Central de Faturamento

Os processos de faturamento no IW são altamente automatizados. Utilize a interface F01126 para operacionalizar todo o processo de fechamento de contas médicas. Os tópicos a seguir descrevem em detalhes os processos relativos ao faturamento (contas médicas) no IW:


[1] – Descritivo do Processo de Faturamento
[2] – Editando Recursos de Glosa
[3] – Parâmetros Globais que Interferem no Cálculo do Faturamento
[4] – Recursos Avançados de Parametrização / Customização
[5] – Central de Controle de Recebíveis (Gestão de Glosas)
[6] – Central de Controle Faturamento Particular / ILPI
[7] – Central de Auditoria do Faturamento



Descritivo do Processo de Faturamento

Ao clicar na opção Central de Faturamento, a interface F01126 será apresentada, conforme ilustra a figura abaixo:




Neste tela são apresentadas 5 abas com os seguintes conteúdos:

Aba : Contas em Aberto: Essa aba apresenta uma visão geral das pendências no faturamento, ou seja, serão exibidas as operadoras ou os pacientes para os quais existem itens a serem faturados.

Aba: Listagem Docs Cobrança: Nesta aba serão apresentados os documentos de cobrança já gerados conforme os filtros selecionados.

Aba: Detalhe – Sintético: Nesta aba serão apresentados um detalhamento sintético do conteúdo do documento de faturamento selecionado na aba anterior. Basicamente são apresentados os pacientes (atendimentos) que fazem parte do documento de cobrança selecionado com alguns valores totais (valor total a ser faturado, valor glosado etc).

Aba: Detalhe – Analítico: Nessa aba é apresentada uma visão analítica da conta a ser faturada de cada paciente, ou seja, serão exibidos em um gride , todos os recursos utilizados no plano de atenção do paciente sendo faturados no período de vigência do documento de faturamento. Essa também oferece recursos de edição de modo a viabilizar a revisão e eventuais alterações que possam a vir a serem necessárias.

Comentários da Glosa: Nesta aba pode-se registrar um histórico evolutivo de comentários relativos aos processos de glosa sobre cada documento de faturamento.


Aba: Contas em Aberto

O primeiro passo na operacionalização dessa interface será selecionar qual o “Tipo de fonte pagadora” que será posto em “foco” na nossa agenda de pendências do faturamento. Basicamente temos os seguintes “tipos de fontes pagadora” :

·         Seguradoras

·         Particular

·         Avulso

·         Pacientes por seguradora

Tipo de Fonte de Pagadora = Seguradora

Ao clicar na opção Seguradora na caixa de seleção situada no canto superior da interface F01126 a seguinte interface será apresentada:



Quando selecionamos essa opção no combo box esse regime o sistema irá apresentar no gride todas as Seguradoras / Tipo de Serviço (home care ou monitoramento) para as quais existam itens a serem faturados. Para retornar essas informações o IW irá de fato executar uma varredura nos lançamentos em prontuário eletrônico de todos os pacientes de todas as seguradoras (que estejam cadastradas com o atributo “Política Fech. Conta” = “Seguradora” na interface F01041 – Cadastro de Pessoas Jurídicas) e irá retornar somente aquelas operadoras para as quais existir de fato itens ainda a serem faturados.

Para esse “Tipo de fonte pagadora” o IW irá sempre gerar um único documento de cobrança (doc) contendo as contas de todos os pacientes daquela seguradora.

Notas:

(a) No fechamento das contas o IW irá considerar todos os pacientes cujo intervalo de tempo determinado pela data de “início de atendimento” (checkindate) e a data de tiver contato com o período de fechamento da conta informado pelo usuário (*).

(b) O IW irá processar a conta de todos os pacientes em obediência ao critério (a) independentemente da situação do status de aprovação dos orçamentos pela fonte pagadora ou da efetivação propriamente dita do registro das senhas de aprovação emitidas pela operadora (vide painel orçamentos do prontuário eletrônico). O preenchimento dessa informação normalmente faz parte do próprio processo de conferência das contas

(c) Serão lançados, na conta, todos itens faturáveis registrados no prontuário eletrônico de cada paciente cuja data de referência para faturamento pertencer ao período de fechamento do documento de faturamento.

(d) (*) O período de fechamento a ser considerado em cada processamento é determinado no momento em que o usuário solicita o fechamento da conta da seguinte forma: “A data de início do período de faturamento (também designada de “Período de vigência do documento de faturamento (Doc) ) será sempre determinada automaticamente pelo sistema como sendo ou a data de término do último (Doc) gerado anteriormente para aquela Operadora ou, exclusivamente para as Operadoras para as quais ainda não existir nenhum (Doc) gerado no IW será considerada a “menor data de início dos atendimentos dos pacientes registrados no prontuário eletrônico daquela Operadora.

Tipo de Fonte de Pagadora = Particular

Nesse caso o IW irá apresentar no gride da primeira aba a relação detalhada dos pacientes registrados em prontuário vinculados a uma fonte pagadora “Particular” para os quais existirem itens a faturar registrados em prontuário.

Ao se executar a transação de gerar documento de faturamento o IW irá gerar um único documento contendo todos os itens faturáveis cujas datas de referência de cobrança estejam dentro do intervalo de fechamento do documento de faturamento. No processo de fechamento da conta serão considerados todos os itens cuja responsabilidade de pagamento for igual a “Família”.

A figura a seguir ilustra o resultado da navegação na primeira aba da F01126 quando selecionamos “Tipo de fonte pagadora” = “Particular” :


Note que nesse caso são exibidos o nome do paciente e fundamentalmente o nome do responsável pelo pagamento, que é registrado no prontuário eletrônico no painel “Cadastro” especificamente na aba “Responsável Pagamento” quando marcamos o botão de rádio “Tipo de fonte pagadora” com a opção “Particular”. A figura abaixo ilustra essa interface:


Tipo de Fonte de Pagadora = Avulso

Nesse particular esse regime é gerado um único documento de cobrança por paciente. Serão lançados na conta somente os itens faturáveis registrados no prontuário eletrônico de pacientes cuja fonte pagadora é do tipo “Operadora” e cuja responsabilidade de pagamento seja igual a “Família” (ou seja: esse fechamento contempla única e exclusivamente aqueles itens “não cobertos” pelos contratos firmados com as operadoras que deverão ser cobrados diretamente da família).

A figura a seguir ilustra o resultado da navegação na primeira aba da F01126 quando selecionamos “Tipo de fonte pagadora” = “Avulso” :


IMPORTANTE: Nesses casos é necessário que a aba responsável pagamento itens não cobertos no painel de cadastro do prontuário eletrônico seja preenchido.

A figura a seguir ilustra essa interface:



Tipo de Fonte de Pagadora = “Pacientes por seguradora”

Esse regime de aplica também a fontes pagadoras que são “Operadoras” de planos de saúde, mas diferentemente do “Tipo de fonte de pagadora = Seguradora” descrito anteriormente, aqui o controle do fechamento das contas é realizado individualmente por paciente. Ou seja, é gerado um documento de faturamento para cada paciente e as datas de controle do fechamento das contas (cursor de controle) é individualizado (paciente a paciente). Ou seja, é possível realizar o fechamento de pacientes distintos de uma mesma operadora em intervalos de tempo diferenciados por paciente.

A figura a seguir ilustra o resultado da navegação na primeira aba da F01126 quando selecionamos “Tipo de fonte pagadora” = “Pacientes por seguradora” :



Colunas da tela

Nome da Empresa: nesta coluna será apresentada todas as seguradoras (seguradoras) que tem contrato configurado, pacientes com status em atendimento ou alta e que tenham sido gerado orçamento e registrados o consumo de materiais (medicamentos, material de enfermagem e dietas) e outros recursos, tais como visita profissional, escala de auxiliar de enfermagem, locação de equipamentos, gases medicinais, etc.

Tipo de Serviço: será apresentada nesta coluna, os tipos de serviços que foram configurados para a Seguradora.

Regime de Pagamento: está coluna foi configurada quando do cadastramento da seguradora na tela de Cadastro de Pessoa Jurídica, onde foi informado qual o tipo de regime de pagamento

Data Início: informa qual será a data de início do próximo fechamento do faturamento.

Data Término: informa a data de término prevista para o próximo fechamento do faturamento.

Data Próx. Processamento: informa qual a data prevista para o processamento do próximo do faturamento.

Prestador de Serviço: informa o nome do home care prestador do serviço.


Botões

Pesquisar: este botão deverá ser pressionado quando o Tipo de Fonte Pagadora (seguradora, avulso, particular ou pacientes por seguradora) tiver sido escolhido e irá popular o gride com os tipos de seguradora que foi selecionado.

Gerar Doc: Esse botão deverá ser pressionado quando for gerado um documento de faturamento definitivo (Doc Definitivo).

Simular Doc
: Esse botão deverá ser pressionado quando for gerado um documento simulado para ser analisado e levantar as inconsistências que precisam ser acertadas para posteriormente ser gerado o documento definitivo (Doc Simulado)

Limpar
: este botão deverá ser pressionado quando for necessário limpar as informações que estão em memória para uma nova pesquisa

Sair
: este botão deverá ser pressionado quando se deseja sair desta tela

Existem dois tipos de documentos no faturamento, a saber:

Doc Simulado: Esse tipo de documento sempre deverá ser gerado antes do documento definitivo para que os Gestores do Faturamento possam fazer a análise dos dados apresentados, detectar possíveis erros na entrada das informações durante o processo de atendimento do paciente no período de vigência do faturamento e que deverão ser acertados antes da geração do documento definitivo.

Doc Definitivo:
Esse tipo de documento deverá ser gerado depois que os acertos detectados no documento simulado foram devidamente alterados. Este documento será o documento oficial de fechamento do faturamento, que conterá as devidas aprovações (interna e da seguradora), liberações e que será usado como base de informações para gerar o arquivo XML do TISS.

O faturamento o IW-Care irá considerar para cobrança junto às seguradoras todos os recursos tais como consultas domiciliares, turnos de auxiliar de enfermagem, procedimentos especiais, locação de equipamentos, serviço de diária ou recarga de gases medicinais, utilização de unidades móveis, exames, materiais de enfermagem, medicamentos, dietas e diárias.


IMPORTANTE: O parâmetro Global denominado FIN_BILLING_UPD_FUNCTION_MODEL permite customizar o comportamento da dinâmica de fechamento de contas no modo de fechamento “Pacientes por Seguradora”. Quando esse parâmetro é ativado o IW passará a exibir os pacientes para fechamento precedidos de um caixa de checagem. O profissional faturista poderá marcar vários pacientes e clicar no botão “Gerar DOC” conforme ilustrado abaixo:


Em seguida o IW abrirá uma caixa de diálogo para o acompanhamento da evolução do fechamento da contas dos pacientes direcionados para o faturamento conforme ilustrado abaixo:

 


Ao término do processamento de todas as contas será emitida mensagem de processamento concluído conforme ilustrado abaixo:

 

IMPORTANTE: O parâmetro FIN_BILLING_SEARCH_FUNCTION permite customizar a regra de captura de contas para fechamento através da configuração de comandos / funções java (registros na IFRSQLCOMMAND) que serão executadas quando o usuário clicar no botão “Pesquisar”. Notem a presença do botão “Função Pesquisa” na figura acima. Esse botão é exibido somente para usuários “Administradores”. Através desse botão é possível cadastrar “registros que endereçam ou comandos SQL customizados ou Funções Plugadas Java. Os ID´s dos registros gravados na interface F01456 (correspondem a ID´s na tabela IFRSQLCOMMAND), podem ser utilizados na valoração do parâmetro FIN_BILLING_SEARCH_FUNCTION.

A figura a seguir ilustra a caixa de diálogo F01456 lançada quando clicamos no botão “Função Pesquisa”:


Acesso a documentação técnica do parâmetro FIN_BILLING_SEARCH_FUNCTION para ter mais detalhes.



Critérios e Modelos de cálculo de Faturamento

Sempre que solicitamos a geração de um documento de faturamento, seja um documento simulado ou um documento oficial o IW exibe uma caixa de diálogo solicitando basicamente as datas de vigência do “doc” e fundamentalmente o “regime de cálculo” desejado. A figura a seguir ilustra essa operação:



Esses são os regimes nativos disponibilizados no IW com seus respectivos códigos de referência (keyindex)

Keyindex

Nome do Regime de Cálculo do Faturamento

1

Realizado

2

Orçado com reprecificação sem fracionamento de período

6

Orçado sem reprecificação sem fracionamento de período

7

Orçado sem reprecificação s frac. de período c/ totalização

13

PGDC com orçamentação

14

PGDC sem orçamentação

 



Conforme pode ser observado, os seguintes “regimes de cálculo” do faturamento são oferecidos pelo IW:

[1] - Realizado (Faturamento pelo Realizado)

Nesse caso em linha geral o IW irá lançar no “Doc” todos os recursos efetivamente empenhados (realizados) no atendimento de cada paciente durante o período de vigência do “Doc” . Nesse caso os recursos declarados no programa de atendimento serão contabilizado e precificados independentemente das quantidade e preços orçados, mantendo apenas os descontos concedidos no orçamento.

Notas :
- Em ambos os tipos de faturamento (orçado ou realizado) para processos de Home Care é necessária a geração de orçamento prévio. O IW irá se basear nos orçamentos apresentados para a contabilização de diárias e também para a realização de comparativos entre valores orçados e realizados.
- Em linha geral, esse regime de faturamento é praticado nas relações comerciais Operadoras onde existe uma margem admissível de desvio entre o orçado e a realizado no programa de atendimento, sendo possível também lançar mão do recurso do aditivo para corrigir desvios importantes.

Detalhamento dos critérios de contabilização para cada tipo de recurso faturável

·         Consultas domiciliares: O sistema irá lançar na conta as consultas agendadas e realizadas (*) cuja “data agendada” para a consulta pertença ao intervalo de vigência do “Doc de faturamento”.

(*) Consultas “realizadas” são consultas para as quais foi efetivado o registro do relatório de evolução clínica no prontuário que receberam relatório de evolução clínica no prontuário ou que tiveram a flag de “Realização = sim” valorada através do painel “Programa de Visitas” do prontuário eletrônico.

Nota: (a) Somente os registros com valor para coluna “CHARGE = 1 (sim) “ são lançados na fatura. (b) O IW irá também considerar o valor da coluna “Resp. Pagto” (PAYER) para determinar se o item será efetivamente cobrado da Operadora (“Resp. Pagamento = Operadora) ou se será lançado como incluso em pacote (“Resp. Pagamento” = Nossa empresa) ou se será cobrado somente na conta avulsa do paciente (“Resp. Pagamento= Família”).

·         Equipamentos: Se a coluna “Cobrar diária” no painel de Equipamentos do prontuário eletrônico (coluna de nome CHARGEDAILY) for igual a “sim”: o sistema irá cobrar uma diária para cada dia do intervalo de tempo determinado por "data programada de envio" até "data programada retirada" que pertencer ao período de vigência do documento de faturamento. Quando a coluna “Cobrar diária” for igual a “não” o sistema irá lançar uma taxa única (quantidade = 1) na conta independentemente das datas.

·         Materiais e Medicamentos:

(a) Para itens administrados em regime de dispensação automático : Nesse caso o IW irá cobrar, com precisão, baseado no cronograma de aplicação (horários citados na programação explícita na prescrição médica). Nota: A quantidade a ser faturada referente a cada evento no cronograma de aplicação é obtida da coluna “quantidade ajustada” do cronograma (coluna ADJUSTEDQUANTITY da tabela CAPPRESCRIPSCHEDULE). Essa coluna reflete a conversão da quantidade prescrita da unidade de medida de prescrição para a unidade de medida de estocagem e também trata o arredondamento das doses como múltiplo da “quantidade mínima de consumo” informada no cadastro do medicamento (F01032) para cada medicamento. Exemplo: Se for prescrito aplicações de 3mL de um medicamento injetável fornecido em ampolas de 5 mL , nesse caso a “quantidade mínima de consumo” para esse item, informada no cadastro do mesmo deverá ser igual a “1 ampola”, fazendo com que o IW contabilize corretamente uma ampola inteira para cada evento do cronograma de aplicações.

(b) Para os itens administrados em regime de "Estoque leito" ou Itens “Se necessário”: (a) Se o parâmetro global denominado FIN_PAYMENT_BY_PACKAGE_OPENED estiver valorado com 1 : nesse caso o IW irá proceder a quantificação das quantidades a cobrar com base na “estimativa de embalagens” abertas durante o período do faturamento. Por exemplo : Se foram dispensados 2 frascos de um xarope para um paciente para abastecimento de um ciclo de prescrição semanal com início em 29 de sembro até 05 de outubro , ao se calcular o faturamento do mês de setembro o IW fará um regra de 3 para obter a estimativa de embalagens abertas até 30 de setembro supondo um consumo proporcional durante os dois dias de setembro que fazem parte do ciclo de semanal atendido pela dispensação. A conta será a seguinte : Trunc(2/7 * 2)+1 = 1. Ou seja, será cobrado somente um dos frascos de xarope no faturamento de setembro remanescendo um saldo que será faturado no próximo período (outubro). (b) Se o parâmetro FIN_PAYMENT_BY_PACKAGE_OPENED for igual a zero então o IW irá lançar na fatura todos os itens dispensados para o domicílio no intervalo de dados do faturamento.


(c) Materiais lançados no como “Registros de consumo direto”


(d) Materiais lançados como “Requisições complementares”: O registro de requisições complementares (comumente denominado de “extras”) são solicitações de materiais para complementar o abastecimento do paciente. Em condições nominais perfeitas podemos pontuar que não deveriam ocorrer solicitações “extras” para o dispensário, contudo na situações reais poderá ocorrer diversos fatores que poderão gerar a necessidade de “Requisições complementares” tais como:  (d.1) Imprecisões na quantidade prescrita:



·         Exames laboratoriais: São lançados no faturamento todos os exames cuja “data de realização do resultado” pertencer ao intervalo de vigência do documento de faturamento.

Nota:(a) Somente os registros com valor para coluna “CHARGE = 1 (sim) “são lançados na fatura. (b) O IW irá também considerar o valor da coluna “Resp. Pagto” (PAYER) para determinar se o item será efetivamente cobrado da Operadora (“Resp. Pagamento = Operadora) ou se será lançado como incluso em pacote (“Resp. Pagamento” = Nossa empresa) ou se será cobrado somente na conta avulsa do paciente (“Resp. Pagamento= Família”).

·         Procedimentos de coletas de material para exames laboratoriais: Serão lançados no faturamento todos os procedimentos de coleta (registrados na sub-aba denominada “Coleta” do painel de exames no prontuário eletrônico) cuja data de realização pertença ao intervalo de datas de vigência do documento de faturamento.

Nota: (a) Somente os registros com valor para coluna “CHARGE = 1 (sim) “são lançados na fatura. (b) O IW irá também considerar o valor da coluna “Resp. Pagto” (PAYER) para determinar se o item será efetivamente cobrado da Operadora (“Resp. Pagamento = Operadora) ou se será lançado como incluso em pacote (“Resp. Pagamento” = Nossa empresa) ou se será cobrado somente na conta avulsa do paciente (“Resp. Pagamento= Família”).

·         Serviço de fornecimento de gases medicinais: Para os pacientes que tiverem lançamento no prontuário de “serviço de fornecimento de gases medicinais” com valor para a coluna “limite de cobrança” maior do que 0 (zero) o sistema irá lançar na fatura o número de diárias do respectivo serviço calculado com base nas datas de início do atendimento (checkindate) e início e término do serviço de fornecimento de gases medicinais.

·         Recargas de gases medicinais: Para aqueles pacientes que tiverem lançamento no prontuário de “serviço de fornecimento de gases medicinais” com valor para a coluna “limite de cobrança” maior do que 0 (zero) o sistema irá lançar na fatura somente as recargas registradas com flag “cobrar = sim” que ultrapassarem a quantidade declarada como limite de cobrança. Por exemplo: Se um paciente possuir serviço com valor limite para cobrança = 2 (significa: 2 recargas por semana) então somente a partir da terceira recarga incidente em qualquer semana com flag “cobrar seguradora = sim” será lançada na fatura. Naturalmente, para aqueles pacientes que tiverem lançamento no prontuário de “serviço de atendimento fornecimento de gases medicinais” com limite de cobrança = 0 “todas as recargas registradas no prontuário com flag “cobrar seguradora = sim” serão lançados na fatura.

·         Registros de consumo (vazão / hora ) de gases medicinais : Para os contratos que se baseiam em cobrança de gases medicinais por “vazão/hora” o IW irá considerar para o período de faturamento o que estiver registrado na aba denominada “Registro hora/vazão no domicílio” do painel “Gases medicinais” do prontuário eletrônico da seguinte forma: para cada período registrado o IW irá obter a quantidade de horas de cada intervalo de apontamento ( coluna “Data Fim” menos “Data Início”) e irá multiplicar pelo valor da coluna “Taxa de utilização” obtendo assim a quantidade de “horas efetivas de utilização do gaz medicinal” (essa quantidade será arredondada para um número inteiro a maior, ex.: 1,1 arredonda para 2). A quantidade de horas será precificada com base no “código da vazão” (em litros/minuto). Ou seja, o IW irá obter o preço da hora naquela vazão na tabela de preços (de tipo de recurso = “recarga de gases medicinais”) amarrada no contrato da Operadora.

Nota: A parametrização do regime de cobrança por “vazão/hora” é realizada no cadastramento do “serviço de fornecimento de gases medicinais” coluna “tipo de controle = vazão/hora”. Ao nível de contrato pode-se registrar qual(ais) serviços são autorizados por contrato de modo a garantir a amarração da cobrança por “hora/vazão” para as operadoras trabalham dessa forma.

·         Serviços de Atendimento de Unidades Móveis (remoções): Para os pacientes que tiverem lançamento no prontuário de “serviço de atendimento de unidade móvel” com valor para a coluna “limite de cobrança” maior do que 0 (zero) o sistema irá lançar na fatura o número de diárias do respectivo serviço calculado com base nas datas de início do atendimento (checkindate) e início e término do serviço de atendimento de unidades móveis propriamente dito.

·         Eventos de Atendimento de Unidades Móveis: Para aqueles pacientes que tiverem lançamento no prontuário de “serviço de atendimento de unidade móvel” com valor para a coluna “limite de cobrança” maior do que 0 (zero) o sistema irá lançar na fatura somente os eventos registrados com flag “cobrar = sim” que ultrapassarem a quantidade de eventos declarada como limite de cobrança. Por exemplo: Se um paciente possuir serviço com valor limite para cobrança = 1 (significa: 1 evento por semana) então somente o segundo evento incidente em qualquer semana com flag “cobrar seguradora = sim” será lançado na fatura. Naturalmente, para aqueles pacientes que tiverem lançamento no prontuário de “serviço de atendimento de unidades móveis” com limite de cobrança = 0 “todos os eventos de atendimentos de unidades móveis registrados no prontuário com flag “cobrar seguradora = sim” serão lançados na fatura.

·         Procedimentos Especiais: Os procedimentos especiais são lançados na conta todos os procedimentos registrados no painel “Procedimentos especiais” do prontuário eletrônico cuja “data de realização” pertença ao intervalo de vigência do documento de faturamento.

Nota:(a) Somente os registros com valor para coluna “CHARGE = 1 (sim) “são lançados na fatura. (b) O IW irá também considerar o valor da coluna “Resp. Pagto” (PAYER) para determinar se o item será efetivamente cobrado da Operadora (“Resp. Pagamento = Operadora) ou se será lançado como incluso em pacote (“Resp. Pagamento” = Nossa empresa) ou se será cobrado somente na conta avulsa do paciente (“Resp. Pagamento= Família”).

·         Diárias: O IW irá calcular o número de diárias automaticamente com base nas guias de orçamento de cada paciente abrangidas pelo intervalo de vigência do documento de faturamento. Ou seja, para cada guia de orçamento cujo intervalo de tempo tem interseção com o período de faturamento o IW irá lançar no faturamento o número de dias corresponde a essa interseção. O nível de complexidade das diárias lançadas no faturamento será advindo da coluna “Nível de complexidade” de cada guia orçamentária.

 

[2] - Orçado com reprecificação sem fracionamento

Nesse regime de faturamento o IW irá lançar na conta para cada recurso, quantidades idênticas às dos orçamentos apresentados para a operadora. A opção “com reprecificação” instrui o IW a recalcular os preços de todos os itens com base na posição das tabelas de preços no exato instante do faturamento (ajustando-se às atualizações de preços registradas nas tabelas no intervalo de tempo que se estende da data do cálculo do orçamento até a data da geração do documento de faturamento). 
Nota: Todos os orçamentos cuja data de “término” pertencer ao período de fechamento da conta, serão contabilizados no DOC de faturamento.

 

[3] - Orçado sem reprecificação sem fracionamento

Nesse regime de faturamento o IW irá lançar na conta para cada recurso, quantidades e valores idênticos aos dos orçamentos apresentados à operadora.
Nota: Todos os orçamentos cuja data de “término” pertencer ao período de fechamento da conta, serão contabilizados no DOC de faturamento.


[4] - Orçado sem reprecificação s/ frac. de período c/ totalização

Nesse regime de faturamento baseado o IW irá lançar na conta para cada recurso, quantidades e valores idênticos aos dos orçamentos apresentados à operadora, porém totalizando quantidades e valores por código do recurso.

Nota: Todos os orçamentos cuja data de “término” pertencer ao período de fechamento da conta, serão contabilizados no DOC de faturamento.

 

Cuidados para efetivação da partida do sistema de faturamento em regime de produção - (Ponto de Corte)

Muitas empresas de Home Care começam a fazer os registros dos recursos no programa atendimento dos pacientes, porém a rotina de faturamento nem sempre ocorre no mesmo mês em que estes lançamentos são registrados, por isso, é importante quando for fazer o primeiro processamento do faturamento que seja dado um corte
entre esses lançamentos que estão em meses anteriores, mas que o IW-Care ainda considera como não cobrados, para que não sejam incluídos na conta do período que se deseja iniciar o faturamento.

Para que este corte do faturamento ocorra é necessário criar um documento Definitivo, conforme procedimentos a seguir, até o último dia do mês anterior ao que se deseja gerar o primeiro faturamento. Por exemplo, se existem registros de recursos desde o mês de fevereiro e o primeiro faturamento a ser rodado será no mês de setembro, deverá ser gerado um documento definitivo englobando o período de fevereiro até o dia 31/08, assim todos esses registros serão considerados como cobrados e não mais serão incluídos na conta do primeiro faturamento.

Os procedimentos que serão descritos abaixo estarão baseados no faturamento por Seguradora, no tipo de documento Definitivo e pelo tipo de faturamento pelo Realizado, porém serão os mesmos procedimentos adotados para gerar qualquer outro tipo de combinação de faturamento, ou seja, pela opção Particular, Avulso ou Pacientes por seguradora com um documento simulado ou definitivo ou pelo tipo de faturamento Orçado ou Realizado. As particularidades de cada processo que for importante ser ressaltada será descrita no momento oportuno no processo do faturamento.

Para que seja gerado um documento Definitivo, clique com o mouse na seguradora desejada para que o botão Gerar Doc ou Simular Doc seja disponibilizado. Clique no botão Gerar Doc, fazendo com que a interface Parâmetros do documento seja apresentada, conforme ilustração a seguir:



Informe a data do término de vigência do documento a ser gerado e na coluna Calcular abra o combo box e escolha a opção desejada, faturamento pelo orçado ou pelo realizado.

Nota: A coluna Data de Início sempre será informada pelo IW, no primeiro processamento porque existe o registro da data do primeiro recurso que foi gravado para um dos pacientes da seguradora que está sendo faturada e nos demais faturamento porque ele tem o registro da data de término do último faturamento gerado.

Ao fazer o processamento do faturamento, o IW-Care irá verificar se os lançamentos dos recursos registrados estão consistentes. Caso seja encontrada alguma divergência, a interface a seguir será apresentada:




A finalidade desta interface F01272 é apresentar as divergências que devem ser resolvidas para que o cálculo do faturamento seja efetuado corretamente. Algumas dessas inconsistência não influenciarão no valor a ser cobrado, mas podem prejudicar as margens do faturamento, enquanto que outras se não resolvidas irão influenciar no valor a ser cobrado da seguradora, conforme descrito abaixo:

·         Item sem preço significa que existe recursos que não foram precificados e, portanto, não serão cobrados;

·         Atendimento sem orçamento significa que se o tipo de faturamento for pelo Orçado ele não será faturado. Se o faturamento for pelo Realizado, desde que os recursos tenham sido registrados serão faturados;

·         Orçamento não calculado significa que se o tipo de faturamento for pelo Orçado ele não será faturado. Se o faturamento for pelo Realizado, desde que os recursos tenham sido registrados serão faturados;

·         Consulta não agendada significa que se o tipo de faturamento for pelo Realizado esta consulta necessita que o agendamento seja efetuado, caso contrário não será cobrada;

·         Turno Aux. Enf. sem Custo significa que a cobrança dos turnos de auxiliar de enfermagem serão cobrados, porém como não tem o custo do turno, as margens dos indicadores de faturamento estarão comprometidas

·         Turno Aux. Enf. sem Coop Prof significa que a cobrança que os turnos de auxiliar de enfermagem designados por Cooperativa serão cobrados, porém como não tem custos, as margens dos indicadores de faturamento estarão comprometidas.

Quando está se gerando um documento Simulado ou Definitivo, mesmo que os erros acima tenham sido apresentados, o IW-Care permite que seja gerado o documento de faturamento, para análise e conferência. Para isso, pressione o botão 'Continuar Cálculo”, fazendo com que a tela Parâmetros do Documento seja novamente apresentada, agora sem ser necessário informar nenhuma coluna, somente pressione o botão OK fazendo com que o documento seja gerado. Ressaltamos que a lista de recursos que foram apresentadas como inconsistente na tela F01272 não serão considerados, conforme descrição no respectivo item.

Quando o documento for gerado a seguinte tela será apresentada:




Pressione o botão OK e passe para a aba Listagem Docs Cobrança, para pesquisar o documento que acabou de gerar.


Aba: Listagem dos Documentos de Cobrança

Todos os documentos de cobrança gerados pelo IW ficam acessíveis através da segunda da F01126 denominada “Listagem Docs Cobrança” que ilustramos abaixo:




Filtros

Tipo de Fonte Pagadora: (obrigatório) selecionar o tipo de regime de cobrança da fonte pagadora : se por seguradora, particular, avulso ou pacientes por seguradora conforme conceito já descrito anteriormente.
Empresa : (opcional) selecionar qual a seguradora que se deseja pesquisar o documento de cobrança
Simulação: selecionar se o documeto que se deseja pesquisar é simulado ou não (Definitivo). Se este filtro estiver populado como Não significa que somente os documentos Definitivos serão apresentados
Nº Atendimento: informe o número do atendimento que se deseja pesquisar o documento de cobrança
Nro Doc: informe o número de documento de cobrança específico que se deseja pesquisar
Liberados: se o rádio-box for setado (marcado) somente os documentos que já tiveram a liberação financeira serão apresentados
Data Início: informe a data início do período que se deseja pesquisar
Data Término: informe a data de término do período que se deseja pesquisar


Botões e Colunas da tela

Para melhor visualização das colunas na nesta tela dê um duplo clique com o mouse no gride (linha azul) da tela, fazendo com que as informações sejam apresentadas na vertical, conforme ilustra a figura a seguir:




Descritivo dos Botões

Pesquisar: Este botão só poderá ser pressionado para realizar a pesquisa desejada depois que alguns dos filtros descritos acima tenham sido selecionados. Caso nenhum filtro seja informado e o botão seja pressionado será apresentada uma caixa de mensagem de erro solicitando que a Fonte Pagadora ou Datas de Início e Término da pesquisa sejam selecionados

Lib. TISS.: Este botão só deverá ser pressionado no final do processo do faturamento, quando todos os lançamentos estiverem devidamente revisados com a aprovação interna do documento já registrada. Depois que a transação de liberação TISS for executada, somente será possível fazer a pesquisa desses documentos se o Filtro chamado 'Liberado (TISS) ' estiver devidamente setado (marcado). Os documentos financeiros liberados estarão visíveis na interface F01447 – Geração TISS para que seja dado andamento na geração dos arquivos eletrônicos .xml segundo o padrão TISS.

Salvar: Possibilita que as informações que foram inseridas nas colunas “Nro da Fatura” e “Observações” sejam devidamente registradas

Excluir: Permite a exclusão de um documento de cobrança

Calcular: Dentro da dinâmica do faturamento poderá ser desejável reprocessar o cálculo do faturamento de um determinado documento. Seria o caso, por exemplo, de terem sido detectadas inconsistências pelo IW (apresentados no resultado da pré-auditoria na interface F01272). Nesses casos um procedimento bastante comum será corrigir as inconsistências nos registros dos atendimentos e solicitar novo cálculo do faturamento para o mesmo documento. O recálculo será efetuado para todos os pacientes que foram considerados neste documento preservando-se, contudo o nro do documento de faturamento (ID Doc). Nota: Uma outra possibilidade seria remover o documento e solicitar nova cálculo diretamente na primeira (nesse caso seria gerado um outro documento com novo ID). IMPORTANTE: Documentos agrupados “não podem ser recalculados”.

Agrupar: Este botão permitirá, nos casos de faturamento com regime de fechamento de contas Pacientes por Seguradora, agrupar num mesmo documento de cobrança o faturamento de vários pacientes. Para isso, marque com o mouse as contas dos pacientes que devem ser agrupadas e clique neste botão, que abrirá o popup com duas opções. Escolha a opção agrupar. Caso seja necessário desfazer o agrupamento clique na opção Desagrupar. IMPORTANTE: (a) Documentos agrupados “não podem ser recalculados”. (b) Os documentos que foram agrupados continuam presentes no sistema, porém não estarão visíveis no gride (a coluna denominada WRITEOFF passa a ser valorada com 1). Nos casos de “desagrupamento” de documentos os documentos originais voltam a estar visíveis no sistema (coluna WRITEOFF retorna para valor = 0).

Aprov. Interna: Depois que o documento foi devidamente revisado e os ajustes necessários realizados clique neste botão para fazer a Aprovação Interna e escolha a opção no popup deste botão Aprovação, fazendo com que uma caixa de dialógo seja aberta e onde deverá ser informada a senha do usuário que esteja fazendo esta aprovação. Depois que a aprovação interna for efetuada a cor do texto deste botão ficará na cor verde indicando que este processo já foi efetuado. Para estornar a aprovação clique novamente neste botão e escolha a opção Estornar Aprovação. Neste botão ainda existe a opção “Reprovar”, que deverá ser executada quando se deseja manter o documento do faturamento gerado, porém na condição de reprovação. Importante: A aprovação interna é fundamental para que os dados deste faturamento sejam considerados posteriormente na consolidação dos Indicadores de desempenho financeiros do IW.

Aprov. Segur.: Após a aprovação interna pode-se efetivar a aprovação de seguradora. Essa transação existe no IW para atender a determinados tipos de relacionamento comercial entre empresas de home care e operadoras (muito raros), na grande maioria dos processos observados essa operação não é de fato realizada no IW. Quando for o caso, para realizar a aprovação de Operadora, clique no botão “Aprov. Seguradora” que abrirá as opções do popup (Aprovar, Estornar aprovação). Escolha a opção “Aprovar” que fará com que seja aberta uma caixa de diálogo para que a senha de aprovação do faturamento seja informada. Se tiver esta senha informe a senha e clique no botão OK, o IW irá apresentar a caixa de diálogo de autenticação de senha do usuário e fará o registro da liberação.

Lib Fin.: Após a conclusão de todo o processo de faturamento deve-se acionar esse botão para que seja efetivada a integração com o sistema de controle de operações financeiras na empresa. Nota: Nesta transação de liberação financeira existe um contexto de função plugada, que possibilita a implementação de lógicas de integração com sistemas financeiros. O IW vem nativamente equipado com protocolos padronizados de alimentação de tabelas de integração padronizadas voltadas à integração com sistemas de controle das operações financeiras.

Histórico: Apresentar o histórico de transações executados sobre um determinado documento de faturamento, tais como geração, edições realizadas etc. Esse recurso garante plena rastreabilidade sobre as alterações realizadas em documentos de faturamento.

Limpar: Este botão permite limpar a interface das informações da última pesquisa efetuada

Sair: Fechar a Interface da Central do Faturamento


Descritivo das Colunas do Gride

Tipo de Serviço: apresenta o tipo de serviço do documento de cobrança

ID: informa o número de identificação que foi atribuído para o documento de cobrança quando da geração do faturamento

Simulação: indica se o documento é similado (populado com Sim) ou é um documento definitivo (populado com Não)

Doc Agrupado:(sim,não) indica se o documento é um agrupamento do faturamento de vários pacientes que foram feitos individualmente

Empresa F. Pagadora: apresenta o nome da Seguradora

Vigência de: apresenta a data de início do faturamento

Vigência até: apresenta a data de término do faturamento

Valor a Cobrar: apresenta o valor a ser cobrado da Seguradora

Nro da Fatura: esta coluna é editável e permite que seja informado o número da Nota Fiscal que será emitida para este faturamento

Valor Glosado: apresenta o valor total que foi glosado após ter sido registrado na Aba Detalhe Analítico no botão Edição Seguradora, que será descrito posteriormente na respectiva interface

Valor Glosa Após Recurso: apresenta o valor que efetivamente foi glosado após os recursos que o Home Care contestou junto à Seguradora. Os dados apresentados nesta coluna são registrados na Aba Detalhe Analítico, que será descrito posteriormente na respectiva interface

Valor Glosado Recuperado: apresenta o valor da glosa que foi recuperado após os recursos apresentados pelo Home Care junto à Seguradora. Os dados apresentados nesta coluna são registrados na Aba Detalhe Analítico, que será descrito posteriormente na respectiva interface

Data Geração Doc: apresenta a data em que o documento do faturamento foi gerado

Observações: coluna editável que permite que seja informado alguma observação que seja relevante na geração do referido faturamento

Status Autoriz. Interna: apresenta o status da autorização interna

Status Autoriz. Seguradora: apresenta o status da autorização da seguradora

Nro Atend.: apresenta o número do atendimento do paciente


Liberação TISS: (coluna: LIBERATED) Indica se o documento já foi liberado para geração do arquivo XML do TISS.

Data Liberação TISS (coluna: LIBERATIONDATE) Data e hora em que foi registrada a liberação TISS do DOC.

Liberação Financeira: (coluna: INTEGRATED) Indica se o documento já foi integrado ao sistema de contas a receber.

TISS Gerado: (coluna EXPORTED) Indica se já houve a geração do TISS para o documento.

TISS Enviado: (coluna WRITEOFFEXPORTED) Indica se o arquivo XML do TISS já foi marcado como tendo sido enviado para a Operadora.


Aba: Detalhes - Sintético

Na aba “Detalhe – Sintético” o IW irá apresentar a listagem dos atendimentos contidos dentro do “doc” (um doc no IW corresponde ao conceito tipicamente denominado de “remessa”, ou seja, um agrupador de contas de diversos atendimentos) com seus respectivos valores a faturar. A imagem seguinte ilustra essa interface:


Transações disponíveis nessa interface:

Calcular por Atend.: Essa transação permite que seja refeito o cálculo completo do faturamento de um atendimento especifico. Para isso devemos selecionar uma linha no gride , correspondente ao atendimento para o qual desejamos que o cálculo do faturamento seja reprocessado, e calicamos nesse botão, O IW irá abrir a seguinte caixa de diálogo:


Escolha o critério de cálculo desejado para o reprocessamento do faturamento do atendimento e clique em seguida no botão ok.

IMPORTANTE: É comum acontecerem algumas situações onde um atendimento “não tenha aparecido no cálculo do faturamento”. Isso pode ocorrer por diversos motivos (inclusive pontuados e apresentados pelo IW ao faturista no relatório de pré-auditoria eletrônica realizada e exibido ao usuário no momento da geração do doc no IW). Nesses casos, pode-se corrigir as inconsistências no prontuário eletrônico e utilizar o botão “Calcular por Atend” para fazer com esse atendimento seja introduzido no doc IW. Para isso selecione “qualquer linha aleatoriamente” no gride e clique no botão “Calcular por Atend” e , “altere o campo Nro Atendimento ilustrado acima para o número desse atendimento desejado”. O IW irá processar o faturamento desse atendimento informado e o incluirá no Doc.

Sub-dividir: Como o próprio nome sugere, esse botão é utilizado para sub-dividir um Doc IW (gerado em regime de faturamento por “Operadora” em dois DOC´s. Esse tipo de recurso pode ser utilizado em situações nas quais se deseja dar andamento diferenciado a partes do Doc IW. Por exemplo: algumas contas estão corretas com senhas fornecidas pela Operadora e algumas contas no Doc estão ainda com pendências documentais. Pode ser desejável sub-dividir esse Doc em dois de modo que um deles contenha todas as contas de pacientes aguardando pendências de documentação e o outro retenha as contas dos pacientes aguardando pendências. Essa sub-divisão permitirá que seja dado andamento normal ao faturamento e encaminhamento para a Operadora do Doc sem pendências minimizando atrasos em recebíveis. Para proceder a sub-divisão de um Doc IW selecione a relação de pacientes no gride que você deseja “mover para um outro Doc” e clique no botão “Sub-dividir”. O IW fará a criação de um novo Doc (novo ID) contendo somente as contas selecionadas no gride. O Doc que deu origem à sub-divisão permanece com o seu ID inalterado apenas no seu conteúdo não constarão mais aqueles pacientes que foram direcionadas para o novo Doc.

Mov p/ outro Doc: Essa transação pode ser utilizada para movimentar contas entre Docs sub-divididos (somente). Para executar essa operação seleciona as linhas no gride correspondentes às contas que se deseja movimentar de Doc e clique nesse botão. O IW irá abrir uma caixa de diálogo apresentando a relação de Doc´s IW “parentes entre si” (ou seja: documentos sub-divididos originários de um mesmo Doc pai inclusive ele). A figura a seguir ilustra essa caixa de diálogo:



Selecione o “Doc” para o qual se deseja movimentar as contas e clique no botão “Selecionar” ilustrado acima. O IW fará

IMPORTANTE: Documentos originários de sub-divisão nunca devem ser removidos. Para proceder a remoção de documentos que foram sub-divididos deve-se primeiramente “reconstituir” o documento original movimentando-se todas as contas para ele. Então sim os documentos sub-divididos “vazios” e o “Doc original” poderão ser removidos.


Nota:
Para visualizar os detalhes analíticos das contas selecione uma ou várias linhas no gride acima e navegue para a próxima aba denominada “Detalhes – Analítico” descrita a seguir.

Aba: Detalhes - Analítico

A figura a seguir ilustra a aba denominada “Detalhes – Analítico” da interface F01126. Esse aba apresenta os detalhes das conta a ser faturada de um ou de várias pacientes em uma mesma visão. Para acessar esses dados, partindo da aba “Detalhe – Sintético” selecione uma única linha (para visualizar/editar os detalhes de uma única conta) ou várias para visualizar/editar os detalhes de várias contas simultaneamente). No exemplo abaixo foi selecionada uma única linha. Note na caixa de seleção denominada “Nr Atendimento” o sistema está exibindo a informação “671 – Ermelinda Campos Silva” que correspondem ao número do atendimento seguido do nome do paciente respectivamente.


Descrição de algumas coluna importantes do gride :

Nro Orçam.: Trata-se do número do orçamento correspondente ao item da conta. Nas contas médicas calculadas automaticamente pelo IW o mesmo sempre relaciona qual é o número do orçamento que dá cobertura ao referido item. O critério utilizado pelo IW para identificar o número do orçamento correspondente está baseado na data de contabilização do item em relação às data de início e término de vigência dos orçamentos.

Nota: Exclusivamente nas contas médicas de atendimentos ligados a “tipo de serviço= home care” esse campo é obrigatório. O mesmo será valorado automaticamente pelo IW nas contas calculadas) e nos casos de inserção/edições manuais nas contas o IW irá exigir que seja informado um valor diferente de zero obrigatoriamente para esse campo. Já nas contas relacionadas a “tipo de serviço = monitoramento” o campo “Nro orçam.” nos casos em que é utilizado o regime de cálculo de faturamento denominado “Crônicos”, o campo “Nro. Orçam.” não é obrigatório. Essa regra de consistência é implementada de forma diferenciada no momento da salva das edições realizadas nas contas médicas. A figura a seguir ilustra a caixa de mensagem apresentada pelo IW em uma situação onde temos inserir um item na conta médica de um paciente de “home care” sem informar um número de orçamento :



Quando realizamos edições sobre itens de contas médicas de atendimentos relacionados a “tipo de serviço=monitoramento” que foram calculados pelo regime de cálculo denominado “Crônicos” o IW não irá necessariamente exigir que seja informado um valor diferente de zero para o campo “Nro orçam.” mas irá policiar a seguinte regra de consistência : “os valores para a coluna “nro orçam.” de todas as linhas da conta terão que ou estarem em branco (valor = null) ou referenciarem um mesmo número de orçamento. Ou seja: não serão permitidos itens relacionados a mais do que um número de orçamento citados em uma conta médica de um mesmo atendimento em regime de cálculo = “Crônicos”. Ou seja, nos casos de atendimentos de pacientes s em regime de monitoramento o caso nominal será “não abrir orçamentos para os pacientes”. O volume de atendimentos continuamente abertos normalmente tende a dezenas de milhares. A necessidade administrativa de abertura de orçamentos para esses atendimentos seria muito onerosa. A abertura de orçamentos para atendimentos de monitoramento serve unicamente ao propósito de se registrar “senhas de autorização” concedidas pelas Operadoras para alguns serviços adicionais que eventualmente são prestados juntamente com o monitoramento do paciente (sessões complementares de fisioterapia, ou avaliações de especialistas que não fazem do programa de monitoramento nominal são exemplos muito comuns desses casos). Para essas situações o IW permite que seja aberto um “único orçamento por período de faturamento (tipicamente mensal) para acomodar os lançamentos desses serviços complementares aos quais será vinculada a senha de autorização concedida pela operadora.

Senha Operadora Item (BUDGETAUTHORIZECODE): Essa coluna poderá ser utilizada nos casos (normalmente raro) onde a Operadora concede senhas diferenciadas para determinados itens da conta. Nominalmente a grande maioria das operadoras fará a concessão uma única senha por “período de atendimento” (abrangendo orçamento e aditivos conjuntamente em uma única senha no período) e fará a gestão internamente do conteúdo (itens autorizados vinculados a essa senha). Quando se tratar de uma Operadora que pratica a concessão de senhas diferenciadas por recurso essa coluna poderá ser utilizada para o lançamento dessas senhas diferenciadas. O valor dessa coluna será considerado na geração do TISS como sendo um critério de “quebra” em guias separadas. Ou seja, os itens da conta que possuírem valores diferentes para essa coluna serão apresentados em guias XML separadas cada guia com o sua senha diferenciada.  Nota: Para empresas que atuam com modelo de cálculo do faturamento pelo regime “Orçado” o IW oferece um regime de cálculo diferenciado no qual “as diferentes senhas apontadas no orçamento e nos diferentes aditivos registrados no período do DOC” serão lançadas automaticamente nessa coluna de modo que , ao gerar o XML do TISS para essas operadoras já será apresentadas guias separadas de acordo com as diferentes senhas concedidas por essas operadoras (para orçamento e aditivos. Exemplo: Os itens do orçamento original será apresentados em uma guia com sua respectiva senha e cada aditivo registrado no mesmo período da conta será lançado em uma guia separada cada qual com sua senha específica). Para ativar esse regime de cálculo baseado em orçamento com a valoração automatizada da coluna “Senha Operadora Item” valore o atributo denominado “Regime Faturamento (PAYMENTBEHAVIOR)” no cadastro de “Pessoa Jurídica” do IW com a opção de valoração = “4 - Fat. TISS - Quebra por Senha Orçamento e Aditivo (cálculo pelo orçado)”.

Editando Registros de Glosa

Para efetivar registros referentes a itens glosados pela operadora diretamente sobre um “Doc” no IW selecione cada item glosado e clique no botão “Glosa Operadora” ilustrado na interface abaixo :


Quando clicamos o botão “Glosa Operadora” esse botão irá se desdobrar em um popup menu com as seguintes opções:

- Registrar glosa do item selecionado
- Registrar glosa do documento inteiro

Quando selecionarmos a opção “Registrar glosa do documento inteiro” o IW irá exibir a seguinte caixa de diálogo:



Nota: Essa edição poderá ser igualmente realizada na interface F01126 (central de faturamento) aba “Detalhe analítico”.

Nota Complementar: Essa opção pode ser utilizada para gerar um modelo de “Recurso de Glosa” no qual a Operadora está formalizando uma glosa que incide sobre todo o lote TISS e não sobre itens ou guias específicas (normalmente alguma não conformidade de valores administrativos de cabeçalho de todo o lote TISS).

 


Quando acionarmos a opção “Registrar glosa do item selecionado” o IW irá abrir uma caixa de diálogo de apoio para a edição do item glosado, conforme ilustração abaixo:

 

Interface gráfica do usuário, Aplicativo, Tabela

Descrição gerada automaticamente

 

Nessa edição você poderá valorar os seguintes campos:

Qtde Glosa (AUDITBILLQUANTITY):  Informe a quantidade glosada pela Operadora.

Valor Glosa (AUDITBILLVALUE): Valor glosado.

Código da Glosa(TISS) (AUDITBILLREASON): Informe o código do motivo da glosa. Nota: Essa coluna deve ser preenchida com valores de códigos de motivos de glosa predeterminados na especificação técnica do TISS. NO IW a constante K_CAP_AUDITBILL_REASON é utilizada para na organização desses valores. Na tradução do gride essa coluna deverá estar associada sempre a essa constante no IW.

Descritivo Motivo Glosa – Operadora (PAYERCOMMENTS): Esse é um campo texto para gravação de explicações textuais sobre o motivo da glosa da Operadora. Nota: Essa não é uma coluna que faz parte da especificação dos processos de glosa do TISS. O IW oferece esse campo para controles e documentações internas do Home Care.

 


Edite a quantidade glosada na coluna denominada Qtde Glosa” (
AUDITBILLQUANTITY) e digite a tecla <tab> do teclado, o IW fará o lançamento automatizado sobre a coluna “Valor Glosa” como sendo Qtde Glosa” (AUDITBILLQUANTITY) vezes o “Valor Unitário” (com os descontos). Nota: É possível que o valor glosado pela Operadora seja diferente desse valor calculado automaticamente pelo IW (ex.: caso em que a discordância estaria relacionada ao preço cobrado e não a quantidades), nesses casos edite diretamente a coluna “Valor Glosa” (AUDITBILLVALUE) de modo que a mesma contemple exatamente o valor glosado pela Operadora. Em seguida valore o campo “Código da Glosa (TISS)” (note que essa coluna é um combo box que bem previamente populado com os códigos previstos de motivos de glosa na tabela de domínio “1.26 – Glosas e Negativas” do TISS) e informe a descrição textual fornecida pela Operadora na coluna “Descritivo Motivo Glosa – Operadora” e finalmente clique no botão “OK”. O IW irá armazenar as informações referentes a cada item glosado diretamente no detalhe analítico daquele “Doc” de faturamento.

 

 

Após efetivar o lançamento dos itens glosados no IW , para visualizar “somente os itens do DOC que foram glosados” ative a caixa de checagem denominada “Itens c/ Glosa” que fica no cabeçalho da aba “Detalhe – Analítico” ilustrada mais acima e clique novamente no botão “Pesquisar”. Note que fazendo-se a pesquisa nessa condição para se obter uma impressão do relatório dos itens glosados pela Operadora (já devidamente registrada no IW) utilize um relatório de gride apropriado para esse fim. Nativamente o IW vem configurado com um relatório denominado “Glosa Operadora” para essa finalidade que ilustramos a seguir:


Para editar as informações referentes ao “recurso de glosa” utilize o botão denominado “Recurso Glosa”. Quando selecionamos um item e clicamos nesse botão o IW irá abrir a seguinte caixa de diálogo:




Descrição dos campos editáveis:

Classificação Motivo Reapresentação (IW) (AUDITBILLREAPPLY): Esse é um campo de apoio à análise das glosas (essa informação não faz parte do XML TISS de Recurso de Glosa, trata-se de um atributo de classificação de motivos de reapresentação para fins gerenciais dentro do IW). Esse atributo deve ser associado à constante IW K_CAP_AUDITBILL_REAPPLY.

Quantidade reapresentação (AUDITBILLSUSTQTY): Informe a quantidade que será recursada (reapresentada).

Valor Unitário Reapresentação (AUDITBILLUNITPRICE): Esse campo será valorado automaticamente pelo IW com o valor unitário do item que está sendo recursado (e poderá ser editado pelo usuário também).

Valor reapresentação (AUDITBILLSUSTAINED): Valor recursado (valor reapresentado). Esse valor será calculado automaticamente pelo IW (e poderá ser editado pelo usuário também).

Justificativa Recurso Glosa (TISS) (AUDITBILLCOMMENTS): Informe nesse campo a justificativa (campo descritivo) para o recurso de glosa do item (150 dígitos no máximo conforme especificação TISS). Nota: Esse campo faz parte da especificação do TISS guias de Recurso de Glosas e será enviado no XML.

 

 

Tipicamente edita-se um valor para a coluna Qtde reapresentação” (AUDITBILLSUSTQTY) indicativo da quantidade glosada que será reapresentada à Operadora (no recurso da glosa). Ao se editar um valor para “Qtde reapresentação” o IW irá valorar automaticamente a coluna “Valor unitário reapresentação” com o valor unitário de cobrança do item (embutindo os descontos) e também irá valorar automaticamente a coluna “Valor reapresentação” (AUDITBILLSUSTAINED) com o resultado da multiplicação das colunas “Qtde reapresentação(AUDITBILLSUSTQTY) e “Valor unitário reapresentação” (AUDITBILLUNITPRICE). Nos casos em que o “Valor unitário reapresentação” for diferente do valor calculado automaticamente pelo IW você deverá editar diretamente o campo “Valor reapresentação” (AUDITBILLSUSTAINED) no gride que o IW irá preservar o valor informado por você (na geração do XML do recurso de glosa o IW irá considerar o valor da coluna AUDITBILLSUSTAINED).

No campo classificação motivo da reapresentação deve-se selecionar a justificativa pré-configurada para a reapresentação do item (essa coluna é uma caixa de seleção: usuários com direitos especiais têm acesso à opção <edit> para cadastrar os motivos pré-definidos de reapresentações de glosas). Esse recurso agiliza bastante o processo de edição do recurso de glosa.

No campo “Justificativa -Recurso Glosa” deve-se digitar a “justificativa textual” segundo o ponto de vista do Home Care para a reapresentação (cobrança) do item glosado (Nota: Esse campo está limitado a 500 caracteres para atender à especificação da guia de reapresentação no padrão TISS). Notas: (a) Após o resultado do recurso de glosa, deve-se registrar o valor da coluna “Valor glosa após recurso” ilustrada acima. (b) Os valores totais “glosado” , “reapresentado” e “recuperado” são informações totalizadas no ambiente de indicadores de desempenho financeiro apurados pelo sistema. Acesse a interface de indicadores através de menu-indicadores-(2) Ind Financ - Faturamento para acessar a interface F01217 que oferece recursos de análise (BI) sobre o resultado financeiro da empresa de Home Care.

 

 



Uma vez realizadas as edições referentes ao recurso da glosa pela empresa de Home Care clique na caixa de checagem “Itens c/ glosa” e refaça a pesquisa. Lembrando que nessa condição de pesquisa o IW irá apresentar somente registros para os quais foi realizado registro das informações referente a glosa. Pode-se configurar modelos especializados de relatórios contendo as informações dos recursos de glosa. Nativamente o IW vem previamente configurado com um relatório denominado “Recurso Glosa” que ilustramos a seguir:


O relatório acima mostra os detalhes glosados e reapresentados por pacientes com seus respectivos sub totais e o total geral glosado e reapresentado.

O relatório abaixo mostra o resultado de um recurso de glosa:


Notas Técnica: O quadro a seguir enumera as colunas onde ficam armazenadas as informações de glosa na tabela CAPPAYMENTITEM para fins de orientação a usuário administradores interessados em customização de relatórios referentes a glosas:

Nome da coluna

Conceito

AUDITBILLQUANTITY

Quantidade glosada

AUDITBILLVALUE

Valor glosado

AUDITBILLREASON

Classificação do motivo da glosa

PAYERCOMMENTS

Comentários da operadora referentes à glosa

AUDITBILLREAPPLY

Classificação do motivo da reapresentação pelo Home Care

AUDITBILLSUSTQTY

Quantidade reapresentada

AUDITBILLUNITPRICE

Valor unitário reapresentado

AUDITBILLSUSTAINED

Valor reapresentado

AUDITBILLCOMMENTS

Justificativa - Recurso Glosa: Trata-se da justificativa apresentada pelo Home Care à operadora para a reapresentação de valores glosados

AUDITBILLRECOVERED

Valor glosado recuperado




Parâmetros Globais que Interferem no Comportamento do Faturamento

Parâmetro

Descrição

FIN_PAYMENT_BLOCK_DEVOLUTION

Quando ativo (valorado com 1) expurga o lançamento de devoluções no fechamento das contas no faturamento. Os seguintes tipos de movimentos são desconsiderados no processamento do faturamento: 10, 13, 15, 16  , 24 , 34 , 38 , 27, 40.

 

FIN_DEVOLUTION_COVERAGE

Se valorado com 1: Faz com os registros de devolução sejam lançados automaticamente como inclusos no pacote (COVERAGEQUANTITY = QUANTITY). Esses registros não serão repassados para a conta, ou seja, não ocorrerá o abatimento de valores na conta, mas estarão presentes na conta e participarão da contabilização da rentabilidade (aumentará a margem devido ao abatimento dos custos dos itens devolvidos). Nota: Esse parâmetro também admitirá o valor 2: Nessa condição os registros de devolução serão expurgados da conta (mesmo comportamento quanto valoramos FIN_PAYMENT_BLOCK_DEVOLUTION com 1).

Se valorado com 3: Faz com as quantidades devolvidas sejam abatidas automaticamente da quantidades faturadas no DOC (mais especificamente: as quantidades devolvidas são abatidas da coluna “quantidade (QUANTITY)” e também da coluna “quantidade inclusa no pacote (COVERAGEQUANTITY)” tomando-se o cuidado para não tornar a “quantidade inclusa (COVERAGEQUANTITY)” negativa. Dessa forma o abatimento da conta será preciso). Quanto à precificação dos itens devolvidos: Nessa abordagem o preço dos itens devolvidos será igual ao preço dos itens faturados (se houver item faturados, inclusos ou não em pacote). Se houver excesso de itens devolvidos o excedente de devolução será lançado na conta com “quantidade negativa” e “quantidade inclusa em pacote = 0” (ocorrerá o abatimento dos itens devolvidos no valor total da conta). Nota: Se não houver quantidades positivas presentes na conta as quantidades devolvidas serão precificadas de acordo com a tabela de preço configurada no contrato. IMPORTANTE: Nessa abordagem a coluna denominada DEVOLUTIONQTY irá armazenar a quantidade devolvida que foi abatida da quantidade faturada para fins de documentação e rastreabilidade de processo.

Se valorado com 4: Tem comportamento idêntico ao do “valor = 3” descrito acima, com a “única diferença” que: Se houver excesso de itens devolvidos o excedente de devolução será lançado na conta com “quantidade negativa” e “quantidade inclusa em pacote = quantidade negativa lançada (QUANTITY = COVERAGEQUANTITY)”. Ou seja:  NÃO” ocorrerá o abatimento dos itens devolvidos em excesso no valor total da conta. Essa abordagem tem como objetivo gerar um DOC com abatimento de itens devolvidos mas que não “gere quantidades negativas faturáveis” para manter “compatibilidade com o padrão TISS da ANS” que não admite valores negativos no XML”. Essa é na verdade uma “deficiência do padrão TISS da ANS (idealizado com foco em hospitais onde não ocorrem “devoluções para o estoque a posteriori ao faturamento”).

 

FIN_PAYMENT_MAT_MED_COST

Permite configurar o comportamento do cálculo do custo de Mat/Med no faturamento da seguinte forma:

Se valorado com 0:  Utilizará o custo do movimento, obtido pelo custo médio na data do registro da dispensação. Nota: Essa abordagem pode gerar quebras no faturamento pelo custo de Mat/Med (por exemplo: Teremos dois registros na conta referenciando um mesmo material devido à quebra por custo unitário distintos (no momento da efetivação de dispensações distintas capturadas em uma mesma conta, o custo médio estava diferente (normalmente a diferença é pequena em torno de alguns centavos)).

Se valorado com 1: Utilizará o custo médio na data de término de vigência do DOC de faturamento. Nota: Essa abordagem não gera quebras no faturamento por causa de valores diferenciados de custo unitário.

Nota: O valor recomendado pela Incoway para esse parâmetro será o
valor 1.

 

FIN_BILLING_UPD_FUNCTION_MODEL

Permite customizar o comportamento da dinâmica de fechamento de contas no modo de fechamento “Pacientes por Seguradora”. Quando valorado com 1 (ativo) habilitará dois comportamentos diferenciados a saber:

(a) habilita o processamento de função plugada (se existir) no pós processamento de faturamento (Transação “Gerar DOC” na interface F01126). Nota: Isso implicará, isso implica em executar o serviço em modo online mesmo que esse esteja configurado para batch (Ou seja, se existir função plugada java associada à empresa (vide atributo IDPAYMENTFUNCTION do cadastro de Pessoas Jurídicas (GLBENTERPRISE)). 

(b) Habilita também uma mudança na interface de geração de documento na opção "PACIENTES POR SEGURADORA" fazendo com que os pacientes sejam exibidos precedidos de um "check box". O faturista poderá selecionar um ou vários pacientes e solicitar o cálculo do faturamento. O IW abrirá uma caixa de diálogo específica para o acompanhamento da evolução dos cálculos de faturamento dos pacientes solicitados.

A figuras a seguir ilustram como fica o comportamento do controle de fechamento de contas no regime “Pacientes por Seguradora” quando o parâmetro FIN_BILLING_UPD_FUNCTION_MODEL estiver ativo. O profissional faturista poderá marcar vários pacientes e clicar no botão “Gerar DOC” conforme ilustrado abaixo:


Em seguida o IW abrirá uma caixa de diálogo para o acompanhamento da evolução do fechamento da contas dos pacientes direcionados para o faturamento conforme ilustrado abaixo:


Ao término do processamento de todas as contas será emitida mensagem de processamento concluído conforme ilustrado abaixo: