = Dispensação da prescrição(automático);
Permitir dispensação de quantidade a maior: sim;
Materiais de Enfermagem
(1) Fitas e bandagens
Exemplo:
micropore
Unidade estocagem = cm
Qtde min consumo = 0,0
Qtde min mov = 1
Qtde
Embalagem = 1
Qtde Rótulo = null (valorar
no recebimento de acordo com o comprimento do rolo recebido)
Política dispensação = unitarizado
Regime de Abastecimento = Dispensação da prescrição(automático);
Permitir dispensação de quantidade a maior: sim;
(2) Luvas para procedimentos
2.1 - Quando
se envia caixas fechadas de luvas para o domicílio.
Comportamento
Unidade
estocagem = und
Qtde min consumo = 1
Qtde min mov = 1
Qtde
Embalagem = 1
Qtde Rótulo = null (nesse caso por se
tratar de item não loteado não serão geradas etiquetas de códigos de barras: Na
dispensação será realizada leitura direta do código EAN13 da embalagem e
digitado o número de luvas nas caixas que dispensadas)
Política dispensação = Unitarizado
Regime de Abastecimento = Dispensação da prescrição(automático);
Permitir dispensação de quantidade a maior: sim;
Nota: Na dispensação serão
realizadas leituras do código de barras EAN 13 da embalagem da caixa.
2.2 – Quando se
dispensa quantidades exatas de luvas (unidades)
Comportamento
Unidade
estocagem = und
Qtde min consumo = 1
Qtde min mov = 1
Qtde
Embalagem = 1
Qtde Rótulo = null (nesse caso por se
tratar de item não loteado não serão geradas etiquetas de códigos de barras: Na
dispensação será realizada leitura direta do código EAN13 da embalagem e
digitado o número de luvas nas caixas que dispensadas)
Política dispensação = Unitarizado
Regime de Abastecimento = Dispensação da prescrição(automático);
Permitir dispensação de quantidade a maior: não;
Nota: Na dispensação serão
realizadas leituras do código de barras EAN 13 da embalagem da caixa.
(3) Almotolias
Exemplo:
Qualquer material comprado em embalagens maiores e dispensada em almotolias.
Unidade
estocagem = Almotolia 100 mL
Qtde min consumo = 0
Qtde min mov = 1
Qtde
Embalagem = 1
Qtde Rótulo = null
Política dispensação = unitarizado
Regime de Abastecimento = Dispensação da prescrição(automático);
Permitir dispensação de quantidade a maior: não;
Nota: No recebimento, na geração das etiquetas, será sugerida quantidade
de etiquetas = quantidade de almotolias de 100 mL recebidas e quantidade citada
na etiqueta = 1.
IMPORTANTE: Acesse o tópico Tutorial
de Apoio à Parametrizações de Materiais Relacionadas com Dispensação e
Faturamento para ter orientações relacionadas à
parametrizações envolvendo os processos de dispensação e faturamento de forma
integrada.
Atributos Relacionados com Controles Automatizados de
Dosagens em Prescrições
Parâmetro Indicativo de Medicamentos de Dosagem Crítica
(1) Med. Dosagem Crítica
(sim,não): Esse atributo determina o comportamento do sistema na salva das
prescrições médicas da seguinte forma: Quando esse atributo for valorado com
“sim” o IW irá gerar uma notificação (mensagem de id = 12223) automaticamente e
além disso fará a inserção automatizada de uma ocorrência no painel de
ocorrências do paciente de modo a propiciar ações administrativas de alerta aos
técnicos ou auxiliares de enfermagem responsáveis pelos plantões ou
procedimentos no domicílio. Somente quando esse comportamento for de fato
desejável faça a devida valoração desse atributo no cadastro de medicamentos. Em
muitos casos esse comportamento pode não ser desejado pelos gestores do home
care que muitas vezes optam pelo simples cadastramento de instruções
padronizadas (veja atributo “Instruções para aplicação / diluição”).
(2) Qtde Max Prescr (Evento) (U.M. Prescr.)
(MAXQTYEVENT):
(sim,não): Esse atributo poderá ser valorado com a
dosagem máxima admissível do medicamento por “evento de administração” no
paciente. O valor desse parâmetro é utilizado em conjunto com a parametrização
que ativa os alertas de dosagem máxima no contexto da salva de prescrições
médicas. Nota: Acesso o tópico
“Prontuário” – “Prescrição Médica” – “14 – Alertas de Dosagem Máxima” para ter
mais detalhes sobre esse conceito.
(3) Qtde
Max Prescr (Dia) (U.M. Prescr.) (MAXQTYDAYEVENT):
(sim,não):
Esse atributo poderá ser valorado com a dosagem máxima admissível do
medicamento por “dia”. O valor desse parâmetro é utilizado em conjunto com a
parametrização que ativa os alertas de dosagem máxima no contexto da salva de
prescrições médicas. Nota: Acesso o
tópico “Prontuário” – “Prescrição Médica” – “14 – Alertas de Dosagem Máxima”
para ter mais detalhes sobre esse conceito.
Atributos Relacionados ao Faturamento
(1) Faturamento Fracionado (BILLINGFRACTION): (sim,não). Esse é utilizado
para determinar quais materiais terão seu faturamento apresentado à Operadora
com quantidades referenciadas na Unidade de Medida de Prescrição (ao invés da
Unidade de Medica de Estoque que é a unidade padrão do
IW para apresentação das contas médicas. IMPORTANTE: Esse parâmetro é utilizado
conjuntamente com o atributo d mesmo nome presente no cadastro de pessoas
jurídicas no IW. Ou seja, no faturamento das contas para Operadoras que estejam
cadastradas como “Faturamento fracionado (BILLINGFRACTION)= sim” os materiais que estiverem igualmente
cadastradas com “Faturamento fracionado (BILLINGFRACTION)= sim” terão suas quantidades apresentadas na
conta expressas na unidade de medida de prescrição ao invés da unidade de medica de estoque.
(2) Compensação Excesso Faturamento (BILCOMPENSATE): (sim,não).
Esse atributo é utilizado em algumas abordagens de gestão de materiais atípicas
descritas nesse tópico. Utiliza-se esse atributo para ativar a compensação
automatizada no faturamento de alguns materiais gerenciados com regime de
abastecimento automático (somente os materiais com esse atributo valorado com
“sim” estarão sujeitos aos algoritmos de compensação automatizada no
faturamento). Nota: Acesse o tópico Tutorial
de Apoio à Parametrizações de Materiais Relacionadas com Dispensação e
Faturamento especificamente no capítulo “Modelos Atípicos” para ter maiores detalhes sobre a aplicabilidade
dessa abordagem.
Atributos Administrativos
Item
ativo (ACTIVE):
(sim,não) Quando o Home Care decidir “deixar de
trabalhar com um determinado material” essa coluna deverá ser alterada para o
valor “não”. Materiais marcados como “ativo = não” deixam de constar nas
pesquisas de apoio à prescrição médica. Além disso o IW irá sinalizar os
usuários colorindo o campo 'nome do material' na cor amarela para
indicar a necessidade de substituição dos itens inativos nas prescrições
médicas vigentes. Nas operações de renovação das prescrições médicas o IW irá
bloquear a salva de prescrições que citem algum código cancelado (garantindo
assim que os itens inativados pelo gestor de materiais sejam necessariamente
substituídos nas prescrições).
Código cancelado (SCCCANCELED) (sim,não): Essa coluna indica se o código
do mesmo foi removido no sistema de codificação. Nesses casos o IW realça a cor
de fundo do campo 'nome do material' na cor de fundo laranja. No contexto de
prescrição médica o IW irá expurgar os itens que tiveram seus códigos
cancelados nas pesquisas de busca de código de modo que esses itens não serão
mais prescritos. Além disso, nas operações de renovação das prescrições médicas
os itens cujos códigos foram removidos serão realçados com cor de fundo laranja
(campo 'nome do material') e a salva da prescrição será bloqueada casos esses itens
não sejam substituídos na prescrição médica.
Item Padronizado (STANDARD): (sim,não) Essa propriedade atua como “orientação” para os médicos no instante de edição de prescrições médicas. As pesquisas de busca de medicações utilizadas no contexto da edição da prescrição médica trazem essa informação.
Loteamento (MATERIALPOLICY): (sim,não) Determina se o controle de saldos do material será detalhado por lote ou não. Essa decisão interfere fortemente nas rotinas operacionais da dispensação. Materiais marcados com “loteamento = sim” terão suas ordens de dispensação especificadas com detalhamento por lote. Isso implica em ter esses materiais fisicamente armazenados e organizados com separação por lote para que seja possível realizar a dispensação com eficiência.
Lista
P344 (LISTTYPE):
Indica o tipo de livro de controle requerido para pela portaria 344 da Anvisa.
Nome Oficial do Item no Livro P344
(PSYCHOTROPICNAME):
Esse campo é o campo “chave de identificação” do medicamento na emissão oficial
do livro controle de psicotrópicos (portaria P344). A valoração correta desse
atributo deve ser realizada antes de qualquer movimentação do medicamento
capturada na geração dos livros de controle de psicotrópicos do IW.
Grupo de Armazenagem: Campo destinado à classificação dos materiais de acordo com o layout de armazenagem dos mesmos no dispensário. Essa propriedade é útil para a emissão de listagens para inventário (por exemplo) organizadas de forma compatível com a disposição física dos medicamentos de materiais.
Localização: Campo textual que
pode ser utilizado para registrar um “endereço” (nº da prateleira/gaveta etc)
no dispensário no qual o item deve ser armazenado.
Exige Mapeamento (Brasindice / Simpro) : Essa
coluna pode assumir um dentre os seguintes valores
· Não necessita
· Somente Brasíndice
· Somente Simpro
· Brasíndice e Simpro
Essa
informação é utilizada nos em alguns relatórios de apoio à verificação da
consistência as tabelas e mapeamentos de preços que serão utilizadas nas
rotinas de cálculo automatizado de orçamento e faturamento.
Atributos de Apoio à Automação em Edições de Prescrição Médica
Os valores dos parâmetros a seguir serão assumidos como valores default nas edições de prescrição médica que referenciem o medicamento:
Ordem na Prescrição (SEQ): Campo utilizado como facilitador na obtenção de uma prescrição médica ordenada criteriosamente.
Tipo Controle (CONTROLTYPE): Esse atributo estabelece como será controlado o término da administração dos medicamentos. O tipo de controle deverá ser valorado pelo médico ou transcritor da prescrição no momento do registro da prescrição médica. A valoração desse atributo no cadastro do paciente terá efeito tanto de valoração automatizada e também de “obrigatoriedade”. Ou seja, esse atributo deve ser valorado, aqui no cadastro, somente quando se deseja forçar um determinado valor para o mesmo (Exemplo: Obrigar o médico a prescrever um antimicrobiano por “Nº de doses”). Esse atributo poderá assumir um dentre os seguintes valores:
- Nro de Aplicações: Nesse caso o médico irá determinar o número de doses a serem administradas. O IW fará a interrupção da medicação automaticamente após o cumprimento do n° de doses prescrito. Esse tipo de controle é bastante utilizado em antibiótico terapias. Nota: Para os itens cadastrados com tipo de controle = “N° de Aplicações” o IW irá “obrigar” o médico a informar o n° de doses, caso contrário a prescrição não poderá ser salva.
- Data término: medicações com esse tipo de controle serão propagadas automaticamente sempre até data de término de vigência das prescrições. Ou seja, enquanto as prescrições médicas se sucederem no tempo a medicação continuará fazendo parte da prescrição.
- Nº Dias Tratamento: Nesse caso o médico irá determinar o número de dias de tratamento com a medicação. O IW fará a interrupção da medicação automaticamente após o cumprimento do n° de dias prescrito pelo médico. Notas: (a) o dia do início da medicação é levado em consideração; (b) Para os itens cadastrados com tipo de controle = “N° de Aplicações” o IW irá “obrigar” o médico a informar o nro de dias de tratamento, caso contrário a prescrição não poderá ser salva.
Instruções para administração / diluição (PRESCINSTRUCTIONS): Deve-se cadastrar nesse campo as instruções padronizadas referentes aos cuidados/orientações ou instruções para a diluição dos medicamentos a serem observadas pelos técnicos / auxiliares de enfermagem. Essas informações serão migradas automaticamente para o campo “Instruções” do item na prescrição médica.
Anti-microbiano
(ANTIMICROBIAL):
(sim,não) Utilizada para destacar medicamentos do tipo
antimicrobianos. Esses medicamentos passarão a ter controle ativo do IW no que
se refere ao preenchimento de formulário de controles de antimicrobianos em
protocolos CCID (Comissão de Controle de Infecção Domiciliar). Esse controle
formal dos antimicrobianos pode ser ativado através do parâmetro global
denominado CAP_PRESC_ANTIMICROBIAL_CTL (veja também os parâmetros globais
CAP_PRESC_CCID_ALWAYS_APPOINT e CAP_PRESC_CCID_MODEL)
Medicamento de Dosagem Crítica (MEDCRITICAL): (sim,não) Esse atributo
identifica os medicamentos de dosagem crítica, ou seja, aqueles medicamentos
tais que um pequeno erro na dosagem administrada no paciente poderá provocar
danos severos ou mesmo letais ao paciente. Nota:
Sempre que forem prescritos medicamentos classificados como medicamentos de
dosagem crítica o IW irá gerar automaticamente uma ocorrência com pendência
ativa no prontuário do paciente para sinalizar à equipe interdisciplinar a
respeito da presença dessa medicação na prescrição do paciente. Esse alertar
poderá ser utilizado, por exemplo, para operacionalizar orientações específicas
a todos os profissionais atuantes na atenção como por exemplo prestar
orientações detalhadas aos técnicos de enfermagem escalados o atendimento.
Item Prescrição (PRESCRIPITEM): (sim,não) Discrimina os materiais que estarão visíveis nas pesquisas de apoio à edição das prescrições médicas. Itens marcados com essa coluna = “não” não estarão visíveis no resultado das pesquisas de medicamentos no modo de edição de prescrições original do IW.
Ctr
Prescrição (PRESCRIPTIONCTR): Campo simplesmente informativo que indica o
tipo de receituário requerido para a medicação.
Via de Acesso (APPLICTYPEGROUP): Via de acesso da medicação padrão (Via
oral, intramuscular etc).
Kit Via de Acesso (IDAPPLICATIONTYPE): Kit de materiais de apoio
(diluição, materiais de acesso venoso etc) necessários para administração de
medicações em determinada via de acesso.
Frequência Padrão (IDFREQUENCY): Frequência típica de administração do medicamento (1 x dia, 8/8 h etc).
Atributos Relacionados ao Processo
de Compras
Instruções para Compra: Trata-se de um
campo texto que poderá conter instruções para os compradores (quando
necessárias).
Emb. Padrão: Campo
textual descritivo que serve como instrução da embalagem padronizada do item
para fins de orientação ao processo de compras.
Atributo Relacionado a Itens Tipo Kit
O IW oferece uma modalidade específica de
gerenciamento da produção de materiais tipo Kit (itens compostos). Acesse o
tópico “Configurando Materiais Tipo Kit”
para ter detalhes sobre o esse conceito.
Parâmetros de Gestão dos Estoques
Para
consultar e editar o cadastro dos parâmetros para gestão dos estoques acesse a
interface :menu – configuração – (2) Cadastros – (03) Materiais - (6) Cfg
Param. Gestão Estoque).
A figura a seguir ilustra a interface de apoio ao cadastramento dos parâmetros de gestão dos estoques:
Descrição das colunas:
Demanda Média Diária Informada: Consumo diário médio do item validado pelo gestor.
Demanda Média Diária Calculada: Consumo diário médio do item calculado pelo IW. Nota: O “cálculo da demanda médica diária calculada” deve ser solicitado pelo gestor através da interface F01154 (no menu de referência do IW o lançamento dessa interface fica posicionado em “menu-execução – (02) Gestão de farmácia – (06) Cálculo de Demanda). Acesse o tópico “Calculando a demanda média diária” para ter mais detalhes desse processamento.
Parâmetros de Compras: Os parâmetros enumerados a seguir se referem à política de compras. O seu preenchimento é não obrigatório uma vez que o IW permite configurar políticas de compras por “classificação” do material. Somente nos casos em que o gestor desejar ter políticas diferenciadas (diferentes dos parâmetros cadastrados por “classificação” ) para um determinado item é que esses parâmetros deverão ser preenchidos no cadastro do material.
Estoque Máximo (Dias) e Estoque Mínimo (Dias): Parâmetros utilizados na geração automatizada de sugestões de reposição no IW. O IW implementa o modelo (Max,Min) no cálculo automatizado das sugestões de abastecimento que tem basicamente a seguinte característica: “Sempre que o saldo de um item ficar menor do que o “Estoque Mínimo” será gerada uma sugestão de reposição automática com quantidade tal que após o recebimento o saldo será igual ao “Estoque Máximo”. Nota: Esses parâmetros são expressos em “dias de estoque”, ou seja, para se obter essas quantidades expressas em unidades de estocagem deve-se multiplicar o “Nro de dias de estoque” pela “demanda média informada do item”.
Saldo Médio: Calculado pelo IW como sendo a média do saldo diário registrado pelo IW (Nota: A cada execução do serviço o IW grava uma fotografia dos valores do saldo de cada material na tabela MATBALANCEHISTORY. No mesmo processamento, a média desses saldos registrados por material apurada nos últimos MAT_HORIZON_DAYS (parâmetro global disponível na interface 151) dias é atribuída diariamente sobre esse atributo).
Custo Médio: Calculado automaticamente pelo IW no recebimento das notas fiscais de entrada de materiais no dispensário.
Custo Diário (R$): É igual à demanda média diária (informada: validada pelo gestor) multiplicada pelo custo médio do item.
Investimento Médio (R$): Saldo médio multiplicado pelo custo médio.
Giro do Estoque (dias): É igual ao saldo médio dividido pela demanda média diária.
Comprar múltiplo de: Na geração automática de sugestões
de reposição o IW irá gerar sugestões com quantidades “não menores que” e
“múltiplas” da quantidade informada nesse campo. Nota: A quantidade
informada deve estar expressa na unidade de medida de estoque.
IMPORTANTE: O parâmetro “Saldo Médio” é calculado pelo IW
a partir de script que deve estar “ativo” e programado para execução
diária no servidor de aplicação do IW. Diversos outros parâmetros
descritos acima dependem desse valor para serem calculados (ex.: giro do
estoque, investimento médio e custo médio).
Esse script fará a captura da posição do saldo ao final de cada dia e
alimenta a tabela “MATBALANCEHISTORY” com o histórico dos saldos dos
materiais. Certifique-se com o Administrador do IW de que o script
adequado à sua instalação esteja ativo e programado no IWScheduler com
execução diária para que os parâmetros de gestão sejam corretamente
atualizados.
A figura a seguir ilustra os scripts disponíveis o servidor de referência do
IW:
003-SdHistMonoFilial_ORACLE |
Deve ser
utilizado para instalações “Monofiliais”
com base de dados e “Oracle”. Você deverá programar a execução desse script
com execução diária em um horário logo após à meia noite. |
003-SdHistMonoFilialRe_ORACLE |
Aplicável
a instalações “Monofiliais” e
poderá ser utilizado em casos especiais onde se deseja rodar o script
“retroativamente” para períodos passados. Ao solicitar a execução desse
script o IW irá promptar o usuário solicitando a data de referência para o
processamento (data considerada nos cálculos: Por exemplo de informarmos uma
data passada “01/01/2018” o sistema irá obter o saldo dos materiais
exatamente à meia noite do dia “01/01/2018” e irá gravar esse saldo calculado
na tabela MATBALANCEHISTORY. |
003-SdHistMultFilial_ORACLE |
Deve ser
utilizado para instalações “Multfiliais”
com base de dados e “Oracle”. Você deverá programar a execução desse script
com execução diária em um horário logo após à meia noite. |
003-SdHistMultFilialRe_ORACLE |
Aplicável
a instalações “Multifliais” e
poderá ser utilizado em casos especiais onde se deseja rodar o script
“retroativamente” para períodos passados. Ao solicitar a execução desse
script o IW irá promptar o usuário solicitando a data de referência para o
processamento (data considerada nos cálculos: Por exemplo de informarmos uma
data passada “01/01/2018” o sistema irá obter o saldo dos materiais
exatamente à meia noite do dia “01/01/2018” e irá gravar esse saldo calculado
na tabela MATBALANCEHISTORY. |
Importante:
(a) Esses
scripts utilizam um parâmetro global denominado MAT_HORIZON_DAYS que deverá ser valorado com o horizonte de tempo
(em dias) que deverá ser considerado no cálculo do saldo médio : Por exemplo ,
se valorarmos esse parâmetro com 60 o IW irá considerar os últimos 60 dias em
cada cálculo do saldo médio.
(b) Execute regularmente o cálculo das estatísticas de demanda : (menu-
Execução – (2) Gestão de Farmácia – (8) Cálculo de demanda).
Para programar a execução diária do script de atualização da estrutura de
saldos (MATBALANCEHISTORY) você deverá selecionar o script apropriado para a
sua instalação e clicar no botão denominado “Importar” conforme ilustrado a
seguir:
IMPORTANTE: O serviço “IwScheduller” deve estar corretamente
instalado e ativo no servidor de aplicação. Nota: Em casos de
instalações que operam com mais de um servidor de aplicação é fundamental que o
serviço “IwScheduller” seja ativado em um “único” servidor de aplicação.
Você poderá acompanhar o histórico de evoluções de execuções de qualquer
serviço programado clicando no sinalizador “azul claro” que aparece no
cabeçalho do IW (veja ilustração anterior). Quando clicamos nesse
sinalizar o IW lança a interface F00019 ilustrada abaixo:
Essa interface oferece recursos de visualização dos serviços com execução programada no IW podendo-se acompanhar o resultado da execução dos serviços já realizados (selecione uma linha correspondente ao serviço executado desejado e clique no botão “Ver Resultado”: O IW irá mostrar uma caixa de diálogo indicando se a execução do serviço foi bem sucedida ou se ocorreu algum erro.
Caso os serviços “não estejam sendo executados diariamente com sucesso” reporte essa condição ao “Administrador” do sistema da sua empresa.
Parâmetros de classificação dos materiais (apoio à gestão dos estoques)
calculados pelo sistema (interface F01154):
Os seguintes
parâmetros são calculados automaticamente pelo IW sempre que for
executada a transação “Calcular demanda” (menu- Execução – (2) Gestão de
Farmácia – (8) Cálculo de demanda). Acesse o tópico “Calculando a
demanda média diária” para ter mais detalhes sobre esse cálculo.
Classificação ABC: (CLASSIFICATIONABC) Refere-se à classificação ABC
clássica adotada por alguns gestores. Essa classificação é calculada pelo IW
automaticamente na mesma transação de cálculo da demanda. Para realizar o
cálculo da classificação ABC tomando como base um período de análise (informado
pelo usuário no momento do cálculo da atualização da demanda) o IW irá
obter a relação de todos os materiais ordenados pelo “custo do consumo no
período decrescente” e é calculado o “custo do consumo acumulado”
nessa relação ordenada (o “custo do consumo acumulado” para o enésimo
material na lista corresponde à soma dos custos dos consumos dos materiais de 1..n na relação). Materiais classe A são aqueles tais
que o “custo acumulado dos materiais é <= 80%” do custo total.
Materiais classe B são aqueles tais que o “custo do consumo acumulado é >
80% e <= 95 %”. Materiais classe C são aqueles tais que o “custo
do consumo acumulado” é > 95%.
Classificação do custo: (COSTCLASS) A classificação do custo é calculada pelo
IW baseado no cadastro de limites de custos x classificação de custo. O
cadastramento desses limites deve ser realizado previamente através da
interface (menu-configuração-(3)materiais - (7) Cfg.
Classific. Custo). A figura a seguir essa interface :
Na interface acima deve-se informar quais são os valores limite para cada classificação de custo. Importante: (a) Os intervalos de valores cadastrados precisam definir uma “partição” perfeita sobre o domínio dos valores possíveis de custos unitários dos materiais. Ou seja, o valor “Até” da linha anterior deve ser necessariamente igual ao valor “de” da linha posterior . (b) O IW irá considerar intervalos “fechado” e aberto” sobre os limites informados em cada linha da tabela cima (ou seja: no exemplo acima o sistema interpreta que um item terá sua classificação de custo = “baixo” se o seu custo unitário for >= 0 e < 10 R$).
Nota: Os possíveis valores de classificação de custo são configuráveis. Na sua configuração de partida o IW traz o domínio dos valores de classificação de custo de materiais como sendo : Baixo , Médio ou Alto. Essa classificação pode ser alterada pela empresa de Home Care. Para alterar esse domínio de classificação clique diretamente sobre a opção da caixa de seleção (combo box) na célula do gride na coluna “Classificação do custo”. A figura a seguir ilustra essa edição:
Clicando-se na opção <Edit> ilustrada acima o IW irá abrir uma caixa de diálogo para edição dos valores válidos para a constante “K_MAT_COST_CLASSIFICATION”, conforme ilustração abaixo:
Classificação da demanda: (DEMANDCLASS) A classificação da demanda média diária é calculada de forma totalmente análoga ao processo descrito par ao cálculo da classificação do custo. Ou seja: Deve-se inicialmente cadastrar os valores limites a serem considerados pelo IW para cada classificação de demanda. Para isso, acesse a interface (menu-configuração-(3) Materiais - (8) Cfg. Classific. Demanda) e proceda o cadastramento do mapeamento entre as opções de classificação de demanda e as faixas de valores de demanda média diária. A ilustração abaixo ilustra essa interface:
Clicando-se na
opção <Edit> ilustrada acima o IW irá abrir uma caixa de diálogo para
edição dos valores válidos para a constante “K_MAT_DEMAND_CLASSIFICATION”,
conforme ilustração abaixo:
Classificação: Esse atributo é calculado e valorada automaticamente pelo IW como sendo uma “combinação” da classificação do custo e da classificação da demanda. Ou seja, na sua configuração original o IW traz o domínio desse atributo valorado com as opções ilustradas abaixo:
IMPORTANTE:
(a) Para
valorar a coluna “Classificação” o IW irá se basear no valor da
coluna “Demanda diária média informada”. Esse valor será confrontado
contra os limites das faixas de demanda cadastrados previamente (vide
ilustração anterior) e irá calcular também a classificação de custo de cada
item. A partir das classificações de demanda e custo será obtido o valor da
“classificação automaticamente”.
(b) No
cadastramento das opções de domínio para a constante K_PSC_SUPSOURCE_CLASSIFICATION
ilustrada acima, deve-se estar atento para a valoração da coluna “Índice”.
O “Índice” de cada combinação de classificação de “Custo” e “Demanda” deverá
ser populado com um valor resultante da seguinte fórmula: “índice de
K_MAT_COST_CLASSIFICATION” * 100 + “índice de K_MAT_DEMAND_CLASSIFICATION”.
No exemplo apresentado nesse manual temos:
Valores de “ìndice” para classificação de Custo (K_MAT_COST_CLASSIFICATION)
:
1 = Baixo
2 = Médio
3 = Alto
Valores de “ìndice” para classificação de Demanda
(K_MAT_DEMAND_CLASSIFICATION) :
1 = Baixo
2 = Média
3 = Alta
Sendo assim então o valor a ser lançado para os índices na constante
K_PSC_SUPSOURCE_CLASSIFICATION ficam sendo :
Índice de K_MAT_COST_CLASSIFICATION |
Índice de K_MAT_DEMAND_CLASSIFICATION |
Índice de K_PSC_SUPSOURCE_CLASSIFICATION |
Tradução de K_PSC_SUPSOURCE_CLASSIFICATION |
1 |
1 |
1*100 + 1 = 101 |
Baixo custo | Baixo consumo |
1 |
2 |
1*100 + 2 = 102 |
Baixo custo | Médio Consumo |
1 |
3 |
1*100 + 3 = 103 |
Baixo custo | Alto Consumo |
2 |
1 |
2*100 + 1 = 201 |
Médio custo | Baixo Consumo |
2 |
2 |
2*100 + 2 = 202 |
Médio custo | Médio Consumo |
2 |
3 |
2*100 + 3 = 203 |
Médio custo | Alto Consumo |
3 |
1 |
3*100 + 1 = 301 |
Alto custo | Baixo Consumo |
3 |
2 |
3*100 + 2 = 302 |
Alto custo | Médio Consumo |
3 |
3 |
3*100 + 3 = 303 |
Alto custo | Alto Consumo |
Regra de Segmentação (SEGMENTRULE): Esse atributo se aplica para empresas que
parametrizaram a dispensação em “Regime de Segmentação” (veja atributo
do cadastro de “Grupos de Entrega” (IDSEGMENTTYPE). Segmentação da
dispensação é um conceito aplicável a processos de “Clínicas de Transição”
(Hospice). Através desse atributo será determinado
como o IW processará a distribuição das quantidades a serem dispensadas
nos “Segmentos” gerados da seguinte forma:
Esse atributo poderá assumir um dos seguintes
valores:
Regra de Segmentação (PSCMATERIALTYPE.SEGMENTRULE) |
Conceito |
= null |
Assume o mesmo comportamento do valor 1 |
= 1 |
Forçar Distribuição das Quantidades nos Segmentos sem compensação
excessos entre seguimentos. |
= 2 |
Forçar Lançamento Qtde Total 1º Segmento |
= 3 |
Forçar Distribuição das Quantidades nos Segmentos com
compensação excessos
entre seguimentos. |
Realizando o Cadastramento de Materiais x Marcas
O
cadastramento de materiais x marca será fundamental na automatização das
operações de recebimento de materiais no dispensário.
Esse cadastro consiste basicamente em registrar quem é fabricante e qual é a
quantidade por embalagem de cada combinação “marca/código barras”. A figura
abaixo ilustra esse cadastramento:
Nota: Nessa interface serão
apresentados todos os códigos comerciais declarados no sistema de codificação
(SCC) do IW, na aba denominada “Alternativos”. O cadastramento do fabricante e
da quantidade de embalagem é exigida somente para as linhas cuja coluna “Código
de barras” é diferente de “1” (os códigos alternativos (nomes comerciais)
gravados no SCC com essa coluna “código de barras = 1” são utilizados para fins
de edição da prescrição médica somente e não participam propriamente dos
processos de administração dos estoques no dispensário).
Coluna: Qtde Embalagem: Informe a quantidade de embalagem (expressa na unidade de medica de estoque do item). Nota: Para cada embalagem diferente disponível no mercado o código de barras é diferente. Ao executarmos esse cadastramento estamos deixando o IW instruído com a quantidade precisa das embalagens relacionadas aos códigos de barras impressos nas embalagens dos medicamentos, materiais e dietas.
Coluna: Qtde Min. Mov: Informe a quantidade mínima de movimentação dos itens apresentados naquela embalagem específica.
Coluna: Qtde Rótulo: Nos casos especiais em que se opte por dispensar o item em quantidades diferenciadas (ou seja: diferente da “Qtde Embalagem” (para itens com regime de geração de rótulos = embalagem) ou diferente da Qtde Min. Mov (para itens com regime de geração de rótulos = unitarizado) deve-se especificar a quantidade minima de dispensação nessa coluna “Qtde Rótulo”. Exemplo: No caso em que se adquire uma caixa de medicamentos em comprimidos contendo 500 comprimidos em 50 blister´s de 10 comprimidos e se opte por dispensar blister por blister. Pode-se configurar o “Regime de Geração de Rótulos” como “Embalagem” e, nesse caso, deve-se valorar a coluna “Qtde Rótulo” com 10 (caso contrário o sistema entenderia que seria dispensada a embalagem de 500 para o paciente). Isso fará com que o IW gere automaticamente etiquetas de códigos de barras com quantidade = 10 e, a quantidade sugerida de etiquetas a serem geradas pelo IW será igual a 50 (uma etiqueta a ser afixada em cada blister).
Coluna:
Fabricante: Para cada cadastrar o fornecedor deve-se digitar diretamente
o C.N.P.J. O IW irá validar o C.N.P.J informado o nome do fabricante na coluna
“Fabricante”. Caso não saiba o C.N.P.J. do fabricante pode-se digitar uma “?”
seguida da tecla <enter> na coluna C.N.P.J. Isso faz com o IW lance uma
interface de ajuda à localização do fabricante.
A figura abaixo ilustra essa interface:
Para localizar um fabricante digite parte do nome do fabricante desejado no campo
“Razão Social” e acione o botão “Pesquisar”. O IW irá popular o gride com as
empresas cujo nome se inicie com o texto informado. Para selecionar uma empresa
clique na linha que contém o nome do fabricante desejado e acione o botão
“Selecionar” para que o IW retorne para a interface anterior já com o campo
fabricante corretamente preenchido.
Nota: Caso o fabricante da medicação não tenha sido ainda cadastrado no IW será possível cadastrá-lo através da própria caixa de diálogo (F01085) ilustrada acima. Basta clicar no botão “Novo” e informar os campos obrigatórios (colunas cujo texto no nome é apresentado na cor verde) e sem seguida clicar no botão “Salvar”.
Para
concluir o cadastro da marca informe a quantidade contida em uma embalagem (*)
do material o Nro da Inscrição Estadual do fabricante (não obrigatório) e um
valor para a coluna “Exige Mapeamento Brasíndice / Simpro (não obrigatório).
Nota: Para empresas de Home Care que optarem pelo modelo de mapeamento de
códigos x tabelas comerciais “marca a marca” é recomendável que essa coluna
seja reconfigurada como obrigatória.
Continuação: Vide Tópico : C - Mapeamento entre código IW e Brasíndice / Simpro
[4] – Configuração de
Vias de Acesso por Medicamento
O
IW permite que seja cadastrado na F01032 a relação de “Vias de Acesso”
válidas para cada medicamento. Essa configuração permite que o sistema exerça
uma ação orientativa ativa em relação às vias de acesso admissíveis para cada
medicamento no momento da edição da prescrição médica. Para realizar esse cadastramento
a coluna denominada “Vias de Acesso” (APLICTYPEGROUPLIST) deverá ser ativada na
configuração do gride, conforme ilustrado abaixo:
Para realizar o cadastro da relação de “Vias de Acesso” que podem ser prescritas
para cada medicação selecione uma ou várias linhas no gride
da F01032 e acione o botão “Vias de Acesso”. O IW irá exibir a seguinte caixa
de diálogo:
Você poderá marcar quais “Vias de Acesso” de acesso são válidas para a(s) medicação(ões) selecionada(as) e clicar no botão “ok”. O IW
irá gravar os “códigos das vias de acesso separador para caracteres pipe “|”.
Nota: Caso sejam selecionadas linhas que possuam valores diferentes para
o atributo “Vias de Acesso” o IW irá emitir crítica conforme ilustrado abaixo
Para
essas medicações que tiverem um cadastramento formal de uma relação de vias de
acesso, no momento da prescrição, ao selecionarmos uma medicação, o IW irá limitar
a lista de “Vias de Acesso” à relação das vias cadastradas na medicação.
As
figuras a seguir ilustra essa condição:
Vejam
a lista de vias de acesso declaradas para o material scc
= 38069:
No
contexto de edição da prescrição médica, ao selecionarmos esse medicamento
teremos apenas essas opções de via de acesso conforme ilustrado a seguir:
Um cadastramento consistente das vias de acesso admissíveis poderá contribuir para
aumento da segurança em prescrições médicas propiciando tanto redução de erros
básicos quanto ajudará os prescritores tornando a edição da prescrição para
simples e segura.
Nota:
Esse comportamento tem efeito tanto no IW Desktop quanto
no IW Mobile.
[5] – Ativação de
Regra de Consistência entre Via de Acesso versus Kits de Materiais
O IW
pode ser configurado para ativar o sincronismo entre a “Via de acesso” (APPLICATIONTEYPGROUP)
e “Kits de Materiais (APPLICATIONTYPE) nas edições da prescrição médica.
O
parâmetro global denominado CAP_PRESC_KIT_BY_APLICTYPEGRP ativará esse
comportamento. Nota: Esse comportamento tem efeito tanto no IW
Desktop quanto no IW Mobile.
A
figura a seguir ilustra esse comportamento: No exemplo abaixo selecionamos uma
medicação e prescrevemos com via de acesso “Intramuscular”, ao realizarmos esse
lançamento as opções de kits de materiais exibidas para seleção serão somente
opções associadas à “via de Acesso Intramuscular”.
Parâmetro Gobal Associado
CAP_PRESC_KIT_BY_APLICTYPEGRP |
Se ativo (valorado com 1) ativa a
restrição de opções de “Kits de Materiais” em função da “Via de Acesso” no
contexto de edição da prescrição médica. Esse comportamento tem efeito tanto no
IW Desktop quanto no IW Mobile. |