Configurações do Cadastro de Materiais

- [0] – Interface para Cadastro Simplificado de Medicamentos
- [1] – Cadastro de Materiais
- [2] – Parâmetro d Gestão dos Estoques
- [2] – Cadastro de Interações Medicamentosas
- [3] – Tutorial de Apoio às Parametrizações de Materiais Relacionadas com Dispensação e Faturamento
- [4] – Configuração de Vias de Acesso por Medicamento
- [5] – Consistência entre Via de Acesso e Kits de Materiais




Interface de Apoio ao Cadastro de Medicamentos

A partir da versão 10.48 o IW passou a oferecer uma forma otimizada e mais ágil para o cadastramento de novos “Medicamentos”. Essa abordagem ser apoia no cadastro nas tabelas CMED divulgada pela Anvisa para obtenção das informações técnicas requeridas para a efetivação do cadastro de novos medicamentos.



IMPORTANTE
:

Se você utiliza uma base de dados suportada pelo Data Center gerenciado pela IW Software, a atualização do cadastro da Anvisa é realizado automaticamente com frequência mensal (que a frequência de atualização do cadastro CMED pela Anvisa).

Caso sua instalação não esteja parametrizada (autorizada) a consultar o cadastro da ANVISA a partir do Data Center da IW Software, você deverá configurar o driver de importação da tabela CMED na sua base de dados e realizar a atualização periódica dessa tabela na sua instalação do IW. Acesse o tópico “Configurando o driver de carga do cadastro CMED Anvisa” para ter os detalhes de como realizar essas configurações.

Os seguintes parâmetros globais atuam no contexto do cadastramento de medicamentos a partir da tabela fornecida pela Anvisa:

GLB_ADD_MED_ANVISA_MAXRECORDS: Se ativado implementa uma limitação no número máximo de registros que poderão retornar da pesquisa realizada no cadastro da ANVISA. Esse parâmetro pode ser ativado para administrar aspectos de performance nos servidores.

GLB_ADD_MED_ANVISA_LOCALSEARCH: Determina se a pesquisa será realizada contra o servidor da Incoway ou contra o servidor próprio do cliente. Se valorado com 1, o IW ará a busca na base local (nesse caso o cliente deverá realizar a importação do cadastro da ANVISA na sua base de dados.




A figura a seguir ilustra a interface F01032 utilizado para efetivação do cadastramento inicial de medicamentos, materiais de enfermagem, dietas e materiais diversos no IW. Particularmente estaremos aqui focados na segunda aba denominada “Medicamentos”:




Notem a presença do botão denominado “Novo Cadastro Anvisa”: Esse botão será exibido exclusivamente na aba de “Medicamentos”.

Para demonstrar o processo de cadastramento simplificado de um novo medicamento vamos efetivar o seguinte caso exemplo: Vamos realizar o cadastramento de uma nova medicação que descrevemos aqui simplificadamente como sendo “Anfotericina 5mg/ml  (nome comercial ABELCET).

O 1º e importantíssimo passo:  é “certificar-se de que essa medicação de fato ainda foi cadastrada no IW”. Para proceder essa etapa realizamos a pesquisa que está estampada em nossa ilustração acima. Pesquisamos por nome genérico (nome do Sal) usando a palavra chave “%Anfoteric%”. Nota: Esteja atento à padronização de letras maiúsculas ou minúsculas adotada na sua empresa. Em nossa base de dados de exemplo está sendo adotado o padrão 1º letra maiúscula e demais letras minúsculas.

Em nosso exemplo acima não encontramos a “Anfotericina 5mg/ml” que desejamos cadastrar. Então vamos para o próximo passo.

 

2º Passo: Acionar o botão “Novo Cadastro Anvisa . O IW irá exibir a interface F01944 que ilustramos a seguir:





No campo denominado “Substância / Produto” digite a palavra de busca desejada: Em nosso exemplo digitamos “Anfoter” (o IW irá converter automaticamente para letras maiúsculas de forma a se adequar ao padrão de cadastramento da tabela da ANVISA.  Em seguida você poderá simplesmente digitar a tecla <enter> ou acionar com um clique do mouse o botão “...” ao lado do campo onde você digitou a palavra chave de busca. A figura a seguir ilustra essa navegação:

Notem que forma localizados 6 registros com essa palavra chave de busca no cadastro da Anvisa: O cadastramento da Anvisa tem detalhamento por “Marca” ou seja, uma mesma medicação referente a uma mesma substância (fármaco) poderá de fato ter vários registros, sendo cada registro relacionado a um dos laboratórios que produzem / comercializam a medicação em território nacional.

Correndo a barra de rolagem para a direito podemos observar as diferentes “Marcas” da Anfotericina comercializadas no mercado brasileiro:

 

Em nosso exemplo vamos selecionar a marca “ABELCET” e acionamos o botão “Selecionar”. O IW irá valorar um conjunto de atributo na F01944 conforme ilustramos a seguir:



3º Passo: Você deverá valorar os seguintes atributos que não são valorados automaticamente


(A) Atributos de Identificação do Medicamento (SCC do IW)


Classe Terapêutica: Esse campo é um combo box contendo a padronização de “Classes Terapêuticas” cadastradas no Sistema de Codificação (SCC) do IW. Abra esse combo box e selecione a “Classe Terapêutica”. Note que você poderá se apoiar no campo “Classe Terapêutica” presente do lado esquerdo da F01944 valorado com a descrição da classe terapêutica no cadastro da Anvisa.

Categoria: (marca, genérico, similar)  O IW irá valorar esse atributo automaticamente com base na informação obtida do cadastro da Anvisa . Mas a interpretação da categoria da medicação poderá ser eventualmente diferente na sua empresa em relação ao padrão da Anvisa. Você poderá revisar a valoração desse atributo.

Apresentação: Esse campo é um combo box contendo a padronização de “Apresentações” das medicações cadastradas no Sistema de Codificação (SCC) do IW. Abra esse combo box e selecione a “Apresentação”. Note que você poderá se apoiar no campo “Apresentação” presente do lado esquerdo da F01944 valorado com a Apresentação obtida no cadastro da Anvisa.

Uso: Esse campo é um combo box contendo a padronização de “Uso (Exemplo: adulto / pediátrico)” das medicações cadastradas no Sistema de Codificação (SCC) do IW. Abra esse combo box e selecione o tipo de “Uso”. Note que você poderá se apoiar no campo “Apresentação” presente do lado esquerdo da F01944 valorado com a Apresentação obtida no cadastro da Anvisa.

Vias de Administração: Esse campo é um combo box contendo a padronização de “Vias de Administração” das medicações cadastradas no Sistema de Codificação (SCC) do IW. Abra esse combo box e selecione a “Via de Administração”. Note que você poderá se apoiar no campo “Apresentação” presente do lado esquerdo da F01944 valorado com a Apresentação obtida no cadastro da Anvisa.

Dosagem: Esse um campo de digitação livre. Digite a dosagem correta do medicamento sendo cadastrado. Note que você poderá se apoiar no campo “Apresentação” presente do lado esquerdo da F01944 valorado com a Apresentação obtida no cadastro da Anvisa.

Embalagem Padrão: Esse um campo de digitação livre (não obrigatório no IW). Digite a Embalagem padrão caso deseje para o medicamento sendo cadastrado. Note que você poderá se apoiar no campo “Apresentação” presente do lado esquerdo da F01944 valorado com a Apresentação obtida no cadastro da Anvisa. Nota: Esse atributo não é obrigatório, você poderá deixa-lo em branco.


(B) Nome Fantasia do Fabricante

Com relação ao Fabricante o IW irá valorar automaticamente o atributo “CNPJ” do fabricante e também o campo “Razão Social” obtidos do cadastro da Anvisa. Para valorar o a atributo “Nome Fantasia” o IW irá realizar automaticamente uma busca no cadastro de pessoas jurídicas pelo “CNPJ” do fabricante obtido do cadastro da Anvisa. Se o IW localizar o fabricante o campo “Nome Fantasia” será valorado automaticamente com o valor obtido do cadastro no IW, mas se não for localizado o cadastro do fabricante pelo “CNPJ” no IW o campo “Nome Fantasia” ficará em “branco. Nesse caso, você deverá valorar manualmente o campo “Nome Fantasia” (máximo 20 caracteres) pois essa informação será exigida no processamento do cadastro do medicamento (Nota: Nesses casos o IW irá cadastrar automaticamente o fabricante na base de dados e exigirá que seja informado um valor para o “Nome Fantasia” desse fabricante).


A figura a seguir ilustra o resultado das nossas digitações em nosso caso exemplo:



IMPORTANTE: Notem que no nosso exemplo o IW já valorou automaticamente o campo “Nome Fantasia” do fabricante. Isso foi possível porque esse fabricante já foi cadastramento previamente no IW (o IW irá se basear no CNPJ do fabricante citado no cadastrado CMED para localizar o cadastro do fabricante). Nos casos em que o campo “Nome Fantasia” não for valorado automaticamente você deverá fazê-lo (esteja atento para limitar esse campo a “20 caracteres”). Nesse caso o fabricante será igualmente cadastrado automaticamente.

Após os preenchimentos acionamos o botão “Próximo Passo” ilustrado acima:

IMPORTANTE: Nesse momento o IW irá realizar uma análise de consistência dos preenchimentos realizados na 1º aba e irá verificar também se já existe um código no SCC cadastrado para esse medicamento e se já existe um registro no cadastro de materiais (F01032), bem como se a “Marca” sendo selecionada para cadastramento já consta no IW. Essas consistências são fundamentais para bloquear a incidência de duplo cadastramento de medicamentos no IW.

Notas:
(a) Para verificar se o código SCC já existe o IW irá realizar busca no SSC considerando a valoração somente dos seguintes atributos (atributos de identificação no SCC):
      [1] – Fármaco (pesquisa realizada mediante conversão para letras maiúsculas: ou seja: diferenças de letras maiúsculas / minúsculas serão desconsideradas)
      [2] – Categoria (campo tipo combo box : pesquisa por identidade absoluta)
      [3] – Apresentação (campo tipo combo box: pesquisa por identidade absoluta)
      [4] – Via de Administração (campo tipo combo box: pesquisa por identidade absoluta)
      [5] – Dosagem (pesquisa realizada mediante conversão para letras maiúsculas: ou seja: diferenças de letras maiúsculas / minúsculas serão desconsideradas)

(b) Para verificar a existência do cadastro da Marca o IW irá se basear no cadastro do código EAN1 no cadastro de Marcas do IW (tabela SCCALERNATE)
(c) Para verificar a existência no cadastro de materiais (F01032) o IW irá se passear na presença de registro referenciando o código SCC localizado.


Nesse ponto poderemos encontrar as seguintes situações possíveis:

[a]

O medicamento selecionado ainda não consta no cadastro de códigos (SCC) do IW e ainda não foi inserido no cadastro de medicamentos (interface F01032 – Cadastro de Materiais, 2º aba).

[b]

O medicamento já consta no cadastro de códigos (SCC) mas ainda não foi inserido no cadastro de medicamentos ( interface F01032 – Cadastro de Materiais, 2º aba).

[c]

O medicamento já consta no cadastro de códigos (SCC) e já foi inserido no cadastro de medicamentos ( interface F01032 – Cadastro de Materiais, 2º aba), mas a “Marca” selecionada ainda não foi inserida

[d]

O medicamento já consta no cadastro de códigos (SCC) , já foi inserido no cadastro de medicamentos ( interface F01032 – Cadastro de Materiais, 2º aba), e a “Marca” selecionada já foi inserida



Caso: [a] O medicamento selecionado ainda não consta no cadastro de códigos (SCC) do IW e ainda não foi inserido no cadastro de medicamentos ( interface F01032 – Cadastro de Materiais, 2º aba).

Nesse caso o IW irá navegar para a 2º aba passando a devida orientação de como proceder: A figura a seguir ilustra a 2º aba da F01944:

Nessa aba são apresentados um sub conjunto dos atributos do cadastro de medicamentos no IW , que são aqui destacados. Nota: O atributo “Loteado” e “Ativosão valorados automaticamente pelo IW.

Você deverá valorar os seguintes atributos:

Item Padronizado (sim, não): Informe se esse medicamento será tratado como um item padronizado ou não no cadastro de medicamentos na sua empresa.

Regime Abastecimento Leito (Estoque Leito , Automático): Informe o regime de abastecimento. Nota: Acione o botão “?” ao lado do campo para ter orientações conceituais de como valorar esse atributo corretamente. Nota: A valoração correta desse é atributo é importante para que o sistema de dispensação da sua empresa funcione corretamente.

A figura a seguir ilustra as orientações conceituais apresentadas:

 

Quantidade Mínima de Consumo: Revise o valor desse atributo. Informe “0” se o medicamento pode ser consumido de forma fracionada (Ex.: medicações em gotas, xaropes, pomadas etc). Para comprimidos, injetáveis em ampolas , frasco ampola etc : informe “1”).

Tarja Anvisa: Esse atributo será valorado automaticamente com base nas informações obtidas do cadastro da Anvisa.

Tarja (IW): Você deverá revisar a valoração automatizada realizada pelo IW com base na informação obtida no cadastro da Anvisa.

Controle CCID (sim,não): Informe sim se o medicamento deverá passar pelos controles de CCID (com notificação de uso obrigatória à Anvisa). Caso contrário informe “não).

Unidade Medida (Estoque): Informe a unidade de medida que será adotada no sistema de controle do estoque na sua empresa para essa medicação.

Unidade Medida (Prescrição): Informe a unidade de medida que será adotada no ambiente de prescrição médica do IW na sua empresa para essa medicação.

FC : Fator de Conversão entre unidade de medida de estoque e unidade de medida de prescrição: Informe o fator de conversão entre as unidades de medida de estoque e de prescrição. Essa informações será vital para que o sistema possa calcular corretamente as quantidades a serem dispensadas de forma automatizada a partir do lançamento da prescrição médica no prontuário do paciente. Importante: Acione o botão “?” ao lado do campo para ter uma orientação conceitual de como valorar esse atributo.   Nota: Nos casos em que você informar unidades de medida de estoque e de prescrição iguais entre si o IW irá valorar automaticamente o fator de conversão com o valor “1”.



Qtde Min Mov:  Informe a quantidade mínimo de movimentação (ou de dispensação) para o medicamento. Na grande maioria das vezes esse atributo será igual a um unidade de estoque (valor = 1). Mas podem existir casos particularizados. Exemplo: Uma medicação controlado no estoque em “CP” (comprimidos) mas a dispensação ocorre sempre em cartelas com 10 comprimidos. Nesse caso específico valore esse atributo com “10”.


Qtde por Embalagem: Nesse campo você deverá valorar a quantidade de unidades de medida de estoque que cabem em uma embalagem da Marca selecionada. Você poderá obter essa informação consultando o conteúdo do atributo “Apresentação” obtido do cadastro da Anvisa (que está sendo exibido ao lado do atributo). No nosso caso exemplo temos o seguinte valor para o campo “Apresentação”:


5 MG/ML SUS INJ IV CT FA VD TRANS X 20 ML + AGU

Notem que nesse caso não existe referência a quantidade de Ampolas presentes nesse apresentação. Nesse caso “Qtde Embalagem” será igual a 1.

A figura a seguir como ficou a valoração dos atributos da 2º aba da F01944:


Seguindo as orientações acionamos o botão “Próximo Passo”: O IW irá exibir então a 3º e última aba da F01944 conforme ilustramos a seguir:


Essa aba irá apresentar uma réplica do gride da interface original F01032 com as devidas indicações de atributos obrigatórios ou não. Os atributos com texto do nome em fonte “Verde” são atributos “Obrigatórios”. Nota: A relação de atributos obrigatórios na sua instalação do IW poderá ser customizada de acordo com a padronização dos gestores do dispensário. Você deverá valorar todos os atributos obrigatórios antes de acionar o botão “Cadastrar novo medicamento”.

Ao acionar com sucesso o botão “Cadastrar novo medicamento” o IW irá realizar todas as transações requeridas para o cadastramento de um novo medicamento: [1] Cadastramento do código principal no SCC, [2] Cadastramento dos códigos de Marcas (para os EAN1, EAN2 e EAN3 citados no cadastro da Anvisa), [3] Cadastramento do fabricante (se necessário) , [4] Cadastramento do relacionamento Material x Fabricante de forma automatizada.

 

Após a efetivação do cadastro com sucesso se pesquisarmos novamente veremos já a presença do novo medicamento que acabamos de cadastrar, conforme ilustramos a baixo:


Notem também que no cadastro do SCC já teremos todas as informações referentes à codificação do novo medicamento devidamente inseridas conforme ilustramos a seguir:

 


Na aba “Alternativos” termos o código da “Marca” selecionada



Navegando agora na F01032 para a aba “Cfg Marcas” teremos o cadastramento correto do relacionamento “código” x “fabricante”.




Nesse exemplo o fabricante “Teva Farmacêutica” ainda não constava no cadastro de fabricantes no IW e foi inserido automaticamente também, conforme ilustramos a seguir:

 

 

 

Caso: [b] O medicamento já consta no cadastro de códigos (SCC) mas ainda não foi inserido no cadastro de medicamentos (interface F01032 – Cadastro de Materiais, 2º aba).

O código do material (SCC) já existe no IW , mas ainda não existe o cadastramento do  Tipo de Material” (na F01032) e portanto ainda não existem cadastro de nenhuma marca relacionada: Esse é um caso atípico que poderá ocorrer somente em casos de anomalia onde um profissional iniciou o cadastro do medicamento registrando o seu código no SCC mas não concluiu o processo. Nesse caso o comportamento do IW irá será idêntico ao do caso [a] com a única diferença que no momento de efetivar o cadastramento da medicação no SCC o IW irá perceber que o código desse medicamento já consta no SCC e não efetivará o cadastramento em duplicidade. Os demais passos passando pela 2º e 3º aba da F01944 serão processados exatamente da mesma forma como ilustrado acima no caso [a].

 

Caso: [c] O medicamento já consta no cadastro de códigos (SCC) e já foi inserido no cadastro de medicamentos (Interface F01032 – Cadastro de Materiais, 2º aba), mas a “Marca” selecionada ainda não foi inserida

Nesse exemplo realizado a seguinte seleção na pesquisa no cadastro da Anvisa: Selecionamos uma “Anfotericina 50 mg” da marca “Ambisome” conforme ilustrado abaixo:




O IW apresentou a 1º aba incompleta e preenchemos os atributos faltantes conforme ilustrado a seguir:

 

 

 

Ao clicamos no botão “Próximo Passo” o IW irá exibir a 2º aba da F01944 da seguinte forma:



Nesse caso você deverá seguir a orientação: Valorar o atributo “Qtde Embalagem” e acionar o botão “Cadastrar Nova Marca” ilustrados acima.
Toque no botão “?” ao lado do atributo “Qtde Embalagem” para ter um apoio conceitual de como valorar esse campo.

A figura a seguir ilustra esse apoio conceitual:

Notem que no nosso exemplo o valor correto para o atributo “Qtde Embalagem” será = 10.

A figura a seguir ilustra esse processo:


Acionamos o botão “Cadastrar Nova Marca” e IW procedeu corretamente a inserção da nova MarcaAmbisome”, conforme ilustramos com as imagens a seguir:

Item localizado no cadastro de materiais F01032: 2º aba:

Item localizado no cadastro de materiais F01032: na aba Cfg Marcas:


Notem que já consta agora a MarcaAmbisome” corretamente cadastrada e configurada no IW.


Caso: [d] O medicamento já consta no cadastro de códigos (SCC), já foi inserido no cadastro de medicamentos (Interface F01032 – Cadastro de Materiais, 2º aba), e a “Marca” selecionada já foi inserida

Nesse caso ao navegarmos para a 2º aba o IW irá apresentar mensagem de crítica informando que o medicamento e marca indicados para cadastramento já foram cadastrados previamente no IW irá impedir que seja realizado um duplo cadastramento.

 


Cadastro de Materiais

Para que que os medicamentos, dietas e materiais de enfermagem possam ser registrados na prescrição é necessário que esses materiais estejam devidamente configurados no Cadastro de Materiais do IW-Care.

Para que esse cadastramento possa ocorrer, os passos a seguir deverão ser executados:

1.      A - Codificação dos Materiais (Interface F00005)

2.      B - Cadastramento do Material (Interface F01032)

3.      C - Mapeamento entre código IW e Brasíndice / Simpro (Interface F01089)

 

A - Codificação dos Materiais

Para codificar os materiais no IW acesse a interface F00005, através da navegação pelo Menu Principal - Configuração, opção (1) Código IW e opção (2) Gerar e Consultar ou pelo atalho através da Interface F01032, acionando a tecla <Enter> na coluna chamada Código na Aba de Medicamento, Material de Enfermagem ou Dieta, fazendo com que a tela a seguir seja apresentada:



A codificação dos materiais no IW-Care se organiza em quatro tipos básicos de materiais:

1.      Medicamentos

2.      Materiais de Enfermagem

3.      Dietas

4.      Materiais Diversos

A codificação de materiais no IW-Care consiste basicamente em duas etapas:

·         Definição de um código fundamental na aba Atributos e

·         Cadastramento de códigos comerciais na Aba Alternativo



Codificação dos Medicamentos

Código fundamental:

Atributos de Identificação:

1 – Classe Terapêutica: classificação dos medicamentos. Ex.: antibiótico, ansiolítico etc.

2 – Fármaco: nome do(s) princípio(s) ativo(s).

3 – Dosagem: especificação da dosagem do medicamento

4 – Vias de Administração: meio pelo qual a medicação será administrada, por exemplo, IV (intravenosa); IM (intramuscular) ; IV/IM (intravenoso ou intramuscular).

5 – Apresentação: tipo de embalagem ou substância. Ex.: fr (frasco); amp (ampola); f/a (frasco ampola); creme; xarope etc.

6 – Uso: (adulto, infantil): preenchimento em casos de medicamentos com versões diferenciadas para uso adulto ou infantil.

7 – Emb. Padrão: embalagem padronizada do medicamento.

8 – Categoria: Diferencia medicamentos de mesmo fármaco, mas com níveis de preço e processo de fabricação diferenciados. Ex.: ético ou marca, similar, genérico, manipulado. A separação de medicamentos com níveis de preços diferenciados (categorias) em 'códigos distintos' permite que os custos médios dos itens sejam menos distorcidos bem como cria proteções no processo do seguinte tipo:
- Impede que seja orçado um item de marca e seja dispensado um item genérico e vice-versa.
- Teremos um direcionamento das dispensações em coerência com a prescrição e orçamento
- Cria melhores condições ao nível do planejamento das compras posto que as demandas provenientes das prescrições estarão devidamente separadas em demanda pelo ético, pelo similar ou pelo genérico orientando corretamente o processo de compras.


A figura a configuração dos atributos do cadastro de Medicamentos do SCC IW (padrão recomendado):




Na figura a seguir selecionamos o atributo “Classe Terapêutica” e navegamos para aba denominada “Atributo” para visualizar a parametrização desse atributo: 




Descrição dos atributos:

Tipo Básico: Determina o tipo de informação associada ao atributo. Informe sempre o tipo “String”.

Ordem do atributo: Determina a posição do atributo no modo de inserção de códigos do SCC.

Tipo Composto: Recurso não aplicável ao cadastro de medicamentos.

Tamanho do Atributo: Corresponde ao número máximo de caracteres aceitável.

Identificante: Determina ser o atributo fará parte da chave composta de identificação do material. Se valorado com “sim” inidica que o atributo é um campo chave de identificação se valorado com “Não” o atributo não fará parte da chave de identificação. Exemplo: Para um atributo “não identificante” será possível alterar valor desse atributo e salvar “sem que o IW gere um novo código SCC”. Se o atributo for “Identificante” o comportamento do IW será completamente diferente: Ao alterarmos o valor de um atributo identificante o IW irá “gerar um novo código SCC automaticamente”.

Atrib. Obrigatório: Indica se atributo terá que ser obrigatoriamente valorado ou não.

Atributo Restrito: Esse atributo determina a forma como o IW irá gerenciar o “domínio de valores” aceitos. Esse atributo está associado à constante IW denominada K_SCC_ATTRIB_RESTRICT e poderá assumir um dentre os seguintes valores:
0 – Não : Indica que o domínio de valores do atributo é livre (poderá ser editado livremente pelo usuário no momento do cadastramento de novos códigos).
1 – Sim (sem edição de domínio) : Indica que o domínio de valores válidos para o atributo é restrito e definido em tempo de configurado do atributo apenas.
2 – Sim (com edição de domínio) : Indica que o domínio de valores válidos para o atributo é restrito mas um usuário autorizado poderá estender esse domínio na interface de inserção de novos códigos.


A figura a seguir ilustra a operação do cadastramento de códigos de medicamentos no IW: 

O atributo “Classe Terapêutica” é um atributo de “Classificação de uma medicaçãonão se tratando de um atributo que desempenha um papel de “chave de identificação”. Atributos não identificantes são exibidos na interface de codificação com cor de fonte “preta” (ao passo que os atributos que desempenham função de chave de identificação são exibidos com cor de fonte “azul”.

Atributos “Restritos (sem edição de domínio)” são editados através de caixa de seleção (combo box) conforme ilustrado abaixo: Nesse tipo de atributo o usuário poderá somente “selecionar uma das opções de valor no combo box” sem poder adicionar novos valores sobre essa relação.


A figura a seguir a edição sobre o atributo “Farmaco”: Esse é um atributo que desempenha papel de “chave de identificação” e é um atributo com domínio “Restrito (com edição de domínio)”: Para editar valores para esse atributo execute um duplo clique com o botão esquerdo do mouse sobre a célula de edição no gride. O IW irá abrir a caixa de edição F01922 que ilustramos abaixo:

Você também poderá utilizar o popup menu acionado com o botão direito do mouse sobre o nome do atributo no gride conforme ilustrado abaixo:




A partir caixa de diálogo F01922, você poderá realizar buscas sobre os valores previamente cadastrados de forma bastante ágil digitando parte do nome do fármaco desejado no campo “Filter” seguido da tecla <enter>. Exemplo: Digitamos “dipi” + <enter> para obtermos:

Essa é uma forma segura e rápida de localizar fármacos previamente cadastrados. Ao localizar o fármaco desejado basta selecionar o item na lista para que o mesmo seja transportado para o valor do atributo.

IMPORTANTE:  Apenas usuários que tenham “credencial de segurança para acessar o botão “Inserir” poderá cadastrar novos valores de fármacos. Para isso bastará digitar o nome do novo fármaco no campo “Filter” e acionar o botão “Inserir”.

Atributo “Dosagem”: Trata-se de um atributo “Chave de identificação “ e com domínio “Restrito (com edição de domínio). A edição do mesmo seguirá o mesmo padrão do atributo “Fármaco” ilustrado anteriormente conforme ilustrado a seguir:

 

Códigos Comerciais:

Para cadastrar os nomes comerciais navegue para aba denominada 'Alternativos ou Cód Comercial' como ilustrada na figura abaixo.


A declaração de códigos comerciais no IW requer basicamente 'duas declarações'

Declaração do nome comercial para fins de 'recebimento de materiais no dispensário: Para executar essa declaração na coluna denominada 'Código de Barras' deve-se lançar o número do código de barras (impresso na embalagem do material) ou '2' sempre que não existir ou não se conhecer o código de barras da embalagem.

Na coluna nome comercial deve-se digitar o nome comercial do material (podendo-se especificar a quantidade por embalagem). Esse lançamento permitirá ao IW – Care reconhecer automaticamente os códigos de materiais no processo de recebimento.

Declaração de um nome comercial para fins de prescrição médica: Para executar essa declaração na coluna denominada 'Código de Barras' deve-se lançar sempre o número '1'. Na coluna denominada 'Nome Comercial' deve-se digitar o nome comercial do item sem referência à quantidade da embalagem.



Codificação de Materiais de Enfermagem

Código fundamental:

1 – Categoria: estabelece uma classificação dos materiais de enfermagem. Ex.: agulhas, seringas, sondas de aspiração etc.

2 – Especificação: Descrição textual e completa do item.


A figura a seguir ilustra um cadastro de material de enfermagem:



Códigos Comerciais:

Para cadastrar os nomes comerciais navegue para aba denominada 'Alternativo ou Cod. Comercial' como ilustrada na figura abaixo.


A declaração de códigos comerciais no IW requer basicamente 'duas declarações'

Declaração do nome comercial para fins de 'recebimento de materiais no dispensário': Para executar essa declaração na coluna entitulada 'Código de Barras' deve-se lançar o número do código de barras (impresso na embalagem do material) ou '2' sempre que não existir ou não se conhecer o código de barras da embalagem. Na coluna nome comercial deve-se digitar o nome comercial do material (podendo-se especificar a quantidade por embalagem). Esse lançamento permitirá ao IW – Care reconhecer automaticamente os códigos de materiais no processo de recebimento.

Declaração de um nome comercial para fins de prescrição médica: Para executar essa declaração na coluna entitulada 'Código de Barras' deve-se lançar sempre o número '1'. Na coluna entitulada 'Nome Comercial' deve-se digitar o nome comercial do item sem referência à quantidade da embalagem.

 

Codificação das Dietas

Código fundamental:

Atributos de Identificação de dietas:

1 – Classe: classificação da dieta (enteral, parenteral).

2 – Descrição: descrição ou nome da dieta.

3 – Apresentação: designação da embalagem e/ou quantidade por embalagem.

4 – Uso: tipo de uso a que se destina cada dieta (ex.: suplementação alimentar, padrão etc)

A figura a seguir ilustra os atributos de identificação utilizados para identificar dietas:




Códigos Comerciais:

Para cadastrar os nomes comerciais navegue para aba denominada 'Alternativos ou Cod. Comercial', conforme mostra a ilustração abaixo:

A declaração de códigos comerciais no IW requer basicamente 'duas declarações'

Declaração do nome comercial para fins de 'recebimento de materiais no dispensário: Para executar essa declaração na coluna entitulada 'Código de Barras' deve-se lançar o nro do código de barras (impresso na embalagem do material) ou '2' sempre que 'não existir ou não se conhecer o código de barras da embalagem. Na coluna nome comercial deve-se digitar o nome comercial do material (podendo-se especificar a quantidade por embalagem). Esse lançamento permitirá ao IW – Care reconhecer automaticamente os códigos de materiais no processo de recebimento.

Declaração de um nome comercial para fins de prescrição médica: Para executar essa declaração na coluna entitulada 'Código de Barras' deve-se lançar sempre o nro '1'. Na coluna entitulada 'Nome Comercial' deve-se digitar o nome comercial do item sem referência à quantidade da embalagem.

A figura a seguir ilustra o lançamento de códigos comerciais




Codificação de Materiais de Diversos

Essa categoria de materiais e reservada para itens que não se enquadram nos tipos fundamentais (medicamento, dietas e materiais de enfermagem) e que seja do interesse do home care exercer controle de estoque.

Código fundamental:

(1) Categoria: estabelece uma classificação dos materiais diversos. Ex.: Embalagens, Escritório, Filmes etc.

(2) Especificação: Descrição textual e completa do item.

Exemplos:

- envelope 26 x 36 pardo s/ timbre;
- cola líquida.


B - Cadastramento do Material

Para fazer o cadastramento de materiais acesse a interface F01032, através da seguinte navegação: Menu Principal, opção Configuração, opção (2) Cadastros e depois opção (3) Materiais, fazendo com que a interface F01032 seja apresentada, conforme ilustração a seguir:


Botões:

Pesquisar: Por este botão pode-se fazer a pesquisa de todos os materiais que foram registrados no cadastro de material, nas respectivas abas (material de enfermagem, medicamentos, materiais diversos ou dietas)
ou somente de um item, desde que tenha sido informado na Coluna Código SC Material (tarja azul no cabeçalho da tela) o material desejado para a pesquisa, conforme procedimentos descritos abaixo.
Novo: Clique neste botão quando for necessário registrar um novo material que já tenha sido gerado previamente o seu código na Interface F0005 Gerar e Consultar
Salvar: Utilize este botão quando for registrar os dados de um novo material que está sendo cadastrado ou para registrar alterações que sejam necessárias a fazer no material
Excluir: Este botão deverá ser utilizado quando se deseja excluir um material do cadastro.

Nota: Um material só poderá ser excluído desde que ele não tenha sido solicitado em nenhuma das prescrições anteriores, não tenha saldo
no estoque da farmácia e não tenha sido incluído no kit de materiais do procedimento de enfermagem
Limpar: Utilize este botão para limpar a tela dos informações atuais
Código SCC: Através deste botão é possível carregar a interface F01089 para fazer o mapeamento entre o código do IW e as tabelas Brasíndice/Simpro ou acessar a interface F00005, que configura o código do IW no SCC. Para que este botão fique habilitado é necessário clicar com o mouse sobre o material que se deseja acessar uma dessas interfaces.
Sair: Clique neste botão para sair desta interface.


Pesquisando Medicamentos

Para pesquisar medicamentos previamente cadastrados, navegue para a aba “Medicamentos” e adote um dos procedimentos descritos a seguir:

·         para pesquisar todos os medicamentos cadastrados e correntemente ativos, marque a caixa de checagem “Somente Ativos” e clique no botão Pesquisar. O IW irá exibir a relação dos medicamentos cadastrados conforme ilustrado a seguir:  Notem no canto superior direito a “caixa de paginação” indicando que foram exibidos os primeiros 300 registros cadastrados. Para pesquisaras página subsequentes clique novamente no botão “Pesquisar” e assim sucessivamente para percorrer toda a paginação do cadastro.


·         ou informe um código no campo denominado 'Medicamentos', fazendo com que a descrição do material seja apresentada. Em seguida clique no botão Pesquisar e ilustração abaixo será apresentada:


·         ou digitar no campo denominado 'Medicamentos' parte do nome do princípio ativo e teclar F3, fazendo com que a interface a seguir seja apresentada. Selecione o medicamento desejando e adote os procedimentos descritos anteriormente para fazer a pesquisa do medicamento:

Cadastro_Materiais_html_m769eff48

·         ou digitar no campo denominado 'Medicamentos' parte do nome comercial e teclar F4, fazendo com que a interface a seguir seja apresentada. Selecione o medicamento desejando e adote os procedimentos descritos anteriormente para fazer a pesquisa do medicamento:

Cadastro_Materiais_html_m5c41bbb9

·         ou digitar no campo denominado 'Medicamentos' parte do nome do princípio ativo ou nome comercial e teclar F5, fazendo com que a interface a seguir seja apresentada. Selecione o medicamento desejando e adote os procedimentos descritos anteriormente para fazer a pesquisa do medicamento:

Cadastro_Materiais_html_m5c41bbb9

·         ou digitar parte do nome do medicamento na coluna denominada 'Nome do Material'.


Nota: Através do campo 'Nome do Material' é possível pesquisar itens cujo texto se inicia com o texto digitado pelo usuário. Também é possível pesquisar itens cujo texto determinado pelo usuário podem estar “no meio do nome”. Nesse caso devemos preceder o texto desejado pelo caracter %.
Exemplo para pesquisar todos os itens que comecem com ou que possuam a palavra “dipirona” no meio do nome devemos digitar “%dipirona” no campo 'Nome do Material' e clicar no botão “Pesquisar”.

·         ou pesquisar um material que pode ser um código tipo conjunto que endereça uma lista de itens. Como exemplo de uma pesquisa em código tipo conjunto siga os seguintes passos: (a) execute um duplo clique com o botão esquerdo do mouse sobre o conteúdo do campo 'Medicamentos' (cor de fundo em azul claro); (b) digite a tecla <enter>. O IW irá lançar a interface F00005 ilustrada a abaixo. Escolha a opção desejada e clique no botão OK, voltando a Interface anterior. Clique no botão Pesquisar e todos os medicamentos que foram cadastrados no tipo de conjunto escolhido serão apresentados:


A figura a seguir ilustra o resultado da pesquisa com a filtragem de “Analgesicos”:


 

Cadastrando Materiais (Medicamentos, Materiais de Enfermagem, Dietas e Materiais Diversos) no IW

Nas 4 primeiras abas da Interface F01032 ilustrada anteriormente é onde deve-se realizar o cadastramento de Materiais de Enfermagem, Medicamentos, Dietas e Materiais Diversos respectivamente. Para cadastrar um material deve-se primeiramente selecionar a aba correspondente ao seu tipo e informar as devidas informações para as propriedades apresentadas no gride.


Atributos Determinantes no Processo de Dispensação

No cadastramento dos medicamentos alguns parâmetros são particularmente importantes porque determinam a forma como o IW-Care realiza os cálculos das quantidades a serem dispensadas. Esses parâmetros são os seguintes:

 

(1) Unidades de Medida: O IW-Care trabalha com duas unidades de medida para medicamentos e dietas:

(a) unidade de prescrição (MUPRESCRIPTION): é a unidade de medida que consta na interface de prescrição e nessa unidade que serão especificadas as dosagens pelos médicos;

(b) unidade de medida de estoque (MU): é unidade de medida na qual é contabilizado os saldos dos medicamentos no estoque.

Nota: No cadastramento de cada medicamento / dieta deve-se ainda informar o fator de conversão entre essas duas unidades de medidas (FC = quantidade expressa na unidade de prescrição contida em uma unidade de estoque, em outras palavras: quantas unidades de prescrição cabem em uma unidade de estocagem). Nota Complementar: Para “Materiais de Enfermagem” e “Materiais Diversos” o IW trabalha somente com a unidade de medida de estoque.

Exemplo:

Bromoprida 4mg/ml VO fr 20ml
Unidade de estoque: unt
Unidade de prescrição: gts
FC = 400 (cabem 400 gts em um frasco).

Nota: considerando que 1 ml corresponde a 20 gts, logo 20 ml X 20 gts = 400 gotas

(2)Quantidade mínima de consumo (U.M. Estoque) (MINCONSUMPTION): Refere-se à quantidade mínima consumida do medicamento em cada evento de aplicação. Exemplo: Em uma ampola contendo 3ml, mesmo que a dose prescrita seja uma dose fracionada de 2ml a quantidade que será consumida em cada evento de aplicação do medicamento será de 3ml pressupondo-se a condição típica de que a quantidade restante não pode ser armazenada para aplicação posterior. A valoração correta desse parâmetro é fundamental para que o IW-Care “leve em conta a quantidade que será perdida em cada evento de aplicação”. Nota: Nos casos de itens que podem ser consumidos de forma fracionada sem que haja perda intrínseca de quantidades adota-se um valor padrão = 0,0 (zero).

(3) – Quantidade mínima de movimentação (U.M estoque) (MINMOVEMENT): Refere-se à menor embalagem que pode ser movimentada do item. Exemplo: Em se tratando de um frasco de insulina contendo 50 ml a quantidade mínima de movimentação será 50 ml. Mesmo que a quantidade necessária para o atendimento do paciente em um ciclo de dispensação seja menor do que 50ml o IW-Care irá ajustar a quantidade a ser dispensada sempre a “múltiplos” da quantidade mínima de movimentação.

(4) – Quantidade da embalagem padronizada (U.M. Estoque) (MINPACKAGE): Indica a quantidade contida em uma embalagem padronizada. Exemplo: Em uma caixa de luvas para procedimentos contem 100 unidades. Esse parâmetro é importante nos itens com “Política de Dispensação” = “Embalagem”. Nessa política o IW, ao processar a geração das guias de dispensação, o IW fará o arredondamento automatizado das quantidades a serem dispensadas de modo que “a quantidade a ser dispensada seja um número múltiplo da “quantidade da embalagem” citada nesse parâmetro. Nota: Esse parâmetro também é considerado juntamente com o “regime de geração de rótulos” na interface de recebimento de materiais no processo de geração das etiquetas com códigos de barras. Nota Complementar: Veja também a descrição do atributo “Permitir dispensação de quantidade a maior” para ter uma outra abordagem para gerenciar a dispensação de itens em caixas.

(5) – Política de Dispensação (DELIVERYPOLICY): Esse parâmetro poderá assumir um dentro os valores:
(a) Embalagem: Serão dispensadas quantidades múltiplas da “Quantidade da Embalagem”;
(b) Unitarizado: Serão dispensadas quantidades múltiplas da “Unidade de medida de estoque”.


(6) – Regime de Abastecimento do Paciente (PATIENTSUPPOLICY):
Pode assumir um dentre os seguintes valores:

(a) Dispensação de prescrição (automático): Nesse caso serão recalculadas e dispensadas as quantidades correspondentes ao consumo do paciente durante o ciclo operacional a ser dispensado (não se considera que possa haver sobra reutilizável do ciclo anterior) (*);

(b) Estoque do paciente (semi-automático): Nesse caso o IW-Care irá apenas calcular e informar a demanda estimada do itens para o próximo ciclo operacional a ser dispensado. As quantidades propriamente ditas a serem dispensadas dependerão da posição do mapa de consumo (contagem dos estoques desses itens na residência do paciente). O IW-Care irá indicar o saldo projetado para as datas de início e término do próximo ciclo operacional já indicando assim a quantidade nominal a ser reposta. O profissional do home care irá deliberar sobre a quantidade a ser reposta efetivamente reposta no estoque do paciente.


(7) Regime de Geração de Rótulos (MATERIALPOLICYCOMP):
Esse atributo determina o comportamento do sistema relacionado aos processos de etiquetagem (afixação das etiquetas contendo um código de barras que será utilizado no processo de dispensação). Nota: Esse comportamento se aplica somente às instalações do IW que estiverem operando em regime de “etiquetagem no recebimento de materiais” (A ativação do modelo de etiquetagem no recebimento será determinada pelo parâmetro “CAP_RELEASE_ALL” que deverá ser valorado com “2” na interface 151 – Parâmetros globais. Nota: Em instalações mais recentes o parâmetro CAP_RELEASE_ALL deverá ser valorado sempre com 2.). Basicamente, o atributo “Regime de Geração de Rótulos” poderá assumir um dentre os seguintes valores:

(a) Embalagem: Nesse caso será gerada uma etiqueta de código de barras (no recebimento dos materiais no dispensário) para cada “embalagem” (nesse caso o sistema irá valorar automaticamente o campo que informa o número de etiquetas a serem geradas como sendo igual à quantidade recebida dividida pela quantidade da embalagem que estiver sendo recebida e, a informação “quantidade” que será inserida dentro do código de barras será igual à quantidade da embalagem recebida). Nota: Em alguns casos especiais é possível que o gestor do dispensário opte por efetivar a dispensação em frações da quantidade de embalagem. Nesses casos especiais deve-se, na aba “Cfg Marcas” configurar um valor para a coluna “Qtde Rótulo” com o valor da quantidade dessa fração. Exemplo: No caso em que se adquire uma caixa de medicamentos em comprimidos contendo 500 comprimidos em 50 blister´s de 10 comprimidos e se opte por dispensar blister por blister. Pode-se configurar o “Regime de Geração de Rótulos” como “Embalagem” e, nesse caso, deve-se valorar a coluna “Qtde Rótulo” com 10 (caso contrário o sistema entenderia que seria dispensada a embalagem de 500 para o paciente). Isso fará com que o IW gere automaticamente etiquetas de códigos de barras com quantidade = 10 e, a quantidade sugerida de etiquetas a serem geradas pelo IW será igual a 50 (uma etiqueta a ser afixada em cada blister). Um efeito semelhante também poderia ser alcançado configurando-se “Regime de geração de rótulos” = unitarizado e valorando o atributo “quantidade mínima de movimentação = 10.

(b) Não rotulado: quando não se processa a geração da etiqueta com código de barras no recebimento do item;


(c) Unitarizado: Nesse caso será gerada uma etiqueta de código de barras para cada “quantidade mínima de movimentação” ou para cada “Qtde Rótulo” (vide aba: Cfg Marcas da F01032 atributo “Qtde Rótulo”). Sempre que “existir um valor não nulo para o atributo “Qtde Rótulo” o IW irá dar precedência para “Qtde Rótulo”. A lógica de geração das etiquetas de código de barras seguirá as seguintes premissas: A quantidade de etiquetas sugeridas pelo IW será igual à quantidade sendo recebida (expressa em unidade de medida de estoque) dividida por “qtde mínima de movimentação” ou “qtde Rótulo” (conforme regra de precedência já descrita). A “informação quantidade” que irá constar no código de barras será igual à “quantidade mínima de movimentação” ou “qtde etiqueta” (conforme regra de precedência já descrita).



Os seguintes atributos determinam o comportamento da caixa de diálogo de dispensação (F01515) para as empresas que operam com regime de dispensação (2) baseado na etiquetagem dos medicamentos e materiais no recebimento.

(8) Permitir digitação de multiplicidade (ALLOWMULTIPLICITY): (sim,não). Esse parâmetro tem efeito somente nas instalações que operam com o processo de etiquetagem no recebimento de materiais (CAP_RELEASE_ALL = 2). Ele irá alterar o comportamento da interface de dispensação de modo a permitir ou bloquear a digitação da coluna multiplicidade após a leitura da etiqueta de código de barras. O bloqueio dessa edição obriga o operador a realizar a leitura de todas as etiquetas de códigos de barras, procedendo assim uma contagem mais minuciosa sobre os itens dispensados. Para itens com dispensação de quantidades que envolvem muitos volumes a serem dispensados (exemplo: sondas de aspiração) a valoração desse atributo com “não” poderá gerar transtornos operacionais (inviabilidade prática de leitura de centenas de códigos de barras), para esses itens é recomendado que esse atributo seja valorado com “sim”. IMPORTANTE: A ativação desse comportamento depende da ativação do parâmetro global (interface 151) denominado MAT_MULTIPLICITY_AUTO.

Em termos práticos esse atributo determina se, na dispensação, será permitido ou não que o usuário edite a caixa de checagem denominada “Automático”. A possibilidade de edição sobre essa caixa de checagem permitirá que o próprio usuário exerça o controle sobre qual tipo de processamento será realizado sobre as informações de lotes e quantidade inseridas para serem dispensadas. Quando a caixa de checagem “Automático” está ativada o sistema não irá permitir que haja edição por parte do usuário sobre a quantidade a ser dispensada, ou seja, o IW irá obter a quantidade e o lote do item diretamente do código de barras da etiqueta. Quando a caixa de checagem “Automático” é desmarcada o sistema permitirá que o usuário informe (digite) um valor para o campo “multiplicidade” que determina a quantidade que está sendo dispensada. Especificamente quando o parâmetro global (interface F00151) denominado MAT_MULTIPLICITY_AUTO existir e estiver valorado com “1” o IW passa a exercer o controle automatizado sobre essa caixa de checagem, ou seja, ela deixará de ser editável e passará a ser valorada pelo sistema com base no atributo “Permitir digitação de multiplicidade” da seguinte forma: quando esse parâmetro estiver valorado com “sim” a caixa de checagem “Automático” será desmarcada e quanto ele estiver valorado com “não” então a caixa de checagem “Automático” será marcada.



(9) Permitir dispensação de quantidade a maior (ALLOWOVERQUANTITY): (sim,não). Esse parâmetro tem efeito somente nas instalações que operam com o processo de etiquetagem no recebimento de materiais (CAP_RELEASE_ALL = 2). A valoração desse atributo com “não” fará com que o IW recuse lançamentos cuja soma das quantidades seja maior do que a quantidade solicitada para o paciente. Nota: Em algumas configurações, em que se trabalha com dispensação por embalagem e as embalagens adquiridas podem variar de quantidade será necessário valorar esse atributo com “sim” sob o risco de travar a dispensação desses itens (exemplo: caso em que a embalagem que se está tentando dispensar tiver quantidade maior do que a quantidade calculada para o paciente).  IMPORTANTE: A valoração desse atributo com o valor “sim” é a forma recomendada pela Incoway para administrar medicamentos e materiais dispensados em “caixa” sem que seja necessário pré-estabelecer uma caixa única padronizada. Exemplo: Em casos de medicações que são comercializadas em caixas com 12, 20 ou 30 e pode-se ter no estoque quantidades desses 3 tipos de embalagem. Nessa abordagem adota-se como “Política de Dispensação = Unitarizado” e no momento da dispensação poderá ser selecionada a embalagem a ser dispensada. O uso dessa abordagem é tipicamente adotada em conjunto com a ativação do parâmetro “Compensação automática de excesso” no cadastro dos “Grupos de Dispensação”. Através da compensação automatizada dos excessos, o IW irá abater automaticamente na próxima dispensação aquelas quantidades dispensadas a maior devido ao arredondamento pela embalagem na dispensação anterior. Importante: A compensação automatizada dos excessos irá atuar comente sobre materiais com “Quantidade mínimo de consumo = 0” (consumo fracionável) ou materiais com política de dispensação = “Embalagem”.


Nota: Acesse o tópico  Tutorial de Apoio à Parametrizações de Materiais Relacionadas com Dispensação e Faturamento para ter orientações relacionadas à parametrizações envolvendo os processos de dispensação e faturamento de forma integrada.

 

Casos Exemplos de Parametrizações Relacionadas com Processos de Dispensação

Medicamentos

(1) Frascos de injetáveis que atendem a várias doses (albumina, insulina etc)

Exemplo: albumina humana:20% IV fr 50mL

Unidade estocagem = fr
Unidade de prescrição = mL
FC = 50
Qtde min consumo = 0,0
Qtde min mov = 1
Qtde Embalagem = 1
Qtde Rótulo = null
Política dispensação = Embalagem
Regime de Abastecimento = Dispensação de prescrição
Permitir dispensação de quantidade a maior: sim

(2) Xaropes

Exemplo: ambroxol, cloridrato de :30mg/ 5mL (adulto) VO - fr 120mL

Unidade estocagem = unt
Unidade de prescrição = ml
FC = 120
Qtde min consumo = 0,0
Qtde min mov = 1
Qtde Embalagem = 1
Qtde Rótulo = null
Política dispensação = Embalagem
Regime de Abastecimento = Dispensação de prescrição
Permitir dispensação de quantidade a maior: sim;

Nota: No recebimento, na geração das etiquetas, será sugerida quantidade de etiquetas = quantidade de embalagens recebidas e quantidade citada na etiqueta = 1.

(3) Dietas

Exemplo: aminoacido (nefro):6,7% (aa totais 67g/L) VP fr 250mL Nota: dieta parenteral.

Unidade estocagem = unt ou frasco
Unidade de prescrição = ml
FC = 250
Qtde min consumo = 0,0
Qtde min mov = 1
Qtde Embalagem = 1
Política dispensação = embalagem
Regime de Abastecimento = Dispensação da prescrição
Permitir dispensação de quantidade a maior: sim;

Nota: No recebimento, na geração das etiquetas, será sugerida quantidade de etiquetas = quantidade de embalagens recebidas e quantidade citada na etiqueta = 1.

(4) Medicamentos acondicionados em Ampolas

Exemplo: amiodarona, cloridrato de :150mg/ 3ml IV amp

Unidade estocagem = amp
Unidade de prescrição = mg
FC = 150
Qtde min consumo = 1
Qtde min mov = 1
Qtde Embalagem = 1
Qtde Rótulo = null
Política dispensação = unitarizado
Regime de Abastecimento = Dispensação da prescrição(automático);
Permitir dispensação de quantidade a maior: não;

Nota: No recebimento, na geração das etiquetas, será sugerida quantidade de etiquetas = quantidade de unidades de estoque recebidas (ampolas) recebidas e quantidade citada na etiqueta = 1.

(5) Medicamentos acondicionados em Frasco/Ampolas

Exemplo: cefazolina 1g/fr IV f/a

Unidade estocagem = unt
Unidade de prescrição = g
FC = 1
Qtde min consumo = 1
Qtde min mov = 1
Qtde Embalagem = 1
Qtde Rótulo = null
Política dispensação = unitarizado
Regime de Abastecimento = Dispensação da prescrição(automático);
Permitir dispensação de quantidade a maior: não;


Nota: No recebimento, na geração das etiquetas, será sugerida quantidade de etiquetas = quantidade de unidades de estoque recebidas (Frasco ampolas) recebidas e quantidade citada na etiqueta = 1.

(6) Medicamentos em comprimidos


(a) Dispensação unitarizada (pressupõe o corte das cartelas de comprimidos no recebimento (unitarização)

Exemplo: bezafibrato 400mg/cp VO adquirido em embalagem de 500 cp (50 cartelas de 10 cp)

Unidade estocagem = cp
Unidade de prescrição = cp
FC = 1
Qtde min consumo = 0,0
Qtde min mov = 1
Qtde Embalagem = 1
Qtde Rótulo = null
Política dispensação = unitarizado
Regime de Abastecimento = Dispensação da Prescrição(automático)
Permitir dispensação de quantidade a maior: não;

Nota: No recebimento, na geração das etiquetas, será sugerida quantidade de etiquetas = quantidade de comprimidos recebidas e quantidade citada na etiqueta = 1.


(b) Dispensação em cartelas ou caixas 


Exemplo: bezafibrato 400mg/cp VO

Unidade estocagem = cp
Unidade de prescrição = cp
FC = 1
Qtde min consumo = 0,0  (valorar com 0 (zero) se for permitido fracionar o comprimido e guardar para adminitração posterior, caso contrario valorar com 1)
Qtde min mov = 1
Qtde Embalagem = 1
Qtde Rótulo = null  (valor no recebimento de acordo com a quantidade da caixa ou cartela)
Política dispensação = unitarizado
Regime de Abastecimento = Dispensação da Prescrição(automático);
Permitir dispensação de quantidade a maior: sim;

Nota: No recebimento, na geração das etiquetas, gerar etiquetas com a quantidade da unidade que será dispensada (exemplo: se for dispensação em cartela com 10 cp gerar etiquetas com quantidade = 10, se for dispensação em caixa com 20 gerar etiquetas com quantidade = 20 e assim sucessivamente.


(7) Medicamentos em pomadas


(a) Dispensação com arredondamento das quantidades por uma embalagem padrão
Exemplo: halcinonida 01% tópico bisnaga 30 g

Unidade estocagem = g
Unidade de prescrição = g
FC = 1
Qtde min consumo = 0,0
Qtde min mov = 30
Qtde Embalagem = 30
Qtde Rótulo = 30
Política dispensação = Embalagem
Regime de Abastecimento = Dispensação da prescrição(automático);
Permitir dispensação de quantidade a maior: não;

Nota: No recebimento, na geração das etiquetas, será sugerida quantidade de etiquetas = quantidade tubos de pomadas recebidos e quantidade citada na etiqueta = 30 g.


(b) Dispensação sem arredondamento das quantidades por uma embalagem padrão

Exemplo: halcinonida 01% tópico bisnaga

Unidade estocagem = g
Unidade de prescrição = g
FC = 1
Qtde min consumo = 0,0
Qtde min mov = 1
Qtde Embalagem = 1
Qtde Rótulo = (valor no recebimento de acordo com a quantidade do tubo de pomada recebido)
Política dispensação = Unitarizado
Regime de Abastecimento = Dispensação da prescrição(automático);
Permitir dispensação de quantidade a maior: sim;


(8) Medicamentos em gotas

Exemplo: diclofenado resinato 15mg/ml VO fr/gts 15 ml

Unidade estocagem = mL
Unidade de prescrição = gts
FC = 20
Qtde min consumo = 0,0
Qtde min mov = 1
Qtde Embalagem = 1
Qtde Rótulo = null  (valorar no recebimento de acordo com a quantidade de mL dos frascos recebidos)
Política dispensação = unitarizado
Regime de Abastecimento = Dispensação da prescrição(automático);
Permitir dispensação de quantidade a maior: sim;

 

Materiais de Enfermagem

(1) Fitas e bandagens

Exemplo: micropore

Unidade estocagem = cm

Qtde min consumo = 0,0
Qtde min mov = 1
Qtde Embalagem = 1
Qtde Rótulo = null  (valorar no recebimento de acordo com o comprimento do rolo recebido)
Política dispensação = unitarizado
Regime de Abastecimento = Dispensação da prescrição(automático);
Permitir dispensação de quantidade a maior: sim;

(2) Luvas para procedimentos

2.1 - Quando se envia caixas fechadas de luvas para o domicílio.
Comportamento

Unidade estocagem = und
Qtde min consumo = 1
Qtde min mov = 1
Qtde Embalagem = 1
Qtde Rótulo = null  (nesse caso por se tratar de item não loteado não serão geradas etiquetas de códigos de barras: Na dispensação será realizada leitura direta do código EAN13 da embalagem e digitado o número de luvas nas caixas que dispensadas)
Política dispensação = Unitarizado
Regime de Abastecimento = Dispensação da prescrição(automático);
Permitir dispensação de quantidade a maior: sim;

Nota: Na dispensação serão realizadas leituras do código de barras EAN 13 da embalagem da caixa.


2.2 – Quando se dispensa quantidades exatas de luvas (unidades)
Comportamento

Unidade estocagem = und
Qtde min consumo = 1
Qtde min mov = 1
Qtde Embalagem = 1
Qtde Rótulo = null  (nesse caso por se tratar de item não loteado não serão geradas etiquetas de códigos de barras: Na dispensação será realizada leitura direta do código EAN13 da embalagem e digitado o número de luvas nas caixas que dispensadas)
Política dispensação = Unitarizado
Regime de Abastecimento = Dispensação da prescrição(automático);
Permitir dispensação de quantidade a maior: não;

Nota: Na dispensação serão realizadas leituras do código de barras EAN 13 da embalagem da caixa.


(3) Almotolias

Exemplo: Qualquer material comprado em embalagens maiores e dispensada em almotolias.

Unidade estocagem = Almotolia 100 mL
Q
tde min consumo = 0
Qtde min mov = 1
Qtde Embalagem = 1
Qtde Rótulo = null
Política dispensação = unitarizado
Regime de Abastecimento = Dispensação da prescrição(automático);
Permitir dispensação de quantidade a maior: não;

Nota: No recebimento, na geração das etiquetas, será sugerida quantidade de etiquetas = quantidade de almotolias de 100 mL recebidas e quantidade citada na etiqueta = 1.


IMPORTANTE: Acesse o tópico  Tutorial de Apoio à Parametrizações de Materiais Relacionadas com Dispensação e Faturamento para ter orientações relacionadas à parametrizações envolvendo os processos de dispensação e faturamento de forma integrada.


 

 

Atributos Relacionados com Controles Automatizados de Dosagens em Prescrições



Parâmetro Indicativo de Medicamentos de Dosagem Crítica


(1) Med. Dosagem Crítica (sim,não): Esse atributo determina o comportamento do sistema na salva das prescrições médicas da seguinte forma: Quando esse atributo for valorado com “sim” o IW irá gerar uma notificação (mensagem de id = 12223) automaticamente e além disso fará a inserção automatizada de uma ocorrência no painel de ocorrências do paciente de modo a propiciar ações administrativas de alerta aos técnicos ou auxiliares de enfermagem responsáveis pelos plantões ou procedimentos no domicílio. Somente quando esse comportamento for de fato desejável faça a devida valoração desse atributo no cadastro de medicamentos. Em muitos casos esse comportamento pode não ser desejado pelos gestores do home care que muitas vezes optam pelo simples cadastramento de instruções padronizadas (veja atributo “Instruções para aplicação / diluição”).

(2) Qtde Max Prescr (Evento) (U.M. Prescr.) (MAXQTYEVENT): (sim,não): Esse atributo poderá ser valorado com a dosagem máxima admissível do medicamento por “evento de administração” no paciente. O valor desse parâmetro é utilizado em conjunto com a parametrização que ativa os alertas de dosagem máxima no contexto da salva de prescrições médicas. Nota: Acesso o tópico “Prontuário” – “Prescrição Médica” – “14 – Alertas de Dosagem Máxima” para ter mais detalhes sobre esse conceito.


(3)
Qtde Max Prescr (Dia) (U.M. Prescr.) (MAXQTYDAYEVENT): (sim,não): Esse atributo poderá ser valorado com a dosagem máxima admissível do medicamento por “dia”. O valor desse parâmetro é utilizado em conjunto com a parametrização que ativa os alertas de dosagem máxima no contexto da salva de prescrições médicas. Nota: Acesso o tópico “Prontuário” – “Prescrição Médica” – “14 – Alertas de Dosagem Máxima” para ter mais detalhes sobre esse conceito.



 

Atributos Relacionados ao Faturamento


(1) Faturamento Fracionado (BILLINGFRACTION):
(sim,não). Esse é utilizado para determinar quais materiais terão seu faturamento apresentado à Operadora com quantidades referenciadas na Unidade de Medida de Prescrição (ao invés da Unidade de Medica de Estoque que é a unidade padrão do IW para apresentação das contas médicas. IMPORTANTE: Esse parâmetro é utilizado conjuntamente com o atributo d mesmo nome presente no cadastro de pessoas jurídicas no IW. Ou seja, no faturamento das contas para Operadoras que estejam cadastradas como “Faturamento fracionado (BILLINGFRACTION)= sim” os materiais que estiverem igualmente cadastradas com “Faturamento fracionado (BILLINGFRACTION)= sim” terão suas quantidades apresentadas na conta expressas na unidade de medida de prescrição ao invés da unidade de medica de estoque.


(2) Compensação Excesso Faturamento (BILCOMPENSATE): (sim,não). Esse atributo é utilizado em algumas abordagens de gestão de materiais atípicas descritas nesse tópico. Utiliza-se esse atributo para ativar a compensação automatizada no faturamento de alguns materiais gerenciados com regime de abastecimento automático (somente os materiais com esse atributo valorado com “sim” estarão sujeitos aos algoritmos de compensação automatizada no faturamento).
Nota: Acesse o tópico  Tutorial de Apoio à Parametrizações de Materiais Relacionadas com Dispensação e Faturamento especificamente no capítulo “Modelos Atípicos” para ter maiores detalhes sobre a aplicabilidade dessa abordagem.





Atributos Administrativos

Item ativo (ACTIVE): (sim,não) Quando o Home Care decidir “deixar de trabalhar com um determinado material” essa coluna deverá ser alterada para o valor “não”. Materiais marcados como “ativo = não” deixam de constar nas pesquisas de apoio à prescrição médica. Além disso o IW irá sinalizar os usuários colorindo o campo 'nome do material' na cor amarela para indicar a necessidade de substituição dos itens inativos nas prescrições médicas vigentes. Nas operações de renovação das prescrições médicas o IW irá bloquear a salva de prescrições que citem algum código cancelado (garantindo assim que os itens inativados pelo gestor de materiais sejam necessariamente substituídos nas prescrições).

Código cancelado (SCCCANCELED) (sim,não): Essa coluna indica se o código do mesmo foi removido no sistema de codificação. Nesses casos o IW realça a cor de fundo do campo 'nome do material' na cor de fundo laranja. No contexto de prescrição médica o IW irá expurgar os itens que tiveram seus códigos cancelados nas pesquisas de busca de código de modo que esses itens não serão mais prescritos. Além disso, nas operações de renovação das prescrições médicas os itens cujos códigos foram removidos serão realçados com cor de fundo laranja (campo 'nome do material') e a salva da prescrição será bloqueada casos esses itens não sejam substituídos na prescrição médica.

Item Padronizado (STANDARD): (sim,não) Essa propriedade atua como “orientação” para os médicos no instante de edição de prescrições médicas. As pesquisas de busca de medicações utilizadas no contexto da edição da prescrição médica trazem essa informação.

Loteamento (MATERIALPOLICY): (sim,não) Determina se o controle de saldos do material será detalhado por lote ou não. Essa decisão interfere fortemente nas rotinas operacionais da dispensação. Materiais marcados com “loteamento = sim” terão suas ordens de dispensação especificadas com detalhamento por lote. Isso implica em ter esses materiais fisicamente armazenados e organizados com separação por lote para que seja possível realizar a dispensação com eficiência.

Lista P344 (LISTTYPE): Indica o tipo de livro de controle requerido para pela portaria 344 da Anvisa.

Nome Oficial do Item no Livro P344 (PSYCHOTROPICNAME): Esse campo é o campo “chave de identificação” do medicamento na emissão oficial do livro controle de psicotrópicos (portaria P344). A valoração correta desse atributo deve ser realizada antes de qualquer movimentação do medicamento capturada na geração dos livros de controle de psicotrópicos do IW.

Grupo de Armazenagem: Campo destinado à classificação dos materiais de acordo com o layout de armazenagem dos mesmos no dispensário. Essa propriedade é útil para a emissão de listagens para inventário (por exemplo) organizadas de forma compatível com a disposição física dos medicamentos de materiais.

Localização: Campo textual que pode ser utilizado para registrar um “endereço” (nº da prateleira/gaveta etc) no dispensário no qual o item deve ser armazenado.


Exige Mapeamento (Brasindice / Simpro) :
Essa coluna pode assumir um dentre os seguintes valores

·         Não necessita

·         Somente Brasíndice

·         Somente Simpro

·         Brasíndice e Simpro

Essa informação é utilizada nos em alguns relatórios de apoio à verificação da consistência as tabelas e mapeamentos de preços que serão utilizadas nas rotinas de cálculo automatizado de orçamento e faturamento.



Atributos de Apoio à Automação em Edições de Prescrição Médica

Os valores dos parâmetros a seguir serão assumidos como valores default nas edições de prescrição médica que referenciem o medicamento:

Ordem na Prescrição (SEQ): Campo utilizado como facilitador na obtenção de uma prescrição médica ordenada criteriosamente.

Tipo Controle (CONTROLTYPE): Esse atributo estabelece como será controlado o término da administração dos medicamentos. O tipo de controle deverá ser valorado pelo médico ou transcritor da prescrição no momento do registro da prescrição médica. A valoração desse atributo no cadastro do paciente terá efeito tanto de valoração automatizada e também de “obrigatoriedade”. Ou seja, esse atributo deve ser valorado, aqui no cadastro, somente quando se deseja forçar um determinado valor para o mesmo (Exemplo: Obrigar o médico a prescrever um antimicrobiano por “Nº de doses”). Esse atributo poderá assumir um dentre os seguintes valores:

- Nro de Aplicações: Nesse caso o médico irá determinar o número de doses a serem administradas. O IW fará a interrupção da medicação automaticamente após o cumprimento do n° de doses prescrito. Esse tipo de controle é bastante utilizado em antibiótico terapias. Nota: Para os itens cadastrados com tipo de controle = “N° de Aplicações” o IW irá “obrigar” o médico a informar o n° de doses, caso contrário a prescrição não poderá ser salva.

- Data término: medicações com esse tipo de controle serão propagadas automaticamente sempre até data de término de vigência das prescrições. Ou seja, enquanto as prescrições médicas se sucederem no tempo a medicação continuará fazendo parte da prescrição.

- Nº Dias Tratamento: Nesse caso o médico irá determinar o número de dias de tratamento com a medicação. O IW fará a interrupção da medicação automaticamente após o cumprimento do n° de dias prescrito pelo médico. Notas: (a) o dia do início da medicação é levado em consideração; (b) Para os itens cadastrados com tipo de controle = “N° de Aplicações” o IW irá “obrigar” o médico a informar o nro de dias de tratamento, caso contrário a prescrição não poderá ser salva.

Instruções para administração / diluição (PRESCINSTRUCTIONS): Deve-se cadastrar nesse campo as instruções padronizadas referentes aos cuidados/orientações ou instruções para a diluição dos medicamentos a serem observadas pelos técnicos / auxiliares de enfermagem. Essas informações serão migradas automaticamente para o campo “Instruções” do item na prescrição médica.

Anti-microbiano (ANTIMICROBIAL): (sim,não) Utilizada para destacar medicamentos do tipo antimicrobianos. Esses medicamentos passarão a ter controle ativo do IW no que se refere ao preenchimento de formulário de controles de antimicrobianos em protocolos CCID (Comissão de Controle de Infecção Domiciliar). Esse controle formal dos antimicrobianos pode ser ativado através do parâmetro global denominado CAP_PRESC_ANTIMICROBIAL_CTL (veja também os parâmetros globais CAP_PRESC_CCID_ALWAYS_APPOINT e CAP_PRESC_CCID_MODEL)

Medicamento de Dosagem Crítica (MEDCRITICAL): (sim,não) Esse atributo identifica os medicamentos de dosagem crítica, ou seja, aqueles medicamentos tais que um pequeno erro na dosagem administrada no paciente poderá provocar danos severos ou mesmo letais ao paciente. Nota: Sempre que forem prescritos medicamentos classificados como medicamentos de dosagem crítica o IW irá gerar automaticamente uma ocorrência com pendência ativa no prontuário do paciente para sinalizar à equipe interdisciplinar a respeito da presença dessa medicação na prescrição do paciente. Esse alertar poderá ser utilizado, por exemplo, para operacionalizar orientações específicas a todos os profissionais atuantes na atenção como por exemplo prestar orientações detalhadas aos técnicos de enfermagem escalados o atendimento.

Item Prescrição (PRESCRIPITEM): (sim,não) Discrimina os materiais que estarão visíveis nas pesquisas de apoio à edição das prescrições médicas. Itens marcados com essa coluna = “não” não estarão visíveis no resultado das pesquisas de medicamentos no modo de edição de prescrições original do IW.

Ctr Prescrição (PRESCRIPTIONCTR): Campo simplesmente informativo que indica o tipo de receituário requerido para a medicação.

Via de Acesso (APPLICTYPEGROUP): Via de acesso da medicação padrão (Via oral, intramuscular etc).

Kit Via de Acesso (IDAPPLICATIONTYPE): Kit de materiais de apoio (diluição, materiais de acesso venoso etc) necessários para administração de medicações em determinada via de acesso.

Frequência Padrão (IDFREQUENCY): Frequência típica de administração do medicamento (1 x dia, 8/8 h etc).




Atributos Relacionados ao Processo de Compras


Instruções para Compra:
Trata-se de um campo texto que poderá conter instruções para os compradores (quando necessárias).

Emb. Padrão: Campo textual descritivo que serve como instrução da embalagem padronizada do item para fins de orientação ao processo de compras.




Atributo Relacionado a Itens Tipo Kit


O IW oferece uma modalidade específica de gerenciamento da produção de materiais tipo Kit (itens compostos). Acesse o tópico “Configurando Materiais Tipo Kit” para ter detalhes sobre o esse conceito.

 

 


Parâmetros de Gestão dos Estoques

Para consultar e editar o cadastro dos parâmetros para gestão dos estoques acesse a interface :menu – configuração – (2) Cadastros – (03) Materiais - (6) Cfg Param. Gestão Estoque).

 A figura a seguir ilustra a interface de apoio ao cadastramento dos parâmetros de gestão dos estoques:


Descrição das colunas:

Demanda Média Diária Informada: Consumo diário médio do item validado pelo gestor.

Demanda Média Diária Calculada: Consumo diário médio do item calculado pelo IW. Nota: O “cálculo da demanda médica diária calculada” deve ser solicitado pelo gestor através da interface F01154 (no menu de referência do IW o lançamento dessa interface fica posicionado em “menu-execução – (02) Gestão de farmácia – (06) Cálculo de Demanda). Acesse o tópico “Calculando a demanda média diária” para ter mais detalhes desse processamento.

Parâmetros de Compras: Os parâmetros enumerados a seguir se referem à política de compras. O seu preenchimento é não obrigatório uma vez que o IW permite configurar políticas de compras por “classificação” do material. Somente nos casos em que o gestor desejar ter políticas diferenciadas (diferentes dos parâmetros cadastrados por “classificação” ) para um determinado item é que esses parâmetros deverão ser preenchidos no cadastro do material.

Estoque Máximo (Dias) e Estoque Mínimo (Dias): Parâmetros utilizados na geração automatizada de sugestões de reposição no IW. O IW implementa o modelo (Max,Min) no cálculo automatizado das sugestões de abastecimento que tem basicamente a seguinte característica: “Sempre que o saldo de um item ficar menor do que o “Estoque Mínimo” será gerada uma sugestão de reposição automática com quantidade tal que após o recebimento o saldo será igual ao “Estoque Máximo”. Nota: Esses parâmetros são expressos em “dias de estoque”, ou seja, para se obter essas quantidades expressas em unidades de estocagem deve-se multiplicar o “Nro de dias de estoque” pela “demanda média informada do item”.

Saldo Médio: Calculado pelo IW como sendo a média do saldo diário registrado pelo IW (Nota: A cada execução do serviço o IW grava uma fotografia dos valores do saldo de cada material na tabela MATBALANCEHISTORY. No mesmo processamento, a média desses saldos registrados por material apurada nos últimos MAT_HORIZON_DAYS (parâmetro global disponível na interface 151) dias é atribuída diariamente sobre esse atributo).

Custo Médio: Calculado automaticamente pelo IW no recebimento das notas fiscais de entrada de materiais no dispensário.

Custo Diário (R$): É igual à demanda média diária (informada: validada pelo gestor) multiplicada pelo custo médio do item.

Investimento Médio (R$): Saldo médio multiplicado pelo custo médio.

Giro do Estoque (dias): É igual ao saldo médio dividido pela demanda média diária.

Comprar múltiplo de: Na geração automática de sugestões de reposição o IW irá gerar sugestões com quantidades “não menores que” e “múltiplas” da quantidade informada nesse campo. Nota: A quantidade informada deve estar expressa na unidade de medida de estoque.

IMPORTANTE: O parâmetro “Saldo Médio” é calculado pelo IW a partir de script que deve estar “ativo” e programado para execução diária no servidor de aplicação do IW. Diversos outros parâmetros descritos acima dependem desse valor para serem calculados (ex.: giro do estoque, investimento médio e custo médio).  Esse script fará a captura da posição do saldo ao final de cada dia e alimenta a tabela “MATBALANCEHISTORY” com o histórico dos saldos dos materiais. Certifique-se com o Administrador do IW de que o script adequado à sua instalação esteja ativo e programado no IWScheduler com execução diária para que os parâmetros de gestão sejam corretamente atualizados.

A figura a seguir ilustra os scripts disponíveis o servidor de referência do IW:

 

 

003-SdHistMonoFilial_ORACLE

Deve ser utilizado para instalações “Monofiliais” com base de dados e “Oracle”. Você deverá programar a execução desse script com execução diária em um horário logo após à meia noite.

003-SdHistMonoFilialRe_ORACLE

Aplicável a instalações “Monofiliais” e poderá ser utilizado em casos especiais onde se deseja rodar o script “retroativamente” para períodos passados. Ao solicitar a execução desse script o IW irá promptar o usuário solicitando a data de referência para o processamento (data considerada nos cálculos: Por exemplo de informarmos uma data passada “01/01/2018” o sistema irá obter o saldo dos materiais exatamente à meia noite do dia “01/01/2018” e irá gravar esse saldo calculado na tabela MATBALANCEHISTORY.

003-SdHistMultFilial_ORACLE

Deve ser utilizado para instalações “Multfiliais” com base de dados e “Oracle”. Você deverá programar a execução desse script com execução diária em um horário logo após à meia noite.

003-SdHistMultFilialRe_ORACLE

Aplicável a instalações “Multifliais” e poderá ser utilizado em casos especiais onde se deseja rodar o script “retroativamente” para períodos passados. Ao solicitar a execução desse script o IW irá promptar o usuário solicitando a data de referência para o processamento (data considerada nos cálculos: Por exemplo de informarmos uma data passada “01/01/2018” o sistema irá obter o saldo dos materiais exatamente à meia noite do dia “01/01/2018” e irá gravar esse saldo calculado na tabela MATBALANCEHISTORY.

 

Importante:

(a) Esses scripts utilizam um parâmetro global denominado MAT_HORIZON_DAYS que deverá ser valorado com o horizonte de tempo (em dias) que deverá ser considerado no cálculo do saldo médio : Por exemplo , se valorarmos esse parâmetro com 60 o IW irá considerar os últimos 60 dias em cada cálculo do saldo médio.

(b) Execute regularmente o cálculo das estatísticas de demanda : (menu- Execução – (2) Gestão de Farmácia – (8) Cálculo de demanda).

Para programar a execução diária do script de atualização da estrutura de saldos (MATBALANCEHISTORY) você deverá selecionar o script apropriado para a sua instalação e clicar no botão denominado “Importar” conforme ilustrado a seguir:


IMPORTANTE: O serviço “IwScheduller” deve estar corretamente instalado e ativo no servidor de aplicação. Nota: Em casos de instalações que operam com mais de um servidor de aplicação é fundamental que o serviço “IwScheduller” seja ativado em um “único” servidor de aplicação. Você poderá acompanhar o histórico de evoluções de execuções de qualquer serviço programado clicando no sinalizador “azul claro” que aparece no cabeçalho do IW (veja ilustração anterior). Quando clicamos nesse sinalizar o IW lança a interface F00019 ilustrada abaixo:

 

Essa interface oferece recursos de visualização dos serviços com execução programada no IW podendo-se acompanhar o resultado da execução dos serviços já realizados (selecione uma linha correspondente ao serviço executado desejado e clique no botão “Ver Resultado”: O IW irá mostrar uma caixa de diálogo indicando se a execução do serviço foi bem sucedida ou se ocorreu algum erro.

Caso os serviços “não estejam sendo executados diariamente com sucesso” reporte essa condição ao “Administrador” do sistema da sua empresa.


Parâmetros de classificação dos materiais (apoio à gestão dos estoques) calculados pelo sistema (interface F01154)
:

Os seguintes parâmetros são calculados automaticamente pelo IW sempre que for executada a transação “Calcular demanda” (menu- Execução – (2) Gestão de Farmácia – (8) Cálculo de demanda). Acesse o tópico “Calculando a demanda média diária” para ter mais detalhes sobre esse cálculo.

Classificação ABC: (CLASSIFICATIONABC) Refere-se à classificação ABC clássica adotada por alguns gestores. Essa classificação é calculada pelo IW automaticamente na mesma transação de cálculo da demanda. Para realizar o cálculo da classificação ABC tomando como base um período de análise (informado pelo usuário no momento do cálculo da atualização da demanda) o IW irá obter a relação de todos os materiais ordenados pelo “custo do consumo no período decrescente” e é calculado o “custo do consumo acumulado” nessa relação ordenada (o “custo do consumo acumulado” para o enésimo material na lista corresponde à soma dos custos dos consumos dos materiais de 1..n na relação). Materiais classe A são aqueles tais que o “custo acumulado dos materiais é <= 80%” do custo total. Materiais classe B são aqueles tais que o “custo do consumo acumulado é > 80% e <= 95 %”. Materiais classe C são aqueles tais que o “custo do consumo acumulado” é > 95%.


Classificação do custo
: (COSTCLASS) A classificação do custo é calculada pelo IW baseado no cadastro de limites de custos x classificação de custo. O cadastramento desses limites deve ser realizado previamente através da interface (menu-configuração-(3)materiais - (7) Cfg. Classific. Custo). A figura a seguir essa interface :


Na interface acima deve-se informar quais são os valores limite para cada classificação de custo. Importante: (a) Os intervalos de valores cadastrados precisam definir uma “partição” perfeita sobre o domínio dos valores possíveis de custos unitários dos materiais. Ou seja, o valor “Até” da linha anterior deve ser necessariamente igual ao valor “de” da linha posterior . (b) O IW irá considerar intervalos “fechado” e aberto” sobre os limites informados em cada linha da tabela cima (ou seja: no exemplo acima o sistema interpreta que um item terá sua classificação de custo = “baixo” se o seu custo unitário for >= 0 e < 10 R$).

Nota: Os possíveis valores de classificação de custo são configuráveis. Na sua configuração de partida o IW traz o domínio dos valores de classificação de custo de materiais como sendo : Baixo , Médio ou Alto. Essa classificação pode ser alterada pela empresa de Home Care. Para alterar esse domínio de classificação clique diretamente sobre a opção da caixa de seleção (combo box) na célula do gride na coluna “Classificação do custo”. A figura a seguir ilustra essa edição:


Clicando-se na opção <Edit> ilustrada acima o IW irá abrir uma caixa de diálogo para edição dos valores válidos para a constante “K_MAT_COST_CLASSIFICATION”, conforme ilustração abaixo:


Classificação da demanda: (DEMANDCLASS) A classificação da demanda média diária é calculada de forma totalmente análoga ao processo descrito par ao cálculo da classificação do custo. Ou seja: Deve-se inicialmente cadastrar os valores limites a serem considerados pelo IW para cada classificação de demanda. Para isso, acesse a interface (menu-configuração-(3) Materiais - (8) Cfg. Classific. Demanda) e proceda o cadastramento do mapeamento entre as opções de classificação de demanda e as faixas de valores de demanda média diária. A ilustração abaixo ilustra essa interface:



Clicando-se na opção <Edit> ilustrada acima o IW irá abrir uma caixa de diálogo para edição dos valores válidos para a constante “K_MAT_DEMAND_CLASSIFICATION”, conforme ilustração abaixo:


Classificação: Esse atributo é calculado e valorada automaticamente pelo IW como sendo uma “combinação” da classificação do custo e da classificação da demanda. Ou seja, na sua configuração original o IW traz o domínio desse atributo valorado com as opções ilustradas abaixo:


IMPORTANTE:

(a) Para valorar a coluna “Classificação” o IW irá se basear no valor da coluna “Demanda diária média informada”. Esse valor será confrontado contra os limites das faixas de demanda cadastrados previamente (vide ilustração anterior) e irá calcular também a classificação de custo de cada item. A partir das classificações de demanda e custo será obtido o valor da “classificação automaticamente”.

(b) No cadastramento das opções de domínio para a constante K_PSC_SUPSOURCE_CLASSIFICATION ilustrada acima, deve-se estar atento para a valoração da coluna “Índice”. O “Índice” de cada combinação de classificação de “Custo” e “Demanda” deverá ser populado com um valor resultante da seguinte fórmula: “índice de K_MAT_COST_CLASSIFICATION” * 100 + “índice de K_MAT_DEMAND_CLASSIFICATION”.

No exemplo apresentado nesse manual temos:

Valores de “ìndice” para classificação de Custo (K_MAT_COST_CLASSIFICATION) :
1 = Baixo
2 = Médio
3 = Alto

Valores de “ìndice” para classificação de Demanda (K_MAT_DEMAND_CLASSIFICATION) :
1 = Baixo
2 = Média
3 = Alta

Sendo assim então o valor a ser lançado para os índices na constante K_PSC_SUPSOURCE_CLASSIFICATION ficam sendo :

Índice de K_MAT_COST_CLASSIFICATION

Índice de K_MAT_DEMAND_CLASSIFICATION

Índice de K_PSC_SUPSOURCE_CLASSIFICATION

Tradução de K_PSC_SUPSOURCE_CLASSIFICATION

1

1

1*100 + 1 = 101

Baixo custo | Baixo consumo

1

2

1*100 + 2 = 102

Baixo custo | Médio Consumo

1

3

1*100 + 3 = 103

Baixo custo | Alto Consumo

2

1

2*100 + 1 = 201

Médio custo | Baixo Consumo

2

2

2*100 + 2 = 202

Médio custo | Médio Consumo

2

3

2*100 + 3 = 203

Médio custo | Alto Consumo

3

1

3*100 + 1 = 301

Alto custo | Baixo Consumo

3

2

3*100 + 2 = 302

Alto custo | Médio Consumo

3

3

3*100 + 3 = 303

Alto custo | Alto Consumo



Regra de Segmentação (SEGMENTRULE):
Esse atributo se aplica para empresas que parametrizaram a dispensação em “Regime de Segmentação” (veja atributo do cadastro de “Grupos de Entrega” (IDSEGMENTTYPE). Segmentação da dispensação é um conceito aplicável a processos de “Clínicas de Transição” (Hospice). Através desse atributo será determinado como o IW processará a distribuição das quantidades a serem dispensadas nos “Segmentos” gerados da seguinte forma:

Esse atributo poderá assumir um dos seguintes valores:

Regra de Segmentação (PSCMATERIALTYPE.SEGMENTRULE)

Conceito

= null

Assume o mesmo comportamento do valor 1

= 1

Forçar Distribuição das Quantidades nos Segmentos sem compensação excessos entre seguimentos.

Nota: Para itens não fracionáveis poderá ocorrer sobras entre segmentos. Esse regime é aplicável nos casos onde se deseja intencionalmente que essas sobras sejam descartadas.

= 2

Forçar Lançamento Qtde Total 1º Segmento

Nesse caso o IW fará a contabilização da quantidade necessária durante a vigência da prescrição inteira e lançará a quantidade total a ser dispensada no 1º segmento.

= 3

Forçar Distribuição das Quantidades nos Segmentos com  compensação excessos entre seguimentos.

Notas:

(a) Essa opção se aplica a itens não fracionáveis quanto não se deseja que a quantidade total seja enviada na dispensação do 1º segmento. Exemplo: Medicamentos controlados onde o envio de excedente para o setor não seria adequado.

(b) O cálculo das compensações de quantidades é restrito à prescrição corrente. Ou seja, não são contempladas possíveis sobras entre prescrições consecutivas. Isso ocorre pelo seguinte motivo: O cálculo da quantidade de sobra da prescrição anterior irá depender, por sua vez, da quantidade que sobrou da prescrição anterior à anterior, e assim sucessivamente. Para realizar esse cálculo corretamente seria necessário, por força de lógica, considerar “todas as prescrições do paciente”. Temos que ter em mente que essas sobras são “imprecisas” (estamos falando de frascos consumidos em gotas ou tubos consumidos em “aplicações” com quantificações imprecisas). A tentativa de realizar um cálculo matematicamente perfeito não teria efeito prático efetivo devido a todas essas imprecisões. Os excessos que poderão ocorrer devido a sobras entre prescrições serão tratados através de ações de devoluções de excesso, assim como poderão ocorrer também solicitações de “Requisições Complementares” devido a faltas (motivadas por imprecisões no consumo).





Realizando o Cadastramento de Materiais x Marcas

O cadastramento de materiais x marca será fundamental na automatização das operações de recebimento de materiais no dispensário.
Esse cadastro consiste basicamente em registrar quem é fabricante e qual é a quantidade por embalagem de cada combinação “marca/código barras”. A figura abaixo ilustra esse cadastramento:



Nota: Nessa interface serão apresentados todos os códigos comerciais declarados no sistema de codificação (SCC) do IW, na aba denominada “Alternativos”. O cadastramento do fabricante e da quantidade de embalagem é exigida somente para as linhas cuja coluna “Código de barras” é diferente de “1” (os códigos alternativos (nomes comerciais) gravados no SCC com essa coluna “código de barras = 1” são utilizados para fins de edição da prescrição médica somente e não participam propriamente dos processos de administração dos estoques no dispensário).

Coluna: Qtde Embalagem: Informe a quantidade de embalagem (expressa na unidade de medica de estoque do item). Nota: Para cada embalagem diferente disponível no mercado o código de barras é diferente. Ao executarmos esse cadastramento estamos deixando o IW instruído com a quantidade precisa das embalagens relacionadas aos códigos de barras impressos nas embalagens dos medicamentos, materiais e dietas.

Coluna: Qtde Min. Mov: Informe a quantidade mínima de movimentação dos itens apresentados naquela embalagem específica.

Coluna: Qtde Rótulo: Nos casos especiais em que se opte por dispensar o item em quantidades diferenciadas (ou seja: diferente da “Qtde Embalagem(para itens com regime de geração de rótulos = embalagem) ou diferente da Qtde Min. Mov (para itens com regime de geração de rótulos = unitarizado) deve-se especificar a quantidade minima de dispensação nessa coluna “Qtde Rótulo. Exemplo: No caso em que se adquire uma caixa de medicamentos em comprimidos contendo 500 comprimidos em 50 blister´s de 10 comprimidos e se opte por dispensar blister por blister. Pode-se configurar o “Regime de Geração de Rótulos” como “Embalagem” e, nesse caso, deve-se valorar a coluna “Qtde Rótulo” com 10 (caso contrário o sistema entenderia que seria dispensada a embalagem de 500 para o paciente). Isso fará com que o IW gere automaticamente etiquetas de códigos de barras com quantidade = 10 e, a quantidade sugerida de etiquetas a serem geradas pelo IW será igual a 50 (uma etiqueta a ser afixada em cada blister).

Coluna: Fabricante: Para cada cadastrar o fornecedor deve-se digitar diretamente o C.N.P.J. O IW irá validar o C.N.P.J informado o nome do fabricante na coluna “Fabricante”. Caso não saiba o C.N.P.J. do fabricante pode-se digitar uma “?” seguida da tecla <enter> na coluna C.N.P.J. Isso faz com o IW lance uma interface de ajuda à localização do fabricante.

A figura abaixo ilustra essa interface:



Para localizar um fabricante digite parte do nome do fabricante desejado no campo “Razão Social” e acione o botão “Pesquisar”. O IW irá popular o gride com as empresas cujo nome se inicie com o texto informado. Para selecionar uma empresa clique na linha que contém o nome do fabricante desejado e acione o botão “Selecionar” para que o IW retorne para a interface anterior já com o campo fabricante corretamente preenchido.

Nota: Caso o fabricante da medicação não tenha sido ainda cadastrado no IW será possível cadastrá-lo através da própria caixa de diálogo (F01085) ilustrada acima. Basta clicar no botão “Novo” e informar os campos obrigatórios (colunas cujo texto no nome é apresentado na cor verde) e sem seguida clicar no botão “Salvar”.

Para concluir o cadastro da marca informe a quantidade contida em uma embalagem (*) do material o Nro da Inscrição Estadual do fabricante (não obrigatório) e um valor para a coluna “Exige Mapeamento Brasíndice / Simpro (não obrigatório).
Nota: Para empresas de Home Care que optarem pelo modelo de mapeamento de códigos x tabelas comerciais “marca a marca” é recomendável que essa coluna seja reconfigurada como obrigatória.

Continuação: Vide Tópico : C - Mapeamento entre código IW e Brasíndice / Simpro

 

 

 

[4] – Configuração de Vias de Acesso por Medicamento

O IW permite que seja cadastrado na F01032 a relação de “Vias de Acesso” válidas para cada medicamento. Essa configuração permite que o sistema exerça uma ação orientativa ativa em relação às vias de acesso admissíveis para cada medicamento no momento da edição da prescrição médica. Para realizar esse cadastramento a coluna denominada “Vias de Acesso” (APLICTYPEGROUPLIST) deverá ser ativada na configuração do gride, conforme ilustrado abaixo:

 

Interface gráfica do usuário, Aplicativo, Tabela, Excel

Descrição gerada automaticamente



Para realizar o cadastro da relação de “Vias de Acesso” que podem ser prescritas para cada medicação selecione uma ou várias linhas no gride da F01032 e acione o botão “Vias de Acesso”. O IW irá exibir a seguinte caixa de diálogo:


Interface gráfica do usuário, Aplicativo, Tabela, Excel

Descrição gerada automaticamente


Você poderá marcar quais “Vias de Acesso” de acesso são válidas para a(s) medicação(ões) selecionada(as) e clicar no botão “ok”. O IW irá gravar os “códigos das vias de acesso separador para caracteres pipe “|”.

Nota: Caso sejam selecionadas linhas que possuam valores diferentes para o atributo “Vias de Acesso” o IW irá emitir crítica conforme ilustrado abaixo

Interface gráfica do usuário, Aplicativo, Tabela, Excel

Descrição gerada automaticamente

Para essas medicações que tiverem um cadastramento formal de uma relação de vias de acesso, no momento da prescrição, ao selecionarmos uma medicação, o IW irá limitar a lista de “Vias de Acesso” à relação das vias cadastradas na medicação.

As figuras a seguir ilustra essa condição:

Vejam a lista de vias de acesso declaradas para o material scc = 38069:

Interface gráfica do usuário, Aplicativo, Tabela, Word, Excel

Descrição gerada automaticamente

 

No contexto de edição da prescrição médica, ao selecionarmos esse medicamento teremos apenas essas opções de via de acesso conforme ilustrado a seguir:

 

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente



Um cadastramento consistente das vias de acesso admissíveis poderá contribuir para aumento da segurança em prescrições médicas propiciando tanto redução de erros básicos quanto ajudará os prescritores tornando a edição da prescrição para simples e segura.


Nota
: Esse comportamento tem efeito tanto no IW Desktop quanto no IW Mobile.

 

[5] – Ativação de Regra de Consistência entre Via de Acesso versus Kits de Materiais

O IW pode ser configurado para ativar o sincronismo entre a “Via de acesso” (APPLICATIONTEYPGROUP) e “Kits de Materiais (APPLICATIONTYPE) nas edições da prescrição médica.

O parâmetro global denominado CAP_PRESC_KIT_BY_APLICTYPEGRP ativará esse comportamento. Nota: Esse comportamento tem efeito tanto no IW Desktop quanto no IW Mobile.

A figura a seguir ilustra esse comportamento: No exemplo abaixo selecionamos uma medicação e prescrevemos com via de acesso “Intramuscular”, ao realizarmos esse lançamento as opções de kits de materiais exibidas para seleção serão somente opções associadas à “via de Acesso Intramuscular”.

Interface gráfica do usuário, Aplicativo, Tabela

Descrição gerada automaticamente

 

 

Parâmetro Gobal Associado

 

CAP_PRESC_KIT_BY_APLICTYPEGRP

Se ativo (valorado com 1) ativa a restrição de opções de “Kits de Materiais” em função da “Via de Acesso” no contexto de edição da prescrição médica.

Esse comportamento tem efeito tanto no IW Desktop quanto no IW Mobile.