Os processos de faturamento no IW são altamente automatizados. Utilize a interface F01126 para operacionalizar todo o processo de fechamento
de contas médicas. Os tópicos a seguir descrevem em detalhes os processos
relativos ao faturamento (contas médicas) no IW:
[1] – Descritivo do Processo de Faturamento
[2] – Editando Recursos de Glosa
[3] – Parâmetros Globais que Interferem no
Cálculo do Faturamento
[4] – Recursos Avançados de Parametrização
/ Customização
[5] – Central de Controle de
Recebíveis (Gestão de Glosas)
[6] – Central de Controle
Faturamento Particular / ILPI
[7] – Central de Auditoria do Faturamento
Descritivo
do Processo de Faturamento
Ao
clicar na opção Central de Faturamento, a interface F01126 será apresentada, conforme ilustra a figura abaixo:
Neste tela são apresentadas 5 abas com os seguintes conteúdos:
Aba : Contas em Aberto: Essa aba
apresenta uma visão geral das pendências no faturamento, ou seja, serão
exibidas as operadoras ou os pacientes para os quais existem itens a serem
faturados.
Aba: Listagem Docs Cobrança: Nesta aba serão
apresentados os documentos de cobrança já gerados conforme os filtros
selecionados.
Aba: Detalhe – Sintético: Nesta aba serão apresentados um detalhamento
sintético do conteúdo do documento de faturamento selecionado na aba anterior.
Basicamente são apresentados os pacientes (atendimentos) que fazem parte do
documento de cobrança selecionado com alguns valores totais (valor total a ser
faturado, valor glosado etc).
Aba: Detalhe – Analítico: Nessa aba é apresentada uma visão analítica da
conta a ser faturada de cada paciente, ou seja, serão exibidos em um gride ,
todos os recursos utilizados no plano de atenção do paciente sendo faturados no
período de vigência do documento de faturamento. Essa também oferece recursos
de edição de modo a viabilizar a revisão e eventuais alterações que possam a
vir a serem necessárias.
Comentários da Glosa: Nesta aba pode-se registrar um histórico evolutivo
de comentários relativos aos processos de glosa sobre cada documento de
faturamento.
Aba: Contas em Aberto
O primeiro passo na operacionalização dessa interface será selecionar qual o “Tipo de fonte pagadora” que será posto em “foco” na nossa agenda de pendências do faturamento. Basicamente temos os seguintes “tipos de fontes pagadora” :
· Seguradoras
· Particular
· Avulso
·
Pacientes
por seguradora
Tipo de Fonte de Pagadora = Seguradora
Ao clicar na opção Seguradora na caixa de seleção situada no canto superior da interface F01126 a seguinte interface será apresentada:
Quando
selecionamos essa opção no combo box esse regime o sistema irá apresentar no
gride todas as Seguradoras / Tipo de Serviço (home care ou monitoramento) para
as quais existam itens a serem faturados. Para retornar essas informações o IW
irá de fato executar uma varredura nos lançamentos em prontuário eletrônico de
todos os pacientes de todas as seguradoras (que estejam cadastradas com o
atributo “Política Fech. Conta” = “Seguradora” na interface F01041 – Cadastro
de Pessoas Jurídicas) e irá retornar somente aquelas operadoras para as quais
existir de fato itens ainda a serem faturados.
Para esse “Tipo de fonte pagadora” o IW irá sempre gerar um único documento de cobrança (doc) contendo as contas de todos os pacientes daquela seguradora.
Notas:
(a) No fechamento das contas o IW irá considerar todos os pacientes cujo intervalo de tempo determinado pela data de “início de atendimento” (checkindate) e a data de ‘tiver contato com o período de fechamento da conta informado pelo usuário (*).
(b) O IW irá processar a conta de todos os pacientes em obediência ao critério (a) independentemente da situação do status de aprovação dos orçamentos pela fonte pagadora ou da efetivação propriamente dita do registro das senhas de aprovação emitidas pela operadora (vide painel orçamentos do prontuário eletrônico). O preenchimento dessa informação normalmente faz parte do próprio processo de conferência das contas
(c) Serão lançados, na conta, todos itens faturáveis registrados no prontuário eletrônico de cada paciente cuja data de referência para faturamento pertencer ao período de fechamento do documento de faturamento.
(d)
(*) O período de fechamento a ser considerado em cada processamento é
determinado no momento em que o usuário solicita o fechamento da conta da
seguinte forma: “A data de início do período de faturamento (também designada
de “Período de vigência do documento de faturamento (Doc) ) será sempre determinada automaticamente pelo sistema como
sendo ou a data de término do último (Doc) gerado anteriormente para aquela Operadora ou, exclusivamente para as
Operadoras para as quais ainda não existir nenhum (Doc) gerado no IW será
considerada a “menor data de início dos atendimentos dos pacientes registrados
no prontuário eletrônico daquela Operadora.
Tipo de Fonte de Pagadora = Particular
Nesse caso o IW irá apresentar no gride da primeira aba a relação detalhada dos pacientes registrados em prontuário vinculados a uma fonte pagadora “Particular” para os quais existirem itens a faturar registrados em prontuário.
Ao se executar a transação de gerar documento de faturamento o IW irá gerar um único documento contendo todos os itens faturáveis cujas datas de referência de cobrança estejam dentro do intervalo de fechamento do documento de faturamento. No processo de fechamento da conta serão considerados todos os itens cuja responsabilidade de pagamento for igual a “Família”.
A figura a seguir ilustra o resultado da navegação na primeira aba da F01126 quando selecionamos “Tipo de fonte pagadora” = “Particular” :
Note que
nesse caso são exibidos o nome do paciente e fundamentalmente o nome do
responsável pelo pagamento, que é registrado no prontuário eletrônico no painel
“Cadastro” especificamente na aba “Responsável Pagamento” quando marcamos
o botão de rádio “Tipo de fonte pagadora” com a opção “Particular”. A figura abaixo ilustra essa interface:
Tipo de Fonte de Pagadora = Avulso
Nesse particular esse regime é gerado um único documento de cobrança por paciente. Serão lançados na conta somente os itens faturáveis registrados no prontuário eletrônico de pacientes cuja fonte pagadora é do tipo “Operadora” e cuja responsabilidade de pagamento seja igual a “Família” (ou seja: esse fechamento contempla única e exclusivamente aqueles itens “não cobertos” pelos contratos firmados com as operadoras que deverão ser cobrados diretamente da família).
A figura a seguir ilustra o resultado da navegação na primeira aba da F01126 quando selecionamos “Tipo de fonte pagadora” = “Avulso” :
IMPORTANTE: Nesses casos é necessário que a aba “responsável pagamento itens não
cobertos” no painel de cadastro do prontuário
eletrônico seja preenchido.
A figura a seguir ilustra essa interface:
Tipo de Fonte
de Pagadora = “Pacientes por seguradora”
Esse regime
de aplica também a fontes pagadoras que são “Operadoras” de planos de saúde, mas diferentemente do “Tipo de fonte de pagadora = Seguradora”
descrito anteriormente, aqui o controle do fechamento das contas é realizado individualmente
por paciente. Ou seja, é gerado um documento de faturamento para cada
paciente e as datas de controle do fechamento das contas (cursor de controle) é
individualizado (paciente a paciente). Ou seja, é possível realizar o
fechamento de pacientes distintos de uma mesma operadora em intervalos de tempo
diferenciados por paciente.
A figura a seguir ilustra o resultado da navegação na primeira aba da F01126 quando selecionamos “Tipo de fonte pagadora” = “Pacientes por seguradora” :
Colunas da tela
Nome da
Empresa:
nesta coluna será apresentada todas as seguradoras (seguradoras) que tem
contrato configurado, pacientes com status em atendimento ou alta e que tenham
sido gerado orçamento e registrados o consumo de materiais (medicamentos,
material de enfermagem e dietas) e outros recursos, tais como visita
profissional, escala de auxiliar de enfermagem, locação de equipamentos, gases
medicinais, etc.
Tipo de Serviço: será apresentada nesta coluna, os tipos de serviços que
foram configurados para a Seguradora.
Regime de Pagamento: está coluna foi configurada quando do cadastramento
da seguradora na tela de Cadastro de Pessoa Jurídica, onde foi informado qual o
tipo de regime de pagamento
Data Início: informa qual será a data de início do próximo fechamento do
faturamento.
Data Término: informa a data de término prevista para o próximo
fechamento do faturamento.
Data Próx. Processamento: informa qual a data prevista para o
processamento do próximo do faturamento.
Prestador de Serviço: informa o nome do home care prestador do serviço.
Botões
Pesquisar: este botão deverá ser pressionado quando o Tipo de Fonte
Pagadora (seguradora, avulso, particular ou pacientes por seguradora) tiver
sido escolhido e irá popular o gride com os tipos de seguradora que foi
selecionado.
Gerar Doc: Esse botão deverá ser pressionado quando for gerado um
documento de faturamento definitivo (Doc Definitivo).
Simular Doc: Esse botão deverá ser pressionado quando for gerado um
documento simulado para ser analisado e levantar as inconsistências que
precisam ser acertadas para posteriormente ser gerado o documento definitivo (Doc Simulado)
Limpar: este botão deverá ser pressionado quando for necessário limpar
as informações que estão em memória para uma nova pesquisa
Sair: este botão deverá ser pressionado quando se deseja sair desta
tela
Existem
dois tipos de documentos no faturamento, a
saber:
Doc Simulado: Esse
tipo de documento sempre deverá ser gerado antes do documento definitivo para
que os Gestores do Faturamento possam fazer a análise dos dados apresentados,
detectar possíveis erros na entrada das informações durante o processo de
atendimento do paciente no período de vigência do faturamento e que deverão ser
acertados antes da geração do documento definitivo.
Doc Definitivo: Esse tipo de
documento deverá ser gerado depois que os acertos detectados no documento
simulado foram devidamente alterados. Este documento será o documento oficial
de fechamento do faturamento, que conterá as devidas aprovações (interna e da
seguradora), liberações e que será usado como base de informações para gerar o
arquivo XML do TISS.
O faturamento o IW-Care irá considerar para cobrança junto às seguradoras todos
os recursos tais como consultas domiciliares, turnos de auxiliar de enfermagem,
procedimentos especiais, locação de equipamentos, serviço de diária ou recarga
de gases medicinais, utilização de unidades móveis, exames, materiais de
enfermagem, medicamentos, dietas e diárias.
Em seguida o IW abrirá uma caixa de diálogo para o acompanhamento da evolução
do fechamento da contas dos pacientes direcionados
para o faturamento conforme ilustrado abaixo:
Ao término do processamento de todas as contas será emitida mensagem de
processamento concluído conforme ilustrado abaixo:
IMPORTANTE: O parâmetro FIN_BILLING_SEARCH_FUNCTION permite
customizar a regra de captura de contas para fechamento através da configuração
de comandos / funções java (registros na IFRSQLCOMMAND) que serão executadas
quando o usuário clicar no botão “Pesquisar”.
Notem a presença do botão “Função
Pesquisa” na figura acima. Esse botão é exibido somente para usuários “Administradores”. Através desse botão é
possível cadastrar “registros que endereçam ou comandos SQL customizados ou
Funções Plugadas Java. Os ID´s dos
registros gravados na interface F01456 (correspondem a ID´s na tabela
IFRSQLCOMMAND), podem ser utilizados na valoração do parâmetro FIN_BILLING_SEARCH_FUNCTION.
A figura a seguir ilustra a caixa de diálogo F01456 lançada quando clicamos no
botão “Função Pesquisa”:
Acesso
a documentação técnica do parâmetro FIN_BILLING_SEARCH_FUNCTION
para ter mais detalhes.
Critérios e Modelos de cálculo de Faturamento
Sempre que solicitamos a geração de um documento de faturamento, seja um documento simulado ou um documento oficial o IW exibe uma caixa de diálogo solicitando basicamente as datas de vigência do “doc” e fundamentalmente o “regime de cálculo” desejado. A figura a seguir ilustra essa operação:
Esses são os regimes nativos disponibilizados no IW com seus respectivos
códigos de referência (keyindex)
Keyindex |
Nome do
Regime de Cálculo do Faturamento |
1 |
Realizado |
2 |
Orçado com
reprecificação sem fracionamento de período |
6 |
Orçado sem
reprecificação sem fracionamento de período |
7 |
Orçado sem
reprecificação s frac. de período c/ totalização |
13 |
PGDC com
orçamentação |
14 |
PGDC sem
orçamentação |
Conforme pode ser observado, os seguintes “regimes de cálculo” do faturamento
são oferecidos pelo IW:
[1] - Realizado (Faturamento pelo Realizado)
Nesse caso
em linha geral o IW irá lançar no “Doc” todos os recursos efetivamente
empenhados (realizados) no atendimento de cada paciente durante o período de
vigência do “Doc”
. Nesse caso os recursos declarados no programa de atendimento serão contabilizado e precificados independentemente das
quantidade e preços orçados, mantendo apenas os descontos concedidos no
orçamento.
Notas :
- Em ambos os tipos de faturamento (orçado ou realizado) para processos de Home Care é necessária a geração de
orçamento prévio. O IW irá se basear
nos orçamentos apresentados para a contabilização de diárias e
também para a realização de comparativos entre valores orçados e
realizados.
- Em linha geral, esse regime de faturamento é praticado nas relações
comerciais Operadoras onde existe
uma margem admissível de desvio entre o orçado e a realizado no programa de
atendimento, sendo possível também lançar mão do recurso do aditivo para
corrigir desvios importantes.
Detalhamento dos critérios de contabilização para cada tipo de recurso faturável
· Consultas domiciliares: O sistema irá lançar na conta as consultas agendadas e realizadas (*) cuja “data agendada” para a consulta pertença ao intervalo de vigência do “Doc de faturamento”.
(*)
Consultas “realizadas” são consultas
para as quais foi efetivado o registro do relatório de evolução clínica no
prontuário que receberam relatório de evolução clínica no prontuário ou que
tiveram a flag de “Realização = sim”
valorada através do painel “Programa de
Visitas” do prontuário eletrônico.
Nota: (a) Somente os registros com valor para coluna “CHARGE = 1 (sim) “ são lançados na fatura. (b) O IW irá também considerar o
valor da coluna “Resp. Pagto” (PAYER) para determinar se o item será efetivamente
cobrado da Operadora (“Resp. Pagamento = Operadora) ou se será lançado como
incluso em pacote (“Resp. Pagamento” = Nossa empresa) ou se será cobrado
somente na conta avulsa do paciente (“Resp. Pagamento= Família”).
·
Equipamentos: Se a coluna “Cobrar
diária” no painel de Equipamentos do prontuário eletrônico (coluna de nome
CHARGEDAILY) for igual a “sim”: o sistema irá cobrar uma diária para cada dia
do intervalo de tempo determinado por "data programada de envio" até "data
programada retirada" que pertencer ao período de vigência do documento de
faturamento. Quando a coluna “Cobrar diária” for igual a “não” o sistema irá
lançar uma taxa única (quantidade = 1) na conta independentemente das datas.
·
Materiais e Medicamentos:
(a) Para itens administrados em regime de dispensação automático : Nesse
caso o IW irá cobrar, com precisão, baseado no cronograma de aplicação
(horários citados na programação explícita na prescrição médica). Nota: A
quantidade a ser faturada referente a cada evento no cronograma de aplicação é
obtida da coluna “quantidade ajustada” do cronograma (coluna ADJUSTEDQUANTITY
da tabela CAPPRESCRIPSCHEDULE). Essa coluna reflete a conversão da quantidade
prescrita da unidade de medida de prescrição para a unidade de medida de
estocagem e também trata o arredondamento das doses
como múltiplo da “quantidade mínima de consumo” informada no cadastro do
medicamento (F01032) para cada medicamento. Exemplo: Se for prescrito
aplicações de 3mL de um medicamento injetável fornecido em ampolas de 5 mL , nesse caso a “quantidade mínima de consumo” para esse
item, informada no cadastro do mesmo deverá ser igual a “1 ampola”, fazendo com
que o IW contabilize corretamente uma ampola inteira para cada evento do
cronograma de aplicações.
(b) Para os itens administrados em regime de "Estoque leito" ou
Itens “Se necessário”: (a) Se o parâmetro global denominado
FIN_PAYMENT_BY_PACKAGE_OPENED estiver valorado com 1 :
nesse caso o IW irá proceder a quantificação das quantidades a cobrar com base
na “estimativa de embalagens” abertas durante o período do faturamento. Por exemplo : Se foram dispensados 2 frascos de um xarope para
um paciente para abastecimento de um ciclo de prescrição semanal com início em
29 de sembro até 05 de outubro , ao se calcular o faturamento do mês de
setembro o IW fará um regra de 3 para obter a estimativa de embalagens abertas
até 30 de setembro supondo um consumo proporcional durante os dois dias de
setembro que fazem parte do ciclo de semanal atendido pela dispensação. A conta
será a seguinte : Trunc(2/7 * 2)+1 = 1. Ou seja, será
cobrado somente um dos frascos de xarope no faturamento de setembro
remanescendo um saldo que será faturado no próximo período (outubro). (b) Se o
parâmetro FIN_PAYMENT_BY_PACKAGE_OPENED for igual a zero então o IW irá lançar
na fatura todos os itens dispensados para o domicílio no intervalo de dados do
faturamento.
(c) Materiais lançados no como “Registros de consumo direto”
(d) Materiais lançados como “Requisições complementares”: O registro de
requisições complementares (comumente denominado de “extras”) são solicitações
de materiais para complementar o abastecimento do paciente. Em condições
nominais perfeitas podemos pontuar que não deveriam ocorrer solicitações
“extras” para o dispensário, contudo na situações reais poderá ocorrer diversos
fatores que poderão gerar a necessidade de “Requisições complementares” tais
como: (d.1)
Imprecisões na quantidade prescrita:
·
Exames laboratoriais: São lançados no faturamento todos os
exames cuja “data de realização do resultado” pertencer ao intervalo de
vigência do documento de faturamento.
Nota:(a) Somente os registros com valor para coluna “CHARGE = 1 (sim)
“são lançados na fatura. (b) O IW irá também considerar o valor da coluna
“Resp. Pagto” (PAYER) para determinar se o item será efetivamente cobrado da
Operadora (“Resp. Pagamento = Operadora) ou se será lançado como incluso em
pacote (“Resp. Pagamento” = Nossa empresa) ou se será cobrado somente na conta
avulsa do paciente (“Resp. Pagamento= Família”).
· Procedimentos de coletas de material para exames laboratoriais: Serão lançados no faturamento todos os procedimentos de coleta (registrados na sub-aba denominada “Coleta” do painel de exames no prontuário eletrônico) cuja data de realização pertença ao intervalo de datas de vigência do documento de faturamento.
Nota: (a) Somente os registros com valor para coluna “CHARGE = 1 (sim) “são lançados na fatura. (b) O IW irá também considerar o valor da coluna “Resp. Pagto” (PAYER) para determinar se o item será efetivamente cobrado da Operadora (“Resp. Pagamento = Operadora) ou se será lançado como incluso em pacote (“Resp. Pagamento” = Nossa empresa) ou se será cobrado somente na conta avulsa do paciente (“Resp. Pagamento= Família”).
·
Serviço de fornecimento de gases medicinais: Para os pacientes
que tiverem lançamento no prontuário de “serviço de fornecimento de gases
medicinais” com valor para a coluna “limite de cobrança” maior do que 0
(zero) o sistema irá lançar na fatura o número de diárias do respectivo
serviço calculado com base nas datas de início do atendimento (checkindate) e
início e término do serviço de fornecimento de gases medicinais.
·
Recargas de gases medicinais: Para aqueles
pacientes que tiverem lançamento no prontuário de “serviço de fornecimento de
gases medicinais” com valor para a coluna “limite de cobrança” maior do que
0 (zero) o sistema irá lançar na fatura somente as recargas registradas com
flag “cobrar = sim” que ultrapassarem a quantidade declarada como limite de
cobrança. Por exemplo: Se um paciente possuir serviço com valor limite para
cobrança = 2 (significa: 2 recargas por semana) então somente a partir da
terceira recarga incidente em qualquer semana com flag “cobrar seguradora =
sim” será lançada na fatura. Naturalmente, para aqueles pacientes que tiverem
lançamento no prontuário de “serviço de atendimento fornecimento de gases
medicinais” com limite de cobrança = 0 “todas as recargas registradas no
prontuário com flag “cobrar seguradora = sim” serão lançados na fatura.
·
Registros de consumo (vazão / hora ) de gases medicinais : Para os contratos
que se baseiam em cobrança de gases medicinais por “vazão/hora” o IW irá
considerar para o período de faturamento o que estiver registrado na aba
denominada “Registro hora/vazão no domicílio” do painel “Gases medicinais” do
prontuário eletrônico da seguinte forma: para cada período registrado o IW irá
obter a quantidade de horas de cada intervalo de apontamento ( coluna “Data
Fim” menos “Data Início”) e irá multiplicar pelo valor da coluna “Taxa de
utilização” obtendo assim a quantidade de “horas efetivas de utilização do gaz
medicinal” (essa quantidade será arredondada para um número inteiro a maior,
ex.: 1,1 arredonda para 2). A quantidade de horas será precificada com base no
“código da vazão” (em litros/minuto). Ou seja, o IW irá obter o preço da hora
naquela vazão na tabela de preços (de tipo de recurso = “recarga de gases
medicinais”) amarrada no contrato da Operadora.
Nota: A parametrização do regime de cobrança por
“vazão/hora” é realizada no cadastramento do “serviço de fornecimento de gases
medicinais” coluna “tipo de controle = vazão/hora”. Ao nível de contrato
pode-se registrar qual(ais) serviços são autorizados por contrato de modo a
garantir a amarração da cobrança por “hora/vazão” para as operadoras trabalham
dessa forma.
· Serviços de Atendimento de Unidades Móveis (remoções): Para os pacientes que tiverem lançamento no prontuário de “serviço de atendimento de unidade móvel” com valor para a coluna “limite de cobrança” maior do que 0 (zero) o sistema irá lançar na fatura o número de diárias do respectivo serviço calculado com base nas datas de início do atendimento (checkindate) e início e término do serviço de atendimento de unidades móveis propriamente dito.
·
Eventos de Atendimento de Unidades Móveis: Para aqueles
pacientes que tiverem lançamento no prontuário de “serviço de atendimento de
unidade móvel” com valor para a coluna “limite de cobrança” maior do que 0
(zero) o sistema irá lançar na fatura somente os eventos registrados com
flag “cobrar = sim” que ultrapassarem a quantidade de eventos declarada como
limite de cobrança. Por exemplo: Se um paciente possuir serviço com valor
limite para cobrança = 1 (significa: 1 evento por semana) então somente o
segundo evento incidente em qualquer semana com flag “cobrar seguradora = sim”
será lançado na fatura. Naturalmente, para aqueles pacientes que tiverem
lançamento no prontuário de “serviço de atendimento de unidades móveis” com
limite de cobrança = 0 “todos os eventos de atendimentos de unidades móveis
registrados no prontuário com flag “cobrar seguradora = sim” serão lançados na
fatura.
·
Procedimentos Especiais: Os procedimentos especiais são
lançados na conta todos os procedimentos registrados no painel “Procedimentos
especiais” do prontuário eletrônico cuja “data de realização” pertença ao
intervalo de vigência do documento de faturamento.
Nota:(a) Somente os registros com valor para coluna “CHARGE = 1 (sim)
“são lançados na fatura. (b) O IW irá também considerar o valor da coluna
“Resp. Pagto” (PAYER) para determinar se o item será efetivamente cobrado da
Operadora (“Resp. Pagamento = Operadora) ou se será lançado como incluso em
pacote (“Resp. Pagamento” = Nossa empresa) ou se será cobrado somente na conta
avulsa do paciente (“Resp. Pagamento= Família”).
· Diárias: O IW irá calcular o número de diárias automaticamente com base nas guias de orçamento de cada paciente abrangidas pelo intervalo de vigência do documento de faturamento. Ou seja, para cada guia de orçamento cujo intervalo de tempo tem interseção com o período de faturamento o IW irá lançar no faturamento o número de dias corresponde a essa interseção. O nível de complexidade das diárias lançadas no faturamento será advindo da coluna “Nível de complexidade” de cada guia orçamentária.
[2] -
Orçado com reprecificação sem fracionamento
Nesse regime de faturamento o IW irá lançar na conta para cada recurso,
quantidades idênticas às dos orçamentos apresentados para a operadora. A opção
“com reprecificação” instrui o IW a recalcular os preços de todos os itens com
base na posição das tabelas de preços no exato instante do faturamento
(ajustando-se às atualizações de preços registradas nas tabelas no intervalo de
tempo que se estende da data do cálculo do orçamento até a data da geração do
documento de faturamento).
Nota: Todos os orçamentos cuja data de “término” pertencer ao período de
fechamento da conta, serão contabilizados no DOC de faturamento.
[3] -
Orçado sem reprecificação sem fracionamento
Nesse regime de faturamento o IW irá lançar na conta para cada recurso,
quantidades e valores idênticos aos dos orçamentos apresentados à operadora.
Nota: Todos os orçamentos cuja data de “término” pertencer ao período de
fechamento da conta, serão contabilizados no DOC de faturamento.
[4] -
Orçado sem reprecificação s/ frac. de período c/
totalização
Nesse
regime de faturamento baseado o IW irá lançar na conta para cada recurso,
quantidades e valores idênticos aos dos orçamentos apresentados à operadora,
porém totalizando quantidades e valores por código do recurso.
Nota: Todos os orçamentos cuja data de “término” pertencer ao período de
fechamento da conta, serão contabilizados no DOC de faturamento.
Cuidados para efetivação
da partida do sistema de faturamento em regime de produção - (Ponto de Corte)
Muitas empresas de Home Care começam a fazer os registros dos recursos no
programa atendimento dos pacientes, porém a rotina de faturamento nem sempre
ocorre no mesmo mês em que estes lançamentos são registrados, por isso, é
importante quando for fazer o primeiro processamento do faturamento que seja
dado um corte entre
esses lançamentos que estão em meses anteriores, mas que o IW-Care ainda
considera como não cobrados, para que não sejam incluídos na conta do período
que se deseja iniciar o faturamento.
Para que este corte do faturamento ocorra é necessário criar um documento Definitivo,
conforme procedimentos a seguir, até o último dia do mês anterior ao que se
deseja gerar o primeiro faturamento. Por exemplo, se existem registros de
recursos desde o mês de fevereiro e o primeiro faturamento a ser rodado será no
mês de setembro, deverá ser gerado um documento definitivo englobando o período
de fevereiro até o dia 31/08, assim todos esses registros serão considerados
como cobrados e não mais serão incluídos na conta do primeiro faturamento.
Os procedimentos que serão descritos abaixo estarão baseados no faturamento por Seguradora, no tipo de documento Definitivo e pelo tipo de faturamento pelo Realizado, porém serão os mesmos procedimentos adotados para gerar qualquer outro tipo de combinação de faturamento, ou seja, pela opção Particular, Avulso ou Pacientes por seguradora com um documento simulado ou definitivo ou pelo tipo de faturamento Orçado ou Realizado. As particularidades de cada processo que for importante ser ressaltada será descrita no momento oportuno no processo do faturamento.
Para
que seja gerado um documento Definitivo, clique com o mouse na seguradora
desejada para que o botão Gerar Doc ou Simular Doc seja disponibilizado. Clique
no botão Gerar Doc, fazendo com que a interface Parâmetros do documento seja
apresentada, conforme ilustração a seguir:
Informe a data do término de vigência do documento a ser gerado e na coluna Calcular abra o combo box e escolha a opção desejada,
faturamento pelo orçado ou pelo realizado.
Nota: A coluna Data de Início sempre será informada pelo IW, no primeiro
processamento porque existe o registro da data do primeiro recurso que foi
gravado para um dos pacientes da seguradora que está sendo faturada e nos
demais faturamento porque ele tem o registro da data de término do último
faturamento gerado.
Ao
fazer o processamento do faturamento, o IW-Care irá verificar se os lançamentos
dos recursos registrados estão consistentes. Caso seja encontrada alguma
divergência, a interface a seguir será apresentada:
A finalidade desta interface F01272 é apresentar as divergências que devem ser
resolvidas para que o cálculo do faturamento seja efetuado corretamente.
Algumas dessas inconsistência não influenciarão no valor a ser cobrado, mas
podem prejudicar as margens do faturamento, enquanto que
outras se não resolvidas irão influenciar no valor a ser cobrado da seguradora,
conforme descrito abaixo:
· Item sem preço significa que existe recursos que não foram precificados e, portanto, não serão cobrados;
· Atendimento sem orçamento significa que se o tipo de faturamento for pelo Orçado ele não será faturado. Se o faturamento for pelo Realizado, desde que os recursos tenham sido registrados serão faturados;
· Orçamento não calculado significa que se o tipo de faturamento for pelo Orçado ele não será faturado. Se o faturamento for pelo Realizado, desde que os recursos tenham sido registrados serão faturados;
· Consulta não agendada significa que se o tipo de faturamento for pelo Realizado esta consulta necessita que o agendamento seja efetuado, caso contrário não será cobrada;
· Turno Aux. Enf. sem Custo significa que a cobrança dos turnos de auxiliar de enfermagem serão cobrados, porém como não tem o custo do turno, as margens dos indicadores de faturamento estarão comprometidas
· Turno Aux. Enf. sem Coop Prof significa que a cobrança que os turnos de auxiliar de enfermagem designados por Cooperativa serão cobrados, porém como não tem custos, as margens dos indicadores de faturamento estarão comprometidas.
Quando
está se gerando um documento Simulado ou Definitivo, mesmo que os erros acima
tenham sido apresentados, o IW-Care permite que seja gerado o documento de
faturamento, para análise e conferência. Para isso, pressione o botão
'Continuar Cálculo”, fazendo com que a tela Parâmetros do Documento seja
novamente apresentada, agora sem ser necessário informar nenhuma coluna,
somente pressione o botão OK fazendo com que o documento seja gerado.
Ressaltamos que a lista de recursos que foram apresentadas como inconsistente
na tela F01272 não serão considerados, conforme descrição no respectivo item.
Quando o documento for gerado a seguinte tela será apresentada:
Pressione o botão OK e passe para a aba Listagem Docs Cobrança, para
pesquisar o documento que acabou de gerar.
Aba: Listagem dos Documentos de Cobrança
Todos os documentos de cobrança gerados pelo IW ficam acessíveis através da segunda da F01126 denominada “Listagem Docs Cobrança” que ilustramos abaixo:
Filtros
Tipo de Fonte Pagadora: (obrigatório) selecionar o tipo de regime de
cobrança da fonte pagadora : se por seguradora,
particular, avulso ou pacientes por seguradora conforme conceito já descrito
anteriormente.
Empresa : (opcional) selecionar qual a seguradora que se deseja
pesquisar o documento de cobrança
Simulação: selecionar se o documeto que se deseja pesquisar é simulado
ou não (Definitivo). Se este filtro estiver populado como Não significa que
somente os documentos Definitivos serão apresentados
Nº Atendimento: informe o número do atendimento que se deseja pesquisar
o documento de cobrança
Nro Doc: informe o número de documento de cobrança específico que se
deseja pesquisar
Liberados: se o rádio-box for setado (marcado) somente os documentos que
já tiveram a liberação financeira serão apresentados
Data Início: informe a data início do período que se deseja pesquisar
Data Término: informe a data de término do período que se deseja
pesquisar
Botões
e Colunas da tela
Para melhor visualização das colunas na nesta tela dê um duplo clique com o
mouse no gride (linha azul) da tela, fazendo com que as informações sejam
apresentadas na vertical, conforme ilustra a figura a seguir:
Descritivo
dos Botões
Pesquisar: Este botão só poderá ser pressionado para realizar a pesquisa
desejada depois que alguns dos filtros descritos acima tenham sido
selecionados. Caso nenhum filtro seja informado e o botão seja pressionado será
apresentada uma caixa de mensagem de erro solicitando que a Fonte Pagadora ou
Datas de Início e Término da pesquisa sejam selecionados
Lib. TISS.: Este botão só deverá ser pressionado no final do processo do
faturamento, quando todos os lançamentos estiverem devidamente revisados com a
aprovação interna do documento já registrada. Depois que a transação de
liberação TISS for executada, somente será possível fazer a pesquisa desses
documentos se o Filtro chamado 'Liberado (TISS) ' estiver devidamente setado
(marcado). Os documentos financeiros liberados estarão visíveis na interface
F01447 – Geração TISS para que seja dado andamento na geração dos arquivos
eletrônicos .xml segundo o padrão TISS.
Salvar: Possibilita que as informações que foram inseridas nas colunas
“Nro da Fatura” e “Observações” sejam devidamente registradas
Excluir: Permite a exclusão de um documento de cobrança
Calcular: Dentro da dinâmica do faturamento poderá ser desejável
reprocessar o cálculo do faturamento de um determinado documento. Seria o caso,
por exemplo, de terem sido detectadas inconsistências pelo IW (apresentados no
resultado da pré-auditoria na interface F01272). Nesses casos um procedimento
bastante comum será corrigir as inconsistências nos registros dos atendimentos
e solicitar novo cálculo do faturamento para o mesmo documento. O recálculo
será efetuado para todos os pacientes que foram considerados neste documento
preservando-se, contudo o nro do documento de
faturamento (ID Doc). Nota: Uma outra possibilidade seria remover o
documento e solicitar nova cálculo diretamente na primeira (nesse caso seria
gerado um outro documento com novo ID). IMPORTANTE: Documentos agrupados
“não podem ser recalculados”.
Agrupar: Este botão permitirá, nos casos de faturamento com regime de
fechamento de contas Pacientes por Seguradora, agrupar num
mesmo documento de cobrança o faturamento de vários pacientes. Para isso, marque
com o mouse as contas dos pacientes que devem ser agrupadas e clique neste
botão, que abrirá o popup com duas opções. Escolha a opção agrupar. Caso seja
necessário desfazer o agrupamento clique na opção Desagrupar. IMPORTANTE:
(a) Documentos agrupados “não podem ser recalculados”. (b) Os documentos que
foram agrupados continuam presentes no sistema, porém não estarão visíveis no
gride (a coluna denominada WRITEOFF passa a ser valorada com 1). Nos casos de “desagrupamento” de documentos os documentos originais
voltam a estar visíveis no sistema (coluna WRITEOFF retorna para valor = 0).
Aprov. Interna: Depois que o documento foi devidamente revisado e os
ajustes necessários realizados clique neste botão para fazer a Aprovação
Interna e escolha a opção no popup deste botão Aprovação, fazendo com que uma
caixa de dialógo seja aberta e onde deverá ser informada a senha do usuário que
esteja fazendo esta aprovação. Depois que a aprovação interna for efetuada a
cor do texto deste botão ficará na cor verde indicando que este processo já foi
efetuado. Para estornar a aprovação clique novamente neste botão e escolha a
opção Estornar Aprovação. Neste botão ainda existe a opção “Reprovar”, que
deverá ser executada quando se deseja manter o documento do faturamento gerado,
porém na condição de reprovação. Importante: A aprovação
interna é fundamental para que os dados deste faturamento sejam
considerados posteriormente na consolidação dos Indicadores de desempenho
financeiros do IW.
Aprov. Segur.: Após a aprovação interna pode-se efetivar a aprovação de
seguradora. Essa transação existe no IW para atender a determinados tipos de
relacionamento comercial entre empresas de home care e operadoras (muito
raros), na grande maioria dos processos observados essa operação não é de fato
realizada no IW. Quando for o caso, para realizar a aprovação de Operadora,
clique no botão “Aprov. Seguradora” que abrirá as opções do popup (Aprovar, Estornar aprovação). Escolha a opção “Aprovar” que fará com
que seja aberta uma caixa de diálogo para que a senha de aprovação do
faturamento seja informada. Se tiver esta senha informe a senha e clique no
botão OK, o IW irá apresentar a caixa de diálogo de autenticação de senha do
usuário e fará o registro da liberação.
Lib Fin.: Após a conclusão de todo o processo de faturamento deve-se
acionar esse botão para que seja efetivada a integração com o sistema de
controle de operações financeiras na empresa. Nota: Nesta
transação de liberação financeira existe um contexto de função plugada, que possibilita
a implementação de lógicas de integração com sistemas financeiros. O IW vem
nativamente equipado com protocolos padronizados de alimentação de tabelas de
integração padronizadas voltadas à integração com sistemas de controle das
operações financeiras.
Histórico: Apresentar o histórico de transações executados sobre um
determinado documento de faturamento, tais como geração, edições realizadas
etc. Esse recurso garante plena rastreabilidade sobre as alterações realizadas
em documentos de faturamento.
Limpar: Este botão permite limpar a interface das informações da última
pesquisa efetuada
Sair: Fechar a Interface da Central do Faturamento
Descritivo
das Colunas do Gride
Tipo de Serviço: apresenta o tipo de serviço do documento de cobrança
ID: informa o número de identificação que foi atribuído para o documento
de cobrança quando da geração do faturamento
Simulação: indica se o documento é similado (populado com Sim) ou é um
documento definitivo (populado com Não)
Doc Agrupado:(sim,não) indica se o documento é um agrupamento do
faturamento de vários pacientes que foram feitos individualmente
Empresa F. Pagadora: apresenta o nome da Seguradora
Vigência de: apresenta a data de início do faturamento
Vigência até: apresenta a data de término do faturamento
Valor a Cobrar: apresenta o valor a ser cobrado da Seguradora
Nro da Fatura: esta coluna é editável e permite que seja informado o
número da Nota Fiscal que será emitida para este faturamento
Valor Glosado: apresenta o valor total que foi glosado após ter sido
registrado na Aba Detalhe Analítico no botão Edição Seguradora, que será
descrito posteriormente na respectiva interface
Valor Glosa Após Recurso: apresenta o valor que efetivamente foi glosado
após os recursos que o Home Care contestou junto à Seguradora. Os dados
apresentados nesta coluna são registrados na Aba Detalhe Analítico, que será
descrito posteriormente na respectiva interface
Valor Glosado Recuperado: apresenta o valor da glosa que foi recuperado
após os recursos apresentados pelo Home Care junto à Seguradora. Os dados
apresentados nesta coluna são registrados na Aba Detalhe Analítico, que será
descrito posteriormente na respectiva interface
Data Geração Doc: apresenta a data em que o documento do faturamento foi
gerado
Observações: coluna editável que permite que seja informado alguma
observação que seja relevante na geração do referido faturamento
Status Autoriz. Interna: apresenta o status da autorização interna
Status Autoriz. Seguradora: apresenta o status da autorização da
seguradora
Nro Atend.: apresenta o número do atendimento do paciente
Liberação TISS: (coluna: LIBERATED) Indica se o documento já foi
liberado para geração do arquivo XML do TISS.
Data Liberação TISS (coluna: LIBERATIONDATE) Data e hora em que foi registrada a liberação TISS do DOC.
Liberação Financeira: (coluna: INTEGRATED) Indica se o
documento já foi integrado ao sistema de contas a receber.
TISS Gerado: (coluna EXPORTED) Indica se já houve
a geração do TISS para o documento.
TISS Enviado: (coluna WRITEOFFEXPORTED) Indica se o arquivo XML do TISS
já foi marcado como tendo sido enviado para a Operadora.
Aba: Detalhes - Sintético
Na aba “Detalhe – Sintético” o IW irá apresentar a listagem dos atendimentos contidos dentro do “doc” (um doc no IW corresponde ao conceito tipicamente denominado de “remessa”, ou seja, um agrupador de contas de diversos atendimentos) com seus respectivos valores a faturar. A imagem seguinte ilustra essa interface:
Transações disponíveis nessa interface:
Calcular por Atend.: Essa transação permite que seja refeito o cálculo completo do faturamento de um atendimento especifico. Para isso devemos selecionar uma linha no gride , correspondente ao atendimento para o qual desejamos que o cálculo do faturamento seja reprocessado, e calicamos nesse botão, O IW irá abrir a seguinte caixa de diálogo:
Escolha o
critério de cálculo desejado para o reprocessamento do faturamento do
atendimento e clique em seguida no botão ok.
IMPORTANTE: É comum acontecerem algumas situações onde
um atendimento “não tenha aparecido no cálculo do faturamento”. Isso pode
ocorrer por diversos motivos (inclusive pontuados e apresentados pelo IW ao
faturista no relatório de pré-auditoria eletrônica realizada e exibido ao
usuário no momento da geração do doc no IW). Nesses casos, pode-se corrigir as
inconsistências no prontuário eletrônico e utilizar o botão “Calcular por
Atend” para fazer com esse atendimento seja introduzido no doc IW. Para isso
selecione “qualquer linha aleatoriamente” no gride e clique no botão “Calcular
por Atend” e , “altere o campo Nro Atendimento
ilustrado acima para o número desse atendimento desejado”. O IW irá processar o
faturamento desse atendimento informado e o incluirá no Doc.
Sub-dividir: Como
o próprio nome sugere, esse botão é utilizado para sub-dividir um Doc IW
(gerado em regime de faturamento por “Operadora” em dois DOC´s.
Esse tipo de recurso pode ser utilizado em situações nas quais se deseja dar
andamento diferenciado a partes do Doc IW. Por exemplo: algumas contas estão
corretas com senhas fornecidas pela Operadora e algumas contas no Doc estão
ainda com pendências documentais. Pode ser desejável sub-dividir
esse Doc em dois de modo que um deles contenha todas as contas de pacientes
aguardando pendências de documentação e o outro retenha as contas dos pacientes
aguardando pendências. Essa sub-divisão permitirá que
seja dado andamento normal ao faturamento e encaminhamento para a Operadora do
Doc sem pendências minimizando atrasos em recebíveis. Para proceder a sub-divisão de um Doc IW selecione a relação de pacientes no
gride que você deseja “mover para um outro Doc” e
clique no botão “Sub-dividir”. O IW fará a criação de um novo Doc (novo ID)
contendo somente as contas selecionadas no gride. O Doc que deu origem à sub-divisão permanece com o seu ID inalterado apenas no seu
conteúdo não constarão mais aqueles pacientes que foram direcionadas para o
novo Doc.
Mov p/ outro Doc: Essa transação pode
ser utilizada para movimentar contas entre Docs sub-divididos (somente). Para
executar essa operação seleciona as linhas no gride correspondentes às contas
que se deseja movimentar de Doc e clique nesse botão. O IW irá abrir uma caixa
de diálogo apresentando a relação de Doc´s IW “parentes entre si” (ou seja:
documentos sub-divididos originários de um mesmo Doc
pai inclusive ele). A figura a seguir ilustra essa caixa de diálogo:
Selecione o “Doc” para o qual se deseja movimentar as contas e clique no botão
“Selecionar” ilustrado acima. O IW fará
IMPORTANTE: Documentos originários de sub-divisão
nunca devem ser removidos. Para proceder a remoção de documentos que foram sub-divididos deve-se primeiramente “reconstituir” o
documento original movimentando-se todas as contas para ele. Então sim os
documentos sub-divididos “vazios” e o “Doc original”
poderão ser removidos.
Nota: Para
visualizar os detalhes analíticos das contas selecione uma ou várias linhas no
gride acima e navegue para a próxima aba denominada “Detalhes – Analítico”
descrita a seguir.
Aba: Detalhes - Analítico
A figura a seguir ilustra a aba denominada “Detalhes – Analítico” da interface F01126. Esse aba apresenta os detalhes das conta a ser faturada de um ou de várias pacientes em uma mesma visão. Para acessar esses dados, partindo da aba “Detalhe – Sintético” selecione uma única linha (para visualizar/editar os detalhes de uma única conta) ou várias para visualizar/editar os detalhes de várias contas simultaneamente). No exemplo abaixo foi selecionada uma única linha. Note na caixa de seleção denominada “Nr Atendimento” o sistema está exibindo a informação “671 – Ermelinda Campos Silva” que correspondem ao número do atendimento seguido do nome do paciente respectivamente.
Descrição de
algumas coluna importantes do gride :
Nro Orçam.: Trata-se do número do orçamento correspondente ao item da conta. Nas contas médicas calculadas automaticamente pelo IW o mesmo sempre relaciona qual é o número do orçamento que dá cobertura ao referido item. O critério utilizado pelo IW para identificar o número do orçamento correspondente está baseado na data de contabilização do item em relação às data de início e término de vigência dos orçamentos.
Nota: Exclusivamente nas contas médicas de atendimentos ligados a “tipo de serviço= home care” esse campo é obrigatório. O mesmo será valorado automaticamente pelo IW nas contas calculadas) e nos casos de inserção/edições manuais nas contas o IW irá exigir que seja informado um valor diferente de zero obrigatoriamente para esse campo. Já nas contas relacionadas a “tipo de serviço = monitoramento” o campo “Nro orçam.” nos casos em que é utilizado o regime de cálculo de faturamento denominado “Crônicos”, o campo “Nro. Orçam.” não é obrigatório. Essa regra de consistência é implementada de forma diferenciada no momento da salva das edições realizadas nas contas médicas. A figura a seguir ilustra a caixa de mensagem apresentada pelo IW em uma situação onde temos inserir um item na conta médica de um paciente de “home care” sem informar um número de orçamento :
Quando
realizamos edições sobre itens de contas médicas de atendimentos relacionados a
“tipo de serviço=monitoramento” que foram calculados pelo regime de cálculo
denominado “Crônicos” o IW não irá necessariamente exigir que
seja informado um valor diferente de zero para o campo “Nro orçam.” mas irá
policiar a seguinte regra de consistência : “os valores para a coluna “nro
orçam.” de todas as linhas da conta terão que ou estarem em branco (valor =
null) ou referenciarem um mesmo número de orçamento. Ou seja: não serão
permitidos itens relacionados a mais do que um número de orçamento citados em
uma conta médica de um mesmo atendimento em regime de cálculo = “Crônicos”. Ou
seja, nos casos de atendimentos de pacientes s em
regime de monitoramento o caso nominal será “não abrir orçamentos para os
pacientes”. O volume de atendimentos continuamente abertos normalmente tende a
dezenas de milhares. A necessidade administrativa de abertura de orçamentos
para esses atendimentos seria muito onerosa. A abertura de orçamentos para
atendimentos de monitoramento serve unicamente ao propósito de se registrar
“senhas de autorização” concedidas pelas Operadoras para alguns serviços
adicionais que eventualmente são prestados juntamente com o monitoramento do
paciente (sessões complementares de fisioterapia, ou avaliações de
especialistas que não fazem do programa de monitoramento nominal são exemplos
muito comuns desses casos). Para essas situações o IW permite que seja
aberto um “único orçamento por período de faturamento (tipicamente mensal) para
acomodar os lançamentos desses serviços complementares aos quais será vinculada
a senha de autorização concedida pela operadora.
Senha Operadora Item (BUDGETAUTHORIZECODE): Essa coluna poderá
ser utilizada nos casos (normalmente raro) onde a Operadora concede senhas
diferenciadas para determinados itens da conta. Nominalmente a grande maioria
das operadoras fará a concessão uma única senha por “período de atendimento”
(abrangendo orçamento e aditivos conjuntamente em uma única senha no período) e
fará a gestão internamente do conteúdo (itens autorizados vinculados a essa
senha). Quando se tratar de uma Operadora que pratica a concessão de senhas
diferenciadas por recurso essa coluna poderá ser utilizada para o lançamento
dessas senhas diferenciadas. O valor dessa coluna será considerado na geração
do TISS como sendo um critério de “quebra” em guias separadas. Ou seja,
os itens da conta que possuírem valores diferentes para essa coluna serão
apresentados em guias XML separadas cada guia com o
sua senha diferenciada. Nota:
Para empresas que atuam com modelo de cálculo do faturamento pelo regime “Orçado”
o IW oferece um regime de cálculo diferenciado no qual “as diferentes
senhas apontadas no orçamento e nos diferentes aditivos registrados no período
do DOC” serão lançadas automaticamente nessa coluna de modo que , ao gerar o XML do TISS para essas operadoras já
será apresentadas guias separadas de acordo com as diferentes senhas concedidas
por essas operadoras (para orçamento e aditivos. Exemplo: Os
itens do orçamento original será apresentados em uma guia com sua
respectiva senha e cada aditivo registrado no mesmo período da conta será lançado
em uma guia separada cada qual com sua senha específica). Para ativar esse
regime de cálculo baseado em orçamento com a valoração automatizada da coluna
“Senha Operadora Item” valore o atributo denominado “Regime Faturamento
(PAYMENTBEHAVIOR)” no cadastro de “Pessoa Jurídica” do IW com
a opção de valoração = “4 - Fat. TISS - Quebra por Senha Orçamento e Aditivo
(cálculo pelo orçado)”.
Para efetivar registros referentes a itens glosados pela operadora diretamente sobre um “Doc” no IW selecione cada item glosado e clique no botão “Glosa Operadora” ilustrado na interface abaixo :
Quando clicamos
o botão “Glosa Operadora” esse botão irá se desdobrar em um popup menu com as
seguintes opções:
- Registrar glosa do item selecionado
- Registrar glosa do documento inteiro
Quando selecionarmos a opção “Registrar
glosa do documento inteiro” o IW
irá exibir a seguinte caixa de diálogo:
Nota:
Essa edição poderá ser igualmente realizada na interface F01126 (central de
faturamento) aba “Detalhe analítico”.
Nota Complementar: Essa opção pode
ser utilizada para gerar um modelo de “Recurso
de Glosa” no qual a Operadora está formalizando uma glosa que incide sobre
todo o lote TISS e não sobre itens ou guias específicas (normalmente alguma não
conformidade de valores administrativos de cabeçalho de todo o lote TISS).
Quando acionarmos a opção “Registrar
glosa do item selecionado” o IW
irá abrir uma caixa de diálogo de apoio para a edição do item glosado, conforme
ilustração abaixo:
Nessa
edição você poderá valorar os seguintes campos:
Qtde Glosa (AUDITBILLQUANTITY): Informe a quantidade glosada pela Operadora.
Valor Glosa (AUDITBILLVALUE): Valor
glosado.
Código da Glosa(TISS)
(AUDITBILLREASON): Informe o código do motivo da glosa. Nota: Essa coluna deve ser preenchida
com valores de códigos de motivos de glosa predeterminados na especificação
técnica do TISS. NO IW a constante K_CAP_AUDITBILL_REASON
é utilizada para na organização desses valores. Na tradução do gride essa coluna deverá estar associada sempre a essa
constante no IW.
Descritivo Motivo Glosa – Operadora
(PAYERCOMMENTS): Esse é um campo texto para gravação de explicações
textuais sobre o motivo da glosa da Operadora. Nota: Essa não é uma coluna que faz parte da especificação dos
processos de glosa do TISS. O IW oferece esse campo para controles e
documentações internas do Home Care.
|
Após efetivar o lançamento dos itens glosados no IW , para visualizar “somente os itens do DOC que foram glosados” ative a caixa de checagem denominada “Itens c/ Glosa” que fica no cabeçalho da aba “Detalhe – Analítico” ilustrada mais acima e clique novamente no botão “Pesquisar”. Note que fazendo-se a pesquisa nessa condição para se obter uma impressão do relatório dos itens glosados pela Operadora (já devidamente registrada no IW) utilize um relatório de gride apropriado para esse fim. Nativamente o IW vem configurado com um relatório denominado “Glosa Operadora” para essa finalidade que ilustramos a seguir:
Para editar
as informações referentes ao “recurso de
glosa” utilize o botão denominado “Recurso
Glosa”. Quando selecionamos um item e clicamos nesse botão o IW irá abrir a seguinte caixa de
diálogo:
Descrição dos campos editáveis:
Classificação Motivo
Reapresentação (IW) (AUDITBILLREAPPLY): Esse é um campo de apoio à análise das
glosas (essa informação não faz parte do XML TISS de Recurso de Glosa, trata-se
de um atributo de classificação de motivos de reapresentação para fins
gerenciais dentro do IW). Esse atributo deve ser associado à constante IW K_CAP_AUDITBILL_REAPPLY.
Quantidade reapresentação
(AUDITBILLSUSTQTY): Informe a quantidade que será recursada
(reapresentada).
Valor Unitário Reapresentação
(AUDITBILLUNITPRICE): Esse campo será valorado automaticamente pelo IW com
o valor unitário do item que está sendo recursado (e poderá ser editado pelo
usuário também).
Valor reapresentação
(AUDITBILLSUSTAINED): Valor recursado (valor reapresentado). Esse valor
será calculado automaticamente pelo IW (e poderá ser editado pelo usuário
também).
Justificativa Recurso Glosa (TISS)
(AUDITBILLCOMMENTS): Informe nesse campo a justificativa (campo descritivo)
para o recurso de glosa do item (150 dígitos no máximo conforme especificação TISS).
Nota: Esse campo faz parte da
especificação do TISS guias de Recurso de Glosas e será enviado no XML.
Tipicamente
edita-se um valor para a coluna “Qtde reapresentação” (AUDITBILLSUSTQTY) indicativo da
quantidade glosada que será reapresentada à Operadora (no recurso da glosa).
Ao se editar um valor para “Qtde reapresentação”
o IW irá valorar automaticamente a
coluna “Valor unitário reapresentação”
com o valor unitário de cobrança do item (embutindo os descontos) e também irá valorar automaticamente a coluna “Valor reapresentação” (AUDITBILLSUSTAINED) com o resultado
da multiplicação das colunas “Qtde reapresentação”
(AUDITBILLSUSTQTY) e “Valor unitário reapresentação”
(AUDITBILLUNITPRICE). Nos casos em que o “Valor unitário reapresentação” for diferente do valor calculado
automaticamente pelo IW você
deverá editar diretamente o campo “Valor
reapresentação” (AUDITBILLSUSTAINED)
no gride que o IW
irá preservar o valor informado por você (na geração do XML do recurso de glosa o IW irá considerar o valor da coluna AUDITBILLSUSTAINED). |
Uma vez realizadas as edições referentes ao recurso da glosa
pela empresa de Home Care clique na caixa de checagem “Itens c/ glosa” e
refaça a pesquisa. Lembrando que nessa condição de pesquisa o IW irá apresentar somente registros
para os quais foi realizado registro das informações referente a glosa. Pode-se
configurar modelos especializados de relatórios contendo as informações dos
recursos de glosa. Nativamente o IW vem previamente configurado com um
relatório denominado “Recurso Glosa” que ilustramos a seguir:
O relatório acima mostra os detalhes glosados e reapresentados por pacientes com seus respectivos sub totais e o total geral glosado e reapresentado.
O relatório abaixo mostra o resultado de um recurso de glosa:
Notas
Técnica:
O quadro a seguir enumera as colunas onde ficam armazenadas as informações de glosa
na tabela CAPPAYMENTITEM para fins de orientação a usuário administradores
interessados em customização de relatórios referentes a glosas:
Nome da
coluna |
Conceito |
AUDITBILLQUANTITY |
Quantidade
glosada |
AUDITBILLVALUE |
Valor
glosado |
AUDITBILLREASON |
Classificação
do motivo da glosa |
PAYERCOMMENTS |
Comentários
da operadora referentes à glosa |
AUDITBILLREAPPLY |
Classificação
do motivo da reapresentação pelo Home Care |
AUDITBILLSUSTQTY |
Quantidade
reapresentada |
AUDITBILLUNITPRICE |
Valor
unitário reapresentado |
AUDITBILLSUSTAINED |
Valor
reapresentado |
AUDITBILLCOMMENTS |
Justificativa
- Recurso Glosa: Trata-se da justificativa apresentada pelo Home Care à
operadora para a reapresentação de valores glosados |
AUDITBILLRECOVERED |
Valor
glosado recuperado |
Parâmetros
Globais que Interferem no Comportamento do Faturamento
Parâmetro |
Descrição |
FIN_PAYMENT_BLOCK_DEVOLUTION |
Quando ativo (valorado com 1) expurga o lançamento de devoluções no
fechamento das contas no faturamento. Os seguintes tipos de movimentos são
desconsiderados no processamento do faturamento: 10, 13, 15, 16 , 24 , 34 , 38 ,
27, 40. |
FIN_DEVOLUTION_COVERAGE |
Se valorado com 1: Faz com os registros de devolução sejam lançados automaticamente como
inclusos no pacote (COVERAGEQUANTITY =
QUANTITY). Esses registros não serão repassados para a
conta, ou seja, não ocorrerá o abatimento de valores na conta, mas estarão
presentes na conta e participarão da contabilização da rentabilidade
(aumentará a margem devido ao abatimento dos custos dos itens devolvidos). Nota: Esse parâmetro
também admitirá o valor 2: Nessa condição os registros de devolução serão
expurgados da conta (mesmo comportamento quanto valoramos FIN_PAYMENT_BLOCK_DEVOLUTION com 1). |
FIN_PAYMENT_MAT_MED_COST |
Permite configurar o comportamento do cálculo do custo de Mat/Med no
faturamento da seguinte forma: |
FIN_BILLING_UPD_FUNCTION_MODEL |
Permite
customizar o comportamento da dinâmica de fechamento de contas no modo de
fechamento “Pacientes por Seguradora”.
Quando valorado com 1 (ativo) habilitará dois comportamentos diferenciados a
saber: A
figuras a seguir ilustram como fica o comportamento do controle de fechamento
de contas no regime “Pacientes por Seguradora” quando o parâmetro FIN_BILLING_UPD_FUNCTION_MODEL
estiver ativo. O profissional faturista poderá marcar vários pacientes e
clicar no botão “Gerar DOC” conforme ilustrado abaixo:
|